Conselhos para acertar ap aspirado
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pessoal, diminui a pressão da linha de combustivel, ta oscilando entre 2,8bar a 3,2bar.
andei com o carro hoje e o comportamento melhorou muito em compensação ao que estava antes. ao acelerar dá pra sentir aquela leve colada de bunda no banco, muito leve mas ja deu pra sentir o motor desenvolvendo e puxando. pisando a pressão vai pra 3,5bar oscilando pra 4bar.
ml ta legal, fica oscilando entre 850rpm a 1050rpm e da picos de 1250 a 1300rpm e depois cai. mas esses picos não são frequentes.
tomara que assim o consumo diminua também, pq 3km/l de alcool (sendo otimista) tava dificil. amanha pretendo ir ao escapeiro pra ver o lance do abafador, de qualquer jeito tiro esse turbão que não to curtindo, ja ta com aquele barulho estralado feio pra burro.
por enquanto é so isso, na ft nao tem como mexer pq ta travada com senha.
esperando os bicos ainda.
mas so de mexer no dosador melhorou muito.
nao liguei o vacuo no coletor pq nao tenho ferramentas pra isso. mas quero ligar quando voltar pra oficina.
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pode usar um t sem problema nenhum. o cilindro mais fácil para a tomada do vácuo é o 4º.
se vc está pagando pelo acerto, aconselho a não mexer em mais nada e deixar tudo nas mãos do preparador.
o resultado esperado por tudo que o seu motor tem é pelo menos uns 160~170 cv( a colada da bunda é violenta e imediata), com dirigibilidade de carro original e um consumo de 5~6 km/l na cidade e mais de 8 km/l na estrada, marcha lenta quase estável em torno dos 1000 rpm. se receber menos que isso reclame.
se o seu preparador conseguir isso sem a correção por map, ótimo. méritos para ele, mas adequar a alimentação do motor a carga imposta, em todas as situações de uso, usando como referência apenas o tps e a rotação é impossível. carros originais se utilizam do map ou maf para isso.
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por enquanto é so isso, na ft nao tem como mexer pq ta travada com senha.
ja tentou as senhas obvias como 0000 , 1111 e ai por diante ?
hehe ja sim, ate numero de telefone, cep, endereço, celular. mas deixa, até semana que vem, se tudo der certo, os bicos chegam e o carro encosta denovo pro acerto final.
ai repasso tudo isso que a galera deu as dicas aqui, pra ajudar noa certo o mais rapido possivel.
atualização de hoje: troquei o abafador, tirei aquele turbão e coloquei o meu de inox. ficou muuuuuuito mais encorpado o som, bem grave mesmo, nada de estralinhos. mas ta muito grave, mesmo usando o atenuador do abafador, ele fica alto, sem ele fica mais livre, mas alto.
ja peguei as medidas e a idéia é a seguinte. meter um magnaflow na traseira, do tipo oval não restritivos, mas o oval possui mais manta e material acustico do que os redondos. e no meio colocar 2 abafadores intermediarios. ja uso um sicap no meio, a ideia e colocar o outro no lugar da curva em l perto do tanque. se eu conseguir verba, quero trazer uma magnaflow intermediário tb, de 6 redondo, por 23 de diamentro, ai esse ficaria no lugar do sicap, e o sicap passaria para essa curva em l . o bom do magnaflow é que é tudo em inox. e o preço que um giba da vida me cobrou por um abafador final, eu trago os 2 e mais 2 tubos com curvas em 90º pagamento frete e imposto.
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fudeu… os bicos chegaram, fui buscar e quase cai de costas.
o vendedor tinha declarado como eletronico, caraaaaaaaaaaaaaaaai. o preço que paguei neles tá sendo o preço de tributos, r$280 sorte que eletinha declaro valor abaixo, senão ja era.
fica a dica pra galera, quando comprarem não peçam so para declarar um valor baixo, peçam para nao declarar como eletronico.
para vcs terem ideia, comprei 2 filtros marmita da europa e chegaram sem imposto, comprei a sonda wide aem e paguei so r$50 de tributo.
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galera, o carro ta rodando, mas ainda nao to satisfeito nem um pouco com a regulagem.
em baixa velocidade, tipo até 3000rpm o carro ta dando muita cabeçada, e se pisar o motor nao rende como gostaria, dá pra sentir ele amarrado.
a sonda deu uma leve melhorada em marcha lenta fica nos 0.85 a 0.90 andando continua variando muito de baixo pra cima, impossivel ver ao certo onde tá, e trancando o pé tb ta variando.
andei anotando os dados da ft e lendo o manual de cabo a rabo, e pelo o que percebi ela tá quase com a configuração padrão da ft ainda. ponto inicial em 16º até 1500rpm ai chega nos 2000rpm ate 7000rpm ta tudo 24º.
outra coisa que me chamou atenção é o lance do bico injetor. to com os dados do siemens deka 60lb e o minimo dele pra fluir é 1.5ms (minimum linear pw), e tem outro dado que é o opening/closing time que é 1.3ms/0.7ms, e na ft nao vi nenhum desses dados.
aspirado por tps > mapa principal > injeção (ms) pela posição do tps
lenta (1.49ms/11%) isso que ta estranho esse dado eu pego do minimo pra fluir de 1.5ms ou uso o dado de open/close time de 1.3ms???
10% 3.04ms
ai sobe até 100% com 5.90 e 67% aberto.
outra coisa que me deixou cabreiro é a injeção por rotação, o certo é começar a decair quando atinge rotação maxima, mas nomeu ela começa a cair em 4500rpm ate 7000rpm quando chega em -12%
e eu acho que é ai que ta o pipino, de 100rpm a 3500rpm começa de 1$ e vai ate +5% , ai em 4000rpm cai pra +3% e em 4500 vai pra zero e começa a negativar.
to usando um comando 308ªx296º como ja foi dito, so que na carta dele nao tem a faixa de torque e eficiencia maxima pra poder atrasar o ponto nessa faixa critica, talvez seja outro motivo de nao conseguir rodar deboa em baixa rotação e ele segurar em media e alta. mapa de ignição por rotação: ponto inicial em 16º até 1500rpm ai chega nos 2000rpm ate 7000rpm ta tudo 24º.
pessoal, então peço ajuda dos entendidos, e se tiverem material sobre injeção nesses aspectos de ponto, atraso, avanço, injeção, me mandem pra eu dar uma boa lida e nao fazer cagada no motor. apostilas do senac, sebrae de mecanica ajudam muito.
o consumo nem preciso dizer que nao mudou nada, 2,5km/l tanto rodando deboa quanto acelerando.
e outra coisa, o cutoff nao funciona nem a pau, o carro apaga.
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em breve mais um novo usuário de megasquirt…. hehehehehehehehehehe
zueira cara... mas eu não consigo gostar de ft em carro de rua com compromisso de consumo aceitável...
se vc manja de inglês, te passo uns links bacanas... agora traduzido pra português é dificil achar algo...
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cara…comandaralho é assim mesmo... anda tropegando em carga baixa, num tem muito jeito
o resto ta mais ou menos certo (num mexo com fueltec)
1,5ms é qdo o fluxo fica linear (ou seja a partir dai se vc aumenta o dc aumenta linear a qdade de combustivel)
1,3ms é o tempo de abertura (tem certeza..me parece meio alto esse valor, eu chutaria uns 1,1 no máximo estourando)
0,7ms é o tempo de fechamento.
sim... a curva de combustivel tem que seguir a curva de torque máximo e naum potência máxima... normal cair antes do limitador de giros...
ps: vi teu carro qdo estive ai em goiania... bem montadinho,
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achei o ponto baixo, nunca vi nenhuma fueltech andando com menos de 20° inicial.
experimenta subir esse ponto, quanto tem de taxa seu motor? os pistões são forjados nao são? 24° final acho pouco, por aqui os carros de rua forjados com ft nao andam com menos de 26° final e 3 kg de pressão.
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1,3ms é o tempo de abertura (tem certeza..me parece meio alto esse valor, eu chutaria uns 1,1 no máximo estourando)
pior que é isso mesmo. a gente ensaiou esses bicos na bancada, e o dead time deles é exatamente esse.
foi até por isso que me desfiz deles.
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em breve mais um novo usuário de megasquirt…. hehehehehehehehehehe
zueira cara... mas eu não consigo gostar de ft em carro de rua com compromisso de consumo aceitável...
se vc manja de inglês, te passo uns links bacanas... agora traduzido pra português é dificil achar algo...
opa pode mandar os links que eu entendo aiaiaia, 10 anos de ingles vamos ver o que vira.
rapaz, olha que ja to até cogitando uma ms hehehe, mas por agora ainda nao, gastei demais nesse projeto e quero ate a ultima consequencia tirar proveito disso.
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cara…comandaralho é assim mesmo... anda tropegando em carga baixa, num tem muito jeito
o resto ta mais ou menos certo (num mexo com fueltec)
1,5ms é qdo o fluxo fica linear (ou seja a partir dai se vc aumenta o dc aumenta linear a qdade de combustivel)
1,3ms é o tempo de abertura (tem certeza..me parece meio alto esse valor, eu chutaria uns 1,1 no máximo estourando)
0,7ms é o tempo de fechamento.
sim... a curva de combustivel tem que seguir a curva de torque máximo e naum potência máxima... normal cair antes do limitador de giros...
ps: vi teu carro qdo estive ai em goiania... bem montadinho,
opa to entendendo então. essa info de 1,3ms e 0,7ms peguei no proprio manual do bico, são esses valores mesmo.
então, na lenta é bom eu deixar 1,5ms no lugar dos 1,49ms, correto. pq ai sim o bico estará pulsando normalmente com fluxo linear, correto.
e vou diminuir um pouco a carga no mapa principal que em 10% ja consta 3,04ms e olhando na wideband, ta dando um excesso fudido, talvez isso venha ainda mais a contribuir pras cabeçadas ao dirigir com pouca carga, além do comando claro.
viu o golzera hehe, mas vc viu ele já montado, com filtros, terminando o tal acerto? agora ele tá zerado, os freios melhoraram 1000% depois que coloquei a valvula equalizadora, a pinça trazeira estava travando sem a valvula.
achei o ponto baixo, nunca vi nenhuma fueltech andando com menos de 20° inicial.
experimenta subir esse ponto, quanto tem de taxa seu motor? os pistões são forjados nao são? 24° final acho pouco, por aqui os carros de rua forjados com ft nao andam com menos de 26° final e 3 kg de pressão.
então, mas em original ap o ponto nao fica entre 9 e 12º? lembrando que meu motor é aspirado e nao turbo. achei muito estranho chegar nos 2000rpm e a partir dai travar tudo em 24º, dá pra abusar até uns 26º com segurança? uso pistão e biela forjados sim.
1,3ms é o tempo de abertura (tem certeza..me parece meio alto esse valor, eu chutaria uns 1,1 no máximo estourando)
pior que é isso mesmo. a gente ensaiou esses bicos na bancada, e o dead time deles é exatamente esse.
foi até por isso que me desfiz deles.
isso, estava pesquisando sobre isso e até achei um recado do ricardo falando desse bico em outro forum, é esse valor mesmo.
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cara…comandaralho é assim mesmo... anda tropegando em carga baixa, num tem muito jeito
over,
mas, ele tem 4 borboletas
o comando deveria tropegar tanto assim mesmo ?
sempre soube que comando brabo ~ comandaralho tropegasse muito na lenta no caso de borboleta unica por falta de ar admitido, mas, como ele tem 4 borboletas, achei que nao fosse o caso em questao (ou que estabilizasse perto da considerada lenta normal )
abraco
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
ja considerou usar um segundo mapa (a fueltech permite), comecando com o acerto padrao e depois ir corrigindo com a tua wideband ?
pq lenta de 1400 rpm com 4 borboletas e 0.72 de lambda é muita coisa errada…
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puxa…agora fiquei triste... uso 5 deles no meu marea...e pra deixar a marcha lenta boa eu uso pouquissimo tempo de injeção ..mas funciona bem... muito bem alias...
vi o golzinho montado sim... ta show...
com dependendo do comando ele só lima com mais carga... mas se tiver muito rico realmente vem do jeito que vc falou... 4 borboletas ajudam a melhorar...mas se o comando tiver muito cruzamento só fica bom depois de um certo giro e com carga mais alta... por isso tem que usar alpha-n (que alias tem esse defeito de num ser o melhor dos mundos em meia carga... ams fica bem aceitável num motor com pouco comando a ponto de poder ser usado em carro de fabrica - tipo monoponto por exemplo).
pode colocar bem mais ponto... a ft tem uma caracteristica... só funciona bem com mais ponto que o carro original... se usar o mesmo num vai... acho que da pra enfiar uns 30° de avanço ai (só tem que tmar cuidado pra ver se num acontece detonação)
pelo que conversei com o klaus ele é muito conservador pra evitar quebras (devido claro ao fato dele mexer com caro de pista, onde pra pensar em ganhar tem que ter certeza de chegar) acho até legal isso... agora vc mesmo vai indo mais pro limite...
devo voltar pra ai daki um ou dois meses... ai quero ver o golzinho ja acertado hein
aproveitando... tem algum site pra baixar o manual dos bicos ?
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over, se é que te ajuda…
http://www.racetroni…62_brochure.pdf
tanto faz a versão short como a long , as características são as mesmas (já tive dos dois).
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
ja considerou usar um segundo mapa (a fueltech permite), comecando com o acerto padrao e depois ir corrigindo com a tua wideband ?
pq lenta de 1400 rpm com 4 borboletas e 0.72 de lambda é muita coisa errada…
isso a ft permite 3 mapas, vou deixar o primeiro quieto e ir montando o 2º numa boa, e postando os resultados e pedindo ajuda hehehe.
puxa…agora fiquei triste... uso 5 deles no meu marea...e pra deixar a marcha lenta boa eu uso pouquissimo tempo de injeção ..mas funciona bem... muito bem alias...
vi o golzinho montado sim... ta show...
com dependendo do comando ele só lima com mais carga... mas se tiver muito rico realmente vem do jeito que vc falou... 4 borboletas ajudam a melhorar...mas se o comando tiver muito cruzamento só fica bom depois de um certo giro e com carga mais alta... por isso tem que usar alpha-n (que alias tem esse defeito de num ser o melhor dos mundos em meia carga... ams fica bem aceitável num motor com pouco comando a ponto de poder ser usado em carro de fabrica - tipo monoponto por exemplo).
pode colocar bem mais ponto... a ft tem uma caracteristica... só funciona bem com mais ponto que o carro original... se usar o mesmo num vai... acho que da pra enfiar uns 30° de avanço ai (só tem que tmar cuidado pra ver se num acontece detonação)
pelo que conversei com o klaus ele é muito conservador pra evitar quebras (devido claro ao fato dele mexer com caro de pista, onde pra pensar em ganhar tem que ter certeza de chegar) acho até legal isso... agora vc mesmo vai indo mais pro limite...
devo voltar pra ai daki um ou dois meses... ai quero ver o golzinho ja acertado hein
aproveitando... tem algum site pra baixar o manual dos bicos ?
então, apesar do comando bravo, as 4 borboletas amenizam essa trupicada, o problema mesmo ta no excesso em baixa carga, e claro a lenta que ta alta.
realmente o klauss é muito conservador, mas do jeito que tá não tem posto que seguro o consumo, 2,5km/l, medi agora. fica inviável o uso. se fizesse uns 6km/l andando de boa, fica otimo ja. vejo colega com 1 weber e comando na casa dos 330º, turbo, e consegue rodar em baixa carga liso liso. com a ie teria que ser melhor.
a alta ta amarrando, e a sonda fica entre rica e o ideal, dando variada de 0,75 a 0,95 com pe embaixo 100% tps aberto. isso nao ta estranho? teria que firmar numa faixa e manter, correto? e naod ar essa variação grande.
over, se é que te ajuda…
http://www.racetroni…62_brochure.pdf
tanto faz a versão short como a long , as características são as mesmas (já tive dos dois).
esse ai o manual