Este é o mustang mais cobiçado de todos os tempos
-
este é o mustang mais cobiçado de todos os tempos
a raridade é um dos fatores de maior peso para a transformação de um carro em um ítem de coleção. quando aliado à esportividade então, a cobiça e o valor são ejetados à estratosfera. é por isso, por exemplo, que um hemi cuda 1970 conversível atinge cifras tão altas quanto três milhões de dólares quando é posto à venda: apenas 14 unidades foram fabricadas.
mas o caso do gt500 1967 aí em cima é um pouquinho mais extremo: ele é único. um de um. e é capaz de atingir 270 quilômetros por hora.
seu nome? super snake, o original.
o mustang shelby gt500, equipado com um big block 428 (7 litros) de 355cv, já não era brincadeira. sua aceleração de 0 a 96 km/h em 6,2s é impressionante até hoje. mas o mítico carroll shelby queria mais: pediu ao engenheiro-chefe das operações da shelby america, fred goodell, que equipasse uma unidade com um 427 de competição, utilizado nos gt40 mark ii; para ser usado em um teste encomendado pela good year.
dotado de cabeçotes e bomba d água de alumínio, tuchos mecânicos, um carburador holley de 780cfm e coletores de escape dimensionados com design exclusivo, a usina rendia estúpidos 520 cavalos (declarados) a 6000 rotações por minuto para diferenciá-lo dos demais gt500, a carroceria recebeu uma faixa tripla longitudinal exclusiva, com 20 polegadas de largura.
[media]http://www.youtube.com/watch?v=zvjhadmam1a&feature=player_embedded[/media]
o carro foi levado à pista de testes da good year, no texas, para uma demonstração dos então-novos pneus de performance thunder bolt. lá, o super snake registrou uma média de 228 km/h ao longo de 500 milhas (804,6km), com picos de até 270 quilômetros por hora* considere a aerodinâmica de um mustang, a falta de aderência dos pneus diagonais e a total falta de segurança - tanto do carro como da pista - e entenda o tamanho desta façanha.
*dados passados por fred goodell a charley lillard
o automóvel foi parar nas mãos de don mccain, na época um representante de vendas da shelby american, que tentou transformá-lo em uma série limitada a ser vendida na mel burns ford, concessionária que ele chefiou pouco tempo depois de adquirir o gt500 ss. mas o preço proibitivo de 7500 dólares o transformou em uma versão mais pesada e menos atraente do cobra 427, e por isso o projeto foi cancelado antes de sair do forno.
assim, o único super snake a ser construído foi parar nas mãos de uma dupla de pilotos de aviões comerciais, que o levavam para as pistas de arrancada nos finais de semana. após trocar de mãos algumas vezes ao longo das décadas, o mustang mais raro do mundo foi anunciado no ebay pela bagatela de 3 milhões de dólares, em 2008 - e desde então, está nas mãos do colecionador charley lillard. pense em alguém com bom gosto, mas com muito dinheiro sobrando.
11:39 - 08 de agosto de 2010
por juliano kowalski barata
fonte: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/este-e-o-mustang-mais-cobicado-de-todos-os-tempos
fantastico e originalidade custa caro, mas convenhamos, com 3 milhoes voce faz um igual com tudo do bom e do melhor nao?
-
exclusividade custa caro…
esse é o unico original o resto é replica e nunca que replica custa mais que o original e .
-
exatamente, eu e o joel conversamos a respeito, a unica coisa que vale nesse carro eh a sua historia mesmo.
mas é sempre assim…
pra mim, esse carro deveria ir para um museu da ford e pronto. por mais exclusivo que seja, seu desempenho não se compara nem de longe a um focus rs, que vc (não nós, os gringos), podem comprar zero na concessionária.
ou faz como o otávio mesquita e pendura o carro na parede da sala.
-
com esse dinheiro eu lá ia querer saber de carro …