Lotus-lada: a união mais inusitada de todos os tempos
-
lotus-lada: a união mais inusitada de todos os tempos
lada laika. não exatamente o sinônimo de um carro de performance. não exatamente uma referência de design e sofisticação. na verdade, um símbolo de atraso tecnológico, que se tornou um objeto cult pela origem russa e a conservação da essência de suas linhas desde o seu nascimento, em 1980. é quase uma câmera lomo sobre rodas, reunindo fãs leigos e especializados em todo o mundo.
era o ponto de partida perfeito para um dos projetos mais inusitados da história. o top gear (quem mais…) levou um laika para a sede da lotus, em hethel, para que ele fosse transformado em um legítimo esportivo. mais que o resultado surpreendente, este antigo episódio inspirou um brasileiro a fazer um projeto que talvez supere até mesmo o da matriz. é hora de conhecermos esta dupla de laikas voadores.
aí em cima, vocês conferem o lada-lotus legítimo, modificado no próprio qg da marca inglesa. aos 1:36, vocês conferem uma das entradas de curva mais nojentas já testemunhadas por este escriba: uma carroceria que rola como um botijão de gás pelourinho abaixo, uma frente passiva e simplesmente incapaz de apontar o carro a 50 quilômetros por hora. note como fica a cambagem do pneu dianteiro esquerdo em 1:38 nas palavras de gavin kershaw, piloto de testes da lotus, este tem de ser o pior carro que já dirigi .
este laika em nada lembra o carro que surge na pista aos 6:03 do vídeo. com enormes pneus mistos pista-rua e rodas de competição, bancos concha, suspensão e geometria completamente modificadas; mais um motor fiat twin-cam preparado para 180 cavalos; o lada virou um pequeno diabo sobre quatro rodas. sua atitude virou a de um esportivo, praticamente sem rolagem de carroceria, com uma frente que aponta fácil nas curvas e uma traseira controlável no acelerador - graças à tração traseira do laika, um dos poucos pontos positivos do projeto original. ficou uma maravilha.
note a camiseta do amigo de fernando. hoje, a lataria está impecável, com pintura negra
quando fernando bueno assistiu a este episódio, em meados do ano passado, teve um estalo: f@(eu. vou fazer um também afinal, lada é um carro que ninguém da valor aqui no brasil, posso comprar relativamente barato e motor de tempra hoje é vendido como peso de papel . após encontrar uma unidade único dono, com 89 mil quilômetros originais, bueno começou a tocar um projeto que foi se tornando algo com potencial para ser um dos ladas mais rápidos do mundo - com muitos mimos interessantes. coisas como um painel de porsche boxster 99, pinças brembo de um mitsubishi evo viii, rodas könig, e…
…o toque de ouro (quase literalmente) do projeto, um legítimo motor lotus 2.2 turbo do esprit, injetado, com 264 cavalos. muito melhor que o propulsor que a própria lotus usou no laika do top gear; e com um extra inusitado: o motor pertencia a nelson piquet [vale a pena conferir o blog de fernando]([u][b]vale a pena conferir o blog de fernando[/b][/u]); que é atualizado a cada novidade que surge no projeto.
apesar de parecer bizarro e sem sentido, estes projetos nos mostram que qualquer carro pode ser transformado em um esportivo. eu já tenho a minha bizarrice (o dodge dart), agora queria saber de vocês. que carro vocês transformariam em um monstrinho de turismo?
respondendo a ultima pergunta dele:
eu faria em cima de um corcel ii ldo 1984… motor e conjunto de transmissão da f1000 (o 6l 4.9) turbinado, suspensão e diferencial do omega australiano e o interior mais espartano possivel, só com os relogios necessarios, banco concha do piloto e o extintor de incendio bem no lugar do carona.
ou fazer igual ao escort v8 dragster do dimas de melo pimenta (dimep), so que em vez de fazer um corcel de arrancada, faria um pra circuito ou subida de montanha (pico do jaragua, campo largo... pike peaks )