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Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc

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  • B Offline
    B Offline
    Buddy Guy
    escreveu em última edição por
    #17

    massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?

    ficaram rentes.

    taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.

    pra aspirado acho que nao compense não…

    aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...

    r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317

    poxa,ficou bacana então.se fica rente e não precisa mexer no bloco,seria uma saida interessante.bom saber do esquema

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    • G Offline
      G Offline
      goiano
      escreveu em última edição por
      #18

      pessoa, e um meio termo, tipo um milinovezinho tradicional, com pistão 83mm e biela 144mm fica com 1.870cc e 0,30 batido de rl …....... :biba:

      ps: qual a velocidade media dos pistões aceitavel pra umas configurações turbo dessas ?

      abraços.

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      • M Offline
        M Offline
        markjobar
        escreveu em última edição por
        #19

        axo que em motores de rua, o bom é n passar de 20m/s . vi q os da f1 chegam a 28 m/s, e alguns motores renault ja chegaram a 32m/s sem quabras

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          smk. 0
          escreveu em última edição por
          #20

          tem um monte de rua e até de pista indo alem desses 20m/s ou 21m/s sem problemas…

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #21

            cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…

            pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média

            goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração

            me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              goiano
              escreveu em última edição por
              #22

              cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…

              pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média

              goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração

              me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????

              depende :biba:

              em pista boa de grip a potencia/torque manda.

              em pista ruim a história é outra…..daí o pessoal mete chumbo e pneuzão nos carros pra tracionar......daí precisa de torque de novo pra sair forte... é foda.

              acaba que tudo se une e sempre é preciso ter os 2.

              e com o uso de controles de ponto, tração e de pressão, mesmo os motores grandes tão conseguindo sair na manha .....tracionando...

              olha o video do cazzado recordista atual turbo-b.....coisa linda saindo (no freio de mão :d ) tracionando mais de 700cv de radial

              http://www.youtube.com/watch?v=pef8j1rk3tw

              acho que por enquanto não vou ter tantos controles eletronicos e tal......mas os turbo-c aqui da oficina já tão dando mais de 400cv na roda sem nada de cabeçote argentino milionário, nem 3e-tech nem nada.....tudo 2.0 a alcool....

              continuo achando que a progressividade e giro alto dos motores menores como o 1.7 seriam interessantes.....mas tá me dando medo o custo de um cabecote pra segurar 9.000rpm e tambem a possivel falta de força pra sair no pé ......... :ban:

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #23

                monta e vê como fica

                se não virar, monta outro com mais cilindrada

                peça de ap é barato, e vc tem bons contatos, consegue peças boas com custo baixo

                motor girador é o q há

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  cara, veja bem…

                  vc pode montar o feijão com arroz que todo mundo monta, ap 2zero e acerto de suspensão que todo mundo conhece... vai ser só mais um, se conseguir resultado vai ser mérito do piloto e não do carro, pois o carro é igual aos outros...

                  se montar algo novo como um milisete virando do avesso, pode dar errado, é claro... mas pode tb dar muito certo e ser o diferencial

                  e seguinte goiano, milisete vai fazer com pistão 2.0... logo, se se arrepender, só trocar o vira/biela

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    goiano
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    acho que a conversa tá rendendo mais pro milinove…......vamos ver.........

                    to vendo com o cara que ta anunciando umas mega iskirti aqui barata....... e pensei em colocar elas pra controlar corte de giro, controle de largada, mapa de ignição, 2 step e o escambau..........o que acham ?

                    pandoo tá 1200,00 e 3e tech 1.400,00 .......... :biba:

                    sobre cabeçote, indicam alguem bbb ?

                    abraço...

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      vai na fé com a mega iskirti que fica massa…

                      cabeçote, é um problema... tem muito nego que promete e cobra por 100cfm, e entrega 80... mas no papel diz que tem 100...

                      sugiro fazer no local mais próximo possível, onde inclusive possa acompanhar as medições na bancada de fluxo...

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        WEST
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        dae goiano só uns comentários pra acrescentar..

                        vira se puder, vai de 8 contrapesos, menos vibração, muito importante para os giros pretendidos..

                        esse teu finado amigo é um gordinho meio baixo que tava contigo naquela vez? :|

                        []s

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          goiano
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          dae goiano só uns comentários pra acrescentar..

                          vira se puder, vai de 8 contrapesos, menos vibração, muito importante para os giros pretendidos..

                          esse teu finado amigo é um gordinho meio baixo que tava contigo naquela vez? :|

                          []s

                          isso mesmo…......aquela draga de aisenbáki que não deixava chope nem no copo de aparar os respingos...... saudoso gordinho...........faz falta por aqui......... :biba:

                          mas a dica dos contrapesos foi valiosa, vést.......valeu.... :ban:

                          alguma dica sobre cabeçote girador?

                          numero de mancais, tuchos retos, berílio, titâneo....enfim.....o que voce acha válido (como engenheiro conhecedor de materiais e tal) e o que é mi-mi-mi pra arrancar o couro de nós pobres preparadores mexanicos futricadores de motor velho ?

                          abraço...

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            isso mesmo…......aquela draga de aisenbáki que não deixava chope nem no copo de aparar os respingos...... saudoso gordinho...........faz falta por aqui......... :biba:

                            mas a dica dos contrapesos foi valiosa, vést.......valeu.... :ban:

                            alguma dica sobre cabeçote girador?

                            numero de mancais, tuchos retos, berílio, titâneo....enfim.....o que voce acha válido (como engenheiro conhecedor de materiais e tal) e o que é mi-mi-mi pra arrancar o couro de nós pobres preparadores mexanicos futricadores de motor velho ?

                            abraço...

                            eisenbahn não pode desperdiçar nem os respingos ehehe

                            o problema é que eu não tenho muita experiência prática…

                            -mancais, já ouvi falar que 3 seria melhor por dar menos arrasto (o que é correto), mas e se flexionar o comando e alterar a abertura-fechamento-lift??

                            -sedes de berílio, o panzza usava num gol turbo b de 500cv na roda que andava na frente em 2006, que é bom é, mas deve ser $$$caro.

                            -titânio, meu sonho de consumo, esse turbo b que citei tinha inclusive bielas do referido material, cheguei a pegá-las na mão até... muito leves, mas o preço.. as pecinhas de cabeçote já mais acessíveis, mas não farão tanta diferença quanto as bielas. claro que pra giros motociclísticos quase, tudo ajuda, ma$$ novamente depende do $ que a pessoa está disposta a investir ..

                            a propósito, para esses giros astronômicos, o que mais força as bielas é acelerar e desacelerar o pistão.

                            -tuchos retos, que porra é essa?

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #30

                              isso mesmo…......aquela draga de aisenbáki que não deixava chope nem no copo de aparar os respingos...... saudoso gordinho...........faz falta por aqui......... :biba:

                              mas a dica dos contrapesos foi valiosa, vést.......valeu.... :ban:

                              alguma dica sobre cabeçote girador?

                              numero de mancais, tuchos retos, berílio, titâneo....enfim.....o que voce acha válido (como engenheiro conhecedor de materiais e tal) e o que é mi-mi-mi pra arrancar o couro de nós pobres preparadores mexanicos futricadores de motor velho ?

                              abraço...

                              eisenbahn não pode desperdiçar nem os respingos ehehe

                              o problema é que eu não tenho muita experiência prática…

                              -mancais, já ouvi falar que 3 seria melhor por dar menos arrasto (o que é correto), mas e se flexionar o comando e alterar a abertura-fechamento-lift??

                              -sedes de berílio, o panzza usava num gol turbo b de 500cv na roda que andava na frente em 2006, que é bom é, mas deve ser $$$caro.

                              -titânio, meu sonho de consumo, esse turbo b que citei tinha inclusive bielas do referido material, cheguei a pegá-las na mão até... muito leves, mas o preço.. as pecinhas de cabeçote já mais acessíveis, mas não farão tanta diferença quanto as bielas. claro que pra giros motociclísticos quase, tudo ajuda, ma$$ novamente depende do $ que a pessoa está disposta a investir ..

                              a propósito, para esses giros astronômicos, o que mais força as bielas é acelerar e desacelerar o pistão.

                              -tuchos retos, que porra é essa?

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                goiano
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                                #31

                                eisenbahn não pode desperdiçar nem os respingos ehehe

                                o problema é que eu não tenho muita experiência prática…

                                -mancais, já ouvi falar que 3 seria melhor por dar menos arrasto (o que é correto), mas e se flexionar o comando e alterar a abertura-fechamento-lift??

                                -sedes de berílio, o panzza usava num gol turbo b de 500cv na roda que andava na frente em 2006, que é bom é, mas deve ser $$$caro.

                                -titânio, meu sonho de consumo, esse turbo b que citei tinha inclusive bielas do referido material, cheguei a pegá-las na mão até... muito leves, mas o preço.. as pecinhas de cabeçote já mais acessíveis, mas não farão tanta diferença quanto as bielas. claro que pra giros motociclísticos quase, tudo ajuda, ma$$ novamente depende do $ que a pessoa está disposta a investir ..

                                a propósito, para esses giros astronômicos, o que mais força as bielas é acelerar e desacelerar o pistão.

                                -tuchos retos, que porra é essa?

                                []s

                                voce quer dizer no pms e pmi ??? nesse caso então curso pequeno e bielas longas seriam a diferença ???

                                ps: tucho reto são os hidraulicos adaptados, calçando partilhas por baixo pra regular as folgas de valvulas…..

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  negativo… desde que a roda é redonda o maior esforço da biela está na explosão...

                                  o que quebra biela é engripamento do pistão, detonação ou superar o limite de resistência da mesma... como o esforço que a biela se submete basicamente é flambagem , o comprimento influi diretamente na resistência, ou seja quanto mais comprida mais fraca...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    alguns podem achar loucura, mas detonação quebra e muito biela… mas é uma quebra indireta, o que acontece é que uma detonação por ponto quente, causada no inicio da subida do pistão pode entortar a biela... e essa torcida termina de fazer o serviço...

                                    outro fator que ninguém nunca estudou é a fadiga na biela... uma forjada, após milhares de puchadas no limite de potência, vai chegar num ponto que vai fadigar o material... e daí é quebra, e sem motivo aparente...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      Pellegrino
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                                      #34

                                      alguns podem achar loucura, mas detonação quebra e muito biela… mas é uma quebra indireta, o que acontece é que uma detonação por ponto quente, causada no inicio da subida do pistão pode entortar a biela... e essa torcida termina de fazer o serviço...

                                      outro fator que ninguém nunca estudou é a fadiga na biela... uma forjada, após milhares de puchadas no limite de potência, vai chegar num ponto que vai fadigar o material... e daí é quebra, e sem motivo aparente...

                                      cara, veja o gráfico da página 6 desse pdf…

                                      http://fei.edu.br/~rodrmagn/projetos_ic/ronnie.pdf

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        muito bom o estudo… porém não é direcionado a bielas, mas sim a um corpo de prova padrão... daqui a 3 anos pode ser um bom tcc para minha graduação...

                                        sem calcular o esforço na biela, não podemos definir a quantidade de ciclos para fadiga... de repente o esforço nem alcança o limite de fadiga, porém acho bem dificil pois num motor turbo de alta potência o esforço é enorme... isso considerando uma curva de avanço ideal, onde tiver um tiquinho de detonação, a pressão dispara e o esforço na biela idem...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          Pellegrino
                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          muito bom o estudo… porém não é direcionado a bielas, mas sim a um corpo de prova padrão... daqui a 3 anos pode ser um bom tcc para minha graduação...

                                          sem calcular o esforço na biela, não podemos definir a quantidade de ciclos para fadiga... de repente o esforço nem alcança o limite de fadiga, porém acho bem dificil pois num motor turbo de alta potência o esforço é enorme... isso considerando uma curva de avanço ideal, onde tiver um tiquinho de detonação, a pressão dispara e o esforço na biela idem...

                                          mas brother, esse gráfico trata de quantos ciclos um material aguenta de acordo com a força aplicada. partindo daí, pode-se dimensionar uma biela de forma à trabalhar praticamente com vida infinita para até uma certa faixa de potência. esse gráfico, existe pra vários materiais e obtê-lo com o uso de um corpo de prova padrão é para diminuir o número de variáveis, certo?

                                          1 Resposta Última resposta

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