Pistão usinado para receber biela forjada
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então amigo, essa é a idéia mesmo como tem comprimento menor, ela vai tirar a taxa lá pros 8:1…. daí é virar a turbina na pressão e ser feliz
fico preocupado com o r/l desse conjunto que já é bem ruim, parecido com o gm familia 1 e com a possivel necessidade de reprogramação da injeção original, já que conto com ajuste programável apeanas para pressões positivas no coletor (fuel tech turbo pro-1).
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caramba, motorzinho ficou macho ein curti.
pra usar no dia-dia, como ele ficou? consumo, encheção de saco, essas coisas…
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olá pellegrino, como você falou, para o dia a dia, sem grandes pretensões, apenas para abafar a decepção do manco 80 e poucos cavalos originais. com 0,9 e mecânica original rodou sem nenhum problema, mesmo de consumo, pois ´foi feito com bico auxiliar.
encheção de saco:
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infelizmente o suporte de bico suplementar da turbo anahnguera (na época) veio completamente mal dimensionado. só fui perceber o tamanho do problema depois de soldado na pressurização em aliminio da super cooler (intercooler integrado). tive que trocar depois pela peça da spa, 100%, inclusive usando os mesmos 0-rings do bico std;
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também tive problemas no monte de mangueiras da linha de combustível que havia no cofre (antes era returnless). o calor era alto no cofre e era visível que aquelas mangueiras de injeção não iriam suportar com segurança. coloquei alguns ts decentes e mangueiras aeroquip. o dosador 1:1 do tempra foi pro cofre e adicionei uma bomba gti. ps: o vácuo/pressão que vai para o dosador não sai do coletor, mas sim da weaste gate integrada do compressor;
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o disco da embreagem e platô estavam ok com 40.000 de turbo. retifiquei esse disco trocando as lonas originais por lonas heavy duty de caminhão. melhorou bastante a transmissão. o câmbio tb está ok, apenas coxins do motor do lado direito arrebentou 2 x…bem frágil mesmo.
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com a introdução das bielas forjadas, espero andar com 1.2/1.3 bar sem comprometer a mecânica. conheço o limite do resto do conjunto e será apenas para puxadas eventuais evitando altas rotações por tempo prolongado.
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óleo de qualidade com trocas mais freqüentes e etanol sempre do meu posto de confiança.
abs.
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valeu menegotto, pesquisei as bielas do t-jet, realmente são bem mais resitentes que a do 1.4 8v, porém tem o comprimento centro à centro menor. as do t-jet (mesma dimensão das usados no abarth europeu)tem 128,50 e do 8v 129,35. a mesma info sobre o tamanho dessas bielas foi passada pela técnica da autorizada ventuno aqui de sp.
http://wossneronline.../fiatconrod.php
abs e obrigado. vou procurar um bom torneiro para trabalhar os pistões
esse link que postou não seria do sevel turbo?
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acho que sim…mas olha o preço das forjadas chinesas no atacado:
dear mr. fredy,
thanks for your inquiry we are your honest supplier from china.
our company specializes in manufacturing high performance connecting rods for aftermarket racing applications for more than 14 years.
for 40pieces fiat 1.4l conrods, the price is 25usd/piece for h-beam and 26usd/piece for i-beam without bolts, we can supply our own made bolts(the same quality as arp8740 bolts), the price is 1usd/bolt.
the shipping cost is 300usd for 40pieces conrods shipping to brazil, são paulo city by dhl(door to door), shipping time is 3-5days.
our production time is 35days for conrods.
please check the dimensions:
applications pcs/set center to center big end bore pin diameter big end width pin end width bolt size
fiat uno / punto / tipo 1.4l turbo 4 128.5 48.64 22 25.425 25.425 3/8 -24
we hope sincerely to become your reliable supplier and enjoy your business. welcome to write to us for any questions. we look forward to hearing from you.
thank you & best regards
zick huang(sales manager)
mobile: +86-18674833488
e-mail: [email protected]
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…esse kit u$ 4.500,00 (haja dinheiro..) deve ficar muito bom em um t-jet já que é preparado exatamente para ele vira, pistões. bielas...e veja o que dizem: our kit is good for 1500bhp and 12000rpm
http://www.pureperformancemotorsport.com/shop/product_info.phpoproducts_id=429
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desculpe, não sei afirmar com certeza se eo kit acima serve no t-jet…serão para o sevel? enfim essa foi a resposta do vendedor (que talvez esteja só vendendo e desconhece 100% a aplicação):
hallo fredy,
yes our rods are suitable for your engine
we have them in stock so if you want them please let us know,
looking forward to your reply,
best regards
thomas faska (director)
pure performance motorsport p/l
factory 11/2 quist crt
dandenong south
vic 3175
melbourne
australia
ph +613 9792 5868
fax +613 9792 5868
mob +61 (0) 438 800 507
email [email protected]
web: www.ppmracing.com
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pode fazer esse serviço sim tranquilo, nos gm que usam pino travado nas bielas, o pessoal quando meche jah altera pra usar deslizante. pra turbo tem que ser assim…
só cuida quem vai fazer o serviço... tem que ser de mta precisão
caso ainda não tenha comprado as bielas da sufran, dá uma pesquisada no conjunto do motor t-jet.... pistão e biela dele seguram fácil esses 1,2 bar
valeu menegotto, pesquisei as bielas do t-jet, realmente são bem mais resitentes que a do 1.4 8v, porém tem o comprimento centro à centro menor. as do t-jet (mesma dimensão das usados no abarth europeu)tem 128,50 e do 8v 129,35. a mesma info sobre o tamanho dessas bielas foi passada pela técnica da autorizada ventuno aqui de sp.
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abs e obrigado. vou procurar um bom torneiro para trabalhar os pistões
sem querer abusar, caso alguém conhecer um torneiro de confiança que já fez tal serviço e puder indicar, ficaria grato (como comentou o menegotto, ao que parece muitos proprietários de turbinados gm famailia 1 adotaram essa técnica)
obrigado.
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cara, se todo dono de carro turbo fosse criterioso que nem vc…
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bem, depois posta umas fotos e impressões do punto turbinado, fiquei curioso, deve ter ficado fino de andar…
olá pellegrino,
segue o carro com as bielas originais e 1,0 kg. depois que colocar as bielas forjadas postarei as impressoões.
abs, freddy
[vídeo punto 1.4 8v turbo](vídeo punto 1.4 8v turbo)
caso alguém tenha interesse, o carro foi preparado na auto power glide no broolin, próximo à berrine. trabalham bastante em ap e chevettes com essa motorização. o proprietário se chama joão, tel.81027789 (não sei da oficina agora) [email protected]
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cara, não sei se é só em algumas versoes , mas acbei de fazer um motor fire 1.0 2004 e não tinha trava de pino no pistao, era dezlizante tambem e o motor era original ainda
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cara, não sei se é só em algumas versoes , mas acbei de fazer um motor fire 1.0 2004 e não tinha trava de pino no pistao, era dezlizante tambem e o motor era original ainda
então, como comentei no início do tópico, os 1.0 fire tem trava. levarei um pistão igual ao seu para servir como modelo para a cava pois usarei as mesmas travas que você usa no 1.0. seu carro ficou bom? está alimentando o motor de que forma?
abs, fredy
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o carro ta original e não era meu e sim de um cliente que o usa na sua empresa, estva com 350.000 km rodados e pra meu espanto ao abrir o motor o eixo estava perfeito sem um risco sequer , tanto que na retifica nao foi necessario retifica-lo , somente polimento e bronzinas novas eta motorzinho macho
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cara, não sei se é só em algumas versoes , mas acbei de fazer um motor fire 1.0 2004 e não tinha trava de pino no pistao, era dezlizante tambem e o motor era original ainda
então, como comentei no início do tópico, os 1.0 fire tem trava. levarei um pistão igual ao seu para servir como modelo para a cava pois usarei as mesmas travas que você usa no 1.0. seu carro ficou bom? está alimentando o motor de que forma?
abs, fredy
vi que a metal leve fabrica com travas e sem travas vai entender.
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o carro ta original e não era meu e sim de um cliente que o usa na sua empresa, estva com 350.000 km rodados e pra meu espanto ao abrir o motor o eixo estava perfeito sem um risco sequer , tanto que na retifica nao foi necessario retifica-lo , somente polimento e bronzinas novas eta motorzinho macho
imagino que sim, rodando original o motor aguenta. creio que se não tivesse abusado, a biela iria suportar.a injeção original foi projetada para trabalhar com 3,5bar na linha de combustível, viajei para santa catarina (tinha sido a terceira vez e nunca deu problemas) e resolvi baixar a pressão da linha para economizar combustível. na ida baixei para 3,25 e foi super tranqüilo sempre a 100km/h. ficou muito econômico, fiz são paulo 600km com 38 litros de alcool. na volta baixei para 3,0 e e depois de 500km percorridos parei em um posto de estrada….combustível pra lá de batizado. na saída do posto tive que pisar fundo pois havia muitos carros e estava chovendo. nessa pisada a biela partiu e arrebentou sub-bloco e bloco. bom para aprender né manter sempre os 3,5 na linha. desmontando o motor estava tudo impecável, sem riscos, pistões, bronzinas ok, vira ok (mas com um furo enorme no bloco)...só a biela que não suportou mesmo.
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boa tarde à todos.
sou novo no forum, em primeiro lugar gostaria de saudar à todos que partcipam e contribuem com o mesmo.
gostaria de uma dica.
sou proprietário de um punto 1.4 8v. sempre andei com 0,9 de pressão positiva no coletor e nunca tive problemas mecânicos (rodei aprox.40.000km).
ao aumentar a pressão, 1.2bar percebi que as bielas não suportam.
encontrei um jogo de bielas forjadas usadas fabricadas pela sufran, 4340 c/parafusos arp (usa pino deslizante). alguém poderia me auxiliar? se usinar meu pistão original para encaixar travas de pino do fire 1.0 (só o fire 1.0 usa travas no pino, diferente do 1.4 que é fixo)e cortar a extremidade do pino para adaptar a biela que usa pinos deslizantes em meus pistões fire originais, há chances de ter esses pistões confiáveis?
abs,
fredy
será que eu poderia colocar buchas de teflon ao invés de usinar os pistões?
abs,
fredy
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boa tarde à todos.
sou novo no forum, em primeiro lugar gostaria de saudar à todos que partcipam e contribuem com o mesmo.
gostaria de uma dica.
sou proprietário de um punto 1.4 8v. sempre andei com 0,9 de pressão positiva no coletor e nunca tive problemas mecânicos (rodei aprox.40.000km).
ao aumentar a pressão, 1.2bar percebi que as bielas não suportam.
encontrei um jogo de bielas forjadas usadas fabricadas pela sufran, 4340 c/parafusos arp (usa pino deslizante). alguém poderia me auxiliar? se usinar meu pistão original para encaixar travas de pino do fire 1.0 (só o fire 1.0 usa travas no pino, diferente do 1.4 que é fixo)e cortar a extremidade do pino para adaptar a biela que usa pinos deslizantes em meus pistões fire originais, há chances de ter esses pistões confiáveis?
abs,
fredy
será que eu poderia colocar buchas de teflon ao invés de usinar os pistões?
abs,
fredy
olá, vi que o tópico se iniciou em 2008, ja chegou a fazer a mudança?
as bielas do t-jet tem o mesmo comprimento que dos 1.4. esse punto turbo que voce está usando como base (1990 - 1997) nao é motor t-jet…
no t-jet o bloco foi aumentado em 0,8mm pra ajustar a taxa, enquanto a biela tem o mesmo comprimento (deve ser pra nao sacrificar mais a r/l)
montei pistoes e bielas do t-jet no meu 1.3 16v, baixando a taxa pra 8,5:1 devido ao pistao ser pra um motor 1.4 (altura de compressao menor assim como montar pistoes 2.0 e vira 1.8 nos ap)
sobre usinar o pistao pra receber as travas, seria mais indicado colocar pistoes iapel forjados, ja sao de trava e tem taxa menor se usando bielas do t-jet. os pistoes originais tambem nao aguentam grande coisa. se a biela forjada que vc arranjou for só mais curta, pode ser até bom se baixar a taxa um pouco se for usar pistoes originais, mas nao pode baixar muito...
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como vai lost..tb lembro dos seus posts. obrigado. você tem razão, o 1.4 europeu (1990-1997 em questão nada tem haver com as do grand punto 1.4 t-jet)seu carro está legal com o conjunto do t-jetá quanto às bielas adquiridas tem o mesmo comprimento das do 1.4 8v orginal, ou seja 129,35 mm (sufran), dessa forma usando os pistões originais (por questão de $)não vai mudar o r/l assim como não vai destaxar. bem que gostaria de colocar as iapel. penso em não abusar por enquanto e quando for colocar os pistões trocar a injeção suplementar por injeção mais adequada na própria flauta.
valeu
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como vai lost..tb lembro dos seus posts. obrigado. você tem razão, o 1.4 europeu (1990-1997 em questão nada tem haver com as do grand punto 1.4 t-jet)seu carro está legal com o conjunto do t-jetá quanto às bielas adquiridas tem o mesmo comprimento das do 1.4 8v orginal, ou seja 129,35 mm (sufran), dessa forma usando os pistões originais (por questão de $)não vai mudar o r/l assim como não vai destaxar. bem que gostaria de colocar as iapel. penso em não abusar por enquanto e quando for colocar os pistões trocar a injeção suplementar por injeção mais adequada na própria flauta.
valeu
tudo bem, e você?
o motor ficou perfeito, não percebi qualquer perda no torque em funcao dos 8,5:1 de taxa de compressão. ainda não estou usando o carro no dia a dia pois ainda nao fiz o controlar. andei com ele apenas 130km até agora. por isso, estou andando com apenas 0,6 de pressão. só vou aumentar a pressão depois de passar dos 1000km rodados. mesmo com 0,6 o carro anda muito bem, deve ter em torno de 180hp o que é muito bom em funcao do tamanho do motor e potencia original.
pense nos pistões forjados, pois os pistoes dos motores fire são relativamente frágeis por serem motores de concepção moderna (pistoes e bielas leves). a iapel tem pistoes pra fire 8v.
apenas por curiosidade, qual o valor das bielas forjadas?
injeção eletrônica programável? eu conheço uma que é espetacular http://www.fuelbox.com.br/
segue foto dos conjuntos originais e do t-jet lado a lado para comparação. o da direita é do t-jet.