Intercooler water spray.
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ae pessoal, tenho toda a parafernalha pra fazer o iws mas não irei fazer só pra servir de enfeite.
pesquisei aqui no pp e em vários videos no yt e ví que é assunto antigo mas ninguém fala de resultados.
temp do ar de adm. na estrada fica em torno de 45° com tps 100% em dias normais (medido pelo sensor da ft no coletor de adm.), mas no transito e com o carro parado (tipica situação de alinhamento para arrancada) a temp. sobe para os 70°, 80°.
em dias frios chega a 15° com tps 100%… rsrs
será que consigo diminuir essa temp. em uns 20, 30° com o spray ???
bom, a principio andei fazendo uns testes com mangueira da festo rigida com pequenos furos direcionados para ver o resultado do spray que eu conseguiria e gostei do resultado, bem melhor que esguichadores de parabrisa que tem o jato muito grosso . usarei um reservatorio de partida a frio original do carro que tem até a boia para saber se acabou a agua e que avisa no painel. pensei tb em usar 2 motores de esguichador para ter uma pressão maior e trabalhar com orificios menores para aumentar o efeito de pulverização.
bom, está aí uma fotinho de onde o intercooler está, a única diferença é que mandei refazer as bocas que não são mais na parte de baixo e sim entram pela lateral, entra na parte de baixo e sai na parte de cima. estou vendo tb de usar uma proporção água/alcool que não seja inflamável para uso em estrada. aceito sugestões.
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vc não tinha intercooler né??
na estrada, com o ic normal vc vai baixar a adm pra 30º fácil… montando water spray e escambau a quatro digamos que chegue a 20, esses 10º não resolveria muita coisa não
sou bem mais um watercooler... mto mais eficiente... mas no seu caso que jah tem esse ic na mão, só ele já vai ficar de boa
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melhorar vai sim, com ctza.
um intercooler seco é um trocador de calor e funciona por convecção.
num dia que o ar esteja a 34ºc digamos, um intercooler 100% eficiente traria a temperatura do ar de saida para 34ºc pois a tendencia é equilibrar com a temperatura do ar que passa por ele.
com o spray, além da transferencia normal por convecção o radiador seria refrigerado em função do calor latente da evaporação da agua. assim há condição de refrigerar além da temperatura do ar externo.
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vc não tinha intercooler né??
na estrada, com o ic normal vc vai baixar a adm pra 30º fácil… montando water spray e escambau a quatro digamos que chegue a 20, esses 10º não resolveria muita coisa não
sou bem mais um watercooler... mto mais eficiente... mas no seu caso que jah tem esse ic na mão, só ele já vai ficar de boa
então menegotto, essas temperaturas que eu falei é com o intercooler já instalado. na estrada é uma maravilha mas quando paro em transito ou em alinhamento pra arrancada a temperatura sobe pq não circula o ar… como eu disse, se eu for colocar o iws pra diminuir de 70° pra 60° acho que não vale o trampo.
melhorar vai sim, com ctza.
um intercooler seco é um trocador de calor e funciona por convecção.
num dia que o ar esteja a 34ºc digamos, um intercooler 100% eficiente traria a temperatura do ar de saida para 34ºc pois a tendencia é equilibrar com a temperatura do ar que passa por ele.
com o spray, além da transferencia normal por convecção o radiador seria refrigerado em função do calor latente da evaporação da agua. assim há condição de refrigerar além da temperatura do ar externo.
hum… meu único medo é que como o reservatório ficara no próprio cofre a água fique ainda mais quente. posso resolver colocando agua com gelo mas imagina onde eu irei achar gelo nas arrancadas aí da vida pra ficar colocando toda hora no reservatório.
já vi carros com 2 bancadas de bicos com o coletor gelado funcionando na marcha lenta por isso tb perguntei da mistura não inflamável para fazer o spray.
o carro é pra rua ou para arrancada? pq me lembro de ter visto algo a respeito de usar nitro pra congelar o intercooler…
uso para as duas finalidades. gosto de pegar estrada e vou pra arrancadas tb. eu estava pesquisando sobre co2 para resfriar mas o cilindro não é barato e a recarga tb é chata pra fazer… nitro está descartado, mais fácil colocar o nitro pra dentro do motor doque jogar fora... rsrs
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talvez só o spray não ajude muito. precisaria testar, mas uma ventoinha + spray tornaria o sistema bem mais eficiente.
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tripazz, procure cilindros de paintball… custam em torno de 120 reais... carregam 20oz de co2 liquido, para congelar o cooler no alinhamento da arrancada acho que serve... cada carga custa 10 reais nos campos de paintball ou em casas de recarga de extintor...
outra solução é extintor de incendio... os de 4 kg, usados, se acha fácil por 200 reais... é uma idéia
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achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...
tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...
uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.
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tripazz, procure cilindros de paintball… custam em torno de 120 reais... carregam 20oz de co2 liquido, para congelar o cooler no alinhamento da arrancada acho que serve... cada carga custa 10 reais nos campos de paintball ou em casas de recarga de extintor...
outra solução é extintor de incendio... os de 4 kg, usados, se acha fácil por 200 reais... é uma idéia
esse é o ponto menegotto, já tenho tudo pra fazer o iws e não queria gastar pra colocar mais tranqueira no carro e tb não montaria o sistema só para ser bonitinho … por isso estou em busca de experiencias que o pessoal já teve. hj pesquisando no legacy club, vi que um cara conseguiu baixar 20° com o spray, isso me deixou animado.
achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...
tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...
uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.
leo, meu carro anda com 4 bicos de 120lbs/h no coletor original, sem bico aux.
na verdade antes de instalar o ic, com tps 100% na estrada vinha 145° na adm. medida pelo mesmo sensor que hj, com o ic, mede 40°,45°.
upei no photobucket a foto (imageshack ta um lixo mesmo)
a foto responde as perguntas… rsrs
ps: já comprei outro bigodinho que farei um rasgo para jogar mais ar no ic.
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achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...
tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...
uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.
só um adendo, pois não é o caso do colega, mas o bico na pressurização diminui muito a temperatura sim, viu… depois do bico auxiliar minha pressurização fica praticamente fria, uma diferença bem grande se comparado com uns poucos centímetros antes dele.
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desculpe desenterrar o topico, mas não encontrei resultados sobre esses testes…
estou pensando em um aspirado, fazer uma tomada de ar fria "cai" e por fora dela (gelando o metal) uma serpentina toda furada injetando co2 com um extintor ou kit co2 de aquario, sei que vai gelar pelo relato dos posts anteriores, mas sinceramente pode ser funcional na pratica?