Sistema de refrigeração (motor ap)
-
existem várias lacunas quanto a melhoria do sistema de refrigeração do motor ap, muitos falam em aspirar ou turbinar sem levar em consideração que o motor passará a trabalhar em regimes diferentes, de rotação, de temperatura, etc. o simples fato de aumento de compressão faz com que o motor gere muito mais calor, gostaria de opiniões sobre como melhorar o sistema afim de evitar possiveis quebras e aumentar a vida util do motor (ja reduzida devido a modificações). assim que surgir respostas, discutimos receitas valeu
a refrigeração é algo que de vai de projeto para projeto, o motor não pode trabalhar nem muito quente nem muito frio, cada motor e preparação pede uma temperatura de trabalho ideal. eu pensaria em lubrificação. bomba melhor, carter seco, retrabalho nas galerias de passagem de oleo, aeroquip s… isso sim é uma coisa que dificilmente se vê falando quando o assunto é turbinar.
-
existem várias lacunas quanto a melhoria do sistema de refrigeração do motor ap, muitos falam em aspirar ou turbinar sem levar em consideração que o motor passará a trabalhar em regimes diferentes, de rotação, de temperatura, etc. o simples fato de aumento de compressão faz com que o motor gere muito mais calor, gostaria de opiniões sobre como melhorar o sistema afim de evitar possiveis quebras e aumentar a vida util do motor (ja reduzida devido a modificações). assim que surgir respostas, discutimos receitas valeu
a refrigeração é algo que de vai de projeto para projeto, o motor não pode trabalhar nem muito quente nem muito frio, cada motor e preparação pede uma temperatura de trabalho ideal. eu pensaria em lubrificação. bomba melhor, carter seco, retrabalho nas galerias de passagem de oleo, aeroquip s… isso sim é uma coisa que dificilmente se vê falando quando o assunto é turbinar.
matt5, obrigado por responder
como disse acima, discutiria receitas após respostas estou montando um ap 1.8, a alcool, volante aliviado e conjunto balanceado, cabeçote na altura minima original(132 mm), valvulas de adm de 40mm do 2.0, comando com 294º de dur, 108º de lob e 10 de lift, 90% de chances de montar com duas solex 40 deitadas , bobina do mi, radiador de oleo, bomba de oleo com engrenagens de 36 mm e escap 4x1. não vejo necessidade de carter seco, é um carro de rua. qual sua visão quanto ao uso ou não de valv termostatica, radiador maior, troca de polias, redimencionamento de mangueiras, afim de melhorar o sistema de arrefecimento? grato
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
skyper, obrigador por responder
está sendo levado em conta todas as folgas de montagem, tanto virabrequin, cilindros e valvulas. o óleo a ser usado é o 10w 40, que em si possui maior fluidez, e somado as folgas proporcionarão boa vazão
-
a receita ta legal, só vou comentar sobre o comando, muito graduado para essa preparação, um 276 ou 288 ja estava de otimo tamanho, visto que, é um carro de rua e que esse motor não aproveita a graduação que o comando apresenta.
vamos lá:
valvula termostatica:
é valida, ainda mais sendo um motor de alto rendimento como vc pretende montar, como eu disse, ele tem que trabalhar a uma temperatura que seria ideal, isso vai depender, quando determinada uma temperatura ideal, é interessante se usar uma valvula que trabalhe nessa mesma temperatura, sim ela será muito valida.
radiador maior:
usando uma valvula termostatica para a temperatura ideal de trabalho, só é preciso cuidar para ele não refrigerar tanto que fique ruim para o carro aquecer, calculos precisam ser feitos.
troca de polias:
se for por mais leves é muito valido, desde que sejam bem fabricadas.
red. de mangueiras:
valido tbm, até pq vai melhorar o fluxo fazendo com que melhore a circulação da agua.
lembrando: a parte de valvula termostatica e radiador, é sempre pensando em um carro de rua, que tenha confiabilidade e funcionamento próximo ao como era quando original, sem problemas pra estabilizar marcha lenta, etc.
e como o amigo skype disse, uma boa retifica, que use aqueça e use block plate para abrir os cilindros, meça as folgas com cuidado e faça como manda a fabrica das propias peças… é pelo menos 40% de um bom projeto.
boa sorte amigo,
abraço
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
_**usa radiador de carro com ar condicionao que é maior ,radiador de oleo com 650 ml e ventoinha nele ,valvula termostatica com 3 furos de 4mm pra melhorar a circulação cuidado com as folgas pois em excesso seu motor vai bixar rapidinho.
comando alta graduação sem taxa não vira fica xoxo.
se for andar sem taxa melhor usar comandos com menor duração lob center alto e overlap menor.
eu usaria no maximo 280º 11,8 de levante e 112º de lob
abraço e boa sorte no projeto.**_
-
a receita ta legal, só vou comentar sobre o comando, muito graduado para essa preparação, um 276 ou 288 ja estava de otimo tamanho, visto que, é um carro de rua e que esse motor não aproveita a graduação que o comando apresenta.
vamos lá:
valvula termostatica:
é valida, ainda mais sendo um motor de alto rendimento como vc pretende montar, como eu disse, ele tem que trabalhar a uma temperatura que seria ideal, isso vai depender, quando determinada uma temperatura ideal, é interessante se usar uma valvula que trabalhe nessa mesma temperatura, sim ela será muito valida.
radiador maior:
usando uma valvula termostatica para a temperatura ideal de trabalho, só é preciso cuidar para ele não refrigerar tanto que fique ruim para o carro aquecer, calculos precisam ser feitos.
troca de polias:
se for por mais leves é muito valido, desde que sejam bem fabricadas.
red. de mangueiras:
valido tbm, até pq vai melhorar o fluxo fazendo com que melhore a circulação da agua.
lembrando: a parte de valvula termostatica e radiador, é sempre pensando em um carro de rua, que tenha confiabilidade e funcionamento próximo ao como era quando original, sem problemas pra estabilizar marcha lenta, etc.
e como o amigo skype disse, uma boa retifica, que use aqueça e use block plate para abrir os cilindros, meça as folgas com cuidado e faça como manda a fabrica das propias peças… é pelo menos 40% de um bom projeto.
boa sorte amigo,
abraço
o comando foi presente, não pode rejeita neh o motor ap em si não é dos melhores motores no que diz respeito ao aproveitamento de comandos, visto que a própria regulagem gera mta perda eu mesmo faço toda metrologia do motor, na frente do retificador, ja levo anotado pra ele como quero que fique
alguma dica especificia quanto ao redimencionamento de mangueiras?
-
pegando carona, para colocar o radiador de óleo, precisa ser flange com valv. termostática?
se eu entendi direito: valvula termostatica restringindo óleo? jamais
-
pegando carona, para colocar o radiador de óleo, precisa ser flange com valv. termostática?
se eu entendi direito: valvula termostatica restringindo óleo? jamais
radiador de óleo é uma coisa, valvula termostatica não tem nada a ver.
a pergunta foi valvula termostatica na flange de circulação, repito, jamais ao menos foi o que entendi
-
imaginando que vc nao esteja pensando em por termostática no oleo…. rssssssssssss eu vejo termostatica uma solucao paliativa, dependendo do uso.
se vc acelera pouco, ficar sem valvula é trabalhar sempre com motor fora da temperatura. se vc esmerilha, a agua mais fria vai ajudar a demorar mais pra entrar no red-line de temperatura, mas se o sistema não tiver capacidade de dissipar o calor gerado, a agua vai esquentando esquentado e ferve...
-
imaginando que vc nao esteja pensando em por termostática no oleo…. rssssssssssss eu vejo termostatica uma solucao paliativa, dependendo do uso.
se vc acelera pouco, ficar sem valvula é trabalhar sempre com motor fora da temperatura. se vc esmerilha, a agua mais fria vai ajudar a demorar mais pra entrar no red-line de temperatura, mas se o sistema não tiver capacidade de dissipar o calor gerado, a agua vai esquentando esquentado e ferve...
por isso tudo tem que ser bem calculado, tamanho, etc…
-
o galera, é meio óbvio que a flange que possui válvula termostática não vai restringir o óleo. ela faz um by-pass para não passar pelo radiador quando ainda não atingiu a temperatura ideal.
para os que não conhecem:
every watercooled vw needs an oil cooler. volkswagens simply run with too high an oil temperature in stock form. a high-output engine in a cramped engine compartment can generate a lot of heat, even without a supercharger. not only do high engine temperatures contribute to lubricant breakdown, they also contribute to shorter engine component life.
a properly installed oil cooler will give your car extra thermal reserve to keep heat under control during periods of peak demand.
oil lubricates best in the range of 180 to 212 degrees f (82 to 100 degrees c). below this range, the oil isn t hot enough to burn off volatile contaminants, and above 230° f (110 degrees c), it starts to thin out and oxidize. our sandwich plates return oil to the engine when it s below 180 degrees, allowing the engine to warm up quickly. once warm, the thermostat opens, and the oil flows to the cooler to keep temperatures within the ideal range.
sandwich plates provide a convenient means of getting engine oil to and from the oil cooler. they mount between the oil filter and the oil filter mount, hence the name. our sandwich plates are supplied with special aircraft fittings to make leakproof connections a snap.
autotech s sandwich plate is compact, very important in the often cramped vw engine compartment. fittings attached are -10an male. comes complete with o-ring.
vr6 cars also use a sandwich plate, but it mounts directly to the engine block, rather than on the filter flange. includes a special cover plate and required filter stud.
http://cdn.racerpartswholesale.com/downloads/mocoilthermostats.pdf
-
o galera, é meio óbvio que a flange que possui válvula termostática não vai restringir o óleo. ela faz um by-pass para não passar pelo radiador quando ainda não atingiu a temperatura ideal.
para os que não conhecem:
every watercooled vw needs an oil cooler. volkswagens simply run with too high an oil temperature in stock form. a high-output engine in a cramped engine compartment can generate a lot of heat, even without a supercharger. not only do high engine temperatures contribute to lubricant breakdown, they also contribute to shorter engine component life.
a properly installed oil cooler will give your car extra thermal reserve to keep heat under control during periods of peak demand.
oil lubricates best in the range of 180 to 212 degrees f (82 to 100 degrees c). below this range, the oil isn t hot enough to burn off volatile contaminants, and above 230° f (110 degrees c), it starts to thin out and oxidize. our sandwich plates return oil to the engine when it s below 180 degrees, allowing the engine to warm up quickly. once warm, the thermostat opens, and the oil flows to the cooler to keep temperatures within the ideal range.
sandwich plates provide a convenient means of getting engine oil to and from the oil cooler. they mount between the oil filter and the oil filter mount, hence the name. our sandwich plates are supplied with special aircraft fittings to make leakproof connections a snap.
autotech s sandwich plate is compact, very important in the often cramped vw engine compartment. fittings attached are -10an male. comes complete with o-ring.
vr6 cars also use a sandwich plate, but it mounts directly to the engine block, rather than on the filter flange. includes a special cover plate and required filter stud.
http://cdn.racerpartswholesale.com/downloads/mocoilthermostats.pdf
e como ela mantem o radiador cheio? confesso naum conhecer o sistema
-
desabafo agora na minha opinião boa parte da galera parece temer passar informações, particularmente acho isso ridiculo devemos expandir o conhecimentos, é uma troca, ninguem sabe tanto que não possa aprender, e ninguem não sabe nada a ponto de não poder opinar
confesso ser novato no que diz respeito a preparação, tenho 20 anos, e desde os 10 tenho contato com oficina, estou indo para o 3° ano de engenharia mecânica ao menos no meu ponto de vista, levantei um assunto importante, no motor mais comum a ser preparado ou será que a única coisa importante é o som da turbina enchendo e dps espirrando? disso ja enjoei, trabalho em um fabricante de turbo compressores galera, vamos trocar informações
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
_**usa radiador de carro com ar condicionao que é maior ,radiador de oleo com 650 ml e ventoinha nele ,valvula termostatica com 3 furos de 4mm pra melhorar a circulação cuidado com as folgas pois em excesso seu motor vai bixar rapidinho.
comando alta graduação sem taxa não vira fica xoxo.
se for andar sem taxa melhor usar comandos com menor duração lob center alto e overlap menor.
eu usaria no maximo 280º 11,8 de levante e 112º de lob
abraço e boa sorte no projeto.**_
cara, o cabeçote ta altura minima original de 132mm. montando assim ja estou com receio quanto a temperatura. alguma dica de como melhorar o sistema? da pra rebaixar mais o cabeçote, sem correr grandes riscos de quebra? valeu
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
_**usa radiador de carro com ar condicionao que é maior ,radiador de oleo com 650 ml e ventoinha nele ,valvula termostatica com 3 furos de 4mm pra melhorar a circulação cuidado com as folgas pois em excesso seu motor vai bixar rapidinho.
comando alta graduação sem taxa não vira fica xoxo.
se for andar sem taxa melhor usar comandos com menor duração lob center alto e overlap menor.
eu usaria no maximo 280º 11,8 de levante e 112º de lob
abraço e boa sorte no projeto.
lembrando que as velas ngk e bosch possui diferenças entre elas na ngk qto maior o nº mais fria ela é .
na bosch é o contrario maior o nº mais quente ela é**_
cara, o cabeçote ta altura minima original de 132mm. montando assim ja estou com receio quanto a temperatura. alguma dica de como melhorar o sistema? da pra rebaixar mais o cabeçote, sem correr grandes riscos de quebra? valeu
_**já fiz cabeçote baixando 2,5 mm mas tem que sacar muito bem de acerto ,velas e ponto di ignição pois se não o pistao quebra canaleta.
132 mm ta tranquilo apenas fique de olho em ponto pra não passar de 30º e use a vela adequada para a taxa do seu motor . se for na gasolina ate uns 11.5 de taxa use velas de grau 8 se for no alcool até 13 de taxa grau 7 acima disto grau 8 ou 9**_
-
já tive turbo e aspro, nunca mexi nisso. acho radiador de oleo um primeiro passo. mas não se deve esquecer é que não é só refrigeração, motor forte pede folgas diferenciadas nos cilindros e vira, nas valvulas etc…
vai do uso tb.
_**usa radiador de carro com ar condicionao que é maior ,radiador de oleo com 650 ml e ventoinha nele ,valvula termostatica com 3 furos de 4mm pra melhorar a circulação cuidado com as folgas pois em excesso seu motor vai bixar rapidinho.
comando alta graduação sem taxa não vira fica xoxo.
se for andar sem taxa melhor usar comandos com menor duração lob center alto e overlap menor.
eu usaria no maximo 280º 11,8 de levante e 112º de lob
abraço e boa sorte no projeto.
lembrando que as velas ngk e bosch possui diferenças entre elas na ngk qto maior o nº mais fria ela é .
na bosch é o contrario maior o nº mais quente ela é**_
cara, o cabeçote ta altura minima original de 132mm. montando assim ja estou com receio quanto a temperatura. alguma dica de como melhorar o sistema? da pra rebaixar mais o cabeçote, sem correr grandes riscos de quebra? valeu
_**já fiz cabeçote baixando 2,5 mm mas tem que sacar muito bem de acerto ,velas e ponto di ignição pois se não o pistao quebra canaleta.
132 mm ta tranquilo apenas fique de olho em ponto pra não passar de 30º e use a vela adequada para a taxa do seu motor . se for na gasolina ate uns 11.5 de taxa use velas de grau 8 se for no alcool até 13 de taxa grau 7 acima disto grau 8 ou 9**_
usarei velas grau 8 manteve o sistema de arrefecimento original? que folgas utilizou nas válvulas?