Ford fiesta - endura-e+eec v
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qual cabeçote é de ferro fundido? o do cht/endura?
tem certeza??
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carol, endura usa ferro fundido. cht usa alumínio…
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pois é… o cabeçote do corcel e do escort cht eram de alumínio. isso tenho certeza, desmontei dos dois motores várias vezes...
já o endura-e é de ferro fundido.
considerando que um cabeçote desses não deve ser complicado de achar em desmanche, de repente compro um, dou um passe, de repente, outros tapas, e passo pra álcool.
apesar que, com o preço do álcool subindo de 3 a 5 centavos por dia não está compensando...
abs
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nossa, que estranho. regressão?
o do cht é totalmente compatível, entre furações e tal?
vc deve achar cabeçote de cht jogado em desmanches.
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carol, endura usa ferro fundido. cht usa alumínio…
teoria até interessante do cara, que os zetec e os endura seriam basicamente o m esmo motor, com cabeçotes diferentes. será que tem fundamento?
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pois é , carol.
estranho mesmo o cabeçote do endura-e ser de ferro, é um baita passo pra trás se comparado com o do cht.
agora… se são compatíveis, (endura-e e cht) não sei.
mas vou ver se acho um cabeçote de endura mesmo... se achar, já dá pra brincar.
apesar que aqui no brasil, os ford antigos não seguiam tanto a tendência européia...
enquanto usávamos o cht aqui, que veio da renault, lá eles usavam o cvh.
abs
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bom, se vc tiver decidido a trabalhar o motor sem turbo, ok, vamos la.
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aumente o gap das velas ao máximo, até sentir q o motor começa a falhar sob carga. ai então feche aos poucos, sempre medindo com cálibre
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calibre os pneus com o máximo de pressão recomendado pelo fabricante referindo-se à carga máxima. e ainda 2 ou 3 libras a mais seriam bem vindas
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tenha certeza que o filtro de ar está 100% limpo. se for o caso, re-planeje o sistema de filtragem, aumentando o diâmetro da tubulação entre o filtro e a borboleta, alem de usar (se possivel) um elemento filtrante de um motor mais potente, mas nunca aquilo de colocar filtros esportivos , q dificilmente irão realmente filtrar o ar como o original. a jogada é aumentar a área de passagem de ar, e não simplesmente deixar passar ar impuro
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tire qq peso morto de dentro do carro. coisas guardadas no porta malas e tal
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mande verificar o alinhamento e a cambagem, de forma que as rodas não gerem atrito desnecessário em linha reta
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veja se o cabo do acelerador está abrindo toda a borboleta
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confira a pressão na linha de combustivel, bem como se os bicos estão com vazão e leque perfeitos
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verifique se existe folga a mais nas valvulas. não sei se esse motor usa tuchos mecânicos ou hidráulicos. folga d+ reduz a eficiência geral do comando
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verifique a compressão dos cilindros, se não tem sede dando passagem, anéis desgastados e tal
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um oleo fino deixa o motor mais solto. e oleo acima do nivel pode gerar atrito com o virabrequim dentro do carter, em alguns tipos de motor
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tenha certeza q o catalisador está desobstruído, e q o silencioso é original ford. mtos silenciosos do mercado paralelo podem reduzir a potência do motor. senti isso com um vectra q tive…a diferença foi enorme...
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verifique o estado dos rolamentos de roda. o atrito é um grande inimigo.
são coisas bobas, mas tem q estar tudo certinho. vc não vai ganhar potência, mas sim, deixar de perder.
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pois é , carol.
estranho mesmo o cabeçote do endura-e ser de ferro, é um baita passo pra trás se comparado com o do cht.
agora… se são compatíveis, (endura-e e cht) não sei.
mas vou ver se acho um cabeçote de endura mesmo... se achar, já dá pra brincar.
apesar que aqui no brasil, os ford antigos não seguiam tanto a tendência européia...
enquanto usávamos o cht aqui, que veio da renault, lá eles usavam o cvh.
abs
no artigo do bcws, o cara escreveu que pode ser
pode ser é muito diferente é
inclusive ele escreve uma bobagem lá de ap com comando de válvulas no bloco que não tem nada a ver
o motor cht é renault
o cht é o motor do corcel, que é um projeto renault (renault 12) que seria produzido aqui pela willys sob licença da fábrica francesa (aqui, com uma carroceria diferente da francesa)
a ford comprou a willys antes dela lançar o carro, mas como o projeto estava quase todo pronto, resolveram lançá-lo sob o nome de ford corcel
isso, inclusive, é a explicação pro corcel, belina, del rey e pampa terem rodas com 3 parafusos
o motor cht (se não me engano, na frança ele é chamado de ventoux ou cléon) foi evoluindo até chegar na versão dos 1os clios importados pra cá
o endura-e é a última revisão dos motores kent, da ford européia…aliás, dessa linha de motores os mais legais são os 1.6 com 16v e câmaras hemisféricas desenvolvidos pela lotus pros elan, cortina e europa de corrida, alguns caterham e alguns escorts antigos tunados (de verdade) por eles....esses motores chegavam a 190 cv, com um par de italianinhas deitadas
me parece que os zetec-rocam são evoluções do endura-e, com o comando passando do bloco pro cabeçote e com construção em alumínio, mas isso eu não tenho certeza
p.s.:
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p.s.:
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carol, obrigado pelas dicas. apesar de serem bastante simples, e de certa forma, parecerem até triviais, muitos destes detalhes passam sem serem percebidos.
seguem alguns que quero verificar, que me pasasm á cabeça neste momento:
-geometria da suspensão (principalmente alinhamento e cambagem)
-pneus (serão trocados, principalmente por questões de segurança, e, é claro, devidamente calibrados)
-borboleta do acelerador (o pedal tá duro, bom sintoma de que ele pode não estar abrindo todo)
-cabo de velas (estão visívelmente ressecados, bem capaz de ter fuga de corrente em algum lugar, sem dizer que a chupeta não agarra direito na cabeça da vela)
-verificar os rolamentos. se tiver algum prendendo ou rangendo, serão imediatamente trocados por novos.
-escapamento… hmm... pouco provável de ser o original, num carro com quase 12 anos de uso. e aliás, está com vazamento, pois acho o motor muito barulhento, e barulho vem do escape. mas tem uma coisa que me encana... será que aquele catalisador está bom? não faz cheiro nenhum, não sei a quilometragem do carro... tô pensando em pintar ele de verde.
-óleo. sei que o que está no motor (que foi todo refeito) é um 20w50. segundo o manual, é uma viscosidade aceita pelo motor. porém, também fala em 10w40, 15w40, etc... será que terei alguma melhora se usar 15w40?
-velas: muitos dirão que é bobeira a minha escolha, e etc. mas quero usar bosch super 4. (hr78). já usei num outro endura-e, e a diferença foi sensível. e olha que foi trocada de ngk simples, do grau certo, com 3 semans de uso pras super 4, e deu diferença. na pior das hipóteses, se não obtiver ganhos de desempenho, pelo menos tem ganhos em durabilidade.
-freios: vou verificar se tem algum freio agarrando. isso é uam cosia que pentelha muito, pois além de perder desempenho e aumentar consumo, prejudica a eficiência dos freios quando a gente precisa...
já rodei com ele com o scanner conectado, nada de erros na memória. e a sonda marcava entre 820 e 860mv com o acelerador todo no fundo (agora, se estava em wot não sei, não consegui ver no scanner, e como não era eu quem estava dirigindo, fica ainda mais complicado).
quem sabe até tiro umas fotos do carrinho, apesar que a turma daqui não deve ser muito interesasda em ver carro feio e manco
abs, e muito obrigado aos envolvidos(as)
rix
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zetec rocam vive do mito que o bloco é de aluminio… mas na verdade é de ferro como todos os outros
o pessoal confunde muito o zetec rocam com o zetec se, que vinha nos fiesta 1.4 14v antes do rocam. inclusive tem gente que não compra carro com esse motor porque ouviu dizer que não dá retifica .
por falar em zetec se, lí outro dia que esse novo sigma é a versão mais nova do se.
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sâo coisas simples, e realmente mta gente se esqueçe
qto ao oleo, tem q ver a recomendação do fabricante, de acordo com folgas e dilatações previstas.
um fininho é o selenia, 5w30, parece agua, e ainda tem outro (de outra marca) 0w30
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pra vc ter uma ideia, uso o shell amarelo na saveiro desde que foi feito o ultimo upgrade. o motor é um relógio suiço , silencioso de tudo em seu funcionamento. mesmo ele trabalhando mto mais de folga do que os motores originais.
qto a melhorar algo no seu caso, acho pouco provável.
eu partiria prum oleo mais fino ainda, porém, com eficiência maior.
ruim é que esses óleos são caros. 5w30 custa 23 reais, o 0w30 encontrei por 48.
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e o próprio óleo da ford?