Qual turbina utilizar em um v8??
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sushi,
essa de coletor longo ser melhor pra acordar turbina é realmente uma grande novidade pra mim, todos os sites de fabricantes de turbo afirmam que o turbo gira por 3 fatores que preevalecem ao coletor curto, que é quando os gases estao mais quentes, rápidos e em expançao… quer comparar esses fatores ao longo de um coletor longo .. mais posso ta errado... so montando um dia para tirar minhas conclusoes...
olha, caindo em sí.. se vc quer facilidade, claro que seria uma turbina apenas... seria tudo 1 (1 wg, prioridade, retorno de oleo.. etc...) uma saida de escape... e por ai vai... mais, vc consegue fazer um coletor simetrico ? onde todos os tubos fique do mesmo tamanho chegando na caixa quente?
no mais, v8 bi-turbo seria lindo nao? escutar o assobio das turbinas em estereo?
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alias…
inverte os coletores pra frente, faz uma flange bi-pulsativa para a turbina e lanca cada lado pra cada coletor do v8... uma turbina apenas na frente.. será que vira?
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concordo com vc flávio, tanto o visual quanto o som de um v8 biturbo são animais, porém eu acabo colocando simplicidade e facilidade na frente, acho que com 1 turbina, fica bom, bonito e barato…
é basicamente aquela idéia que coloquei no início do tópico, usar esses coletores (já até sei quem tem):
e montar a turbina assim:
agora, vem a questão, será a hx40 a melhor indicada, sozinha? nessas fotos que coloquei no início do tópico, inclusive nos 2 302 turbo com preparação, não parece que são turbinas grandes (pelo menos de caixa)…
s -
alias…
inverte os coletores pra frente, faz uma flange bi-pulsativa para a turbina e lanca cada lado pra cada coletor do v8... uma turbina apenas na frente.. será que vira?
então flavio tudo tem um limite ne… no caso dele os coletores seriam enormes e não somente longos hehehe, mas olha os fucas com motor a ar, tem menor cilindrada, menos cilindros e coletores ainda maiores do que o zoega pensa em usar... e já vi muito fusca com turbos .70 por ai...
outra essa ideia do pulsativo foi minha heim kkkk, eu acho totalmente viavel fazer assim.
concordo com vc flávio, tanto o visual quanto o som de um v8 biturbo são animais, porém eu acabo colocando simplicidade e facilidade na frente, acho que com 1 turbina, fica bom, bonito e barato…
é basicamente aquela idéia que coloquei no início do tópico, usar esses coletores (já até sei quem tem):
e montar a turbina assim:
agora, vem a questão, será a hx40 a melhor indicada, sozinha? nessas fotos que coloquei no início do tópico, inclusive nos 2 302 turbo com preparação, não parece que são turbinas grandes (pelo menos de caixa)…
stb acho que ficaria muito massa um v8 biturbo, mas eu acredito que biturbo somente em caso de preparação cavalar, tipo 1000 e tantos cv…
ai teria que ter um saco de dinheiro pra fazer isso.
no seu caso acho muito mais viavel 1 turbo somente, vai gastar bem menos e ter uma potencia até maior do que seu motor aguenta...
e essa segunda foto que vc postou, parece que o cara usa uma hx40... lembra muito a minha...
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nesse primeira foto, é so demonstracao?
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nesse primeira foto, é so demonstracao?
sim, a primeira foto é um motor original, aspirado, só postei pra ter uma noção de como é o escape/coletores…
uai… os escapes ja se encontram ali do lado do motor?
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uai… os escapes ja se encontram ali do lado do motor?
sim, esses motores, vieram com 2 tipos de escape, um deles é esse modelo que postei aí, que me serviria no caso de turbinar (1 turbina). são 2 coletores, porém 1 deles tem saída pela frente, então manda os gases para o outro coletor, onde se juntam com os gases da outra bancada, e saem por trás do mesmo coletor… nessas fotos dá pra vc entender o esquema:
e o outro modelo é o que tenho na minha f100, que são 2 coletores independentes, com saída por trás…
s -
caramba… nessa epoca o povo pouco se preocupava com eficiencia hein?
haja baixa potencia.... haja alto consumo turbo neles
até na puma gtb o escape original é identico ao chevette 1.6... =/
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outra questão que estava pensando aqui, eu tenho manômetro de pressão de óleo na caminhonete, mesmo em marcha lenta, não baixa de 3,5kg/cm², e a pressão fria vai até uns 4,5kg/cm², será que tenho que usar algum tipo de limitador na linha de óleo? é muita pressão para as turbinas?
mudando de assunto, também estava pensando em bomba de combustível, atualmente eu uso uma gti, aquela azul, para gasolina mesmo, com dosador grande, não sei quanto tempo ela vai durar com alcool, e outra, será que vou ter que colocar +1 bomba? também tem o tanque que é de chapa metálica, igual das fmil 80 s, e também a admissão que é de ferro fundido e carburador a gasolina…será que vou ter problemasó e quanto a possibilidade de andar turbo na gasolina, o que me dizem?
valeu galera
salguém opina?
s -
pqp o pessoal comentou dos opalas turbo aí:
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ddbplvuq-zq&feature=related[/media]
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cara.. turbo faz milagres em carro que tem baixa potencia com alto coeficiencia cubica….
é so ver na pratica... um civic vti 1.6l de 160cvs, com 0.6k de turbo, esta por ai gerando 220 cvs em media... por que o diabo do motor ja tem enximento no limite aspro... vc so enta acrescentando 0.6k de potencia final...
ai vc pega um 4.100cc 250s que gera aspro ~135cvs, lasca 0.6k de turbo... lembre que pra dar 0.6k de turbo positivo todo o enchimento volumetrico falho pelo projeto antigo foi compençado e alem disso 0.6k em cima... vc praticamente triplica o que o diabo do motor é capaz.... num tem quem segure...
veja,,, esse carro roda com 0.6 gasolica.. carro careta... tira o pe pq tava filmando...
http://www.youtube.com/watch?v=goh2xp9ukc8
nao pense em girar.. para esses motores, o diabo do turbo acorda diferente de motor com 4cil e 2000cc...
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na gasolina vai de boa, porém tem que usar pressão bem baixa…. coisa de 0,8 no máximo... trabalhar bem o distribuidor pra não dar muito ponto e se possível ter intercooler... isso usando gasolina podium é claro... as comuns que vendem no posto só deus sabe o que tem de solvente misturado
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caramba… cebola.. o cidadao ja quer turbinar um v8 achando que vai ser facil e ainda vau querer ficar na gazoza..............
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então flávio, lá fora não existe etanol, como fazem com os v8 supercharged de 500cv lah nos eua????
é tudo na gasola…
esse v8 dele, com míseros 7,8 de taxa vai ficar sofrivel de andar no alcool... afinal um v8 não anda sempre com o pé colado... logo a gasolina, se atender a meta de potência desejada,é uma ótima idéia...
uma coisa muito importante que o zoega anda não falou eh: qts cvs de potência eu quero?e qts eu posso ter???
ele pode querer mil, mas com miolo stock não pode ter mais de 400... com supercharger e 0,8 vem os 400 mto fácil, não sei com turbo...
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pra mim os carros dos videos tem turbinas muito pequenas… gera pressão com uma simples bombada no acelerador... vira carro de cuartashou ...
fica algo muito ruim de andar... qq pisada no acelerador o carro lixa pneu, como que vai andar com isso...
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então flávio, lá fora não existe etanol, como fazem com os v8 supercharged de 500cv lah nos eua????
é tudo na gasola…
esse v8 dele, com míseros 7,8 de taxa vai ficar sofrivel de andar no alcool... afinal um v8 não anda sempre com o pé colado... logo a gasolina, se atender a meta de potência desejada,é uma ótima idéia...
uma coisa muito importante que o zoega anda não falou eh: qts cvs de potência eu quero?e qts eu posso ter???
ele pode querer mil, mas com miolo stock não pode ter mais de 400... com supercharger e 0,8 vem os 400 mto fácil, não sei com turbo...
isso que eu penso, o povo aqui tem muito preconceito de usar gasolina (exatamente pq tem alcool sempre a mão por aqui), mas lá fora só se usa gasolina e os turbos vão bem…
no jp carro turbo tinha uma anotação pra só usar gasolina de alta octanagem, mas conheci um monte de gente que colocava a comum e nunca teve problema...
eu acho totalmente viavel fazer o v8 dele turbo na gasola, o grande problema é o custo que ele vai ter pra rodar com o carro... já que v8 é gastado , e gasolina boa é cara.
e num v8 a alcool, mesmo com 7,8 de taxa, não acredito que vá ficar ruim de baixa, esses motores são torcudos demais.
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então, eu estou querendo levantar todas as opções e possibilidades antes de dar início a projeto, pra ter tudo bem decidido e não se arrepender depois… comentei de usar gasolina, devido aos seguintes fatores:
-bomba elétrica do gti gasolina (zera, coloquei a uns 6 meses).
-carburador gasolina.
-tanque de combustível de metal/chapa.
-admissão fundida.
-taxa baixa (apesar de ser um v8, tem relativamente um bom torque de baixa, mas esse motor é original, antigo, resumindo é um motor chocho mesmo, por isso mesmo quero turbinar, porém acho que o alcool vai deixar ele mais manco ainda de baixa, se há a opção de usar gasolina para evitar esse efeito, pq não...).
apesar de tudo, ainda não descartei o álcool, nunca andei em turbo a gasolina, talvez seja interessante experimentar, porém ficar andando de pódium de 3 reais é soda hein... na ultima viajem que fiz com ela de pé colado, fiz 2,4km/l na gasolina (falta acerto ainda), mas creio que com turbo/alcool esse consumo vai para menos de 1km/l...
basicamente na gasolina, vou ter as vantagens que comentei acima (quanto as peças/bura/bomba/etc), torque melhor em baixa, porém o consumo de gasolina boa é a desavantagem (apesar do que o sushi comentou de usar comum), um intecooler tbm cairia bem (melhor) na gasolina tbm, não?. no alcool, provavelmente vou ter alguns problemas, como o carburador que provavelmente vai corroer, tanque, bomba que vai abrir o bico, vai perder em baixa, porém ganho no consumo/acerto. certo?
quanto a potência me negotto, eu queroo o máximo que posso extrair com miolo stock e com relativa segurança. se é na base dos 400cv que vc comentou, então vamos rumo aos 400cv.
*estou com um amigo meu tbm, me pentelhando pra eu deixar de turbo e fazer aspirado. no caso seria mandar fazer um comando na sobe, ou importar um isky ou similar, aumentar a taxa pra uns 9,5:1, fazer cabeçote, quadrijet, continuo na gasolina e boa. creio que gaste algo parecido pra fazer turbo ou aspirado, porém no aspro, tenho relatos que com essa preparação que coloquei, conseguiram médias de 6km/l na estrada, e o motor já ganha muito mais elasticidade, fica bem mais esperto e fora que não chama atenção de cops em relação ao turbo... como já comentei no tópico, eu estava querendo partir pro turbo, pois o motor é zero, não tem nem 5mil km rodados, mas dependendo... nem tudo são flores, aspro x turbo, gasolina x alcool, tem vantagens e desvantagens...
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