Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Motor ap com pistões de 86mm

Motor ap com pistões de 86mm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
64 Posts 16 Posters 35.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    matt5
    escreveu em última edição por
    #39

    o motor do gus anda por horas no autódromo, o carro dele participou de provas de endurance em interlagos, acredito que o que o cara quer em um é um motor de rua é que ele dure anos e não horas.

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #40

      o motor do gus anda por horas no autódromo, o carro dele participou de provas de endurance em interlagos, acredito que o que o cara quer em um é um motor de rua é que ele dure anos e não horas.

      então pq vc chutou 20 mil km pro motor ter q ir pra retífica, eng.?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        matt5
        escreveu em última edição por
        #41

        claro que chutei, é uma estimativa, nem engenheiros dos mais altos níveis trabalham com certezas absolutas, são estimativas, margens. até eng. da f1 erra, se não, motor de carro de f1 não quebraria nunca. isso é baseado no que se vê em competições de altissimo nivel, wtccc, dtm…

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #42

          estimativa baseada em quê?

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            matt5
            escreveu em última edição por
            #43

            parametros similares, na dtm os motores lançam mão das mesmas soluções para competir. motores bmwa abertos até o limite aceitável, mesmo na dtm com os s14, os blocos ainda possuem 4mm entre os cilindros nos piores casos de equipes de quintal , em blocos com refrigeração, lubrificação, resistência e fatura superiores aos encontrados em motores ap nacionais, com rotações limitadas em 8,5k rpm, eram abertos de corrida em corrida, nunca que um motor nesse setup que o amigo sugeriu aguentaria mais do que 20k kms (quase 1000 voltar em n-ring). simples. enfim, não vou discutir essa palhaçada e grosseria, se o amigo quiser montar, monte, vejamos o resultado.

            boa noite aos senhores.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              *Felipe*
              escreveu em última edição por
              #44

              matt,

              se você conhece teoria e já viu uma certa prática, tudo bem.

              mas aposto com você, e te levo para ver se vc for de sp.

              uns 7 carros de circuito montados semelhantes a esta configuração citada beirando 80k km sem abrir…

              quer ver?

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #45

                ah sim….claro...

                eu é que tenho que provar a sua estimativa teórica...ainda mais comparando um motor bmw de dtm com um ap de rua

                o que vc quer q eu faça? monte um ap desse jeito e intime o bern schneider pra um racha no ring? isso prova sua estimativa?

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  matt5
                  escreveu em última edição por
                  #46

                  matt,

                  se você conhece teoria e já viu uma certa prática, tudo bem.

                  mas aposto com você, e te levo para ver se vc for de sp.

                  uns 7 carros de circuito montados semelhantes a esta configuração citada beirando 80k km sem abrir…

                  quer ver?

                  ap, 86 de pistão, 80k? sem abrir? óbvio que quero estou em sp no proximo fds vamos marcar quero conhecer essa galera que fica batendo boca aqui. por mais que as opniões nem sempre sejam iguais, acho isso genial, é cada um expondo o que sabe, debatendo, sempre no respeito

                  abraços gente, não é nada pessoal

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    *Felipe*
                    escreveu em última edição por
                    #47

                    cara, o pessoal da velha escola tem a manha…

                    vai por mim, tem horas que a teoria não vale lhufas, o pessoal rodou o ano inteiro (4x/semana) firme e forte

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      goiano
                      escreveu em última edição por
                      #48

                      agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….

                      eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato... :d

                      ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo... :olhos:

                      agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?

                      como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #49

                        agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….

                        eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato... :olhos:

                        ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo... :hauhau:

                        agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?

                        como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra :d

                        fecha a conta e passa a régua…

                        porra...eu concordando com o goiano....sinal claro dos fim dos tempos :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Da Luz Racing BR
                          escreveu em última edição por
                          #50

                          é isso aí goiano . eu nunca fiz com os cilindros decentralizados mas sei de que fez e usou 86,50 mm. matt5, vou te falar uma coisa sobre os caras abrirem o motor a cada prova. isso é automobilismo de verdade num país onde o automobilismo é levado a serio. o correto em um carro de competição e a cada prova ser todo revisado. não sei se sabe de uma celebre frase de colin chapman, todo carro de corrida deveria se desmontar sozinho ao cruzar a linha de chegada isso porque ele entendia que em competição tudo deveria ser novo a cada prova. nos aqui é que queremos um motor forte para toda vida e as vezes pelas nossas dificuldades buscamos a superação. mas ap com pistão 86 mm ta cheio pelo brasil e a receita ta praticamente pronta. se apenas a teoria for levada em conta, muita coisa não teria sido inventada ou melhorada. a engenharia aplicada na faculdade é muito bonita, muito certinha. mas sem por a mão na graxa, sem tentar mesmo que não se tenha exito, o engenheiro não será completo. a cerca de meses atraz tive o mesmo dialogo com um engenheiro de uma multinacional de peças, pois ele não entendia as aplicações dadas aos componentes que fabricam para carros originais. segundo ele era preciso milhares de calculos, testes etc. disse que eu não tinha tempo para isso hehehheheh

                          a engenharia automotiva sempre se baseou em experimentos praticos nas pistas apra depois fazer seus milhares de calculos e aplicar num carro de rua. por isso os custos de produção elevadissimos as vezes sem necessidade. vou te falaar, já deparei com engenheiro de montadora que não sabia porque tinha que enquadrar um comando de competição. .

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #51

                            real power: perfeito

                            qual equipe de dtm vai ser retardada de não desmontar o carro inteiro pra checar tudo a cada prova, ainda mais com fábricas injetando muito dinheiro em cima…imagina a grana q os caras perderiam se corressem com o mesmo motor 2 provas seguidas, com o risco dele explodir no meio do caminho e jogar um campeonato inteiro por água abaixo...é um risco altamente idiota

                            muito parecido com o automobilismo regional brasileiro :hauhau:

                            fora q um motor dtm dos anos 80 chegava fácil aos 150 cv/l de potência específica usando cárter seco, titânio a rodo, ligas de alumínio especiais, etc.....muito mais que os 100/110 cv/l que se extrai de um ap de rua com muito sacrifício...parâmetros completamente diferentes para tentar justificar estimativas surreais

                            fora que ficar vomitando que estuda [projetos de cabeçotes e ler sobre velocidade de fluxo e cfm em motores](projetos de cabeçotes e ler sobre velocidade de fluxo e cfm em motores) não quer dizer absolutamente nada….se quer realmente aprender a teoria, vai estudar termodinâmica, cinemática de fluidos compressíveis, máquinas térmicas, etc....mas depois volta pra oficina pra ver como a coisa funciona no mundo real

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
                              * Offline
                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #52

                              agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….

                              eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato... :d

                              ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo... :olhos:

                              agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?

                              como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra :hauhau:

                              **estou aqui, só olhando de longe…

                              vira cursado e com pistões de monza? fica um trator , de tanto torque...e com turbo então...um amigo daqui pertinho que o diga, na sua parati 86 tbo...

                              virabrequim deslocado? qdo escutei sobre isso (a uns 15/20 anos atrás) eu achei que era loucura...mas vi ao vivo o resultado do trabalho...e foi em motores de circuito.

                              as vezes é só assim para se acreditar.

                              com o tempo certas coisas mudam, e as vezes (mas nem sempre) é para melhor :hauhau:**

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #53

                                agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….

                                eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato... :(

                                ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo... :)

                                agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?

                                como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra :olhos:

                                **estou aqui, só olhando de longe…

                                vira cursado e com pistões de monza? fica um trator , de tanto torque...e com turbo então...um amigo daqui pertinho que o diga, na sua parati 86 tbo...

                                virabrequim deslocado? qdo escutei sobre isso (a uns 15/20 anos atrás) eu achei que era loucura...mas vi ao vivo o resultado do trabalho...e foi em motores de circuito.

                                as vezes é só assim para se acreditar.

                                com o tempo certas coisas mudam, e as vezes (mas nem sempre) é para melhor :)**

                                hahahaha…

                                só me lembro daquele passeio em santos numa certa saveiro com um certo motor que era pra vibrar tanto que os parafusos internos afrouxariam todos, com bielas tão curtas que era pra ovalizar os cilindros no amaciamento, que teria durabilidade estimada de 10 km, que mal passaria de 5000 rpm e nessa rotação o turbo, gigante, não teria sequer dado sinal de vida

                                tudo errado mesmo :hauhau: :d :olhos:

                                aliás, esse papo de teoria e cousa e lousa me lembrou o vicente sprint, o professor de deus :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  matt5
                                  escreveu em última edição por
                                  #54

                                  ok, pensamentos mudam, espero que um dia tenha o esclarecimento que vcs tem, estou aqui apenas para aprender e passar (o pouco que sei) não para criar inimizades. espero que isso encerre as palhaçadas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    goiano
                                    escreveu em última edição por
                                    #55

                                    ok, pensamentos mudam, espero que um dia tenha o esclarecimento que vcs tem, estou aqui apenas para aprender e passar (o pouco que sei) não para criar inimizades. espero que isso encerre as palhaçadas.

                                    tu tava indo bem até aqui:

                                    ok, pensamentos mudam, espero que um dia tenha o esclarecimento que vcs tem, estou aqui apenas para aprender e passar (o pouco que sei) não para criar inimizades.

                                    mas aí resolveu cagar na saida…. :d

                                    mas tudo bem.....nós te perdoamos, desde que nunca desafie o old school team aqui do pp .... :hauhau:

                                    abraço.

                                    ps: ainda vou te consultar quando for montar uma 325i turbo....me aguarde...rs... :olhos:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
                                      * Offline
                                      *Felipe*
                                      escreveu em última edição por
                                      #56

                                      mas aí resolveu cagar na saida…. :d

                                      mas tudo bem.....nós te perdoamos, desde que nunca desafie o old school team aqui do pp .... :hauhau:

                                      .. :d

                                      taqueupariu…

                                      fim dos tempos mesmo, também estou concordando com o goiano e em outro tópico até concordei com o pisca...

                                      ahahhaha

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
                                        B Offline
                                        Bortolanzza
                                        escreveu em última edição por
                                        #57

                                        cara, agora tá demais com essa taxa de 14 do seu motor, poderia ter pistões originais que iria aquecer muito no dia a dia…

                                        e pra completar nunca vi torque em motor com comando de 300°...

                                        desculpa galera... mas é muita asneira pra mim.

                                        atualmente meu carro (um santana 2.0 96) está com 14,2:1 de taxa e tem um funcionamento normal. nunca esquentou prá mais.

                                        meu irmão tem um santana 1.8 com 14,6:1 de taxa e também nunca teve problemas com aquecimento.

                                        já usei vários comando acima de 300º (310, 314, 316 e 324º) e todos apresentavam um torque em baixa maior que um motor original, isso usando dois carburadores solex 40.

                                        pesquise um pouco mais e se informe.

                                        boa tarde galera

                                        analizando as respostas dadas ao meu comentário quero fazer agumas observações:

                                        quando eu morava no paraná, tinhamos uma equipe de arrancada, onde eu participava da categoria desafio (10 segundos 201m) com uma saveiro e a equipe com um gol sstd (hj ds);

                                        a saveiro 2.0 somente com alívio de vira, taxa de 13,8, comando g49, injetada, aumento de borboleta e 4x1, gerava 160 cv medido no dinamometro de bancada. com bom escalonamento do câmbio e acerto de supensão ele virava os 201 entre 10,0 e 10,1.

                                        esta saveiro com esta taxa, em 5ª marcha, se espixasse 2 a 3 km a temperatura subia rapidinho, tinha que aliviar pra cair a temperatura.

                                        quanto as potência citadas de vossos carros. o referido gol sstd era carro de ponta na copa paraná, varios primeiros lugares tendo como principais concorrentes ped manga e toty, sempre andaram juntos os três. entretanto a potência máxima atingida no dino desse motor foi 218 cv (no motor). obs. tempo nos 201 m de 7.7 s.

                                        diante disto, acho um pouco equivocado dizer q carros de rua com ap podem chegar a essas potências e com durabilidade.

                                        concluindo:

                                        tenho conhecimento tanto prático como teórico sobre preparação. e pra ter um bom carro tem que saber dos dois, pois a teoria contribui para um bom projeto e eficiência do conjunto e sem a experiência prática é impossível se preparar um motor porque a realidade surpreende.

                                        na minha opinião cada um tem que saber o que quer e pra que vai usar o carro. pra rua eu prefiro um vira maior em um bloco longo do que pistão grande pra pista vira menor e muito rpm.

                                        entrei neste tema para ver se tinha aguem com conhecimento prático em motor ap girando acima de 9.000 rpm na rua e como estava se comportando, pois sempre gostei de motor girador. mas ainda não vi nada.

                                        valeu…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          Bortolanzza
                                          escreveu em última edição por
                                          #58

                                          boa tarde

                                          quero corrigir um engano meu, essa potência de 160 cv na saveiro eu consegui com um cabeçote preparado com comando de 280° que comprei de um amigo que tinha carro de arrancada, com a configuração que falei, nunca medi a potência, tive que tirar o cabeçote pois não resistia o dia a dia, vivia enforcando válvula. com cabeçote e comando menor, acredito que a potencia ficava entorno de 145 cv, porque andava junto com um gol gti 16v de um amigo.

                                          desculope o engano.

                                          valeu

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários