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Acerto com sonda wide em turbo

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  • V Offline
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    vwfan
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    #40

    certas vezes eu acho gozado como as coisas funcionam por aqui viu…

    a gente vem, faz um post tentando ajudar o cara usando exemplo do quase nada que sei (e que tô aprendendo na prática, pois nunca trabalhei com isso) e tem que ler coisas desse tipo depois... é soda.

    acho que você não entendeu (eu devo ser muito infeliz ao escrever) o que eu quis dizer…

    na verdade o que eu quis foi dar graças a deus q o over (que entende bem dessas tecnologias) chegou pra dizer que não é bem assim... e explicar que nem sempre tem um valor mágico... a unica explicação boa mesmo e elucidadora foi a dele (sem desmerecer os relatos dos colegas... alias.. eu mesmo nao falei grandes coisas no topico... kkkkkkk)

    o resto foram relatos das proprias experiencias... cada um com as suas opiniões sobre o que dá certo e o que não dá...

    se voce ler a minha conversa com o 16volts vai ver que eu nao sou contra o lance todo... alias.. ele, o menegotto.. posso até ser bem ruinzinho na escrita.. mas os dois me entenderam...

    desculpa se ofendi... não foi a ideia... alias... você mesmo observou que comando mais brabo (obvio que nao eh soh esse o caso) precisa de lambda com leitura abaixo de 1... então tava meio obvio que os posts não eram direcionados a voce.

    alias.. não eram direcionados a ninguém específico... apenas sou contra se generalizar...

    enfim.. deixa pra lá..

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    • V Offline
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      vwfan
      escreveu em última edição por
      #41

      olha, sou fã de tecnologia e por isso sempre a velha guarda (apesar de eu mesmo ter quase 40 anos) me olha torto qdo defendo algo assim… porém num da pra num comentar:

      tentar acertar uma injeção um pouco mais moderna no feeling num vai sair nada exceto quebras; num carburado vc´s tem toda a razão e ate bem viável se vc olhar velas e com feeling vai pra frente... embora cor seja algo sempre muito subjetivo..o que é marron claro, clarinho escuro, escurinho ?…

      cara.. subjetivo por subjetivo um número é algo bem subjetivo também… porque, apesar de representar um valor sempre igual, faz isso pra motores diferentes...

      quanto as quebras... eu sinceramente nao tenho tanta facilidade de quebrar um motor não... rs

      num injetado isso num ocorre… pior...vc da lá seu gás pra ver a cor das velas, ai precisa parar imediatamente porque se andar um pouco até chegar

      se voce ler vai ver que eu disse que tem q desligar o carro imediatamente ( o que até dizem nao ser bom pra turbina como se ela fosse partir ao meio instantaneamente.. hahaha).

      mas isso nao eh privilégio de ies, não, cara.. carburado tb tem disso (e eu nao manjo nada de carburado.. rs… mas no caso dos carburados de turismo, por exemplo, to cansado de ver os carros desligando no meio da pista e vindo pros boxes no embalo pra olhar as velas..)

      qt ao feeling… um carburado se ta rico ou pobre demais vc sente no pé porque o carro simplesmente num vai... num injetado como tem melhor faísca e a mistura vai emulsionada consegue trabalhar mais pobre (o intuito da injeção é claro) e por isso vc sente menos se tiver pobre... o suficiente pra quebrar e vc num perceber.

      sim.. obvio que no carburado as coisas sao um pouco mais dramáticas .. agora.. voce me dizer que um carburado em alta e uma ie em alta tem mta diferença você está falando algo q eh um pouco de preciosismo, na minha opinião… melhor faisca? num original x original, neh?

      bem.. pra completar.. sou fã nº 1 de ies... e espero ter me feito entender melhor nesse post. :d

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      • V Offline
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        vwfan
        escreveu em última edição por
        #42

        eu sempre uso o feeling pra acertar, mas a tecnologia ta ae pra ser aproveitada.

        hj eu quase não tiro mais as velas pra ver a mistura, a wb mudou meu conceito… a injeção faz eu acertar o carro em questão de horas, e deixo o carro liso de tudo em todas as situações, etc etc.

        mas com pé em baixo, eu ainda confio muito mais no meu feeling do que nos trocentos reloginhos e painel da pandoo...

        lembro que logo que começou a sair injeção, eu fiquei fulo da vida, pq não ia poder mexer mais nos meus carros em casa, não aceitava nem a pau. até comprar meu primeiro carro injetado... pregava que carro preparado bom, era carro com carburador, injeção era otimo, mas apenas pra carro original, ai vieram as injeções programaveis e meu mundo mudou de novo kkkkk

        com o tempo as verdades mudam...

        porra, sushi… vc tava indo tão bem.. rs...

        com o tempo as verdades mudam??? ah, camarada... aí voce forçou a barra...

        ps. qndo vem denovo a brasilia comer um hamburguer com bacon de verdade? :d

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
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          vwfan
          escreveu em última edição por
          #43

          é isso aí … e ninguém afirmou categoricamente q tem q ficar em lambda 1 na lenta ... eheheh é engraçado como distorcem as coisas. o golf e o finado omega do zé usavam injeção original que busca lambda 1 por emissões, simples.

          jura?

          olha… eu devo estar bem ruim de leitura.. porque ja li e reli o topico e em nenhum momento ele disse isso... dá a entender (pra quem le o topico) q estamos falando de ies reprogramaveis.

          em nenhum momento ficou especificado isso...

          não é o que se observa nesse fórum…

          graças a deus…

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #44

            porra, sushi… vc tava indo tão bem.. rs...

            com o tempo as verdades mudam??? ah, camarada... aí voce forçou a barra...

            ps. qndo vem denovo a brasilia comer um hamburguer com bacon de verdade? ;)

            hahahaha

            olha históricamente falando, as verdades ou valores sempre mudaram. com conhecimento acabamos descobrindo que uma coisa que acreditavamos ser correta, não é tão correta assim.

            veja bem, alguns seculos atras, acreditavam que a terra era o centro do universo, e isso era verdade pra eles, que a terra era chata, outra grande verdade, e por ai afora. então vc ainda acredita que as verdades não mudam?

            li em algum lugar que o caca daud foi em uma oficina, motorfort snme, e ele perguntou pro preparador, pq que agora tava vindo tanta potencia nos carros, pq a receita era a mesma.

            ai ele respondeu que a wb veio pra salvar a patria.

            ps. to quase chamando o teteto pra vir neste post te defenestrar hahhahaha

            ps2. provavel que mes que vem eu tenha que ir pra bsb, e ai vou comer 2 hamburgueres, pq 1 só não mata a fome :d

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            • Z Offline
              Z Offline
              Zé chedid
              escreveu em última edição por
              #45

              jura?

              olha… eu devo estar bem ruim de leitura.. porque ja li e reli o topico e em nenhum momento ele disse isso... dá a entender (pra quem le o topico) q estamos falando de ies reprogramaveis.

              em nenhum momento ficou especificado isso...

              graças a deus...

              caro amigo, vc está entendendo errado, o tópico começou perguntando se era normal o carro só ter lenta com 0.90 de sonda. eu só relatei que dois carros que tive davam lenta em sonda 1. acho que ponto num é ie programáveis mas sim o tipo motor (ou configurações deles), porque acho se for injeção original ou programável o resultado vai ser o mesmo (isso se vc quiser, é claro). assim em nenhum momento foi afirmado que todo carro tem que ter leitura de sonda 1, mas ao contrário, que para comparação os meus carros davam isso.

              mas de qualquer forma, quem sabe paramos de tumultuar o tópico e voltamos ao problema do autor do tópico?

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              • L Offline
                L Offline
                Lee
                escreveu em última edição por
                #46

                estamo em testes ainda, mas no meu motor deu lenta tanto com lambda 1 ou 0,90 e 0,95.

                aspirado com comando manso 308º rsrs

                ate o momento, a lenta ficará em 1 por causa do consumo, mas isso só os testes com o tempo irão dizer.

                os turbo daqui da região tb costumam usar lenta em 1 e andando em 0,86 a 0,90

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                • S Offline
                  S Offline
                  satelite
                  escreveu em última edição por
                  #47

                  o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.

                  0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.

                  1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.

                  o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.

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                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #48

                    satelite, o que acontece no seu caso é o seguinte…

                    a maioria dos bicos tem o dead time (tempo q ele demora p/ abrir e mandar combustivel) de 1ms

                    se eles forem muito grande para seu projeto, na lenta fica digamos com 1,1ms... logo, somente 0,1ms ele injeta combustível e isso já demais para a lenta do seu pequeno motor...

                    solução: bicos menores ou usar um dosador para regular a pressão na lenta

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                    • S Offline
                      S Offline
                      satelite
                      escreveu em última edição por
                      #49

                      ok, vou tentar fazer uma jogada com válvulas pneumáticas para o mesmo dosador regular a fase aspro e a turbo, o desafio é fazê-lo não dar muita entrada de ar falsa .

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #50

                        olha, com bico de 160 lbs, mesmo que você abaixe a pressão pra 1 bar não vai obter resultado satisfatório. é muita vazão pra muito pouco tempo de abertura. nem perca tempo com essa experiência, já parte pra duas bancadas de cara, com bicos pequenos na 1a.

                        fazendo uma comparação esdrúxula, alimentar um motor pequeno com bicos de 160 lbs/hr seria mais ou menos a mesma coisa que você querer encher (com água) uma xícara de café abrindo o registro de uma caixa d água dessas de um milhão de litros. qualquer abridinha no registro já vaza um volume de líquido muito maior do que aquele que você queria.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #51

                          em tempo: nem sempre a marcha lenta é o calcanhar de aquiles do acerto. às vezes é mais difícil ainda acertar a parte de baixa carga x baixo rpm do mapa, aqueles momentos em que você só está relando o pé no acelerador (e consequentemente com leitura de map baixa) e a rotação está entre 1500 ~ 3000 rpm.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            satelite
                            escreveu em última edição por
                            #52

                            ok, o coletor que tenho é mi, mando fazer a abertura dos bicos no cabeçote, ou é melhor soldar na parte de trás do coletor, igual ao da crestana? se furar o cabeçote, cabe as duas flautas ali?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              satelite
                              escreveu em última edição por
                              #53

                              outra coisa o menegotto disse . . . para a lenta do seu pequeno motor . . . , voce ricardo . . . alimentar um motor pequeno com . . .

                              digamos então que se motor 1.8 é pequeno, 1.0 é mini ou até mesmo não existe . . . porque acredito que a maioria aqui vai de 1.8, 2.0 ou 2.2, então motor médio é o v8 e o grande um de navio de 6.000 cv s é . . . é só pra entender.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #54

                                realmente motor 1.0 ao meu ver não existe…

                                pra mim motor começa no 1.6...

                                a maioria vai de 1.8 e 2.0 pq é o que tem disponível no brasil... se for ver não são motores grandes , quando temos por exemplo v6 4.3 andando aos montes pelas ruas...

                                pequeno não quer dizer que seja fraco, ok?

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  satelite
                                  escreveu em última edição por
                                  #55

                                  blz, e quanto ao lugar da segunda bancada de bicos?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    Ricardo
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                                    #56

                                    rsrsrsrs…. qdo eu me referi a motor pequeno , me referia ao fato de que os bicos são grandes demais para alimentar ele, tendeu? :teteto:

                                    160 lbs é bico para alimentar motor de mais de 500cv

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      Ricardo
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                                      #57

                                      eu já vi montado duas bancadas sendo uma no coletor dos mi e outra no cabeçote dos 2.0 antigos. ficar bem apertado hein.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        gti-xxe
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                                        #58

                                        o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.

                                        0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.

                                        1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.

                                        o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.

                                        pra ajuda, o meu esta montado hoje com 4 bicos de 160lbs p&h, 2 bombas de gti e trabalha com pressao de combustivel em 3bar com deat time de 0,60(recomendado pelo fabricante dos bicos) uso comando 274º e tenho lenta e ando com o carro liso, pra isso andei um bocado pra assertar, mas para isso nao da nem pra olhar para a sonda ela so atrapalha nesta hora kkkkk

                                        em uma parati que montamos com bicos de 75lbs tive que fazer o mesmo asserto que fiz no meu e trabalhar com pressao de combustivel em 1,5bar, acredito que usando 3 bar nos de 160 fique melhor

                                        qualquer coisa manda uma mp

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #59

                                          valeu gti-xxe, mas agora tô esperando chegar 4 bicos do astra do m.l. . . . vou mandar fazer a adaptação no meu coletor mesmo na belquip ou super cooler, pois minha intenção é um carro com aprox. 300 a 350 cv, (por enquanto…) e o mais econômico possível andando de boa ok. com a configuração que está, andando na pista à 120 só casqueando não pressuriza e a sonda (antes desses bicos grandes) marcava valores bons pra economia, com o motor em temp. normal.

                                          um abraço.

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