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Futura injecao eletronica

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    xtreme
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    #1646

    mas no caso de multiplos mapas, demais parametros sao modificados, como por exemplo o mapeamento de pressão da turbina, aí sim, em um mapa mais manso, simplesmente vem menos pressão mesmo você pisando todo o acelerador. mas a parte de ponto e combustivel não necessariamente precisaria ser outra.

    a fuelbox está desenvolvendo um sistema de controle de tração ativo, proprietario..cortes do motor pela ignição e nao pela injeção

    a idéia que tenho é essa mesmo…02 mapas... o 1º baixa pressão para uso civil... o 2º .. yes we can...rs

    corte via ignição ...[lembrei da kms](lembrei da kms)

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    • L Offline
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      Lost
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      #1647

      mas no caso de multiplos mapas, demais parametros sao modificados, como por exemplo o mapeamento de pressão da turbina, aí sim, em um mapa mais manso, simplesmente vem menos pressão mesmo você pisando todo o acelerador. mas a parte de ponto e combustivel não necessariamente precisaria ser outra.

      a fuelbox está desenvolvendo um sistema de controle de tração ativo, proprietario..cortes do motor pela ignição e nao pela injeção

      a idéia que tenho é essa mesmo…02 mapas... o 1º baixa pressão para uso civil... o 2º .. yes we can...rs

      corte via ignição ...[lembrei da kms](lembrei da kms)

      entao, mas ai a diferença ta na pressao, nao na calibração :aaf:

      para o controle de tração, não só corte de ignição, mas retardo e atuação na borboleta do acelerador tambem, porque só cortar a ignicao faz com que ao ativar o motor novamente, se perca a tração novamente, forçando a cortar novamente e assim por diante…

      abraço e pare de perder tempo procurando fora o que ja existe aqui, e vc tem acesso direto e na sua lingua :pix:

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        16volts
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        #1648

        eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

        tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

        só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

        então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

        na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

        trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

        mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          G u s t a v o
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          #1649

          eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

          tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

          só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

          então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

          na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

          trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

          mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

          **eu usava dta fast p80, atualmente uso fueltech e detesto o comportamento do carro é bom, mas a oscilação da sonda me irrita, eu arrumo e ela fica ruim de novo.

          no corsinha é mbe 9a4, um mapa só.**

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            xtreme
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            #1650

            mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

            hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs

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            • G Offline
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              #1651

              mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

              hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs

              brian earl spillner mode on

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              • M Offline
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                menegotto
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                #1652

                tem gente que viu muito velozes e furiosos…

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                  #1653

                  eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

                  tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

                  só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

                  então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

                  na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

                  trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

                  mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

                  mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                  nao é necessario trocar de mapa, pois por ser map x rpm automaticamente em cada area de rpm vc tem possibilidades diferentes de acerto por map. voce teria essa necessidade em um sistema que nao cruza de verdade rpm e map.

                  sim, na fuelbox ainda existe correção por tps, mas eu mesmo nao uso no meu carro por simplesmente nao existir necessidade.

                  posso andar com lambda 1,05 até por exemplo 4000 rpm x pressao atmosferica, e trabalhar mais rico caso venha pressao nessa rotacao, ou tenha mais rotacao, tudo isso sem precisar corrigir por tps simplesmente por trabalhar rpm x map, daí nao existe necessidade de troca de mapa.

                  voce só vai precisar trocar de mapa, se quiser por exemplo uma calibração que trbalhe com 0,90 de sonda a 1 bar e rpm > que 4000 e com isso tem uma calibração com uma quantidade de ponto, ai tem outra calibração que trabalha com 0,80 e mais avanço por exemplo, ai sim vai ser necessario trocar de mapa pra ter um comportamento diferente na mesma faixa que voce tinha outro comportamento no outro mapa.

                  . tambem nessa outra calibração pode ter outra calibração de pressao da turbina, liberando mais pressao desde rpms mais baixas até la em cima, mudanto totalmente a caracteristica do carro e realmente liberando mais cvs. tudo bem que os cvs voce controla no acelerador, mas todo mundo sabe que se ta disponivel voce acaba usando sempre. se puder manter o carro em uma calibração que limita mais a pressao e trabalha com lambda mais pobre e ponto mais tranquilo mesmo com pressao e tal, e trocar pra uma calibração que libera mais pressao na turbina, mais mistura e ponto, é legal sim. o problema vai ser manter o carro na calibração mais mansa, pq o natural vai ser querer andar só na mais forte sempre né :pix:

                  acho que ta meio confuso pra entender… qqr coisa pergunta ai que eu tento melhorar a explicação... escrever é uma porcaria...

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                    16volts
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                    #1654

                    mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                    pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                    a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                    não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                    pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                    abs

                    1 Resposta Última resposta
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                      #1655

                      mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                      pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                      a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                      não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                      pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                      abs

                      a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

                      entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

                      totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

                      voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

                      nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

                      na fuelbox é assim:

                      map x rpm x t.i.

                      % tps x rpm x % correção sobre t.i.

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                      • G Offline
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                        #1656

                        mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                        pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                        a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                        não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                        pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                        abs

                        a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

                        entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

                        totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

                        voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

                        nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

                        **zézão que o diga.

                        digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                        1 Resposta Última resposta
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                          #1657

                          **zézão que o diga.

                          digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                          porque falta?

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                            escreveu em última edição por
                            #1658

                            **zézão que o diga.

                            digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                            porque falta?

                            toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins

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                              #1659

                              a fuelbox tem 6 saidas individuais pra controle de injetores/boost/nitro. cada saída pode ser configurada individualmente com relação ao que ela faz, por exemplo, se é injetor primeira bancada, segunda bancada, boost ou nitro.

                              pra sua configuração, poderia usar 5 saidas nos bicos de alta impedancia (baixa vazao ou primeira bancada) pra trabalhar semi-sequencial e ter dirigibilidade original, e usar a saída 6 pra tocar os 5 bicos de baixa impedancia (baixa impedancia se usa peak and hold).

                              porem, o controle de pressão de turbo é feito através dos mesmos canais de controle dos injetores, entao dessa forma, já estaria utilizando os 6 canais e nao sobraria pra controlar a pressao de turbo.

                              eu sugiro montar com apenas 5 bicos bons (deka, bosch ou até trickflow) trabalhando semi-sequencial (gastando 5 saidas com os injetores) e a sexta saída utilizar para o controle de pressao.

                              estamos montando um marea assim.

                              sim, tem lambda ativo…

                              sim, se nao tem algo hoje, amanha pode ter :d

                              po, da uma lida na documentação... eita povo preguiçoso...

                              1 Resposta Última resposta
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                                escreveu em última edição por
                                #1660

                                **lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

                                eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

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                                  #1661

                                  então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

                                  na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

                                  tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

                                  infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

                                  jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

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                                    #1662

                                    zézão que o diga.

                                    digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.

                                    faltar nao falta. o equipamento que voce usa é que nao faz.

                                    **lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

                                    eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

                                    que lance? nao entendi.

                                    poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…

                                    se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)

                                    desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #1663

                                      então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

                                      na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

                                      tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

                                      infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

                                      jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

                                      entao concorda que dessa forma, no caso da fuelbox, nao é necessaria a troca de mapa?

                                      no seu caso, voce troca o mapa em 85% em qualquer situação de rpm. no caso da fuelbox, consegue trabalhar de formas diferentes e gradualmente (transição suave) entre uma situação de tps e outra…

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                                        #1664

                                        sim, concordava e continuo concordando :d

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #1665

                                          jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

                                          qual? vc está em sp onde tudo é mais fácil.

                                          que lance? nao entendi.poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

                                          **o problema são 2. toda a instalação ter de ser refeita, e a segunda o acerto. tipo se der uma zica depois de uns 5 meses eu fico a pé . quanto tempo leva pra fabricar um chicote desses no carro?

                                          sei do intuito lost, relaxa.**

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