Qual turbina utilizar em um v8??
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flávio cruz
no forum da megasquirt, há muitos relatos de gm-250 que faziam 5km/l de alcool e passaram a fazer 6.5km/l de alcool após instalar a injeção… mas tudo acertado com wideband é claro... e o ganho de potência é considerável...
porém o que ferra esse motor é a admissão siamesa... fica dificil de achar um corpo de borboleta ideal pro motor e que não ferre o acerto ou o bolso do dono hhuhfuehaufehaiufheaiufhaiuh
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lucas, eu não sei quais suas intenções no que diz respeito a potência, mas se te interessar, tem um amigo que fez a cagada de comprar uma garret grande demais pro 1.6zinho dele e tá querendo vender ou trocar com uma apl.
caixa quente .63, rotor quente 58mm (eixo deve ser coisa de uns 60 mm no mínimo), caixa fria .50, rotor frio 52 mm. turbina pra + - 400cv.
se te interessar me dá um toque q eu te passo o telefone dele e vcs negociam, blz?
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é o que eu falei então, por 1630, vira muito mais vc colocar só 1 hx 40, que vai dar conta do recado sussa…
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rapais…
o que digo e o seguinte... esse motor mesmo tendo 4.xxx litros... ele tem a eficiencia de um 2.0 8v atual... ~120cvs pelo que li, ele vai andar original... uma hx40 enche legal num 2.0 8v careta? alias... 2.0 careta com um puta dum coletor de escape gigante... que se somar todos os canos para usar uma turbina apenas, deve dá varios metros...
to cançado de ver o motor de opala quando turbinado original. nao ser nenhum absurdo de turbina... pois gira pouco e a faixa util do motor turbo seria bem pequeno...
outra... fazendo conta careta: eficiancia de um 2.0, se cortar ao 1/2, cada bancada de 4 cilindros desse motor teria uma eficiencia de um 1.0 ~60cvs... a unica vantagem é que vc teria muitas cilindradas para encher caso o turbo acorde... a kkk 16 num coletor curto deve acordar, e ai quando comecar a encher... ja viu né?
e eu tenho certeza que motor que gira 4.xxx rpm maximo, a vel de cruzeiro dificilmente passa de 1500rpm...
eu tambem nao entendi quando foi afirmado sobre equalizar 2 turbinas... eu nao vejo nada de diferente uma vez que vc vai unir a pressurizacao bem perto da mufla...
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ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje… sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..
opa … perai perai perai...
vc está me dizendo que se um instalar uma fuelbox dessas no meu gm 250s 100% original eu tenho como ter potencia e economia?
tipo, o que usaria de borboletasó bicosó ignicao?
estou comecando a me animar muito.
tem uma gtb s2 la em casa parada só pragente fazer brincadeiras
economia com absoluta certeza… potência e torque muito provavelmente melhora substancialmente tbm... foda é como o menegotto disse achar uma admissão que case bolso com eficiência hehehe...
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ai no caso acho que se mudar pra uma injeção (a do lost é mesmo a melhor escolha já que vc tema cesso a todo o acerto) com escape adequado e usando a parte de ignição (wasted spark) acho que se bobear vc chega a ganhar uns 30% de potência sobre o que tem hoje… sem contar economia de combustivel, eu pensaria sériamente ates sequer de cogitar o turbo..
opa … perai perai perai...
vc está me dizendo que se um instalar uma fuelbox dessas no meu gm 250s 100% original eu tenho como ter potencia e economia?
tipo, o que usaria de borboletasó bicosó ignicao?
estou comecando a me animar muito.
tem uma gtb s2 la em casa parada só pragente fazer brincadeiras
economia com absoluta certeza… potência e torque muito provavelmente melhora substancialmente tbm... foda é como o menegotto disse achar uma admissão que case bolso com eficiência hehehe...
uai… eu nao poderia utilizar por exemplo, apenas o coletor de adm do omega?
outra, pro dono do tpc aqui, ele num poderia usar um coletor de adm dos v8 modernos?
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rapais…
o que digo e o seguinte... esse motor mesmo tendo 4.xxx litros... ele tem a eficiencia de um 2.0 8v atual... ~120cvs pelo que li, ele vai andar original... uma hx40 enche legal num 2.0 8v careta? alias... 2.0 careta com um puta dum coletor de escape gigante... que se somar todos os canos para usar uma turbina apenas, deve dá varios metros...
to cançado de ver o motor de opala quando turbinado original. nao ser nenhum absurdo de turbina... pois gira pouco e a faixa util do motor turbo seria bem pequeno...
outra... fazendo conta careta: eficiancia de um 2.0, se cortar ao 1/2, cada bancada de 4 cilindros desse motor teria uma eficiencia de um 1.0 ~60cvs... a unica vantagem é que vc teria muitas cilindradas para encher caso o turbo acorde... a kkk 16 num coletor curto deve acordar, e ai quando comecar a encher... ja viu né?
e eu tenho certeza que motor que gira 4.xxx rpm maximo, a vel de cruzeiro dificilmente passa de 1500rpm...
eu tambem nao entendi quando foi afirmado sobre equalizar 2 turbinas... eu nao vejo nada de diferente uma vez que vc vai unir a pressurizacao bem perto da mufla...
fravio, não sei se vc sabe, mas esses motores tem pouca potencia especifica pois são motores antigos, e como já foi dito, com pouca coisa vc consegue muita potencia. a começar com a carburação, muito restrita num motor original desses. colocando uma quadrijet, vc consegue muita potencia nele, sem mexer em nada no miolo.
k16 eu vejo motores 1.0 16v empurrando bonito… um 2.0 8v careta empurra uma hx 40 sim, mas tem que ter um belo acerto.
o meu 1.9 empurra lindo a hx 40, e não tem nada de extraordinário nele. cabeçote hj é original, tem um leve retrabalho nos dutos, e trabalho nos tuchos pra não guspir pastilhas. o comando é um erson 441t, que ao meu ver é um comando um pouco mais bravo que um 49g. e mesmo assim empurra bonito a hx 40. a pandoo já chegou a marcar 3,2 bar quando minha wg deu pau.
não se pode fazer as contas do tipo cortando o motor no meio... as duas bancadas trabalham em conjunto, mandando o ar em conjunto como se fosse um coletor pulsativo ...
coletor curto não ajuda a acordar a turbina, ele só ajuda na hora que o turbo já está soprando, pra acordar ela mais cedo, um coletor mais longo ajuda. ele emenda os pulsos de gases dentro dele, e faz a turbina ter alimentação toda hora, num coletor curto, em baixos giros os gases ficam pulsando, e isso dificulta a pegada dela.
equalizar turbina, seria deixar as duas soprando a mesma quantidade de ar , com wg fica complicado fazer isso... numa pop off fica mais facil, mas vc acaba fazendo uma turbina soprar mais que a outra. por isso que bi turbo geralmente usa turbinas iguais, pq pra equalizar fica mais facil, e não tem o risco de uma matar a outra... tipo quando vc tem 2 bombas de combustivel, e uma fica fraca, a mais forte mata a mais fraca, e vc acaba ficando com bem menos combustivel do que se utilizasse somente a que está boa...
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vcs estão me animando com essa preparação hein, não tinha idéia do potencial desse motor…estou indeciso quanto as turbinas tbm, li todos os posts aqui e realmente não sei o que dizer, penso talvez que utilizando uma hx40, se ficar grande, posso diminuir a caixa quente, o que é relativamente fácil, no caso de 2 kkk16, já é mais difícil (tem caixa quente da k16 de tamanhos diferentes?), se ficarem pequenas então... e fora que são 2 caixas né... e ainda tem esse lance de regular as turbinas, pop-off, o que seria facilmente resolvido no caso do uso de 1hx40, utilizando uma valvula de prioridade boa, não?
outra questão que estava pensando aqui, eu tenho manômetro de pressão de óleo na caminhonete, mesmo em marcha lenta, não baixa de 3,5kg/cm², e a pressão fria vai até uns 4,5kg/cm², será que tenho que usar algum tipo de limitador na linha de óleo? é muita pressão para as turbinas?
e falando em turbinas tbm, comentaram da hzl, putz, o homero pisou na bola feio comigo a uns anos atrás, tipo, na época que eu estava começando, era total noob em mecânica, com meu mero ap 1.6, conversei muito com ele pelo telefone e então ficou de me arrumar uma turbina especial pro meu uso, (pressão baixa, carro de cidade, motor original, alcool, etc), putz, só sei que acabou me mandando uma turbina tosca, meu preparador olhou aquilo com aquela cara de putz , instalamos no carro, e ficou fraca, demorava pra encher (resultado de um eixo/rotor enorme para o meu motor), no final acabou fumando ainda, mandei de volta, me enrrolou um baita tempo pra consertar, não atendia meu telefone, só dava desculpas, aí resumindo, ele não me mandava a turbina, e eu sem carro, acabei entrando no procon, então ele me devolveu a turbina e o dinheiro, só assim mesmo, atitude totalmente deplorável, baita fdp mesmo...
mudando de assunto, também estava pensando em bomba de combustível, atualmente eu uso uma gti, aquela azul, para gasolina mesmo, com dosador grande, não sei quanto tempo ela vai durar com alcool, e outra, será que vou ter que colocar +1 bomba? também tem o tanque que é de chapa metálica, igual das fmil 80 s, e também a admissão que é de ferro fundido e carburador a gasolina...será que vou ter problemasó e quanto a possibilidade de andar turbo na gasolina, o que me dizem?
valeu galera
s -
sushi,
essa de coletor longo ser melhor pra acordar turbina é realmente uma grande novidade pra mim, todos os sites de fabricantes de turbo afirmam que o turbo gira por 3 fatores que preevalecem ao coletor curto, que é quando os gases estao mais quentes, rápidos e em expançao… quer comparar esses fatores ao longo de um coletor longo .. mais posso ta errado... so montando um dia para tirar minhas conclusoes...
olha, caindo em sí.. se vc quer facilidade, claro que seria uma turbina apenas... seria tudo 1 (1 wg, prioridade, retorno de oleo.. etc...) uma saida de escape... e por ai vai... mais, vc consegue fazer um coletor simetrico ? onde todos os tubos fique do mesmo tamanho chegando na caixa quente?
no mais, v8 bi-turbo seria lindo nao? escutar o assobio das turbinas em estereo?
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alias…
inverte os coletores pra frente, faz uma flange bi-pulsativa para a turbina e lanca cada lado pra cada coletor do v8... uma turbina apenas na frente.. será que vira?
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concordo com vc flávio, tanto o visual quanto o som de um v8 biturbo são animais, porém eu acabo colocando simplicidade e facilidade na frente, acho que com 1 turbina, fica bom, bonito e barato…
é basicamente aquela idéia que coloquei no início do tópico, usar esses coletores (já até sei quem tem):
e montar a turbina assim:
agora, vem a questão, será a hx40 a melhor indicada, sozinha? nessas fotos que coloquei no início do tópico, inclusive nos 2 302 turbo com preparação, não parece que são turbinas grandes (pelo menos de caixa)…
s -
alias…
inverte os coletores pra frente, faz uma flange bi-pulsativa para a turbina e lanca cada lado pra cada coletor do v8... uma turbina apenas na frente.. será que vira?
então flavio tudo tem um limite ne… no caso dele os coletores seriam enormes e não somente longos hehehe, mas olha os fucas com motor a ar, tem menor cilindrada, menos cilindros e coletores ainda maiores do que o zoega pensa em usar... e já vi muito fusca com turbos .70 por ai...
outra essa ideia do pulsativo foi minha heim kkkk, eu acho totalmente viavel fazer assim.
concordo com vc flávio, tanto o visual quanto o som de um v8 biturbo são animais, porém eu acabo colocando simplicidade e facilidade na frente, acho que com 1 turbina, fica bom, bonito e barato…
é basicamente aquela idéia que coloquei no início do tópico, usar esses coletores (já até sei quem tem):
e montar a turbina assim:
agora, vem a questão, será a hx40 a melhor indicada, sozinha? nessas fotos que coloquei no início do tópico, inclusive nos 2 302 turbo com preparação, não parece que são turbinas grandes (pelo menos de caixa)…
stb acho que ficaria muito massa um v8 biturbo, mas eu acredito que biturbo somente em caso de preparação cavalar, tipo 1000 e tantos cv…
ai teria que ter um saco de dinheiro pra fazer isso.
no seu caso acho muito mais viavel 1 turbo somente, vai gastar bem menos e ter uma potencia até maior do que seu motor aguenta...
e essa segunda foto que vc postou, parece que o cara usa uma hx40... lembra muito a minha...
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nesse primeira foto, é so demonstracao?
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nesse primeira foto, é so demonstracao?
sim, a primeira foto é um motor original, aspirado, só postei pra ter uma noção de como é o escape/coletores…
uai… os escapes ja se encontram ali do lado do motor?
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uai… os escapes ja se encontram ali do lado do motor?
sim, esses motores, vieram com 2 tipos de escape, um deles é esse modelo que postei aí, que me serviria no caso de turbinar (1 turbina). são 2 coletores, porém 1 deles tem saída pela frente, então manda os gases para o outro coletor, onde se juntam com os gases da outra bancada, e saem por trás do mesmo coletor… nessas fotos dá pra vc entender o esquema:
e o outro modelo é o que tenho na minha f100, que são 2 coletores independentes, com saída por trás…
s -
caramba… nessa epoca o povo pouco se preocupava com eficiencia hein?
haja baixa potencia.... haja alto consumo turbo neles
até na puma gtb o escape original é identico ao chevette 1.6... =/
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outra questão que estava pensando aqui, eu tenho manômetro de pressão de óleo na caminhonete, mesmo em marcha lenta, não baixa de 3,5kg/cm², e a pressão fria vai até uns 4,5kg/cm², será que tenho que usar algum tipo de limitador na linha de óleo? é muita pressão para as turbinas?
mudando de assunto, também estava pensando em bomba de combustível, atualmente eu uso uma gti, aquela azul, para gasolina mesmo, com dosador grande, não sei quanto tempo ela vai durar com alcool, e outra, será que vou ter que colocar +1 bomba? também tem o tanque que é de chapa metálica, igual das fmil 80 s, e também a admissão que é de ferro fundido e carburador a gasolina…será que vou ter problemasó e quanto a possibilidade de andar turbo na gasolina, o que me dizem?
valeu galera
salguém opina?
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pqp o pessoal comentou dos opalas turbo aí:
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ddbplvuq-zq&feature=related[/media]
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cara.. turbo faz milagres em carro que tem baixa potencia com alto coeficiencia cubica….
é so ver na pratica... um civic vti 1.6l de 160cvs, com 0.6k de turbo, esta por ai gerando 220 cvs em media... por que o diabo do motor ja tem enximento no limite aspro... vc so enta acrescentando 0.6k de potencia final...
ai vc pega um 4.100cc 250s que gera aspro ~135cvs, lasca 0.6k de turbo... lembre que pra dar 0.6k de turbo positivo todo o enchimento volumetrico falho pelo projeto antigo foi compençado e alem disso 0.6k em cima... vc praticamente triplica o que o diabo do motor é capaz.... num tem quem segure...
veja,,, esse carro roda com 0.6 gasolica.. carro careta... tira o pe pq tava filmando...
http://www.youtube.com/watch?v=goh2xp9ukc8
nao pense em girar.. para esses motores, o diabo do turbo acorda diferente de motor com 4cil e 2000cc...