Ford fiesta - endura-e+eec v
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manutenções até agora:
filtro de ar (o que estava no carro tava podre. podre mesmo, esfarelando).
escapamento (agora faz um barulho de motor decente, e não de britadeira)
e o carrinho já melhorou sensívelmente.
estou com as velas aqui (originais motorcraft ) e assim que puder, trocarei as velhas.
aos poucos vou postando aqui o andamento.
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o endura-e confia muito na ignição, se ela não tiver 100% ele falha absurdamente dá uma olhada na bobina dele, não custa muito caro uma nova e é absurda a diferença que faz.
uma coisa que vc pode fazer um dia é abrir o bloco pra 1.3, se o seu for 1.0
procura peças pra hcs e valencia, mas o endura foi a evolução final dos kent pequenos…
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não daria pra usar uma bobina mais forte do que a original?
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eu estava pensado exatamente na ignição dele por esses dias.
mas hoje ficarei sem o carro, já qie ele foi pra oficina arrumar a luz da marcha à ré, que não acende nem poor decreto, as lâ,padas estão ok, e tenho urgência pra transferir a documentação.
as velas já comprei, apesar de não ter instalado.
o próximo passo são os pneus, porque os remould estão muito ressecados, e isso prejudica a segurança.
claro que com os novos pneus, já vem ajuste de alinhamento, cambagem, cáster, quero verificar também terminais de direção e articulações axiais.
creio que, infelizmente, bobina e cabos de vela ficarão pro mês que vem.
mas são boas dicas pra recuperar o desempenho, ainda que modesto, original do carrinho.
fiquei surpreso com a suspensão dele. o carrinho é muito bom de curva
as peças dos hcs e dos valencia servem nos endura-e? de repente, um eixo de comando de válvulas ia ajudar a respirar melhor.
a diferença do 1.0 pro 1.3 é só o diâmetro dos pistões?
abs
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e o próprio óleo da ford?
o oleo recomendado para os zetec rocan é o 5w30, custa r$ 18,00 o litro na concessionária, por este preço compensa fazer uma experiência no endura.
aliás, este óleo tem uma ótima relação custo/benefício ante os óleos com as mesmas especificações que tem no mercado, que custam na média dos 40~50 reais, inclusive eu uso na bmw daqui de casa, que recomenda óleo com esta viscosidade.
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não creio que seja uma boa alternativa o óleo 5w30 neste motor antigo, no maximo dos maximo um 10w40, esses carros gostam de folgar válvulas, o normal da regulagem é 20 e 50, da pra tentar espremer um pouco, qnt a alcool tem um pinta querendo vender uns bicos que ele retrabalhou e usava no endura dele pra passaer para alcool no fordhp.com.br/forum, mais este motor é meio limitado mesmo, não tem mto o que fazer, e qnt a dif do 1.3 é diametro e curso, se alterar só o diametro da algo em torno de 1.2
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interessante….
pior que o motor foi todo refeito recentemente, senão, pediria pra arreganhar o diâmetro e usar pistões do 1.3
mais uma manutenção feita: luzes de ré arrumadas.
a fazer:
verificar se o mecanico trocou as velas ou largou as velhas lá, e esqueceu das novas no porta-luvas.
trocar pneus (já estou com os 4 fate ar300 em casa)
geometria da suspensão.
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sensor de ré tinha morrido. mas já foi arrumado.
o carrinho ganhou mais umas histórias até agora.
primeiro problemas com documentação. tive que pagar o licenciamento e multas 2 x pra cosneguir fazer a transferência.
isso tudo porque o pagamento que fiz na primeira vez não aprecia no sistema da secretaria da fazenda. meso tendo todos os comprovantes de pagamento, não queriam deixar eu transferir. serei obrigado a pedir reembolso pro governo, o que vai demorar muito.
agora mecânica:
sexta feira levei o carro na abcpneus pra dar um trato.
troquei os pneus. saíram os remould e entrou um jogo de fate o ar300 novinho.
ao soltar as rodas, logo vi que os freios são novos. fiquei feliz.
depois, o mecânico me mostro que os coxins dos amortecedores dianteiros estavam lastimáveis. puxando e empurrando o amortecedor, ele deslocava 2 centímetros pra cada lado.
os amortecedores tinham 6 anos de uso. estavam péssimos. substituí por novos (monroe).
no caminho achei uma coifa de homocinética rasgada. substituído também.
balanceamento, alinhamento, cambagem.
nisso tudo, morri com 1400 reais. num carro que vale 9 mil. dureza.
mas como é a minha mulher quem usa o carro, a segurança dela e o meu sossego não tem preço.
hoje, percebi uma pancada por baixo do carro nas mudanças de marchas. olhei por baixo, e vi que os coxins do câmbio estão com muita folga.
apertei os parafusos da bieleta. um deles estalou 2 vezes quando apertei. acho que está espanado. andei com o carro, e ele tinha parado de bater por baixo. na arrancada do segundo semáforo, voltou a bater.
amanhã comprarei o kit de coxim novo: bieleta, buchas e parafusos novos.
é complicado de trocar o coxim do câmbio? é algo possível de se fazer em casa?
próximo plano:
revisão da suspensão traseira e freios.
higienização do interior (gosto de usar camisetas brancas. toda vez que usoo cinto de segurança, ela sai amarela).
trocar forro das portas.
o forro das portas é outra história.
o que veio com o carro estava podre. joguei fora.
comprei um jogo de forro de plástico na internet. pior ainda. toda vez que fecho a porta, a forração sai na minha mão. uma porcaria.
conversei na concessionária ford daqui de sao jose dos camos. custa 250 mangos cada um, e demora uma era pra chegar.
alguém tem acesso às peças ford num preço melhor? seria bacana conseguir comprar pelo menos das portas da frente, e , mais pra frente, das portas traseiras. pode ser usado também, desde que em excelente estado de conservação.
isso aí. agora de desempenho, está adequado. não se compara com o clio (fiesta: 53cv, 7,9kgfm x clio: 77cv, 10,3kgfm) mas não passo perrengue de ter que reduzir primeira pra algumas subidas nem tão íngremes.
só espero que o câmbio não vá parar no chão. apesar da folga grande no coxim…
abs, e obrigado à todos que tem acompanhado a epopéia do fiesta velhinho.
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primeiro problemas com documentação. tive que pagar o licenciamento e multas 2 x pra cosneguir fazer a transferência.
isso tudo porque o pagamento que fiz na primeira vez não aprecia no sistema da secretaria da fazenda. meso tendo todos os comprovantes de pagamento, não queriam deixar eu transferir. serei obrigado a pedir reembolso pro governo, o que vai demorar muito.
isso ja aconteceu comigo. a devolução veio rapidinho
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rolamentos traseiros novos.
foram trocados os coxins do câmbio, o lateral e o traseiro
mas o câmbio ainda continua dando pancadas quando solta a embreagem. a borracha dos coxins é muito, muito macia.
com certeza o mecanico fdp colocou peças de qualidade duvidosa.
foi trocado também o kit de embreagem.
o carrinho já está andando beeem melhor.
descobri que a tubulação do retorno do combustível está amassada, bem na parte metálica.
é complicado achar isso?
creio que também justifique o consumo alto.
isso aê
abs
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pessoal,
dei uma melhorada no acabamento interno do carrinho. agora está um pouco mais confortável.
mas estou com umas idéias, até certo ponto, meio erradas, mas fazer o que… é a vida
alguém tem o pinout da ecu desse carro? (fiesta 1.0 endura-e com 4 bicos injeção eec-v)
de repente, vira uma megasquirt nele.... viabilidade sob análise.... hehehehe...
valeu