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Veneno pra fiasa…

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  • D Offline
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    Dr.147
    escreveu em última edição por
    #54

    pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.

    com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.

    qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.

    qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.

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      loko_do_147
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      #55

      olha eu aki de novo…rs

      eu vi num site do clube do uno (cdu) um cara falando de usar oleo sintético no motor fiasa, pelo modo de falar dele me parece conhecer bem o assunto.

      vc saberia me dizer se isso ajuda ou nao no motor e qual oleo deveria usar se fosse o caso?

      outro ponto é sobre o rotor, ele indica o rotor de final 300 da bosh, qual seria?

      ele tbm fala sobre a weber 34/34, vc sabe em que modelo saiu esse carbura?

      o que seria velas de multiplos massa?

      o que significa a sigla spi do uno 1.5 alcool?

      obrigado pela atenção...

      valeu

      filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...

      o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.

      não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).

      o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.

      sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.

      se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.

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      • L Offline
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        loko_do_147
        escreveu em última edição por
        #56

        to te enchendo de perguntas que pra vc deve ser um pé no saco né, mas pq vc acha o 1300 melhor?vc ja montou os dois ou é por comparação de conjuntosãou seja, vc fala isso na pratica ou na teoria?vc acha que o 1300 tem mais futuro entao?

        po cara, nao sei o que faço, meu carro quebrou um pistao ( fudeu a cabeça dele todo, parece que deu pra um cachorro mascar), vc sabe o que pode será será falta de combustivel ou de pressão de comb?

        e o pior, eu acho que tem mais um quebrado, eu troquei o tal pistao, porem o carro ainda fuma pelo respiro…

        vc ta salvando meu carro, valeu mesmo...rs

        pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.

        com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.

        qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.

        qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.

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        • L Offline
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          loko_do_147
          escreveu em última edição por
          #57

          ola, nao sou um profissa na area pra te responder, mas, tenho um desmanche de carros e sou bastante curioso…

          comparei os cabeçotes do 1.0 1.3 e 1.5, realmente o tamanho das valvulas de admissao mudam, porem as de escape são do mesmo tamanho...

          falei em reduzir o 1.5 pra 1.3 pra ter espaço pra meter uma turbina ou um sc (claro, desde que dê uma rebaixada no bloco pra adequar a taxa, que vai ficar extremamente baixa), e ainda desfrutar do cabeçote do 1.5 que tem válvulas maiores (aliás, tem mesmo? isso é verdade?)

          tb sou fã do 1.3

          no uruguai eles têm palio 1.3 mpi fiasinha… da hora.

          abs

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          • G Offline
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            guabiroba
            escreveu em última edição por
            #58

            o que seria velas de multiplos massa?

            o que significa a sigla spi do uno 1.5 alcool?

            single point injection

            porem o carro ainda fuma pelo respiro…

            isso é comum no fiasa

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            • D Offline
              D Offline
              Dr.147
              escreveu em última edição por
              #59

              bom, tudo o que falei aqui foi na base da experiência prática com este motores.

              o 1300 é um motor mais elástico, dá pra fazer girar sem muita coisa; já o 1.5 tem um bom torque, mas meio amarrado em alta (vai melhor trurbo do que aspro).

              qto as válvulas dos cabeçote, já disse acima, o único que muda a válvula de escape são dos ultimos fiasa alcool, que equiparam as stradas, antes de adotar o motor fire.. são raríssimos de achar., mas dá pra colocar estas válvulas dos demais cabeçotes , tal como fiz no meu 1.300 turbo.

              qto ao seu puistão tá mascado em cima, seu cabeçtoe tá fora de medida e as válvulas estão se chocando contra a cabeça do pistão… ou vc está andando com o ponto muito adiantado,

              se está fumandio muito pelo respiro, recomendo vc desmontar todos os pistõe se levar o bloco na retifica pra ver se é neessário retificar ou se somente a troca de anéis resolve.

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              • R Offline
                R Offline
                RFC
                escreveu em última edição por
                #60

                tenho o comando do 1.6r vendo barato

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                • R Offline
                  R Offline
                  Ricardo-UT
                  escreveu em última edição por
                  #61

                  se alguem quiser negociar tenho uma parte de baixo completa de sevel 1.6 corsa lunga

                  ainda esta co mo bloco sevel corsa lunga é me interessa o eixo é eh std ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    smk. 0
                    escreveu em última edição por
                    #62

                    opa meu bloco nao é o corsa lunga nao… é o step a, aquele q vem o coletor de aluminio... mas nao sei se vou vender nao... tive pesquisando e penso em guardar pra montar 1.9 16v

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                    • R Offline
                      R Offline
                      RoncadorCDU
                      escreveu em última edição por
                      #63

                      fala galera estava lendo as respostas do tópico e li muito sobre 1.3 e 1.5, mas e os 1.0??? não vale a pena fazer algumas modificações pra ganhar um pouco mais de rendimento??? ou simplesmente não existe material pra fazer??? eu possuo um mille ex 2000 a gasolina 1.0, já procurei várias coisas sobre mas nunca achei nada pra fazer algumas melhorias, qria uma luz apenas, a principio eu não qro fuçar muito nele, mas não existe um comando mais brabo, remapeamento a injeção ou algo parecido???? se tiver algo o q vcs sugerem??? preciso de opiniões… um abração galera

                      1 Resposta Última resposta
                      • U Offline
                        U Offline
                        UNO-_-1.7HT
                        escreveu em última edição por
                        #64

                        olá, parabéns por esse tópico, estou muito interessado também em preparar meu 1.5 sevel / álcool, porém tenho detalhes que solicito para quem for me orientar siga esse meu desejo, pois então vamos lá:

                        1º- 1.5 e 1.6 sevel são *exatamente iguais?

                        • sei que não devido as medidas dos pistões, mas, gostaria de saber se é apenas isso, somente o pistão que faz a diferença, de resto tudo igual, graduação do comando, virabrem, biela, cabeçote e etc . . .

                        2º- minha preparação será para turbo, então desejo rodar (em torno) de 1,2kg no pé + um booster (acionamento no farol alto) para ir a 1,7kg e outro booster (com chave tipo caça, ou seja, somente para competir em altas velocidades) para ir a 2,4kg (acredito que não mais do que isso, pois como vou querer (opss, . . rs . . . vou investir) em tudo, intercooler, uma turbina de dupo fluxo, minha webber 40 + 4 bicos no coletor com acionamento pelo h.i.s. acredito que deva chegar a uns 300 cv´s fácil

                        3º- estou com a base toda desmontada, ou seja, terei que comprar tudo, tudo mesmo, só tenho no momento bloco 1.5 sevel / álcool (inclusive sem o cabeçote)

                        então terei que comprar:

                        virabrequim-> gostaria de saber se esse tal corsa lunga do brava 1.6 cabe perfeitamente nesse 1.5 alcool

                        pistões-> medida e marca (forjado, pois não quero que quebre, ainda mais com essa pressões que desejo

                        anéis-> já vai vir com os pistões ou metal leve mesmo ? ?

                        bronzinas-> metal leve ?

                        bielas-> com essa pressão de turbo que desejo, as originais irão agüentar é ou terei que comprar forjada na medida original das que vem no vira corsa lunga? ?

                        cabeçote-> comprando um a gasolina, ou o que faz esse 1.5 sevel ser álcool é o pistão com testa grande pras válvulas?

                        comando de válvulas-> graduação, levante, lob center e sei lá o que mais . . . rs . . .

                        turbina-> tipo uma biaggio .50 duplofluxo vai bem ?

                        coletor escape p/ turbina-> vem no kit turbo néh ?

                        válvula de alívio-> vem no kit turbo néh ?

                        válvula de prioridade-> vem no kit turbo néh ?

                        bomba de óleo-> precisa aumentar a pressão na original (sei lá amigo meu fez na do chevete que ficou gerando 7~9bar de pressão) ou a original fiat dá pro gasto ?

                        jogo de junta-> original, ou um urba presta ?

                        retentores-> original

                        coletor admissão-> original com as adaptações para colocar a webber e os 4 bicos

                        bicos injetores-> do astra flex mesmo ou tem um de melhor vasão ?

                        velas-> accel, msd, qual ?

                        cabos de velas-> accel, msd qual ?

                        bobina de ignição-> a do marea da pro gasto ?

                        rotor do distribuidor-> original ?

                        tampa do distribuidor-> original ?

                        intercooler-> de tamanho ideal para resfriar a pressão desejada

                        pressurização-> alumínio tem realmente um ganho válido pelo investimento feito ? ? pois de alumínio a tubulação será uma facada.

                        embreagem-> displatec, ff embreagens ou sei lá qual (c/ molas para aliviar um pouco a caixa?) quantas pastilhas é 1200lbs ou 1400lbs pela preparação do motor ? ?

                        volante do motor-> será necessário aliviar, ou pela preparação nem vale a pena correr o risco de um volante aliviado, com embreagem pesada, mais fortes giros do motor turbo?? ?)

                        blocante 70%-> onde mando a satélite para blocar “apenas 70%” para manobrar / andar na rua mais fácil ou já consigo comprar pronta ??

                        bomba de gasolina-> qual marca quantos bar´s

                        entre outras dúvidas que irei acrescentando aqui, aos poucos, pois o principal tenho que saber que é o motor, (virabrequim, pistão, biela, vabeçote, comando)

                        então agradeço enviem para o e-mail ht.fs22@gmail.com

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          tripazzzz
                          escreveu em última edição por
                          #65

                          fala galera estava lendo as respostas do tópico e li muito sobre 1.3 e 1.5, mas e os 1.0??? não vale a pena fazer algumas modificações pra ganhar um pouco mais de rendimento??? ou simplesmente não existe material pra fazer??? eu possuo um mille ex 2000 a gasolina 1.0, já procurei várias coisas sobre mas nunca achei nada pra fazer algumas melhorias, qria uma luz apenas, a principio eu não qro fuçar muito nele, mas não existe um comando mais brabo, remapeamento a injeção ou algo parecido???? se tiver algo o q vcs sugerem??? preciso de opiniões… um abração galera

                          motor 1.0 foi feito para economia, mesmo gastando uma quantia razoável de dinheiro qq 1.6 original atropela

                          invista em outro carro se possível. um uno 1.6 csl, mpi é um lobo em pele de cordeiro

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            guabiroba
                            escreveu em última edição por
                            #66

                            pra 1.0 é pendurar o caracol, não tem muito o que fazer. mesmo se tivesse facilidade de comandos e etc, uma preparação aspirada gastaria muito r$ e deixaria o carro muito ruim pro dia-dia.

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              torom
                              escreveu em última edição por
                              #67

                              opa! galera.. tudo bem?

                              então sou novo no fórum eu tenho varias perguntas… kkk

                              ah algum temo pesquisei sobre uma modificação no palio 1.0 com virabrequim 1300 o que ta valendo pra mim é torque, que esse 1.0 tem só giro... rsrsrs porem tudo que pesquisei caiu no esquecimento... agora voltei decidido a fazer isso, porem não lembro de metade do que tinha visto... vi um mod no qual se trata de colocar o vira de 1300 e pistões de kombi 1.4, outros dizem que tem como fazer isso sem alterar o pistão... porque até então na minha cabeça basicamente o que difere a cilindrada dos motores fiasa era o virabrequim e a altura do bloco, mas para manter o mesmo pistão no vira 1300 teria que ter uma biela menor... quanto a taxa de compressão o que seria mais adequado, como faria os cálculos, e possivelmente alguma alteração na central... vi que alteram o eprom para a central do 1.5, sei que vão dizer que talvez não seja viável... mas no meu caso acredite esse carro tem mais valor sentimental que material.. então pra mim esta valendo... rsrsrs

                              abração galera, desde já agradeço a força...

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #68

                                uma opção de carro interessante, que hoje custa praticamente o mesmo que o 1.0 é o palio 16v.

                                mas olhe bem antes de comprar, a mecanica italiana não é um absurdo de cara, mas tb não é barata.

                                sao 106cv, um motor com 67 de curso e 86 de pistao, que gosta de girar! se for turbinar nao recomendo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #69

                                  eu recomendo fortemente o 1,6 16v pra turbinar… por curso curto e taxa baixa da pra usar bastante pressão e rende bagaray

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #70

                                    na verdade over, me corrigindo, nao falei pelo motor mas sim pelo espaço, é muito apertado no palio com esse motor.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fernandito
                                      escreveu em última edição por
                                      #71

                                      filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...

                                      o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau... isso resulta em maior fôlego em alta.

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                                        #72

                                        então, por pistão 1mm, cábeçote do pálio, num 1300 alcool, aspirado, carburado dá um bom resultado?? câmbio 4 marchas original.

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                                          #73

                                          filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...

                                          o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau... isso resulta em maior fôlego em alta.

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