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Ajuda para entender comando de valvulas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    Mb_Bruno
    escreveu em última edição por
    #3

    olha ae pessoal o papel que acompanha alguem poderia traduzir? rs

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    • M Offline
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      menegotto
      escreveu em última edição por
      #4

      vixiii gm-250 não manjo mesmo… nunca montei comando nesse motor...

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      • M Offline
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        maurício
        escreveu em última edição por
        #5

        cam timing não é o acerto na polia, é a graduação mesmo…

        vou explicar do jeito que eu entendi lendo algumas coisas...

        esse seu comando tem 258º na admissão e 248º no escape, com folga de abertura das válvulas de 0,050 , significa que ele só começa a marcar a graduação quando a valvula tem esse levante de 0,050 (1,27mm)... a graduação a 0,0182 é mais utilizada, é que se tem efetivamente de duração com folga mínima(0,5mm)

        no espaço que está escrito spring requirements diz o modelo indicado, p/n 99893 duplas crane provavelmente, diz a pressão da mola com a válvula fechada (120lbs a 1.875 ou 1 7/8 ) e válvula aberta (336lbs a 1.315 )... ao lado diz a rotação de trabalho (3500 a 7000rpm) e rotação em que ocorre flutuação de válvulas (7500rpm) nessa configuração de molas...

        você tem ali os levantes da válvulas usando balanceiros com razão de 1,75 , .603 para admissão e .583 para escape...

        diz o overlap a 0,050 (25º) e a 0,0182 (67º)...

        diz as folgas de válvulas a quente 0,022 tanto para admissão quanto escape...

        quanto mais perto estiverem as graduações, 0,050 e 0,0182, mais agressiva é rampa do lobe do comando...

        se tiver algo errado, me corrijam...

        abraço

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #6

          sei lá graduação seria o 258º/248º… e o cam timing, onde fica????

          é como a timing belt , que seria correia sincronizadora , a famosa correia dentada...

          pelo que entendi a graduação desse comando é 300º com folga de 0,0182 e 258º com folga de 0,05 ... é dificil saber essas coisas, no brasil não temos comandos com uma carta dessas jahahahahahahahausa

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            maurício
            escreveu em última edição por
            #7

            do jeito que a gente conhece por aqui, esse comando é um 300ºx290º… com 8,81mm de levante na admissão e 8,46mm no escape, lobe-center de 113º e over-lap de 67º... se usar um balanceiro com razão de 1.6 o levante fica com 14,1mm na admissão e 13,5mm no escape

            cam timing é a graduação... timing no caso não é de ajuste/sincronização, é duração da abertura da válvula...

            tem uma matéria que explica bem isso na racemaster #1....

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #8

              exato… vc pode medir um comando seat-to-seat ou 0,050 ... 0,050 é o mais usado lá fora porque já te da uma ideia da rampa de aceleração das valvulas...qto mais agressivo melhor...

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              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #9

                do jeito que a gente conhece por aqui, esse comando é um 300ºx290º… com 8,81mm de levante na admissão e 8,46mm no escape, lobe-center de 113º e over-lap de 67º... se usar um balanceiro com razão de 1.6 o levante fica com 14,1mm na admissão e 13,5mm no escape

                cam timing é a graduação... timing no caso não é de ajuste/sincronização, é duração da abertura da válvula...

                tem uma matéria que explica bem isso na racemaster #1....

                nao manjo é mais pra tirar uma duvida minha aki

                na carta ta escrito turbo, e o levante das valvulas de admissao estao maiores, no turbo nao se prioriza as valvulas de scapo

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  maurício
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  também achei estranho.. o levante é maior na admissão e o overlap é gigantesco… comando pra turbo geralmente tem algo perto de 20º de overlap, esse aí tem 67º...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Mb_Bruno
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    e o lobcenter quanto que é pessoal?

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      maurício
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      pra calcular o lobe center vc divide a duração total por 2 e subtrai o tdc…. tipo, admissão tem 300º, fica 150-40º.... 110º de lobe center na admissão... escape tem 290º, fica 145-27º... 113º de lobe center no escape...

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Mb_Bruno
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        ok pessoal, bem vamos la mais duvidas, esse comando é do opala do amigo meu que com certeza não é a minha meta a minha vai ser andar com o carro tranquilamente com ar ligado sonzinho essas coisas, agora vem as perguntas .como ideia inicial eu estava pensando em usar o comando do omega ja que tem 112 de lob e levante de 6,5mm(o que me falaram) e a duração é 266 simetrico, como minha ideia é ter uma marcha lenta estavel e fazer a turbina acordar mais cedo tem que ter um lob center mais alto ou 112 ja esta de bom tamanho? e o levante me falaram que é ele responsavel pelo torque se eu procurar um comando com levante maior? vai me trazer mais torque?

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          mas ai nao rola akela diferenca de comando pelos tuchos mecanicos do opala e hidraulicos do omega?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            não tem diferença não, pq motor gm-250 o comando é no bloco e não no cabeçote diretamente nos tuchos…

                            112º de lobe é um bom valor... prioriza bastante o torque em baixa...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Mb_Bruno
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              mas quando vejo comando com 114 de lob, sinal que isso acorda a turbina mais cedo certo? e sera que eu posso usar um comando para tucho mecanico com um comando pra tucho hidraulico?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Mb_Bruno
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                opa desculpe, é comando para tucho mecanico e usar tucho hidraulico no lugar dos mec. pode isso?

                                1 Resposta Última resposta

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