Taxa de compressao ap milinove
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pessoal, cubiquei e calculei a taxa de compressao de um ap com a famosa receita milinove que consiste basicamente em montar um motor 2.0 com vira 1.8, pistoes iapel e bielas forjadas nao sei a marca.
o resultado foi o seguinte:
1.9
diametro 83,5 mm
curso 86,4 mm
cilindros 4
cabeçote 28,00 mm³
junta 09,04 mm³
bloco + pistão 39,50 mm³
total câmara 76,54 mm³
turbo 2,0 bar
cilindrada individual 473,13 mm³
cilindrada total 1892,50 mm³
câmara total 306,14 mm³
taxa compressão 7,18:1
taxa dinamica 21,55:1
cilindrada dinamica 6595,93 mm³
2.0
diametro 83,5 mm
curso 92,8 mm
cilindros 4
cabeçote 28,00 mm³
junta 09,04 mm³
bloco 21,98 mm³
câmara 59,01 mm³
turbo 2,0 bar
cilindrada individual 508,17 mm³
cilindrada total 2032,69 mm³
câmara total 236,05 mm³
taxa compressão 9,61:1
taxa dinamica 28,83:1
cilindrada dinamica 6806,21 mm³
1.9 fica com 7,18:1 de taxa e 21,55:1 @ 2 bar de turbo.
2.0 fica com 9,61:1 de taxa e 28,83:1 @ 2 bar de turbo.
ao meu ver, se for pra rodar com no maximo 2 bar de turbo, um 2.0 vai melhor, apesar de eu achar a taxa dinamica exagerada, 28:1 é problema pro combustivel, mesmo que nao seja tanto pros pistoes forjados.
se quiser mais de 2 bar por exemplo andar com 3 bar ai eu acho que teria que ser o 1.9 devido a taxa bem mais baixa.
1.9 com 3 bar de turbo fica com a mesma taxa dinamica que o 2.0 com 2 bar.
diametro 83,5 mm
curso 86,4 mm
cilindros 4
cabeçote 28,00 mm³
junta 09,04 mm³
bloco + pistão 39,50 mm³
total câmara 76,54 mm³
turbo 3,0 bar
cilindrada individual 473,13 mm³
cilindrada total 1892,50 mm³
câmara total 306,14 mm³
taxa compressão 7,18:1
taxa dinamica 28,73:1
cilindrada dinamica 8794,58 mm³
o que acham?
meu palio estou montando com pistoes e bielas forjados e a taxa de compressão diminuirá de 10,2:1 pra 8,4:1
pistoes, bielas e pinos especiais
pistoes com pinos flutuantes e travas, nada mais de pinos travados nas bielas e montagem com calor
brunimento fino
virabrequim apenas feito polimento pois mesmo depois de 120 mil km de turbo está dentro da tolerancia std
o conjunto todo foi balanceado, vira, volante, polia e platô. faltou tentar mandar balancear o disco de ceramica da embreagem, que sempre é uma bosta de desbalanceado e faz o cambio fazer barulho em marcha lenta.
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as 2 situações, independente da pressão, remetem a uma pergunta:
qual o uso do carro???
se for pista, 1.9 com certeza… com 3 bar tem muito mais cilindrada dinâmica que o 2.0, o que rende bem mais...
agora se for rua, ia no 2.zero... seria um motor com bom torque, porém 2kg só em picos de pressão... ou então um 1.9 com bloco faceado, pra subir a taxa pra 8,5 no minimo
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no meu carro eu montei milinove forjado mas fatiei o cabeçote pra chegar nos 9,5 de taxa. por enquanto estou andando com 1 bar, mas vô carcá dois kilão no booster com certeza.
apenas a título de curiosidade, com 8,0~8,5 de taxa tem um conhecido aqui da cidade que já chegou a andar com 3,5 bar (com picos de 3,8 ) e a única zica que deu foi que quebrou as bielas (forjadas); com relação aos pistões nunca teve problema nenhum.
resumindo: se for parar nos 2 bar mesmo, eu faria 2.0 mais taxado.
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no meu carro eu montei milinove forjado mas fatiei o cabeçote pra chegar nos 9,5 de taxa. por enquanto estou andando com 1 bar, mas vô carcá dois kilão no booster com certeza.
apenas a título de curiosidade, com 8,0~8,5 de taxa tem um conhecido aqui da cidade que já chegou a andar com 3,5 bar (com picos de 3,8 ) e a única zica que deu foi que quebrou as bielas (forjadas); com relação aos pistões nunca teve problema nenhum.
resumindo: se for parar nos 2 bar mesmo, eu faria 2.0 mais taxado.
ricardo,
mas é 3,5 bar mesmo ou 3,5 bar ?
vou refazer a pergunta.
tem muita gente que anda com dois kilao i mei nos ap original e o carro nao quebra (mas tambem nao rende).
e depois de acertado como deveria ser, se andar com 1,5 quebra , mas rende horrores.
é aquilo que eu sempre insisto, tem amplificador de faisca ?
pq pra centelhar com essa pressao/taxa dinamica toda dentro do cilindro, acho meio ruim….
abracao
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ele sabe o que é acelerar forte e sempre usou msd sim.
precisa procurar onde está, mas tem foto do painel da ft quando quebrou o motor.
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as 2 situações, independente da pressão, remetem a uma pergunta:
qual o uso do carro???
se for pista, 1.9 com certeza… com 3 bar tem muito mais cilindrada dinâmica que o 2.0, o que rende bem mais...
agora se for rua, ia no 2.zero... seria um motor com bom torque, porém 2kg só em picos de pressão... ou então um 1.9 com bloco faceado, pra subir a taxa pra 8,5 no minimo
concordo plenamente.
voce tambem concorda que mesmo forjado o 2.0 com 2 bar é muita pressao pra taxa de 9,6:1?
no caso o carro será pra rua. tambem acho melhor montar 2.0 com menos pressao. se fosse pra pista um 1.9 com sua taxa de 7,2 e uma boa turbina que encha facil pra aliviar a deficiencia em baixa.
pra quem perguntou, a cilindrada dinamica leva em consideração o deslocamento (curso x diametro) + camara (toda a area de compressao) e a pressao de turbo. nao leva em consideração perfil de comando, valvulas ou qualquer outra coisa mais dinamica . claro que sabemos que o motor nao é enchido por completo, mas isso acontece mesmo em um aspro em que se diz 2.0 litros, esses 2 litros nao sao enchidos completamente. mas é uma boa referencia.
quem quiser a formula, posso passar a planilha que tem todos os calculos assim pode ver como sao feitos.
e sobre o palio com 8,4:1 nenhum comentario? puxa só porque nao é ap
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esses são os pistões do 500? e essas bielas são as originaisó vai continuar com a k16?
sao pistoes e bielas do punto t-jet. materiais bem diferentes dos do 500 e do meu 1.3 16v
comprei um jogo de pistoes do 500 e nao vou usar, se alguem tiver interesse ae
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esses são os pistões do 500? e essas bielas são as originaisó vai continuar com a k16?
sao pistoes e bielas do punto t-jet. materiais bem diferentes dos do 500 e do meu 1.3 16v
comprei um jogo de pistoes do 500 e nao vou usar, se alguem tiver interesse ae
lost, quais as medidas de pistão e biela do t-jet?
sabe o tamanho das válvulas de admissão e escape dele tambem??
obrigado.
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esses são os pistões do 500? e essas bielas são as originaisó vai continuar com a k16?
sao pistoes e bielas do punto t-jet. materiais bem diferentes dos do 500 e do meu 1.3 16v
comprei um jogo de pistoes do 500 e nao vou usar, se alguem tiver interesse ae
lost, quais as medidas de pistão e biela do t-jet?
sabe o tamanho das válvulas de admissão e escape dele tambem??
obrigado.
pistao tem 72mm de diametro. as bielas se nao me engano tem 129mm.
sobre as valvulas nao sei nao. só posso medir do meu que é um 1.3 16v originalmente aspro.
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fiquei aliviado em saber que essas bielas não são as originais…
com 2 kg vai fica com qto de taxa dinamica?
quais bielasó acabei colocando outro assundo no topico falando do meu motor.
se voce está falando do ap é forjado sim nao sei a marca das bielas.
1.9com 2kg fica com 21,55 de taxa…
se ta perguntando do meu, nao vou andar com mais de 1,2 de pressao
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é justamente sobre o seu motor msm
fico imaginando com 2kg…renderia horrores
ta doido nao vou por mais que 1,2 de pressao nao. mesmo com pistoes e bielas melhores, o resto é original. coletor de plastico, cambio e o proprio carro em si, sem chance forçar muito.
o lance e que com pistoes e bielas originais, nem 1,2 da pra por. é 0,8, 1k ja correndo risco. no caso com 8,4 de taxa e pistoes e bielas melhores 1,2 ja deve dar com segurança, mas ja deveria render algo proximo a 250cv, o que ja acho muito pro resto do motor e do carro
nao adianta viajar na maionese né? nao quero partir o motor no meio nao, é só pra andar no dia a dia.
e sobre o 1.9? mais alguma consideração?