Megasquirt (ms racing)
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boa noite,
sempre ouvi falar sobre a megasquirt, mas nunca havia pesquisado sobre ela, e alguns tópicos me voltaram a atenção para ela.
gostaria de saber relatos de quem usa, baixei os programas dela e estava dando uma olhada, parece ser bem complexo o acerto dela, e começar do zero me pareceu ser muito dificil.
mas o que eu quero saber é:
1° - ela parece ser bem completa, no uso do dia a dia, ela se comporta como uma ie original?
2° - existe algum programa base para se começar o acerto?
3° - dá muito trabalho até chegar ao acerto perfeito ?
obrigado.
fernando i. sobral
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bom, vamo lá
1° - ela parece ser bem completa, no uso do dia a dia, ela se comporta como uma ie original?
olha, os pais sempre são suspeitos pra falar de seus filhos , mas agora a pouco mesmo eu estava junto com o piu e ele estava fazendo alguns acertos na saveiro dele, não aquela vermelha que deu pt, uma 2008 total flex inteira original (pelo menos por enquanto) que ele tirou a 4avp e instalou aquela msii 4 avp que é plug n play. eu duvido que alguém ande com o carro e fale que tem alguma coisa diferente. ou melhor, tem sim: mais torque de baixa, pois como dá para brincar com a curva de ponto da forma que você quiser, ficou bem gostosa de andar. inclusive nesse caso o controle de marcha lenta funciona em malha fechada usando o motor de passo original dos ap mi mesmo, mantém a rotação constante quando esterça totalmente a dh e qdo liga o ac, controla as duas velocidades da ventoinha… literalmente tudo igual à original mesmo.
mas uma coisa é fato: de nada adianta ter uma super hiper ultra mega ferramenta se você não sabe usá-la. é imprescindível que o acerto seja bem feito.
2° - existe algum programa base para se começar o acerto?
sim, você informa alguns dados de seu motor e o software cria uma tabela inicial para você começar o acerto.
3° - dá muito trabalho até chegar ao acerto perfeito ?
contanto que você saiba no que está mexendo, não é tão complicado assim não. é óbvio que um acerto 100% perfeito, afinando inclusive curva de ponto, você só vai conseguir fazer em cima de um dinamômetro com freio, monitorando, além da leitura de sonda, a temperatura dos gases do escape.
pra mim, o que mais vale é o prazer de poder fazer por conta própria. é muito gostoso conseguir acertar o mapa e ter um resultado próximo da perfeição, mesmo usando só uma sonda wide e o bundinamômetro.
e o tunerstudio agora tem o ve analise live, que é uma ferramenta fodástica, corrige sozinha o mapa de injeção online com o carro andando a partir de um mapa alvo de lambda que você cria. pelo que me consta, nenhuma ie nacional faz isso (pelo menos por enquanto…)
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sempre ouvi falar bem da ms, mas nunca vi funcionando ao vivo .. acredito que a maioria das pessoas que têm a intenção de monta-la tem o receio de encontrar dificuldades em acertar.
estou pensando seriamente montar em um carro meu, se o ricardo der um suporte vou encarar (mandei mp).
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possível é sim, já tem gente usando…
[media]http://www.youtube.com/watch?v=tjj6aiqrbis[/media]
complicado de moto é adequar a capacidade do sistema elétrico com as necessidades da bomba elétrica, bicos, ecu, etc…
também é chato de arrumar jeito pra pegar sinal de rotação, pois elas não tem pré-disposição nenhuma para isso, tudo precisa ser adaptado... mas que é possível, isso é.
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olha faz tempo que leio coisas sobre a mega squirt…. muito bom em relação as programáveis do mercado, via nela 3 empecílios, uma montagem... não é para qualquer um, 2º todo manuel em ingreis , 3 acerto mais complexo....
com mega do nosso amigo ricardo, a montagem não é mais necessária, já vem tudo pronto..... e o manual dele acredito que será em portuga e já sei que um dos programas ele já até traduziu, acho que tem dois que ainda não.... ai só fica a zebra do acerto..... mas acredito que ele dando um suporte isso seja diversãooo rsrsrrs
ricardo, segue ai a dica.... quer matar a concorrência, faz um esquema de parcelamento, pois preço é excelente, imagina se conseguir fazer em 10 vezes no cartãooooo... ai só num compra quem num quer....
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zé, no mercado livre tem mega squirt racing pra vender…
ou quem quiser só negociar com o ricardo um anuncio via mercado livre... 12x com juros mas vale a pena...
eu uso uma msracing no meu carro, e digo: É foda
não que ela renda mais potência que fueltreco, mas o quesito qualidade do acerto é inquestionável...
porÉm:
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sem uma sonda wide dificulta mais obter niveis de consumo satisfatórios em curto prazo. não é impossível, mas é mais dificil com uma narrow
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tem que ler o manual, pois ela controla desde distribuidor simples até roda fônica com nº dentes variados, com sensor hall ou indutivo, como os subaru, ford, etc... marcha lenta pwm ou motor de passo... bico de alta ou de baixa... então é muita opÇÃo pra configurar e precisa saber o que se está fazendo...
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não sei se é permitido, mas é um ótimo auxilio pro pessoal que tem medo de não conseguir acertar a sua ms
assim como a turma pp é bacana o pessoal lá tb… sempre ajudam...
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entao pelo o que eu entendi, é possivel fazer um acerto com mais qualidade do que uma fueltech, porem com muuuito mais trabalho e um custo inferior.
bom, falar que da muuuuuito mais trabalho que acertar uma fueltech eh com certeza um grande exagero. pode exigir um pouco mais de entendimento de como funciona o sistema de injecao eletronica, mas sem sombra de duvida a praticidade de acerto da ms e muito maior. nao conheco essas ft400 novas, mas se comparando com as racepro 1fi antigas, sem chance, da muito mais trabalho ficar pulando de uma tela pra outro, ficar picando nos botoezinhos pra subir/descer valores, etc…
seria possível usar a ms somente para controlar o ponto e a fase suplementar num motor turbo?
sim, sem problemas, perfeitamente possivel, so nao vejo muita vantagem em fazer isso…
ricardo
add ai
interece em uma para roncar o motor de silverado heh
opa, ja tenho vc em meus contatos marcelo…
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pessoal,
a mega tem bastantes recursos, então (não quero jogar um balde de água fria) é bom ler e entender o manual pra saber como ela funciona, pois isso ajuda bastante na hora do acerto…
falar em facilidade de deixar o carro liso etc é muito relativo. tem gente que se dá melhor com um sistema, outros melhor com outro e por aí vai... mas o que eu posso dizer por conhecimento de causa é que saindo de uma injeção mais simples - também programável - pra uma megasquirt-ii (ms2 racing) o carro melhorou bastante claro que era e continua sendo um setup extremo (bicos monstruosos, comando com levante monstro e duração acima de 300º, turbo monstro, potência monstra).
passou de injeção full-group (pulsa os 4 injetores de uma vez) para sequencial (cada injetor é pulsado 1 vez por volta do vira no momento que vc define) e agora anda com 4 bobinas ao invés da receita msd + bobina.
dá pra sentir que o carro acende mais progressivo e mais cedo, tanto que a pressão do turbo até subiu um pouco sem mexer na válvula depois da nova injeção e acerto. suavidade nem se fala, lenta estável em 1100 rpm só na borboleta (mal e mal embaralha).
consumo na faixa de 6-7 km/l na estrada com direito a umas espetadas de 5a bem fortes... essa não foi a mais forte, teve uma que bateu 270
então recursos e potencial pra ser uma excelente injeção pra um carro de dia-a-dia ela tem só há necessidade de quem acertar caprichar.
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e o driver de ignição interno? funciona como um amplificador de faisca ou é somente um modulo de ignição?
e dá pra montar 4 bobinas de mi com ela?
módulo amplificador de faísca só se for capacitivo… o driver interno funciona de forma q vc pode programar o dwell pra atingir o máximo da bobina... esse papo de amplificador de ignição indutivo, pelo q sei (me corrijam se estiver enganado) non-ecziste.
quanto a montar 4 bobinas de mi, pode ir na fé... eu uso 4 de mi com uma adaptação pra não usar cabo de vela.
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e o driver de ignição interno? funciona como um amplificador de faisca ou é somente um modulo de ignição?
e dá pra montar 4 bobinas de mi com ela?
módulo amplificador de faísca só se for capacitivo… o driver interno funciona de forma q vc pode programar o dwell pra atingir o máximo da bobina... esse papo de amplificador de ignição indutivo, pelo q sei (me corrijam se estiver enganado) non-ecziste.
quanto a montar 4 bobinas de mi, pode ir na fé... eu uso 4 de mi com uma adaptação pra não usar cabo de vela.
e fica mais forte 4 mi do que msd e 1 bobina só?
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e o driver de ignição interno? funciona como um amplificador de faisca ou é somente um modulo de ignição?
e dá pra montar 4 bobinas de mi com ela?
módulo amplificador de faísca só se for capacitivo… o driver interno funciona de forma q vc pode programar o dwell pra atingir o máximo da bobina... esse papo de amplificador de ignição indutivo, pelo q sei (me corrijam se estiver enganado) non-ecziste.
quanto a montar 4 bobinas de mi, pode ir na fé... eu uso 4 de mi com uma adaptação pra não usar cabo de vela.
e fica mais forte 4 mi do que msd e 1 bobina só?
não sei quantificar pra vc. eu tenho ódio de cabo de vela… a msd tem a vantagem das múltiplas centelhas por ser capacitiva. e isso ajuda na hora da partida e em baixa...
se vc quer saber de algo mais extremo, o gol do gps aí, usava uma hvc + 6 digital. agora anda com 4 bobinas do 1.8t 180hp. com 2kg tá virando algo em torno de 550cv (sem exagero). e no booster (quase um tudukidá na hx40) as velas não apagam....
só o fato da faísca não ter que percorrer cabo, rotor, pular do rotor pro terminal do cabo e percorrer o cabo de vela já dá uma baita diferença