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Presidente molusco e suas trapalhadas

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    fusca84
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    #7

    híbrido… álcool + elétrico ou bio diesel + elétrico.

    não sei porque teimar em carros 100% elétricos.

    o unico problema do bio diesel é que ele é caro.

    carro 100% são interessantes pelo seguinte.

    imagine uma viagem tipica a 100 km/h, aonde se precise 30 a 35 hp para manter essa velocidade constante. logo, para se percorrer 100 km serão necessários 32,5 kwh médios. aqui em santa catarina, depois de se consumir 150kwh, o custo da energia é de r$ 0,45 kwh para residencias. fazendo 32,5 * r$ 0,45 = 14,625 ou, r$ 0,14625 / km. esse custo é ligeiramente superior ao de uma saveiro 1.6 movida com gnv.

    se consumidor primario, como eu aqui na empresa, o kwh muda para r$ 0,22 ou r$ 0,0715 por km rodado.

    quanto mais termoeletricas existirem, mais caro fica para andar de carro eletrico.

    []s

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    • J Offline
      J Offline
      Joel_RS
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      #8

      carro elétrico é ridículo.

      querem ecologia?

      então que incentivem a desligar luzes enquanto não se tá no recinto, q se feche bem as torneiras, separe o lixo… enfim, que se reduza o desperdício já dentro de casa.

      querem colocar a carroça na frente dos bois e nunca começam pelas coisas simples.

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      • M Offline
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        m4c4c0
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        #9

        o correto é transporte coletivo e não individual, seja de qualquer forma energética.

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        • T Offline
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          TopFuel
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          #10

          o fato é que não extinguiram por completo as pesquisas sobre como recarregar esses carros e o aumento de autonomia, carro eletrico felizmente ou infelizmente é uma realidade, ninguem iria criar algo que venha a consumir tanta energia a colocar o sistema eletrico em colapso, eu não sou a favor desses veiculos, pelo simples fato de não se adequar ao que ele realmente se aplica: uso restrito urbano, vai ser igual a 1.0 que se imaginava ser um carro mais urbano, mais economico no trajeto casa-trabalho-casa.

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          • S Offline
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            SemControle
            escreveu em última edição por
            #11

            é brasil, primeiro ainda vai vir o carro eletrico depois se pensa em como abastecer, vai ser igual o proalcool, espere e vera

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            • F Offline
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              fusca84
              escreveu em última edição por
              #12

              o fato é que não extinguiram por completo as pesquisas sobre como recarregar esses carros e o aumento de autonomia, carro eletrico felizmente ou infelizmente é uma realidade, ninguem iria criar algo que venha a consumir tanta energia a colocar o sistema eletrico em colapso, eu não sou a favor desses veiculos, pelo simples fato de não se adequar ao que ele realmente se aplica: uso restrito urbano, vai ser igual a 1.0 que se imaginava ser um carro mais urbano, mais economico no trajeto casa-trabalho-casa.

              andre, não vai por em colapso.

              o fato é que estão chamando de ecologico, que não emite poluentes, quando na verdade o horário mais provável em que serão recarregados, será no horário de pico, quando, quem está segurando o tranco são as termo, que emitem muito, diga-se de passagem.

              entao, diretamente, o carro é emissao zero, mas indiretamente, é mais poluente do que um ciclo otto ou diesel da vida.

              concorco com o uso restrito aos centros urbanos. alias, lugar de carro mil, pra mim, é na loja. se vai comprar um carro zero, que seja no minimo 1.4 pra não atrapalhar muito o transito.

              []s

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              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #13

                concordo com a sua visão, mas vejo por outro angulo, será que não teremos um veiculo cuja carga ele mesmo gere, pelo menos 80% dela é tipo auto-recarga é isso não acarretaria na necessidade de um aumento na demanda de energia tão grande a ponto de se precisar de mais força das termoeletricas, seria um consumo maior como de qualquer outro eletrodomestico

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
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                  fusca84
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  concordo com a sua visão, mas vejo por outro angulo, será que não teremos um veiculo cuja carga ele mesmo gere, pelo menos 80% dela é tipo auto-recarga ? isso não acarretaria na necessidade de um aumento na demanda de energia tão grande a ponto de se precisar de mais força das termoeletricas, seria um consumo maior como de qualquer outro eletrodomestico

                  meio dificil de recuperar tanto assim. daria para aproveitar a superficie da lata do carro e fazer celulas para aproveitar o sol, mas a eficiencia é baixissima e o custo é bastante elevado. e, restam ainda, sistemas de recuperação cinetica, mas ai teria que estudar baterias que carregassem muito rápido. pra ficar ruim, falta muito ainda.

                  []s

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro

                    qual a dificuldade em usar algo assim?

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
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                      #16

                      falar que carro 1.0 atrapalha não da para engolir. no começo, blz, tinhamos carros de 40 a 50 cavalos, cheios de pessoas e malas numa serra.

                      hoje já temos 1.0 mais potentes que mantem sussegado 120 numa estrada. tem suas limitações em relação a ultrapassagem e serra, mas aí cabe a cada motorista ter a sua responsabilidade na estrada.

                      carro atrapalhando os outrosó vejo de tudo, de 1.0 a uns bem potentes. aí não é o carro não, é o motorista.

                      o que eu não concordo é quando me falam que 1.0 é mais econômico… ta, vai nessa. o meu está fazendo acima de 10km/l só agora e não sei porque (passou de 70mkm)

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                      • P Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #17

                        no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro

                        qual a dificuldade em usar algo assim?

                        a dificuldade em criar algo com, pelo menos, 100% de eficiência.

                        voce tem o alternador que recarrega a bateria do carro mas o mesmo consome energia para fazer isso. e pergunta é: se o motor fosse elétrico e tivesse um alternador, o mesmo gastaria menos do que produz?

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          nao q ele gere mais energia q o motor vai gastar, mas ele vai gerar algo q se traduz em maior autonomia, ou pelo menos carga mais curta direto na tomada, a ideia é q nao fique totalmente dependende de uma tomada apenas….

                          se pensarmos em sistema com 100% de rendimento, liga-se 2 nobreaks, um na saida do outro e nao preciso mais de alimentacao externa....

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            fusca84
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro

                            qual a dificuldade em usar algo assim?

                            mas, acender uma lampada de 21w é bastante diferente de alimentar um motor 30hp ou 22.080w. se considerar perdas mecanicas e termicas, precisa gerar 25.674w.

                            no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro

                            qual a dificuldade em usar algo assim?

                            a dificuldade em criar algo com, pelo menos, 100% de eficiência.

                            voce tem o alternador que recarrega a bateria do carro mas o mesmo consome energia para fazer isso. e pergunta é: se o motor fosse elétrico e tivesse um alternador, o mesmo gastaria menos do que produz?

                            100% e eficiencia é muito, muito, muito improvavel. sempre existiram perdas mecanicas nos rolamentos, correias, etc. alem da perda por dissipação de calor do enrolamento do motor/gerador (perdas por resistencia eletrica, é a natureza do fio de cobre, aluminio, etc). se utilizar supercondutores, essa eficiencia fica proxima aos 100%, mas ainda existiriam as perdas mecanicas. ahh, e teria que deixar o motor/gerador resfriado a -100 graus (honestamente não sei qual é a temperatura para que o supercondutor seja um supercondutor, mas é bastante baixa essa temperatura) para que isso funcionasse.

                            o alternador carrega a bateria do carro, mas quem toca ele é o motor. de algum lugar a energia tem que ser gerada.

                            nao q ele gere mais energia q o motor vai gastar, mas ele vai gerar algo q se traduz em maior autonomia, ou pelo menos carga mais curta direto na tomada, a ideia é q nao fique totalmente dependende de uma tomada apenas….

                            se pensarmos em sistema com 100% de rendimento, liga-se 2 nobreaks, um na saida do outro e nao preciso mais de alimentacao externa....

                            isso jamais será possivel. um motor tocar um gerador que gera energia para o motor, e ainda sobrar potencia no eixo do motor para mover alguma coisa. lembrem-se, existem perdas mecanicas e eletricas (calor).

                            sistemas com 100% de rendimento, como falei, muito improvavel. se voce ligar os 2 nobreaks, um na saida do outro, um hora eles param de funcionar. pode fazer o teste. vai descarregar a bateria dos dois, pois existem cirucuitos cc-ca que geram ondas pwm para alimentar as cargas. no caso a carga seria outro nobreak que tem que fazer a mesma coisa. tudo isso, dissipa calor, voce esta convertendo energia eletrica em calor e dissipando no ambiente. espero que meu texto nao tenha ficado muito redundante.

                            mas, geral algo que se traduz em mais autonomia, novamente, aqui vai, celulas que captam luz solar e convertem em energia é uma opção (mas o rendimento é baixo, da ordem de 30% e o custo é elevado), e, sistemas que recuperam energia, o tal do kers da formula 1. pequenos geradores em paralelo com os freios, para gerar energia quando se quer freiar.

                            imaginem o alternador do carro, girando, preso numa das rodas. suponha rendimento de 100%, ou seja, sem perdas mecanicas/eletricas, apenas girando junto com a roda. quando esse alternador comecar a gerar energia para recarregar as baterias, ele vai ficar pesado e vai freiar a roda. quanto mais carga tiver nele (quanto mais corrente sugar dele para carregar a bateria), mais pesado ele fica e mais freia. ou seja, voce esta convertando enegia cinetica (movimento), em energia eletrica.

                            porem, o rendimento, não é 100%. redimento tipico é de 86%, entao, 86% daquele movimento, daquela energia cinetica que tinha na roda, vai ser convertida em energia eletrica. o restante sera dissipado sob forma de calor e perdas mecanicas.

                            nas reaceleracoes, o redimento do motor vai ser de 86% (tipico) pois existem perdas mecanicas e eletricas a serem vencidas.

                            ta muito confuso meu texto??

                            apenas a titulo de curiosidade, um motor a explosao, ciclo otto, ninja, altamente otimizado, tem rendimento de aproximadamente 30%, o resto é dissipado sob forma de calor, barulho e perdas mecanicas.

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              guabiroba
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              acho que o pessoal tá viajando, mesmo que o propulsor tenha um rendimento de 100% ele ele movimenta o carro, ou seja realiza trabalho e isso gasta energia. você tem transformação de energia de tudo quanto é tipo com atrito, ruído, calor, diferença de potencial, etc.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                SemControle
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                eu sei q nao temos algo 100% sei q temos percas

                                mas se nao forem pesquisadas saidas, caixas de reducoes essas coisas, so vao ficar em ideias

                                sem contar no processo evolutivo, q no comeco eram 1.0 de 50cvs hj passam dos 70cvs os mesmo 1.0, chama-se evolucao, de 0nada % o sistema comeca a render alguma coisa um dia, mas tudo depende de terem ideias e pesquisar a fundo isso

                                vai comecar o carro eletrico totalmente dependente de tomada, até quem sabe um dia no processo evolutivo de nao ter necessidade mais de tomada

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  e quando a fonte de energia para recarregar essas baterias vier de maneira limpa???

                                  eu acredito que vale sim o investimento nesse tipo de tecnologia agora sim, para que no futuro tenhamos uma fonte de energia mais limpa…

                                  aí o cliclo se fecha..

                                  energia solar, eólica, das marés....

                                  tivemos motores movidos a queima de carvão e hoje temos a combustão...

                                  um dia motores a combustão serão coisa do passado...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    com certeza aposto na tecnologia e logicamente sempre na evolucao do q se tem….

                                    a compecar pela populacao nao desperdicando os recursos naturais, qnd apertou com o apagao, todo mundo se preocupou e utilizou dentro dos limites, agora q nao se fala, volta o desperdicio....é a politica nacional de desperdicar

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #24

                                      o elétrico é o futuro . e só não é o presente por causa do lobby petrolífero .

                                      elétrico porcamente feito tem rendimento de 94% e desde o começo do século os engenheiros já tinham percebido isso . a relação é covarde . o único problema se resume a armazenamento de energia e autonomia .

                                      sou a favor do elétrico e tão já se torne viável quero que os motores a explosão literalmente se explodam , mas no modelo atual ainda é inviável . não gosto de híbridos , acho uma solução cara demais para aplicação em massa . mas a tendencia é que as células de armazenamento fiquem cada vez mais leves , menores e potentes . portanto , viáveis e ecológicas sim senhor .

                                      a paz .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #25

                                        as usinas de geração a fio d agua são ecológicamente corretas e temos um potencial incrível para uso delas . é ridículo ver o governo falando em termelétricas com este potecnial para ser usado . chega a ser cômico .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          o elétrico é o futuro . e só não é o presente por causa do lobby petrolífero .

                                          elétrico porcamente feito tem rendimento de 94% e desde o começo do século os engenheiros já tinham percebido isso . a relação é covarde . o único problema se resume a armazenamento de energia e autonomia .

                                          sou a favor do elétrico e tão já se torne viável quero que os motores a explosão literalmente se explodam , mas no modelo atual ainda é inviável . não gosto de híbridos , acho uma solução cara demais para aplicação em massa . mas a tendencia é que as células de armazenamento fiquem cada vez mais leves , menores e potentes . portanto , viáveis e ecológicas sim senhor .

                                          a paz .

                                          aposto dinheiro que esse lobby extrapola todos os níveis de ganância q o cerumano pode atingir.

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