Ponto igniçao fueltech
-
hehe esses 42º que vc ve no display é o máximo que ela chega.
pra saber os valores corretos, basta acessar o menu e ir nas opções de ignição.
a ft dá essa facilidade em alterar o ponto em qualquer curva. não necessariamente precisa travar o ponto.
certo, certo, entendi os 42º
obrigado..
mas tu sabe como que tem se o ponto..
pq eu andei lendo mtu sobre.. e uma grande gama falo que tem que começar com menos e ir aumentando conforme o motor muda..
e em uma parte eu vi que o ponto deve começar por exemplo com 9º ir ate a casa dos 18º.. e quando começar a ter presao(+).. ele tem que ser atrasado novamente.. exemplo..
9º~18º ate 0bar de presao..
e depos quando começar a presao (+) ir retardando a medida que se tem presao.. caindo algo ai em torno de 16.. 14..12..10º s ??
muito grato pela sua atençao quando a minha duvida
-
nossa velho nao leva a mal, sua pergunta deixa bem claro que vc não em conhecimento algum sobre funcionamento básico de motor a combustão…
antes de querer entender como funciona a curva de avanço, tem que entender o motor em si....
confie no seu preparador.... ou leia bastante....
pega leve nobre…. ninguém é obrigado a nascer sabendo. ele tá perguntando exatamente por isso. penso eu que intuito do forum é ensinar, aprender e compartilhar idéias.... se já sabe tudo ou num quer ensinar para serviria o forum?
vou tentar explicar mesmo num sabendo muito do assunto do assunto.... este exemplos que vc viu de 9 a 20 é para carros carburados com avanço controlado pro forças mercanicas (vacuo ou rpm). assim vc fica limitado e num tem tanto ajustes como o injetado (nem tem muitas referencias, tipo com pressão.. sem pressão)... no carburado vc se preocupa a final (pois onde voa tudo), e como ele num sabe diferenciar fase turbo e aspro, vc fixa o máximo em 20º (por exemplo), curva de ingnição tá definda mecanicamente... mas com certeza este ajuste vc perde desempenho e consumo por não poder ter ajustes individualizados, com cargas distintas....
já num carro que injetado com controle de ignição vc pode fazer o ideal, de modo a ter o máximo d eficiência (consumo e potencia, sem quebras) em várias cargas.. ou seja, antes da fase turbo vc tem menos taxa dinâmica (que formada pela taxa do motor mais a pressão do turbo), assim vc pode ter muito mais ponto de modo aproveitar melhor o combustível.... isso varia de acordo com cada motor, taxa, carga e rotação... se exagerar o motor fica pesado (principalmente em altas rotações) se botar pouco ponto ele fica fraco e beberão... quando entra a pressão de turbo é preciso rever tudo isso, pois quanto mais pressão (na verde o que importa ´e volume e pressão) maior é taxa dinâmica, ai vc precisa tirar ponto progressivamente de modo a não quebrar o motor (ou amarrar ele) se for muito ponto, ou se tirar de mais, pode fazer ele num render tudo que devia (e dependendo do caso foder com valvulas)...
não entendendo muito do assunto, desculpe se errei algo. mas acho que consegui pelo menos te passar o pouco que eu sei,....
-
nossa velho nao leva a mal, sua pergunta deixa bem claro que vc não em conhecimento algum sobre funcionamento básico de motor a combustão…
antes de querer entender como funciona a curva de avanço, tem que entender o motor em si....
confie no seu preparador.... ou leia bastante....
pega leve nobre…. ninguém é obrigado a nascer sabendo. ele tá perguntando exatamente por isso. penso eu que intuito do forum é ensinar, aprender e compartilhar idéias.... se já sabe tudo ou num quer ensinar para serviria o forum?
vou tentar explicar mesmo num sabendo muito do assunto do assunto.... este exemplos que vc viu de 9 a 20 é para carros carburados com avanço controlado pro forças mercanicas (vacuo ou rpm). assim vc fica limitado e num tem tanto ajustes como o injetado (nem tem muitas referencias, tipo com pressão.. sem pressão)... no carburado vc se preocupa a final (pois onde voa tudo), e como ele num sabe diferenciar fase turbo e aspro, vc fixa o máximo em 20º (por exemplo), curva de ingnição tá definda mecanicamente... mas com certeza este ajuste vc perde desempenho e consumo por não poder ter ajustes individualizados, com cargas distintas....
já num carro que injetado com controle de ignição vc pode fazer o ideal, de modo a ter o máximo d eficiência (consumo e potencia, sem quebras) em várias cargas.. ou seja, antes da fase turbo vc tem menos taxa dinâmica (que formada pela taxa do motor mais a pressão do turbo), assim vc pode ter muito mais ponto de modo aproveitar melhor o combustível.... isso varia de acordo com cada motor, taxa, carga e rotação... se exagerar o motor fica pesado (principalmente em altas rotações) se botar pouco ponto ele fica fraco e beberão... quando entra a pressão de turbo é preciso rever tudo isso, pois quanto mais pressão (na verde o que importa ´e volume e pressão) maior é taxa dinâmica, ai vc precisa tirar ponto progressivamente de modo a não quebrar o motor (ou amarrar ele) se for muito ponto, ou se tirar de mais, pode fazer ele num render tudo que devia (e dependendo do caso foder com valvulas)...
não entendendo muito do assunto, desculpe se errei algo. mas acho que consegui pelo menos te passar o pouco que eu sei,....
obrigado zé chedid, voce me ajudou e muito… agora da para ter uma noçao de como e qual o funcionamento do ponto segundo a fueltech..
e falo bonito quanto ao ninguem é obrigado a nascer sabendo..
um abraço... fica com deus..
-
ninguém nasce sabendo… mas eh mto comodo chegar perguntando como faço para caminhar sem nem ao menos tentar...
se o cara postasse a curva que ele fez pro carro dele pra gente opinar beleza... agora vem perguntar como funciona... ahh para vai estuda
quanto a fueltreco pedir mais ponto, é pq conforme sobe a rotação ela não corrije o software para compensar as perdas no circuito, com isso em 6mil rpm onde o display marca 24º na verdade no motor tem 16-18º
-
por exemplo, em marcha lenta vc pode ter 9º de ponto, já em 500rpm vc soca uns 20º porque? porque quando o giro cair e ele querer morrer, esse ponto avançado dará um empurrão no motor e nao deixa ele morrer.
ai depende do motor que vc está montando, comando, taxa etc… mas pode por exemplo em determinada rotação colocar mais ponto e em seguida diminuir.
se quiser travar, é so colocar, por exemplo 24º em todas as faixas de rotação.
-
ninguém nasce sabendo… mas eh mto comodo chegar perguntando como faço para caminhar sem nem ao menos tentar...
se o cara postasse a curva que ele fez pro carro dele pra gente opinar beleza... agora vem perguntar como funciona... ahh para vai estuda
quanto a fueltreco pedir mais ponto, é pq conforme sobe a rotação ela não corrije o software para compensar as perdas no circuito, com isso em 6mil rpm onde o display marca 24º na verdade no motor tem 16-18º
dizem as más linguas que é um erro de propósito hehehe que evita muitas quebras, outros dizem que é um erro de amador… sei lá... mas que tem tem este erro sim.... ele fica pior com rpms mais altos...
-
ninguém nasce sabendo… mas eh mto comodo chegar perguntando como faço para caminhar sem nem ao menos tentar...
se o cara postasse a curva que ele fez pro carro dele pra gente opinar beleza... agora vem perguntar como funciona... ahh para vai estuda
quanto a fueltreco pedir mais ponto, é pq conforme sobe a rotação ela não corrije o software para compensar as perdas no circuito, com isso em 6mil rpm onde o display marca 24º na verdade no motor tem 16-18º
amigo, nao pedi para tu me ensinar nada.. mtu menos para vc entrar no meu post.. voce entro porque quis.. e confeso a tu que nao sei mtu sobre ponto de igniçao e nem dependo disso para ganhar minha vida e nem para viver.. mtu menos pagar a minha segunda faculdade, fmz isso para min é hoobi e nao custa nada querer obter mais informações..
o homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute axo que isso vai servir para voce..
e se eu soubesse desenhar para tu essa curva de ponto que voce ta citando a cima.. seria bem provavel que eu ja saberia qual o fuincionamento complico do ciclo do ponto do motor ok.. mas mesmo assim muito obrigado.. qualquer informaçoa é e sempre sera bem vinda..
e para sua sabedoria.. os bebes começam a andar por observar qual o comportamento daqueles que os cercao,,
e quem sabe eu procurando saber um pouco mais do que preciso.. nao aprendo tudo sobre motores ^^
nada me impede
vlwss abraço fica com deus..
-
por exemplo, em marcha lenta vc pode ter 9º de ponto, já em 500rpm vc soca uns 20º porque? porque quando o giro cair e ele querer morrer, esse ponto avançado dará um empurrão no motor e nao deixa ele morrer.
ai depende do motor que vc está montando, comando, taxa etc… mas pode por exemplo em determinada rotação colocar mais ponto e em seguida diminuir.
se quiser travar, é so colocar, por exemplo 24º em todas as faixas de rotação.
certo, entendi.. a graduaçao em que o ponto começa e acaba tambem é varial segundo as configuraçoes do motor ?
ou tem uma unidade de medida segura.. como por exemplo.. algo em torno de 9º a uns 40º.. como uma taxa segunra para se deixar o ponto,
pq pretendo ai começar no minimo e ir ate o maximo.. nao deixando-o travado em 24..
grato.
-
então, em 500rpm vc pode começar com 18º de ponto e sentir se o motor vai ou não morrer.
a marcha lenta fica em 900~1000rpm (depende do comando usado, se for comandão fica acima disso) nela vc pode começar com 16º e até o final em 24º, isso lhe dará uma boa margem de segurança, e depois conforme o acerto vc vai subindo o ponto.
não esqueça de usar uma pistola de ponto e verificar se o ponto na ft bate com do distribuidor.
e não esqueça de comçar usando o a injeÇÃo gorda.
uma dica, comece com o padrÃo ft, ela ja lhe da uma bela base de inicio de acerto, nisso vc insere os dados que ela pedir e voi la ela monta o mapa padrão.
-
então, em 500rpm vc pode começar com 18º de ponto e sentir se o motor vai ou não morrer.
a marcha lenta fica em 900~1000rpm (depende do comando usado, se for comandão fica acima disso) nela vc pode começar com 16º e até o final em 24º, isso lhe dará uma boa margem de segurança, e depois conforme o acerto vc vai subindo o ponto.
não esqueça de usar uma pistola de ponto e verificar se o ponto na ft bate com do distribuidor.
e não esqueça de comçar usando o a injeção gorda.
uma dica, comece com o padrão ft, ela ja lhe da uma bela base de inicio de acerto, nisso vc insere os dados que ela pedir e voi la ela monta o mapa padrão.
zorlac leed, cara voce ta me dando uma mao entanto.. entao.. uma margem consideravel segura ai no que digamos é em torno dos 16º~24º +/-, mas posso ir alem diso é porque como voce dise ai.. no caso.. a 500rmp em inicio uso ai uns 18º, ate ai tudo bem, mas estranho algo aqui, que tipo.. na casa ai dos seus 5.500rmp se nao me engano tem algo em tono dos seus 35º esse valor é real, ou ele só ilustra uma unidade? ou sera que o ponto da ft nao esta conincidindo com o do distribuidor ?
agora quando ao engordar a injeçao é so deixar ela rica ??
grato pela sua compreensao..
-
então, em 500rpm vc pode começar com 18º de ponto e sentir se o motor vai ou não morrer.
a marcha lenta fica em 900~1000rpm (depende do comando usado, se for comandão fica acima disso) nela vc pode começar com 16º e até o final em 24º, isso lhe dará uma boa margem de segurança, e depois conforme o acerto vc vai subindo o ponto.
não esqueça de usar uma pistola de ponto e verificar se o ponto na ft bate com do distribuidor.
e não esqueça de comçar usando o a injeção gorda.
uma dica, comece com o padrão ft, ela ja lhe da uma bela base de inicio de acerto, nisso vc insere os dados que ela pedir e voi la ela monta o mapa padrão.
zorlac lee, cara voce ta me dando uma mao entanto.. entao.. uma margem consideravel segura ai no que digamos é em torno dos 16º~24º +/-, mas posso ir alem diso é porque como voce dise ai.. no caso.. a 500rmp em inicio uso ai uns 18º, ate ai tudo bem, mas estranho algo aqui, que tipo.. na casa ai dos seus 5.500rmp se nao me engano tem algo em tono dos seus 37º.. sera que o ponto da ft nao esta conincidindo com o ponto do distribuidor ?
agora quando ao engordar a injeçao é so deixar ela rica ??
o preparador que instalou a fueltech para min… axo que tava com mta preguiça e decidio nao ajustar certo a igniçao.. só ajustando +/- a injeçao..
ele coloco todo o mapa da igniçao á +7
ficando assim
rpm º
500 - 27.00º
1000 - 25.00º - assim entao tendo como inicio os 25º ?? e final 40.25º ?
1500 - 31.00º
2000 - 35.00º
2500 - 37.00º
3000 - 36.00º - comesa a regredir
3500 - 35.00º
4000 - 35.50º
4500 - 36.00º
5000 - 36.50º
5500 - 37.00º - aqui iguala a 2500 rpm
6000 - 37.50º
6500 - 38.00º
7000 - 39.00º
7500 - 40.00º
8000 - 40.25º
agora axo que da pra voce entender melhor como que ta akee
-
É cara, como te disse, isso varia muito de motor pra motor e preparação pra preparação.
mas se ele colocou isso tudo de ponto, de certo o cara ja tem uma boa experiencia na ft, pois isso costuma ver em carros com acerto quase definitivo e em muitos carross de km (baixei uns log no site da ft, pode baixar tb, ai vc baixa o programa deles pra poder visualizar, nisso vc ja vai entender melhor).
o meu antigo mecanico tinha colocado o mapa padrÃo ft e recolheu o ponto travando em 24º a partir de 2000rpm até 7000rpm, então ficou:
500rpm tinha 16º,
1000rpm 16,5º,
1500rpm 17º,
2000rpm 24º
… até 7000rpm 24º
gordo = mistura rica, depois vai recolhendo e deixando no ideal (indispensável utilizar sonda wideband).
pelo visto vc não gostou do acerto e está querendo refazer, correto.
mantém o mapa do seu mecanico no perfil 1 da ft, copia ou cria outro no perfil 2 isso facilita.
e de resto, se tiver tendo dificuldades, aconselho a procurar outro preparador. comigo aconteceu isso, estou esperando o resultado desse 2º preparador.
-
so pra vc despreocupar um pouco, em motores com acerto belezinha, o pessoal coloca 38º de ponto numa boa.
baixe os logs no site da ft http://www.fueltech.com.br/downloads/1/6/logs
-
eu não uso ft, mas só para efeito de informação, uso até quase 50 graus de ponto na fase aspirada - mas isso em uma parte do mapa que na prática não é utilizada.
com baixa carga chega a dar coisa de 43~45 graus. aparentemente não grila e já estou usando esse mapa faz um bom tempo.
ap 1.9 forjado, taxa de 9,5:1.
-
é cara, como te disse, isso varia muito de motor pra motor e preparação pra preparação.
mas se ele colocou isso tudo de ponto, de certo o cara ja tem uma boa experiencia na ft, pois isso costuma ver em carros com acerto quase definitivo e em muitos carross de km (baixei uns log no site da ft, pode baixar tb, ai vc baixa o programa deles pra poder visualizar, nisso vc ja vai entender melhor).
o meu antigo mecanico tinha colocado o mapa padrão ft e recolheu o ponto travando em 24º a partir de 2000rpm até 7000rpm, então ficou:
500rpm tinha 16º,
1000rpm 16,5º,
1500rpm 17º,
2000rpm 24º
… até 7000rpm 24º
gordo = mistura rica, depois vai recolhendo e deixando no ideal (indispensável utilizar sonda wideband).
pelo visto vc não gostou do acerto e está querendo refazer, correto.
mantém o mapa do seu mecanico no perfil 1 da ft, copia ou cria outro no perfil 2 isso facilita.
e de resto, se tiver tendo dificuldades, aconselho a procurar outro preparador. comigo aconteceu isso, estou esperando o resultado desse 2º preparador.
entao.. experiencia na ft o cara tem sim mas como a prioridade dele quando levei meu carro ate ele.. era so de instalar e por o carro para andar.. entao creio eu que ele nao tenha se precoupado tanto em refinar o funcionamento.. e pelo visto ele usou o pradrao ft e colocou todo o mapa a mais +7.. ficando assim essas taxas de ponto, mas graças a todos voces que me ajudaram e muito niso.. ja sei como é que deve ser feito.. e qual o limite ate onde ir ^^
hamn.. mtu obrigado pelas dicas sobre a mistura e pela auternancia entre mapas para modificar(montar uma map novo)..
agora quando a trocar de preparador, axo que nao é viavel nao.. ja que a prioridade do meu era só a de instalar a ft no meu carro..
vo levar pra ele dar uma olhada e refinar o bixinho
assim ja aproveito e analiso como que ele vai fazer para ver se aprendo um pouco a mais xd
o meu prerapador tem um voyage que nao dá cara…
o negocio frita pneu em 5º sem boster
e pretendo chegar la... o principal axo que ja esta embaixo do capo.. agora de cara é comprar bicos e bombas injetor..
gente mtu obrigado pela atençaoo
um forte abraço... e fiquem com deus..
-
eu não uso ft, mas só para efeito de informação, uso até quase 50 graus de ponto na fase aspirada - mas isso em uma parte do mapa que na prática não é utilizada.
com baixa carga chega a dar coisa de 43~45 graus. aparentemente não grila e já estou usando esse mapa faz um bom tempo.
ap 1.9 forjado, taxa de 9,5:1.
bom dia, entao ricardo.. como o zorlac disse.. varia mtu de mecanica para mecanica..
porem meu maior medo era o de quebrar ja que todos disem que ponto de mais quebra e ponto de menos o carro nao anda..
mas agora ja tenho uma noçao de como que é posso fazer.. kkk
ja que com 40º de pont ate agora nao foi tudo pro saco.. eu sei que o limite onde posso ir é ate a casa dos 40º
mtu obrigado pela dica..
-
é cara, como te disse, isso varia muito de motor pra motor e preparação pra preparação.
mas se ele colocou isso tudo de ponto, de certo o cara ja tem uma boa experiencia na ft, pois isso costuma ver em carros com acerto quase definitivo e em muitos carross de km (baixei uns log no site da ft, pode baixar tb, ai vc baixa o programa deles pra poder visualizar, nisso vc ja vai entender melhor).
o meu antigo mecanico tinha colocado o mapa padrão ft e recolheu o ponto travando em 24º a partir de 2000rpm até 7000rpm, então ficou:
500rpm tinha 16º,
1000rpm 16,5º,
1500rpm 17º,
2000rpm 24º
… até 7000rpm 24º
gordo = mistura rica, depois vai recolhendo e deixando no ideal (indispensável utilizar sonda wideband).
pelo visto vc não gostou do acerto e está querendo refazer, correto.
mantém o mapa do seu mecanico no perfil 1 da ft, copia ou cria outro no perfil 2 isso facilita.
e de resto, se tiver tendo dificuldades, aconselho a procurar outro preparador. comigo aconteceu isso, estou esperando o resultado desse 2º preparador.
zorlac.. meu carro nao para em lenta com o motor frio.. nem a pau, sera que é ponto de mais ou de menos??
por ese e outros motivos fico endagado quanto ao ponto..
entao.. experiencia na ft o cara tem sim mas como a prioridade dele quando levei meu carro ate ele.. era so de instalar e por o carro para andar.. entao creio eu que ele nao tenha se precoupado tanto em refinar o funcionamento.. e pelo visto ele usou o pradrao ft e colocou todo o mapa a mais +7.. ficando assim essas taxas de ponto, mas graças a todos voces que me ajudaram e muito niso.. ja sei como é que deve ser feito.. e qual o limite ate onde ir ^^
hamn.. mtu obrigado pelas dicas sobre a mistura e pela auternancia entre mapas para modificar(montar uma map novo)..
agora quando a trocar de preparador, axo que nao é viavel nao.. ja que a prioridade do meu era só a de instalar a ft no meu carro..
vo levar pra ele dar uma olhada e refinar o bixinho
assim ja aproveito e analiso como que ele vai fazer para ver se aprendo um pouco a mais xd
o meu prerapador tem um voyage que nao dá cara…
é muito forte..o negocio frita pneu em 5º marcha..
pretendo chegar la s deus quiser..... o principal axo que ja esta embaixo do capo.. agora de cara é comprar bicos e bombas injetor..
gente mtu obrigado pela atençaoo
um forte abraço... e fiquem com deus..
-
é cara, como te disse, isso varia muito de motor pra motor e preparação pra preparação.
mas se ele colocou isso tudo de ponto, de certo o cara ja tem uma boa experiencia na ft, pois isso costuma ver em carros com acerto quase definitivo e em muitos carross de km (baixei uns log no site da ft, pode baixar tb, ai vc baixa o programa deles pra poder visualizar, nisso vc ja vai entender melhor).
o meu antigo mecanico tinha colocado o mapa padrão ft e recolheu o ponto travando em 24º a partir de 2000rpm até 7000rpm, então ficou:
500rpm tinha 16º,
1000rpm 16,5º,
1500rpm 17º,
2000rpm 24º
… até 7000rpm 24º
gordo = mistura rica, depois vai recolhendo e deixando no ideal (indispensável utilizar sonda wideband).
pelo visto vc não gostou do acerto e está querendo refazer, correto.
mantém o mapa do seu mecanico no perfil 1 da ft, copia ou cria outro no perfil 2 isso facilita.
e de resto, se tiver tendo dificuldades, aconselho a procurar outro preparador. comigo aconteceu isso, estou esperando o resultado desse 2º preparador.
zorlac.. meu carro nao para em lenta com o motor frio.. nem a pau, sera que é ponto de mais ou de menos??
por ese e outros motivos fico endagado quanto ao ponto..
e tipo.. se eu andar por um certo tempo.. mesmo em fase de teste.. do pontoo e talz.. nao ha uma grande probabilidade de quebra do pistaoo ??
entao.. experiencia na ft o cara tem sim mas como a prioridade dele quando levei meu carro ate ele.. era so de instalar e por o carro para andar.. entao creio eu que ele nao tenha se precoupado tanto em refinar o funcionamento.. e pelo visto ele usou o pradrao ft e colocou todo o mapa a mais +7.. ficando assim essas taxas de ponto, mas graças a todos voces que me ajudaram e muito niso.. ja sei como é que deve ser feito.. e qual o limite ate onde ir ^^
hamn.. mtu obrigado pelas dicas sobre a mistura e pela auternancia entre mapas para modificar(montar uma map novo)..
agora quando a trocar de preparador, axo que nao é viavel nao.. ja que a prioridade do meu era só a de instalar a ft no meu carro..
vo levar pra ele dar uma olhada e refinar o bixinho
assim ja aproveito e analiso como que ele vai fazer para ver se aprendo um pouco a mais xd
o meu prerapador tem um voyage que nao dá cara…
é muito forte..o negocio frita pneu em 5º marcha..
pretendo chegar la s deus quiser..... o principal axo que ja esta embaixo do capo.. agora de cara é comprar bicos e bombas injetor..
gente mtu obrigado pela atençaoo
um forte abraço... e fiquem com deus..