Conselhos para acertar ap aspirado
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deixar motor aspro gordo pra não quebrar é tenso viu…
desse jeito vai é lavar todo o óleo e ai sim vai quebrar por falta de lubrificação...
no mais,
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bomba de flex dá conta do seu projeto tranquilo
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mangueira solta é do canister, que pega os vapores do tanque... é besteira mesmo, nos carros alcool nem vinha de fábrica o canister
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na minha humilde opnião, fueltech pra carro de rua não rola... pelo visto, sua exigência é bem alta quanto ao funcionamento do manco, e com a ft vai ser dificil deixar liso...
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se ele usar os bicos alternadamente acredito q até dê conta, mas bem na estica (agora de bomba nova é uma história qdo ela começar a cansar a vasão dela vai cair e mais problemas surgirão), a tomada de vácuo do dosador no caso desse coletor deve ser ligado depois da borboleta (me corrijam aqui, não tenho certeza), mas deve bagunçar a pressão de comb. se a lente for muito irregular.
então aquele tubinho solto não é do vacuo do dosador. pior que nao lembro onde ele ficava na ie original. mas ele falou que era algo sobre poluição, pegar os gases e devolver na tbi.
então, no coletor não tem tomada de vacuo pro dosador, nem nos corpos de ie, então, caso precise colocar teria que furar. tem a do freio que ja ta ligado e por sinal o pedal tá ok, não ficou duro.
fui ver agora pra futricar na ie e ta com senha, aaaaarh rsrs
a bomba, já tenho em mente aquelas weldon interna, povofala muito bem, pressão boa e não precisa de gambiarra colocando varias bombas. mas isso terá que ser pra depois.
z,
aquele tubinho é o retorno dos gases para o canister.
o canister é um filtro de carvao ativado.
ele pega os gases de combustivel e passa por este filtro para nao dar problema (nao me lembro quais sao).
quanto a tomada de vacuo, voce pode comprar um adaptador de plastico no diametro da mangueira de vacuo do freio, corta essa mangueira de vacuo, coloca ele entre as mangueiras e nesse adaptador vai ter uma saidinha pequena, que vc liga na tomada de vacuo do regulador de pressao.
esse adaptador parece um t invertido de plastico (desculpa, eu sei que a descricao ta uma droga)…
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menegotto,
então, o acerto foi permuta no site da oficina dele. ele só me entregou o carro assim para eu dar umas voltas e sentir ele. pq ha 1 ano que eu sequer sento nesse carro hehe, tamanho pipino que deu em peças, relatado em outro topico.
quem fez esses bicos foi a mbrasil racing em sp, mas esses bicos são do mecanico, os meus de astra estão guardados, originais. ta chegando os deka 60lb.
li no manual da ft, tem a opção de pulsar 2 e 2 quando usa 1 bancada so. ta anotado pra mudar, caso esteja pulsand os 4 junto.
É, já me falaram que o lobe ta alto pra aspirado. mas o mecanico falou tão bem desse comando, é usado nos 2 aldee aspirado e segundo ele muitos outros aldee usam em pista, e quando vi a marcha lenta dele, no aldee, estava perfeita, quase original. creio que nem o enquadramento do comando foi feito. a polia regulavel ta instalada, acho que deixaram original. o gol que me inspirou, aquele g3 prata que o evandro lima montou, usa um crane 290º com lob 12,7, ou seja mais alto que o meu e o acerto ficou liso.
agora to num puta medo de andar por causa desse excesso violento e da contaminação do óleo. essa semana so irei ate o cara do escape pra ver se consigo calar esse motor com o minimo de restrição possivel, e tirar esse turbão no final qeu ta enchendo o saco.
a ignição, foi colocada aquela bobina mi 3 fios que tem o modulo integrado, ta novinha, cabos de vela, velas, distribuidor tudo novo. agora o acerto na ft nao deu pra ver.
o mapa certo vou ficar devendo, pq fui futricar hoje e ta com senha então so tenho os parametros mostrado no cpu de bordo da ft, serviria?
ufa, ainda bem que mais gente concorda que a bomba flex da conta do recado.
notei também que quando dou o contato da chave, ativa a bomba de combustivel e sinto tipo um tranco por debaixo do carro. essa linha deve estar muito violenta, ta doido.
quase esqueci, a embreagem é da ff embreagens, volante do motor foi retificado, balanceado e aliviado na instalação da embreagem.
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finalizando.
pensei que iria brincar um pouco, mas com a senha, complicou, e ainda pegou feriadão, foda. e semana que vem so vou ate o escapeiro ver isso e deixar o carro quieto. os bicos injetores deka estão no brasil, na alfandega, semana que vem deve chegar. chegando, vou encostar o carro denovo, relatar tudo isso e veremos como será o desenvolvimento.
so quero ver se vai levar mais 1 ano pra acertar esse motor, como levou pra montar rsrs.
lendo e pesquisando vi que o ideal na ft é acertar o máximo possivel no mapa principal e só depois partir pro acerto da injeção rapida pra tirar aquele fiozinho que faltava. e também deixar pra acertar marcha lenta no final, depois que acertou aceleração, alta, media etc…
já disse que aqui é roça né, então to buscando conhecimentos para sentar a bunda com o mecanico e debater os ajustes, trocar ideias para agilizar isso, senao fico mais 1 anos em carro rsrs.
grande dificuldade aqui na cidade se chama dinamometro, não tem nem de rolo nem de bancada, e o mais proximo é em brasilia, e não rola nem um pouco ter esse gasto agora, fora o tempo. sorte que o autodromo ta liberado mediante pagamento de taxa de 50 conto, fica o dia inteiro rodando na pista. essa será a forma de acertar, a única.
continuem postando. e assim que eu conseguir o mapa, irei postando aqui pro pessoal.
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te digo, dino não vai te fazer muita falta, afinal acerto no dino nunca é definitivo, sempre tem q dar uma repassadinha depois na rua, pq a carga no motor é diferente…
quanto ao acerto, ele deve ter deixado bem porcão mesmo só pra fazer andar o carro... mas depois que por os bicos de 60lbs, não aceita o carro mal acertado ein
tenta baixar a pressão da bomba no regulador... pelo visto tá gordo em todo o mapa, se baixar a pressão vai dar uma melhorada e não vai contaminar tanto o óleo...
quanto ao comando, é comando pra pista... mesmo tendo lenta estável, ele vai embaralhar bastante e entregar muito pouco torque em baixa, o que deixa o carro bem chato de se conduzir de boa.... mas é questão de costume, com o tempo vc pega os jeitinho do carro e anda tranquilo...
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pra vc discutir com ele:
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em baixa carga (até -0,5 bar) tentar obter um lâmbda acima ou igual a 1.
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cargas médias(-0,5 a -0,8 bar) tentar obter um lâmbda próximo de 0,95
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carga alta ou wot trabalhar próximo dos 0,9 lâmbda…
afinal vc forjou todo o motor, não tem pq trabalhar gordo com medo de quebras.... abuse do ponto em baixa e próximo do pico de torque e tire em alta...
no mais, o dinamometro só vai te fazer falta para um acerto mais fino... pois poderá variar a curva de avanço e ver como se comporta a curva de potência, mudar o lâmbda e ver qual vem mais potência, etc... mas na pista já faz 90% do acerto
ps.: se ele usar hpi, insista em não usar... prefira um regulador de tempra ou então qualquer outro que seja fixo.
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menegotto,
a unica coisa que consegui mexer foi no dosador hehehe. baixe a pressão, e tava em 2,5 a 3bar (variando ainda, doidão) mas a lenta ficou boa, caiu na faixa de 1050rpm. subi a pressão ate 4bar e a variação no manometro diminuiu muito, e não vairava mais na casa de 0,5bar, em 4bar ele variava ate 4,2bar, e a marcha lenta subiu tb, ficou na casa dos 1350rpm, nao subi mais com medo e desconhecimento sobre o dosador ate onde pode ir.
amanha vou baixar denovo pra 2,5bar e dar uma volta pra ver. se ficar com a media e baixa, deixo assim pelo menos pra ir no escape e depois devolver pra finalizar.
o dosador é de tempra turbo , weber. hpi e hp não entra na oficina dele, quanto a isso está ótimo.
agora é testar o lance dos bicos pulsar 2 em 2 pra ver se tira essa oscilação do manometro. outra alternativa seria o vacuo, mas com esse comando e com a dica dada por outro membro acima, creio que nao fará diferença. pior que nao tem lugar nenhum pra testar esse vacuo sem furar coletor ou mangueira.
nesse video, logo apos que acabou a bateria da camera, quando dei o retorno em frente ao autodromo, acelerei e o motor tinha limpado bonito, chegou a querer destracionar de 3ª marcha e deu aquela colada no banco, muito bom, foi assim até 5ª, giro tinha subido muito rapido, muito mesmo, parecia moto. gostei , mas logo após ficou doidão denovo. pior que nem deu pra filmar e eu nem consegui observar os dados na ft por causa da atenção na pista.
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crane 290º com lob 12,7
quanto de lobe??
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o meu comando tem os seguintes aspectos:
levante valvula:
adm: 12,7mm
esca: 11,6mm
duração total:
adm: 296º
esc: 308º
folga valvula
adm: 0,5mm
esc: 0,45mm
adm abre: 19º
overlap: 38º
esc. fecha: 19º
adm fecha: 59º
esc. fecha: 68º
esc. 268º
adm:256º
lob center: 112
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o map da ft está por map ou por tps. para um acerto mais preciso a correção deve ser feita por map.
com certeza esse comando não é dos mais agressivos, e seu comportamento para rua deve ser adequado e bem agradável, embora esse lob de 112º traga os regimes de torque e potência máxima para rpms mais baixos
os melhores comando que usei em ap aspirados foram um iski 310º com 13,7mm de levante e 104º de lob e um engle 316º com 13,9 mm de levante e 102º de lob.
em ambos a marcha lenta era original (900 rpm) e era possível andar no dia a dia sem nenhuma incomodo, com torque abundante das 1500 as 7500 rpm, e isso usando 2 solex 40.
conhecendo um pouco sobre o acerto de aspirados e usando os recursos da ft esse motor deve ficar muito bem acertado e rendendo tudo o que pode.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
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ops, corrigindo os dados do meu comando
folga valvula
adm: 0,35mm (faltou o 3)
esc: 0,45mm
andersonbastos,
a ft será regulada por tps, eu não tenho map. e tava olhando o map da minha ie original, e nem sei onde poderia colocar se fosse usar. e o mecanido disse que nao irá usar o map pq nao tem necessidade para essa configuração e esse motor. se fosse aspirado com 1 borboleta, ai sim, usaria tps com correção por map.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
sobre o vacuo, ta falando pro dosador de combustivel? no caso seria melhor pegar do coletor que vai pra qual cilindro, 1, 2, 3 ou 4? acredito que o 1 por estar mais perto do dosador. então ali so fazer um furinho e ligar a mangueirinha que fica ok?
abaixei a pressão no dosador e agora ta em 2,8bar variando ate 3,2bar em marcha lenta frio, quando esquenta ele varia de 2,8bar a 3bar, ou seja ja diminuiu a variação, e a rpm fica em 1050rpm 1080rpm pouca variaçao. então o manometro que o mecanico condenou não é, o problema mesmo é da paulada que ta vindo na linha. não tive como mexer na pulsação dos bicos 4 para 2 pq ta com senha a ft, mas sera feito o teste. e quem sabe ligando esse vacuo o manometro não estabiliza tb.
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zorlac,
esses comandos que tem muito cruzamento de válvula atrapalham bastante na hora de emagrecer. eu não vou dizer que vc não vai conseguir, mas sua lenta provavelmente vai ficar com lambda ao redor de 0.9 e 1200 rpm. mesmo com injeção sequencial, com comandaralho a melhor lenta q já vi ficou em 1000 rpm (comando pra lá de 300 e lá vai pedrada) com mistura ao redor dos 0.9
andando dá tranquilo pra usar lambda = 1.0 sem o pirômetro subir muito, mas em velocidade de cruzeiro. com 2800 - 3000 rpm andando na estrada sem a hx assoprar (mas já quaase saindo da fase aspirada) dava pra manter 600 - 630 ºc (bem aceitável). andando nos 3000 - 3500 com 0.3bar (pé bem em cima, mas já pressurizando hehe) estava em 0.95 e ainda sim tranquilo de temp (650c)…
com pouquinha carga (pé bem em cima) é legal rodar um pouquinho mais gordo e não abusar do ponto pro carro não dar cabeçada. especialmente qndo vc cruzar uma lombada vai sentir isso...
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ops, corrigindo os dados do meu comando
folga valvula
adm: 0,35mm (faltou o 3)
esc: 0,45mm
andersonbastos,
a ft será regulada por tps, eu não tenho map. e tava olhando o map da minha ie original, e nem sei onde poderia colocar se fosse usar. e o mecanido disse que nao irá usar o map pq nao tem necessidade para essa configuração e esse motor. se fosse aspirado com 1 borboleta, ai sim, usaria tps com correção por map.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
sobre o vacuo, ta falando pro dosador de combustivel? no caso seria melhor pegar do coletor que vai pra qual cilindro, 1, 2, 3 ou 4? acredito que o 1 por estar mais perto do dosador. então ali so fazer um furinho e ligar a mangueirinha que fica ok?
abaixei a pressão no dosador e agora ta em 2,8bar variando ate 3,2bar em marcha lenta frio, quando esquenta ele varia de 2,8bar a 3bar, ou seja ja diminuiu a variação, e a rpm fica em 1050rpm 1080rpm pouca variaçao. então o manometro que o mecanico condenou não é, o problema mesmo é da paulada que ta vindo na linha. não tive como mexer na pulsação dos bicos 4 para 2 pq ta com senha a ft, mas sera feito o teste. e quem sabe ligando esse vacuo o manometro não estabiliza tb.
essa tomada do vácuo vale tanto para o regulador de pressão da linha de combustível, como para o map interno da ft.
se o acerto usado na ft for por tps, o resultado é até aceitável em carros de competição, onde se anda com plena carga quase que o tempo todo, mas para a rua, onde se visa tanto o desempenho como a economia e a dirigibilidade, um acerto por map fica muito melhor.
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pessoal, diminui a pressão da linha de combustivel, ta oscilando entre 2,8bar a 3,2bar.
andei com o carro hoje e o comportamento melhorou muito em compensação ao que estava antes. ao acelerar dá pra sentir aquela leve colada de bunda no banco, muito leve mas ja deu pra sentir o motor desenvolvendo e puxando. pisando a pressão vai pra 3,5bar oscilando pra 4bar.
ml ta legal, fica oscilando entre 850rpm a 1050rpm e da picos de 1250 a 1300rpm e depois cai. mas esses picos não são frequentes.
tomara que assim o consumo diminua também, pq 3km/l de alcool (sendo otimista) tava dificil. amanha pretendo ir ao escapeiro pra ver o lance do abafador, de qualquer jeito tiro esse turbão que não to curtindo, ja ta com aquele barulho estralado feio pra burro.
por enquanto é so isso, na ft nao tem como mexer pq ta travada com senha.
esperando os bicos ainda.
mas so de mexer no dosador melhorou muito.
nao liguei o vacuo no coletor pq nao tenho ferramentas pra isso. mas quero ligar quando voltar pra oficina.
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pode usar um t sem problema nenhum. o cilindro mais fácil para a tomada do vácuo é o 4º.
se vc está pagando pelo acerto, aconselho a não mexer em mais nada e deixar tudo nas mãos do preparador.
o resultado esperado por tudo que o seu motor tem é pelo menos uns 160~170 cv( a colada da bunda é violenta e imediata), com dirigibilidade de carro original e um consumo de 5~6 km/l na cidade e mais de 8 km/l na estrada, marcha lenta quase estável em torno dos 1000 rpm. se receber menos que isso reclame.
se o seu preparador conseguir isso sem a correção por map, ótimo. méritos para ele, mas adequar a alimentação do motor a carga imposta, em todas as situações de uso, usando como referência apenas o tps e a rotação é impossível. carros originais se utilizam do map ou maf para isso.