Montadoras nacionais com medo de perderem suas gordas magem de lucros.
-
montadoras nacionais pressionam o fisco para investigar importação de veículos coreanos
11/06/2010
produtos chegam ao país e são inspecionados para que não haja fraude fiscal em seus documentos, mas os veículos que chegam da coréia do sul passam por uma fiscalização mais rigorosa.
o motivo? verificar se os veículos vão pagar os 35% de imposto de importação sobre o seu valor real. ou seja, o fisco quer saber se não existe subfaturamento dos preços destes produtos sul-coreanos.
essa suspeita de fraude não parte exatamente do fisco, mas vem da preocupação das montadoras nacionais com os preços praticados pelas marcas daquele país e principalmente, pelo aumento das vendas.
a recente ascensão da hyundai ao posto de quinta marca mais vendida do país acendeu os ânimos das concorrentes instaladas aqui, que não tiveram dúvidas em pressionar o governo para investigar possíveis fraudes na importação de veículos coreanos.
a anfavea acusa as marcas coreanas de concorrência desleal e o brasil não pode simplesmente impor uma sobretaxa aos veículos da coréia do sul sem que tenha grandes problemas com a omc.
do ano passado para cá, as marcas coreanas decolaram no mercado nacional. a hyundai, que sobrepujou honda e renault em apenas dois meses, vendeu 15.900 unidades em 2009 e até agora já emplacou 46.100 veículos
a kia foi de 6.100 em 2009 para 20.600 nos cinco primeiros meses desse ano. mesmo a quase esquecida ssangyong, elevou suas vendas de 459 utilitários em 2009 para 1.800 de janeiro a maio deste ano.
só nestes cinco primeiros meses de 2010, as importações cresceram 75,1% no país. o número preocupa a anfavea e reforça a posição da abeiva no mercado, já que a maioria das marcas importadas está filiada a ela.
não há muito que fazer em relação à importação de carros coreanos. a saída para a anfavea é mudar a filosofia de produtos e preços no país. quem sabe assim, os consumidores voltam novamente para o carro made in brazil fonte
pronto, começou o medo coletivo de terem que baixar os preços e perderem a gigantesca margem de lucro e que colocam a culpa só nos impostos (que tambem são culpados pelos preços de veiculos astronomicos)
-
se nao pegarem nada no fisco, as montadoras nacionais vao comecar a cair em cima da qualidade, até achar alguma coisa pra depreciar os veiculos, ou o molusco elevar o imposto de importacao dos veiculos pra q nao haja concorrencia, e nem deixe as montadoras se instalarem aki
-
se quiserem pegar em qualidade vão se baquear , pois os coreanos são melhores que os lixos que vendem aqui . e aqui saem até caro em comparação com o que se vende lá . a margem da hyundai já é gorda .
os hyundai são melhroes em projeto , design , acabamento , ergonomia … enfim ; tudo .
-
sim , motores compartilhados com mitsubishi . não sei se ainda existe essa parceria .
-
já tivemos hyundai aqui em casa, e vo te dizer, é um carro bom hein, acabamento, motor (dizem que os primeiros que vieram pro br usavam motor baseados nos motores mitsubishi, se é verdade, não sei), confortavel…
se não me falha a memória, o primeiro hyundai a ter motor próprio foi o scoupe turbo de 93.