Turbo no clio 1.6 16v
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olá amigos!
tenho um clio hi-flex 2005/06, e tenho a intenção de deixá-lo um pouco mais rápido do que ele já é.
coloquei rodas 15 x 6,5 e molas eibach. o visual ficou bem interessante, então gostaria que o motor acompanhasse a aparência.
não quero nada muito forte. em uma pesquisa que fiz, encontrei isto: http://bestcars.uol.com.br/cp2/clio-1.htm
me interessei pela preparação 1, na qual, supostamente, o motor teria alcançado 147 cv com 0,3 kg de pressão. achei muito otimista, mas mesmo assim, usaria algo em torno disso. talvez 0,4 kg.
já procurei muita coisa a respeito de preparação aspro. comandos carlini, rebaixamento de cabeçote, coletores de escape e remapeamento de chip.
aqui mesmo no preparados, encontrei este tópico: http://www.preparados.com.br/topic/45258-motor-renault-16-16v/?hl=%2bclio+%2b1.6#entry822409
acontece que aqui onde moro, a "peãozada" entende bem de ap, vw a ar, e 250-s, mas de k4m, tenho sééérias dúvidas. isso sem falar que para aumentar a taxa de compressão, pelo que li, é preciso trocar os pistões por outros mais "cabeçudos", pois o cabeçote do k4m não suporte muito rebaixamento sem risco de quebra.
some-se a isso o fato de que aqui ninguém faz coletores esportivos.
logo, a preparação aspro fica meio limitada.
sendo assim, gostaria que os amigos dessem algumas dicas a respeito da instalação de turbo nesse motor, para que eu não vá conversar com um preparador sem saber nem mesmo qual seria o modelo e marca de turbina indicada. ficar na mão de um cara que você não sabe se entende mesmo do assunto, é fria…
desde já agradeço!
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primeira coisa: definir qto vc quer de toque e potência
segunda coisa: definir qto vc quer gastar (qto mais investir mais peças melhores ou que sirvam posteriormente a upgrades sem ter que gastar 2x)
ai da pra começar
algo como a preparação nível 1 do link que eu postei ali: 150 cv e 20 kgf.
no momento, tenho 6 mil pra investir.
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receita simples de tudo, uma k16 com 0,5bar ja vai suplementar o que vc deseja… pode manter o coletor de plastico e tudo mais.
eu sempre recomendo usar intercooler, ams pra uma pressão tão baixa assim é até dispensável...faz com hpi e bicos maiores (umas 40lbs deve dar com sobras)
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essa potência é fácil de alcançar numa preparação aspro. o problema é que não tenho acesso à mão de obra qualificada por aqui e a algumas peças. por isso acabei escolhendo turbinar mesmo, ainda que com pouca pressão.
você recomenda trabalhar os bicos originais ou trocá-los?