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Preparados

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  • G Offline
    G Offline
    gti-xxe
    escreveu em última edição por
    #1

    opa galera

    surgiu uma duvida

    eu uso 4 bicos de 160lbs gerenciados por uma race pro 1fi, bastante para oque eu tenho mas todos aqui falamos em usar ate 80% da capacidade dos bicos e no acerto que fiz ta indo a 100% dos bicos com 1,8k de turbo(uso no maximo 1,6k no booster mas coloquei 1,8k pra acerta), pressao de combustivel de 3k com + oque vem de turbo, 4,8k de combustivel com 1,8k de turbo

    ja to usando 2 bombas de gti pra manter a pressao, ou seja ta mandando combustivel de monte

    li aqui pelo forum uma vez que todo motor tem um limite de tempo de adm, ai nao adianta por mais tempo de bico pois o motor nao vai admitir, ai acredito eu que tenha que aumentar a pressao de combustivel pra mandar mais combustivel com o mesmo tempo de bico, no post que vi falava em 7ms (milisegundos) em 7000rpm um motor ap, mas varia de motor pra motor, comando, e preparação

    alguem tem a formula ou se existe uma tabela pra tirar este tempo limite

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    • R Offline
      R Offline
      Ricardo
      escreveu em última edição por
      #2

      a grosso modo, 160 lbs/h - 1600 ml/min - um pouco mais que isso na verdade, mas arredondei pra simplificar.

      1600 x 4 = 6400 ml/min = 6,4 l/min.

      cada bomba de gti tem vazão em torno de 2~2,5 l/min. ou seja, seu setup tem no máximo uns 5 l/min de vazão de bomba.

      se o duty cycle está em 100%, isso na prática quer dizer que os bicos estão abertos o tempo todo, não tem tempo para fechar.

      nessa condição, tá é faltando bomba na verdade…

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      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #3

        mas sera, partindo de onde ele mesmo citou q é muito pro q tem, nao seria combustivel de mais pro motor, nao taria tirando rendimento de tanta mistura?

        tenho bicos de 80lbs, alimentados a 3bar num motor 1.6 q estava com 1,5 de turbo, e sinceramente nao quebrou pq lavava mesmo de combustivel, em lenta ficava em coisa de 0,2 a pressao do combustivel, qnd abria o capo ja subia akele cheirao de alcool

        agora ta no preparador, nao sei se vai usar esses bicos se vai trabalhar em cima dos de astra flex q tenho originais, mas disse q so vem com 0,8 de turbo o carro pq o miolo nao vai aguentar 1bar, da pra ver q com 1,5 e tanto combustivel nao rendia, logo vai andar mais agora….

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          gti-xxe
          escreveu em última edição por
          #4

          a grosso modo, 160 lbs/h - 1600 ml/min - um pouco mais que isso na verdade, mas arredondei pra simplificar.

          1600 x 4 = 6400 ml/min = 6,4 l/min.

          cada bomba de gti tem vazão em torno de 2~2,5 l/min. ou seja, seu setup tem no máximo uns 5 l/min de vazão de bomba.

          se o duty cycle está em 100%, isso na prática quer dizer que os bicos estão abertos o tempo todo, não tem tempo para fechar.

          nessa condição, tá é faltando bomba na verdade…

          serto

          mas 100% em 1,8bar, usando os 1,6k a ft registra maxima de 76% de abertura de bico(ainda dentro no recomendado) mas quero saber qual o tempo de admição do motor, para saber o tempo de aproveitamento maximo dos bicos

          ex: se o tempo de adm for de 6ms eu vou limitar os bicos em 6ms e aumentar a pressao de combustivel e se presisar por mais bombas

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #5

            surtando total

            vamos supor o motor a 6000rpms

            daria 100rotacoes por segundo

            100rotacoes em 1000ms

            aplicando uma regra de 3

            1 rotacao a cada 10ms

            se levar em conta q o tempo de admissao acontece em meia volta daria 0,5 volta 5ms

            isso na teoria, entao nao chega nem aos 6ms q vc quer deixar

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gti-xxe
              escreveu em última edição por
              #6

              surtando total

              vamos supor o motor a 6000rpms

              daria 100rotacoes por segundo

              100rotacoes em 1000ms

              aplicando uma regra de 3

              1 rotacao a cada 10ms

              se levar em conta q o tempo de admissao acontece em meia volta daria 0,5 volta 5ms

              isso na teoria, entao nao chega nem aos 6ms q vc quer deixar

              serto mas ai eu sei que rotação, comando(no meu caso nao é mais original), influenciao neste valor

              i varia de motor pra motor para ter um limite

              dados de um opala 6cl a 4000rpm a janela entre admissao e´de 5miliseg. portanto sera o tempo limite.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                o problema é que a ft é fullgroup, pulsa todos os bicos juntos, e a cada evento de pms de cada cilindro (se eu estiver errado, por favor me corrijam )assim vc tem um evento de pulso a cada meia volta do virabrequim.

                a 6.600rpm vc tem 6.600/60 = 110hz, desta forma o tempo entre cada volta é de 1/110 = 9,1ms

                como os bicos são acionados 2x por volta, a janela será de 9,1/2 = 4,55ms.

                descontados os tempos de abertura e fechamento dos bicos (num bico deste tamanho deve ser algo na casa dos 1,2ms) vc tem apenas (4,55 - 1,2)= 3,35ms de janela útil, ou seja dc acima de 74% já deve fazer os bicos não se fecharem.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  qnd o cara manja é assim 2~3 contas ja matou a pau….

                  fiz trocentas contas pra chegar no mesmo resultado, disconsiderando alguns detalhes bem importantes do funcionamento dos bicos

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    tem duas coisas diferentes aqui neste topico.

                    vasão dos bicos, e tempo de injeção…

                    a vasão como o ricardo falou, e que eu achava que era bem simples, mas falando com um amigo que fez o curso da ft, isso se tornou bem mais complexo pra mim...

                    e o tempo util de injeção como o over falou.

                    o que tb depende da forma de injeção configurado na ft. 1 pulso a cada 2 faiscas ou 1 pulso a cada faisca dada.

                    agora a conta pra saber o tempo que se tem pra injetar, eu nunca consegui, já vi fazerem as contas aqui no pp de forma bem simples, mas não achei mais.

                    comando não vai influenciar nesta conta, pois esse tipo de injeção costuma jogar o combustivel enquanto a valvula ainda está fechada, e dependendo continua jogando depois dela abrir... e tem que descontar o tempo morto do bico...

                    over não entendi o pq do hz ali na conta (seria hertz?)...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gti-xxe
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      tem duas coisas diferentes aqui neste topico.

                      vasão dos bicos, e tempo de injeção…

                      a vasão como o ricardo falou, e que eu achava que era bem simples, mas falando com um amigo que fez o curso da ft, isso se tornou bem mais complexo pra mim...

                      e o tempo util de injeção como o over falou.

                      o que tb depende da forma de injeção configurado na ft. 1 pulso a cada 2 faiscas ou 1 pulso a cada faisca dada.

                      agora a conta pra saber o tempo que se tem pra injetar, eu nunca consegui, já vi fazerem as contas aqui no pp de forma bem simples, mas não achei mais.

                      comando não vai influenciar nesta conta, pois esse tipo de injeção costuma jogar o combustivel enquanto a valvula ainda está fechada, e dependendo continua jogando depois dela abrir… e tem que descontar o tempo morto do bico...

                      over não entendi o pq do hz ali na conta (seria hertz?)...

                      cara vc sabe aonde e como configura isso, isso eu nao axei nela ainda

                      o tempo morto dos meus bicos é de 0,60ms

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        não lembro de cabeça na ft onde é, mas procura por modo de injeção, deve estar dentro do menu de injetores.

                        tem certeza que é so 0,60 o dead time desses injetoresó acho que é 1,2 ms mesmo como o over falou…

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          ok

                          entao basicamente para injeçoes programaveis pulsando todos os bicos simultaneamente nao é nessesario considerar o tempo de adm do motor pois vai injetar com a valvula fexada

                          no meu motor eu aumentei a pressao de combusivel e acertei baixando o tempo de injeção ficando em 2k 90% de bicos e 2,5k coloquei 100% para ter um valor caso de alguma pressao nao desejada

                          obrigado pelas dicas

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            uma outra coisa, o % que mostra no mapa não é real (pelo menos na pandoo não é), o real segundo os tecnicos da pd, é o valor que mostra na tela de monitoramento.

                            na minha pd, eu vejo claramente que os valores mudam bastante, inclusive por causa das correções…

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              gti-xxe
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              o tecnico da ft falou que os % é calculado com base no valor de rotação maxima(nao o de corte) que ai baixa o ms ai dando um % alto

                              1 Resposta Última resposta

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