Uma pergunta a todos .
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o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
ah sim. nesse ponto eu concordo com você.
tem uma matéria, não lembro onde li, procurei mas não achei. é um comparativo entre uma saveiro g4, 2006 snme, 1.6 flex, com uma saveiro 1.6 1986. não lembro exato os anos, mas lembro que a diferença era de 20 anos.
a saveiro véia gastava menos e andava mais que a nova.
lembro que as injeções têm um negócio bom/ruim chamado memória . eu sentia isso com o xsara, e isso que é velho .
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mais ai é culpa de quem compra carro flez achando que vsi economizar…
com o meu mille eu fiz um teste doido. a cada abastecida eu trocava de combustível. nessa forma, fiz média na cidade de 6km/l no álcool e 9km/l com gasolina, e na estrada 9km/l e 12 km/l. médias de carro 1.8 ou até 2.0.
hoje, se eu rodar só com álcool, eu faço 9km/l na cidade e 12km/l estrada. na gasosa, fiz 12km/l na cidade e 18km/l na estrada. já cheguei a fazer 21km/l, mas andando a 80km/h+.
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o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
mais ai é culpa de quem compra carro flez achando que vsi economizar…
concordaria com você se tivessemos a opção de comprar carros só a gasolina ou só a álcool, mas infelizmente praticamente só disponibilizam carros flex pra venda.
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você tocou num ponto bacana. aliás, dois.
geralmente, quando se anda na estrada com o piloto automático ligado, a tendência é que o carro economize, ou não gaste tanto.
hoje em dia se roda mais com o ar condicionado ligado. grande parte dos carros vendidos hoje tem esse equipamento, que, como muitos sabem, mesmo não sendo usado, ele gasta mais que um modelo sem.
na verdade, normalmente o piloto automatico gasta mais, por que qualquer subidinha, ele acelera para manter a velocidade. principalmente carro automatico, pega uma subida forte, e o carro chega a baixar 2 marchas para não perder velocidade….
aqui nos eua, o consumo medio é melhor por:
1o se anda numa velocidade constante.
ex: limite é 55, coloca 60/65 no cruise control, e esquece da vida. da para andar um tanque inteiro (na estrada) sem tocar nos pedais….
2o realmente tem alguns motores que são mais economicos que no brasil, principalmente os gm 4c, que aqui são bem economicos.
3o relevo plano. (ao menos aonde eu moro)
4o menos alcool na gasolina (10% contra 25%/30% no brasil)
abraços
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o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
exatamente carros pouca coisa mais antigos estão muito mais gastões que os atuais… comparado unos que meu pai teve da empresa onde trabalha.
não lembro os anos, mas o primeiro flex (tem uns 6 anos snme)4 portas pelado, fazia mais de 10 de alcool na cidade. o ultimo que ele pegou lá tem coisa de 2 anos, e não fazia mais que 7 na cana na cidade no mesmo percuso, e no mesmo modelo de carro.
mais ai é culpa de quem compra carro flez achando que vsi economizar...
hoje em dia não tem como. eu preferia pegar um carro zero a alcool, mas só tem opção de frekis
o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
ah sim. nesse ponto eu concordo com você.
tem uma matéria, não lembro onde li, procurei mas não achei. É um comparativo entre uma saveiro g4, 2006 snme, 1.6 flex, com uma saveiro 1.6 1986. não lembro exato os anos, mas lembro que a diferença era de 20 anos.
a saveiro véia gastava menos e andava mais que a nova.
lembro que as injeções têm um negócio bom/ruim chamado memória . eu sentia isso com o xsara, e isso que é velho .
foi no blog do bitu…
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comigo em testes de estrada o cruize control foi sem dúvida menos beberrão do que andando no pé. em retas se mantendo a velocidade no pedal gasta-se mais do que no cruize…
e dá uma diferença bacana.
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olha, com o ka 1.6 flex completo, com mais torque e pot. que os carburados 1.6, fazia na cidade 8.5, sem pé leve o tempo inteiro e com transito muitas vezes, na estrada nunca fiz mais que 11.5.
porém o carro pesa menos de 1000 kg, assim como os carburados da mesma época.
hoje, aqui em casa com o azera a coisa mudou bem, 6 na cidade com pé levíssimo, mas o carro pesa 1650kg.
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date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
possivelmente, seu fusca tem um acerto fino no carburador, seu corsa tem o acerto genérico de fábrica, além disso, tem as dimensões do carro,
um corsa que peguei de exemplo, corsa super 1.0 8v, tem aprox. 904 kg e 60cv, o fusca tem uns 800kg e 46cv, porém o torque é prox. dos 2 carros,
mas com certeza no corsa a entrega é mais linear, tem um certo controle das emissões, etc.
agora, carro 1.0 somente a gasolina fazendo menos de 11 na cidade, está com alguma coisa estranha, nem que seja o jeito de dirigir.
tive 2 fiestas street, 1 mille fire, 1 gol special, todos faziam mais de 12 na cidade, na estrada os fiestas e o mille chegavam a fazer entre 15 e 17.
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date= 10 julho 2010 - 11:43 timestamp= 1278812611 post= 802676 ]
date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
esqueci de dizer que um é 24 anos mais velho que o outro.
ah, ainda bem que vc especificou… pensei que você tava falando daqueles corsas 74, ou dos fuscas 98.
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meu polo 2.0 8v 2004 gasolina faz 10 na cidade com ar e 11 na estrada com ar… sem ar 11 e 13 respectivamente... isso andando de boa e até 100km/h
o civic si de 198cv (podium) faz 9 na cidade sem ar e 12 na estrada sem ar andando até 120km/h ... com ar cai pra 8,5 e 10 respectivamente...
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date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
tem q analisar o desempenho torque e poluição… basta sentir o cheiro do escape de um fusca e de um corsa
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date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
possivelmente, seu fusca tem um acerto fino no carburador, seu corsa tem o acerto genérico de fábrica, além disso, tem as dimensões do carro,
um corsa que peguei de exemplo, corsa super 1.0 8v, tem aprox. 904 kg e 60cv, o fusca tem uns 800kg e 46cv, porém o torque é prox. dos 2 carros,
mas com certeza no corsa a entrega é mais linear, tem um certo controle das emissões, etc.
agora, carro 1.0 somente a gasolina fazendo menos de 11 na cidade, está com alguma coisa estranha, nem que seja o jeito de dirigir.
tive 2 fiestas street, 1 mille fire, 1 gol special, todos faziam mais de 12 na cidade, na estrada os fiestas e o mille chegavam a fazer entre 15 e 17.
claro que há outros fatores, por exemplo, com o fusca nem tenho coragem de andar mais rápido, o corsa tem ar condicionado e direção hidráulica… mas o que quis dizer é que não tem muita mágica não, por mais tecnologia que se coloque, o princípio é a estequiometria do motor e a relação peso/potência.
date= 10 julho 2010 - 11:43 timestamp= 1278812611 post= 802676 ]
date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
esqueci de dizer que um é 24 anos mais velho que o outro.
ah, ainda bem que vc especificou… pensei que você tava falando daqueles corsas 74, ou dos fuscas 98.
poderia ser um itamar 96 e um corsa 94…
date= 10 julho 2010 - 11:31 timestamp= 1278811909 post= 802675 ]
meu corsa 1.0 mpfi gasolina faz, na cidade, exatamente os mesmos 10km/l do meu fusca 1300cm3 carburador simples solex h30pic.
tem q analisar o desempenho torque e poluição… basta sentir o cheiro do escape de um fusca e de um corsa
do jeito que meu corsa queima óleo não me arrisco nesse teste… hehehe... mas não sei se isso procede, acho o câmbio do corsa muito longo pra cidade, tem que acelerar muito pra pouco desempenho. na estrada já muda o negócio.
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os flex é uma porcaria. e hoje não faz diferença qual cilindrada, os consumos tão bem semelhantes, tudo alto. não é mais como antes que motor pequeno era econômico em relação aos grandes.
o último carro econômico que tivemos foi o uno fire gasolina, aquele sim é econômico.
meu pai teve dois new civics, o primeiro a gasolina e o segundo flex, ele diz ate hoje que o maior arrependimento dele foi ter trocado pro flex, a diferença de consumo era absurda, o gasolina fazia 8~9km/l na cidade e 14km/l na estrada, já o flex era 6~7km/l na cidade e 11~12km/l na estrada.
concordo com o garcia…
o grande problema é o modo de dirigir...
aqui nos eua, tem que andar no limite de velocidade, ou pouca coisa acima. eu fiz a um mes atras, com um corolla alugado, com ar ligado o tempo todo, peguei um pouco de congestionamento (saindo de washington), media de 100km/h mais ou menos, deu 17.3 km/l na estrada. e foi com o cruise control, que gasta mais que se for no pe.
e a gasolina agora tem 10% de alcool aqui também.
unico carro que bebe aqui e não tem jeito, é o pt cruiser, aquilo é uma merda, faz 9km/l....
você tocou num ponto bacana. aliás, dois.
geralmente, quando se anda na estrada com o piloto automático ligado, a tendência é que o carro economize, ou não gaste tanto.
hoje em dia se roda mais com o ar condicionado ligado. grande parte dos carros vendidos hoje tem esse equipamento, que, como muitos sabem, mesmo não sendo usado, ele gasta mais que um modelo sem.
lá em casa o unico automatico hoje é o do meu pai, um new fit lxl 1.5 16v (daqueles com shift pad no volante), certa vez fiz um comparativo entre o carro dele (2009), o c3 1.4 8v (2008) da minha mãe e o meu 306 sedan 1.8 16v (2001), os dois primeiros flex e o unico gasolina é o meu, comparei o carro do meu pai com o da minha mãe, os dois horriveis de consumo, sendo o fit mais beberrão (cidade 6~7km/l e estrada 12~13km/l) e o c3 fazendo 7~8km/l na cidade e na estrada 13~14km/l, meu carro mais pesado (ainda mais pesado por causa do tanque de gnv - 70kg), mais potente, sem catalizador tava fazendo 8km/l na cidade e 15~16km/l na estrada, so não deu pra eu mesmo fazer o teste nos 3 carros, mas a media de velocidade na estrada ficava em torno de 90km/h
comparei tambem o carro da minha mãe que tem o motor igual ao meu antigo 206 1999, mas com cilindrada menor e algumas melhorias a mais (c3 1.4 8v motor tu3jp 83cv e o 206 1.6 8v motor tu5jp 90cv) meu 206 so com ar e direção era mais economico que o carro da minha mãe e continuava economico mesmo rebaixado e com as rodas maiores e pneus mais largos (nesse segundo caso a ordem de economia era um pouco melhor que o c3)