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Intercooler water spray.

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    menegotto
    escreveu em última edição por
    #2

    vc não tinha intercooler né??

    na estrada, com o ic normal vc vai baixar a adm pra 30º fácil… montando water spray e escambau a quatro digamos que chegue a 20, esses 10º não resolveria muita coisa não

    sou bem mais um watercooler... mto mais eficiente... mas no seu caso que jah tem esse ic na mão, só ele já vai ficar de boa

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #3

      melhorar vai sim, com ctza.

      um intercooler seco é um trocador de calor e funciona por convecção.

      num dia que o ar esteja a 34ºc digamos, um intercooler 100% eficiente traria a temperatura do ar de saida para 34ºc pois a tendencia é equilibrar com a temperatura do ar que passa por ele.

      com o spray, além da transferencia normal por convecção o radiador seria refrigerado em função do calor latente da evaporação da agua. assim há condição de refrigerar além da temperatura do ar externo.

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      • R Offline
        R Offline
        Ricardo
        escreveu em última edição por
        #4

        o carro é pra rua ou para arrancada? pq me lembro de ter visto algo a respeito de usar nitro pra congelar o intercooler…

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          tripazzzz
          escreveu em última edição por
          #5

          vc não tinha intercooler né??

          na estrada, com o ic normal vc vai baixar a adm pra 30º fácil… montando water spray e escambau a quatro digamos que chegue a 20, esses 10º não resolveria muita coisa não

          sou bem mais um watercooler... mto mais eficiente... mas no seu caso que jah tem esse ic na mão, só ele já vai ficar de boa

          então menegotto, essas temperaturas que eu falei é com o intercooler já instalado. na estrada é uma maravilha mas quando paro em transito ou em alinhamento pra arrancada a temperatura sobe pq não circula o ar… como eu disse, se eu for colocar o iws pra diminuir de 70° pra 60° acho que não vale o trampo.

          melhorar vai sim, com ctza.

          um intercooler seco é um trocador de calor e funciona por convecção.

          num dia que o ar esteja a 34ºc digamos, um intercooler 100% eficiente traria a temperatura do ar de saida para 34ºc pois a tendencia é equilibrar com a temperatura do ar que passa por ele.

          com o spray, além da transferencia normal por convecção o radiador seria refrigerado em função do calor latente da evaporação da agua. assim há condição de refrigerar além da temperatura do ar externo.

          hum… meu único medo é que como o reservatório ficara no próprio cofre a água fique ainda mais quente. posso resolver colocando agua com gelo mas imagina onde eu irei achar gelo nas arrancadas aí da vida pra ficar colocando toda hora no reservatório.

          já vi carros com 2 bancadas de bicos com o coletor gelado funcionando na marcha lenta por isso tb perguntei da mistura não inflamável para fazer o spray.

          o carro é pra rua ou para arrancada? pq me lembro de ter visto algo a respeito de usar nitro pra congelar o intercooler…

          uso para as duas finalidades. gosto de pegar estrada e vou pra arrancadas tb. eu estava pesquisando sobre co2 para resfriar mas o cilindro não é barato e a recarga tb é chata pra fazer… nitro está descartado, mais fácil colocar o nitro pra dentro do motor doque jogar fora... rsrs

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #6

            talvez só o spray não ajude muito. precisaria testar, mas uma ventoinha + spray tornaria o sistema bem mais eficiente.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #7

              tripazz, procure cilindros de paintball… custam em torno de 120 reais... carregam 20oz de co2 liquido, para congelar o cooler no alinhamento da arrancada acho que serve... cada carga custa 10 reais nos campos de paintball ou em casas de recarga de extintor...

              outra solução é extintor de incendio... os de 4 kg, usados, se acha fácil por 200 reais... é uma idéia

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              • L Offline
                L Offline
                LeonardoZ
                escreveu em última edição por
                #8

                achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...

                tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...

                uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  tripazzzz
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  tripazz, procure cilindros de paintball… custam em torno de 120 reais... carregam 20oz de co2 liquido, para congelar o cooler no alinhamento da arrancada acho que serve... cada carga custa 10 reais nos campos de paintball ou em casas de recarga de extintor...

                  outra solução é extintor de incendio... os de 4 kg, usados, se acha fácil por 200 reais... é uma idéia

                  esse é o ponto menegotto, já tenho tudo pra fazer o iws e não queria gastar pra colocar mais tranqueira no carro e tb não montaria o sistema só para ser bonitinho … por isso estou em busca de experiencias que o pessoal já teve. hj pesquisando no legacy club, vi que um cara conseguiu baixar 20° com o spray, isso me deixou animado.

                  achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...

                  tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...

                  uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.

                  leo, meu carro anda com 4 bicos de 120lbs/h no coletor original, sem bico aux.

                  na verdade antes de instalar o ic, com tps 100% na estrada vinha 145° na adm. medida pelo mesmo sensor que hj, com o ic, mede 40°,45°.

                  upei no photobucket a foto (imageshack ta um lixo mesmo)

                  a foto responde as perguntas… rsrs

                  ps: já comprei outro bigodinho que farei um rasgo para jogar mais ar no ic.

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                  • 2 Offline
                    2 Offline
                    2Real
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    achei q tivesse rodando sem o ic… com ic essas temperaturas estão altas, ele não tá subdimensionado não? não abriu foto aqui, tá com uma putaria de registrar em imageshack e bla bla bla...

                    tentaria um ic bem maior, ou um watercooler, pq a agua do reservatorio q com certeza vai esquentar vai diminuir de 5 a 10 graus, não compensando o trampo... como disse ja tentaria um ic maior...

                    uma duvida, seu carro tem bico auxiliar? dependendo de onde instalado diminui não muito, mas alguma coisa da temp de adm.

                    só um adendo, pois não é o caso do colega, mas o bico na pressurização diminui muito a temperatura sim, viu… depois do bico auxiliar minha pressurização fica praticamente fria, uma diferença bem grande se comparado com uns poucos centímetros antes dele.

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                    • J Offline
                      J Offline
                      jordan
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      interessante, estou acompanhando o tópico, tenho a ideia de fazer a mesma coisa no meu carro abcs

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        doiszero
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        desculpe desenterrar o topico, mas não encontrei resultados sobre esses testes…

                        estou pensando em um aspirado, fazer uma tomada de ar fria "cai" e por fora dela (gelando o metal) uma serpentina toda furada injetando co2 com um extintor ou kit co2 de aquario, sei que vai gelar pelo relato dos posts anteriores, mas sinceramente pode ser funcional na pratica?

                        1 Resposta Última resposta

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