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Qual turbina utilizar em um v8??

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • G Offline
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    G u s t a v o
    escreveu em última edição por
    #27

    esse motor vai girar quanto? esse motor tem uns 120cvs atuais.

    gira 4500 original, peloacurta faixa de rpm, as tubinas tem que ser pequenas mesmo.

    tb acho nem nem vai precisar de tanta pressão.

    acho a kkk16 melhor então pra ti.

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    • Z Offline
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      Zé chedid
      escreveu em última edição por
      #28

      torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.

      tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.

      k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.

      e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.

      cara se for porturba, pega uma k16 da hzl, sáo muito boas, não são novas duram de mais to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de furmar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles

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      • Z Offline
        Z Offline
        Zé chedid
        escreveu em última edição por
        #29

        torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.

        tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.

        k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.

        e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.

        cara se for porturba, pega uma k16 da hzl, sáo muito boas, não são novas duram de mais to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de furmar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles

        num deu para editar traduzindo o que escrevi rsrsrs

        cara, se for for usar duas turbas, pega uma k16 da hzl (fazem e recondicionam turbinas), saõ muito boa, embora não sejam novas duram de mais… to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de fumar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles.. conversa com eles lá e veja o que eles acham do seu projeto.... o homero conhece demais isso e pode te dizer se vai ser uma boa idéia...

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        • G Offline
          G Offline
          Garcia
          escreveu em última edição por
          #30

          taxa baixa, faixa de corte de giro baixa, vocês estão certos… tem de ser turbina pequena mesmo. e o flavio lançou uma questão legal. se bem feita a preparação, vem absurdo de potência.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            smk. 0
            escreveu em última edição por
            #31

            tem q ver que são 8 cilindros, se um ap 2.0 ja enche uma 70/100 facil a uns 3000rpm, o oitao vai rir…

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            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #32

              vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas

              eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....

              o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...

              acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).

              portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...

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              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #33

                vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas

                eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....

                o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...

                acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).

                portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...

                mais lost,

                num digo que injecao num seria um otimo negocio…

                mais hoje em dia temos solucoes que resolveria esse problema ai de cuba de 3e secando com baixissimo investimento... por exemplo: deixa o burra alimentando o minimo do turbo (com uma linha so pra ele), ex: 0.4 de turbo, e se vira com bicos extras, tanto na mufla, ou até mesmo furando o coletor... até mesmo um digipulse pulsando 2 bicos de monza branco na mufla talvez de conta do recado...

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                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas

                  eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....

                  o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...

                  acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).

                  portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...

                  mais lost,

                  num digo que injecao num seria um otimo negocio…

                  mais hoje em dia temos solucoes que resolveria esse problema ai de cuba de 3e secando com baixissimo investimento... por exemplo: deixa o burra alimentando o minimo do turbo (com uma linha so pra ele), ex: 0.4 de turbo, e se vira com bicos extras, tanto na mufla, ou até mesmo furando o coletor... até mesmo um digipulse pulsando 2 bicos de monza branco na mufla talvez de conta do recado...

                  xi…. ta confindindo eu com o over? hehehehe

                  bom eu nao tinha falado nada, mas se querem uma dica, tem uma tal de fuelbox ai que é forte hein tem canais suficientes pra comandar 12 bicos (2 bancadas em um 6 cilindros) semi-sequencial ou em um v8 a primeira bancada semi e a segunda em 2 de 4 bicos, e ainda comanda a ignição até 12 bobinas em wasted-spark, ou seja, controla a ignicao do v8 :teteto:

                  sistema homologado pela fiat hein

                  :hauhau:

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    oxe… troquei as bolas tudo :teteto:

                    deve ser a pressao aqui no trampo.. heher...

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      auhua isso é castigo por num ter usado o nome lostronic que eu sugeri uahauhauhuah

                      brincadeiras a parte

                      usar suplementar no carburador é uma idéia sim… eu até pensie nisso... mas carburador é ruim de mais... eu usava uma vez por semana o carro.sempre tinha geléia dentro dele... qdo esfriava ou esquentava (coisa que em sampa acontece 2 ou 3x ao dia) mudava todo o acerto... por isso fui de injetado...

                      ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje... sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..

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                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje… sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..

                        opa … perai perai perai...

                        vc está me dizendo que se um instalar uma fuelbox dessas no meu gm 250s 100% original eu tenho como ter potencia e economia?

                        tipo, o que usaria de borboletasó bicosó ignicao?

                        estou comecando a me animar muito.

                        tem uma gtb s2 la em casa parada só pragente fazer brincadeiras :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          ZOEGA
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          galera, obrigado pelas dicas, fiquei meio ausente, pois estou bati com a minha gaiola na trilha (numa árvore, hauhauha) e quebrei o nariz, portanto estou meio de molho …

                          enfim, entrei em contato com a dnt e me passaram o seguinte:

                          boa tarde,

                          o turbo hx-40 seria mais indicado do que a k-27 ou k-24 pois as borgs não aguentam pressão.

                          se for montar com uma hx- gasta r$ 1630,00.

                          mas o ideal seria 2 50 biagio ai que sai r$ 850,00 cada.

                          obrigado pela consulta,

                          alex savi

                          não sei o que seria pressão pras kkk, mas como disse, pretendo usar no máximo 1,5kg (apesar, do pessoal falar que não vou precisar chegar nisso, acho que potência nunca é demais, hehehe) :hauhau:

                          quanto a injeção, é algo fora das minhas intenções, prefiro ainda partir para um quadrijet, ou no máximo utilizar alguns suplementares, eu penso em injeção talvez, depois do turbo, além de que aqui na minha cidade não tem gente que se preste para mexer com injeção, v8 e turbo…

                          s

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            fuhaufeheaufhaufha essa dnt é muito comédia…

                            borg warner não aguenta pressão??? mas hx tb eh borg warner duahfeuhfuehaufha q doidos...

                            k24/k27aguenta 1,5bar sussa...

                            mas no caso desse 292, com 1 de pressão já deve vir uns 400 cv rindo.... acima disso não tem biela original que aguente... 1,5 bar em v8 fica kamikase total

                            quanto a k16, acho ela minuscula para um motor ciclo otto de 5.2 litros... uma merdinha 1.6 litros faz ela encher com 2500 rpm... no v8, numa rotação de cruzeiro (2 mil rpm) uma k16 estaria a todo vapor... ia ficar um carro extremamente chato de conduzir na estrada

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              flávio cruz

                              no forum da megasquirt, há muitos relatos de gm-250 que faziam 5km/l de alcool e passaram a fazer 6.5km/l de alcool após instalar a injeção… mas tudo acertado com wideband é claro... e o ganho de potência é considerável...

                              porém o que ferra esse motor é a admissão siamesa... fica dificil de achar um corpo de borboleta ideal pro motor e que não ferre o acerto ou o bolso do dono hhuhfuehaufehaiufheaiufhaiuh

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                lucas, eu não sei quais suas intenções no que diz respeito a potência, mas se te interessar, tem um amigo que fez a cagada de comprar uma garret grande demais pro 1.6zinho dele e tá querendo vender ou trocar com uma apl.

                                caixa quente .63, rotor quente 58mm (eixo deve ser coisa de uns 60 mm no mínimo), caixa fria .50, rotor frio 52 mm. turbina pra + - 400cv.

                                se te interessar me dá um toque q eu te passo o telefone dele e vcs negociam, blz?

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  Adriano Sushi
                                  escreveu em última edição por
                                  #42

                                  é o que eu falei então, por 1630, vira muito mais vc colocar só 1 hx 40, que vai dar conta do recado sussa…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #43

                                    rapais…

                                    o que digo e o seguinte... esse motor mesmo tendo 4.xxx litros... ele tem a eficiencia de um 2.0 8v atual... ~120cvs pelo que li, ele vai andar original... uma hx40 enche legal num 2.0 8v careta? alias... 2.0 careta com um puta dum coletor de escape gigante... que se somar todos os canos para usar uma turbina apenas, deve dá varios metros...

                                    to cançado de ver o motor de opala quando turbinado original. nao ser nenhum absurdo de turbina... pois gira pouco e a faixa util do motor turbo seria bem pequeno...

                                    outra... fazendo conta careta: eficiancia de um 2.0, se cortar ao 1/2, cada bancada de 4 cilindros desse motor teria uma eficiencia de um 1.0 ~60cvs... a unica vantagem é que vc teria muitas cilindradas para encher caso o turbo acorde... a kkk 16 num coletor curto deve acordar, e ai quando comecar a encher... ja viu né?

                                    e eu tenho certeza que motor que gira 4.xxx rpm maximo, a vel de cruzeiro dificilmente passa de 1500rpm...

                                    eu tambem nao entendi quando foi afirmado sobre equalizar 2 turbinas... eu nao vejo nada de diferente uma vez que vc vai unir a pressurizacao bem perto da mufla...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #44

                                      ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje… sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..

                                      opa … perai perai perai...

                                      vc está me dizendo que se um instalar uma fuelbox dessas no meu gm 250s 100% original eu tenho como ter potencia e economia?

                                      tipo, o que usaria de borboletasó bicosó ignicao?

                                      estou comecando a me animar muito.

                                      tem uma gtb s2 la em casa parada só pragente fazer brincadeiras :hauhau:

                                      economia com absoluta certeza… potência e torque muito provavelmente melhora substancialmente tbm... foda é como o menegotto disse achar uma admissão que case bolso com eficiência hehehe...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #45

                                        ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje… sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..

                                        opa … perai perai perai...

                                        vc está me dizendo que se um instalar uma fuelbox dessas no meu gm 250s 100% original eu tenho como ter potencia e economia?

                                        tipo, o que usaria de borboletasó bicosó ignicao?

                                        estou comecando a me animar muito.

                                        tem uma gtb s2 la em casa parada só pragente fazer brincadeiras :hauhau:

                                        economia com absoluta certeza… potência e torque muito provavelmente melhora substancialmente tbm... foda é como o menegotto disse achar uma admissão que case bolso com eficiência hehehe...

                                        uai… eu nao poderia utilizar por exemplo, apenas o coletor de adm do omega?

                                        outra, pro dono do tpc aqui, ele num poderia usar um coletor de adm dos v8 modernos?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          Adriano Sushi
                                          escreveu em última edição por
                                          #46

                                          rapais…

                                          o que digo e o seguinte... esse motor mesmo tendo 4.xxx litros... ele tem a eficiencia de um 2.0 8v atual... ~120cvs pelo que li, ele vai andar original... uma hx40 enche legal num 2.0 8v careta? alias... 2.0 careta com um puta dum coletor de escape gigante... que se somar todos os canos para usar uma turbina apenas, deve dá varios metros...

                                          to cançado de ver o motor de opala quando turbinado original. nao ser nenhum absurdo de turbina... pois gira pouco e a faixa util do motor turbo seria bem pequeno...

                                          outra... fazendo conta careta: eficiancia de um 2.0, se cortar ao 1/2, cada bancada de 4 cilindros desse motor teria uma eficiencia de um 1.0 ~60cvs... a unica vantagem é que vc teria muitas cilindradas para encher caso o turbo acorde... a kkk 16 num coletor curto deve acordar, e ai quando comecar a encher... ja viu né?

                                          e eu tenho certeza que motor que gira 4.xxx rpm maximo, a vel de cruzeiro dificilmente passa de 1500rpm...

                                          eu tambem nao entendi quando foi afirmado sobre equalizar 2 turbinas... eu nao vejo nada de diferente uma vez que vc vai unir a pressurizacao bem perto da mufla...

                                          fravio, não sei se vc sabe, mas esses motores tem pouca potencia especifica pois são motores antigos, e como já foi dito, com pouca coisa vc consegue muita potencia. a começar com a carburação, muito restrita num motor original desses. colocando uma quadrijet, vc consegue muita potencia nele, sem mexer em nada no miolo.

                                          k16 eu vejo motores 1.0 16v empurrando bonito… um 2.0 8v careta empurra uma hx 40 sim, mas tem que ter um belo acerto.

                                          o meu 1.9 empurra lindo a hx 40, e não tem nada de extraordinário nele. cabeçote hj é original, tem um leve retrabalho nos dutos, e trabalho nos tuchos pra não guspir pastilhas. o comando é um erson 441t, que ao meu ver é um comando um pouco mais bravo que um 49g. e mesmo assim empurra bonito a hx 40. a pandoo já chegou a marcar 3,2 bar quando minha wg deu pau.

                                          não se pode fazer as contas do tipo cortando o motor no meio... as duas bancadas trabalham em conjunto, mandando o ar em conjunto como se fosse um coletor pulsativo ...

                                          coletor curto não ajuda a acordar a turbina, ele só ajuda na hora que o turbo já está soprando, pra acordar ela mais cedo, um coletor mais longo ajuda. ele emenda os pulsos de gases dentro dele, e faz a turbina ter alimentação toda hora, num coletor curto, em baixos giros os gases ficam pulsando, e isso dificulta a pegada dela.

                                          equalizar turbina, seria deixar as duas soprando a mesma quantidade de ar , com wg fica complicado fazer isso... numa pop off fica mais facil, mas vc acaba fazendo uma turbina soprar mais que a outra. por isso que bi turbo geralmente usa turbinas iguais, pq pra equalizar fica mais facil, e não tem o risco de uma matar a outra... tipo quando vc tem 2 bombas de combustivel, e uma fica fraca, a mais forte mata a mais fraca, e vc acaba ficando com bem menos combustivel do que se utilizasse somente a que está boa...

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