Motor ap com pistões de 86mm
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**ja montei ap com 86mm fica com 2,25mm de parede só que eu usei 92,80 de curso .
o motor é um trator de torq e não me deu nenhum problema de refrigeração pelo contrario qto mais puxava na estrada ele ia esfriando que ficava em 70º com termostatica trabalhada.
eu prefiro usar 85mm e vira 86 acho a melhor configuração do ap gira legal e tem torq.**
na epoca usava cabeçote trabalhado com dutos de 35mm e valv 42adm 35 escap com haste de 7 mm comando engle 300º 108 º lob 12 de lift bielas aliviadas 100gm cada, volante com 5 kg e 14 de taxa .
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cara, agora tá demais com essa taxa de 14 do seu motor, poderia ter pistões originais que iria aquecer muito no dia a dia…
e pra completar nunca vi torque em motor com comando de 300°...
desculpa galera... mas é muita asneira pra mim.
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eu tive varios ap 92,80 x86,00 mm. andei sempre com taxa acima dos 14, cabeçote 41 x 35 mm.usei de mini progressivo a duas dcoe 45. coletor esc 4x1 longo. e outras coisas. vira , bielas, volante e pistão aliviados. o que mais teste foi modelos de comandos. das marcas engle, crane, techtonics e outras europeias. entre eles. 300º, 110º com 11,90 mm, 306º, 102º 13,00 mm, 306º/318º, 104º com 14,00 +/-, 324º, 102º, 14,90 mm etc.
cheguei a fazer viajem onde percorri mais de 500km sem parar, apenas para abastecer pelo menos umas 3 vezes o tanque de 60 litros. nunca tive problemas de temperatura ou vedação de cilindro. o mais liso para rua foi com comando crane de 300º e o torque era fabuloso, uma maravilha. com os outros comandos a cosia ficava complicada pois embaralhava muito. hoje com injeção seria possivel um acerto ainda melhor. este motor testado em dina de bancada dava 217 cv a 6800 rpm com uma mini super trabalha, com 2 weber 45 não cheguei a testar mas um motor preparado com a mesma configuração do meu deu 245 a 7200 rpm. bons tempos aqueles. teve um amigo que fez com vira do 1.6, e vo te contar. uma maquina de girar, mas tinha menos torque. ele resolveu parar com projeto dele pois tinha outras coisas em mente. eu creio que com uso de bielas especiais e um bom acerto seria só alegria.
abraços
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cara, agora tá demais com essa taxa de 14 do seu motor, poderia ter pistões originais que iria aquecer muito no dia a dia…
e pra completar nunca vi torque em motor com comando de 300°...
desculpa galera... mas é muita asneira pra mim.
atualmente meu carro (um santana 2.0 96) está com 14,2:1 de taxa e tem um funcionamento normal. nunca esquentou prá mais.
meu irmão tem um santana 1.8 com 14,6:1 de taxa e também nunca teve problemas com aquecimento.
já usei vários comando acima de 300º (310, 314, 316 e 324º) e todos apresentavam um torque em baixa maior que um motor original, isso usando dois carburadores solex 40.
pesquise um pouco mais e se informe.
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se o colega ainda quiser montar um motor assim, manda mp pro guswrc
ele tem um ap 86 x 86,4mm e sabe na prática como montar um motor assim com durabilidade….sem chutômetros de aquecimento por causa de taxa de compressão alta ou estimativas de durabilidade por preconceito e desconhecimento...
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o motor do gus anda por horas no autódromo, o carro dele participou de provas de endurance em interlagos, acredito que o que o cara quer em um é um motor de rua é que ele dure anos e não horas.
então pq vc chutou 20 mil km pro motor ter q ir pra retífica, eng.?
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claro que chutei, é uma estimativa, nem engenheiros dos mais altos níveis trabalham com certezas absolutas, são estimativas, margens. até eng. da f1 erra, se não, motor de carro de f1 não quebraria nunca. isso é baseado no que se vê em competições de altissimo nivel, wtccc, dtm…
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parametros similares, na dtm os motores lançam mão das mesmas soluções para competir. motores bmwa abertos até o limite aceitável, mesmo na dtm com os s14, os blocos ainda possuem 4mm entre os cilindros nos piores casos de equipes de quintal , em blocos com refrigeração, lubrificação, resistência e fatura superiores aos encontrados em motores ap nacionais, com rotações limitadas em 8,5k rpm, eram abertos de corrida em corrida, nunca que um motor nesse setup que o amigo sugeriu aguentaria mais do que 20k kms (quase 1000 voltar em n-ring). simples. enfim, não vou discutir essa palhaçada e grosseria, se o amigo quiser montar, monte, vejamos o resultado.
boa noite aos senhores.
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ah sim….claro...
eu é que tenho que provar a sua estimativa teórica...ainda mais comparando um motor bmw de dtm com um ap de rua
o que vc quer q eu faça? monte um ap desse jeito e intime o bern schneider pra um racha no ring? isso prova sua estimativa?
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matt,
se você conhece teoria e já viu uma certa prática, tudo bem.
mas aposto com você, e te levo para ver se vc for de sp.
uns 7 carros de circuito montados semelhantes a esta configuração citada beirando 80k km sem abrir…
quer ver?
ap, 86 de pistão, 80k? sem abrir? óbvio que quero estou em sp no proximo fds vamos marcar quero conhecer essa galera que fica batendo boca aqui. por mais que as opniões nem sempre sejam iguais, acho isso genial, é cada um expondo o que sabe, debatendo, sempre no respeito
abraços gente, não é nada pessoal
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agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….
eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato...
ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo...
agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?
como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra
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agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….
eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato...
ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo...
agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?
como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra
fecha a conta e passa a régua…
porra...eu concordando com o goiano....sinal claro dos fim dos tempos
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é isso aí goiano . eu nunca fiz com os cilindros decentralizados mas sei de que fez e usou 86,50 mm. matt5, vou te falar uma coisa sobre os caras abrirem o motor a cada prova. isso é automobilismo de verdade num país onde o automobilismo é levado a serio. o correto em um carro de competição e a cada prova ser todo revisado. não sei se sabe de uma celebre frase de colin chapman, todo carro de corrida deveria se desmontar sozinho ao cruzar a linha de chegada isso porque ele entendia que em competição tudo deveria ser novo a cada prova. nos aqui é que queremos um motor forte para toda vida e as vezes pelas nossas dificuldades buscamos a superação. mas ap com pistão 86 mm ta cheio pelo brasil e a receita ta praticamente pronta. se apenas a teoria for levada em conta, muita coisa não teria sido inventada ou melhorada. a engenharia aplicada na faculdade é muito bonita, muito certinha. mas sem por a mão na graxa, sem tentar mesmo que não se tenha exito, o engenheiro não será completo. a cerca de meses atraz tive o mesmo dialogo com um engenheiro de uma multinacional de peças, pois ele não entendia as aplicações dadas aos componentes que fabricam para carros originais. segundo ele era preciso milhares de calculos, testes etc. disse que eu não tinha tempo para isso hehehheheh
a engenharia automotiva sempre se baseou em experimentos praticos nas pistas apra depois fazer seus milhares de calculos e aplicar num carro de rua. por isso os custos de produção elevadissimos as vezes sem necessidade. vou te falaar, já deparei com engenheiro de montadora que não sabia porque tinha que enquadrar um comando de competição. .
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real power: perfeito
qual equipe de dtm vai ser retardada de não desmontar o carro inteiro pra checar tudo a cada prova, ainda mais com fábricas injetando muito dinheiro em cima…imagina a grana q os caras perderiam se corressem com o mesmo motor 2 provas seguidas, com o risco dele explodir no meio do caminho e jogar um campeonato inteiro por água abaixo...é um risco altamente idiota
muito parecido com o automobilismo regional brasileiro
fora q um motor dtm dos anos 80 chegava fácil aos 150 cv/l de potência específica usando cárter seco, titânio a rodo, ligas de alumínio especiais, etc.....muito mais que os 100/110 cv/l que se extrai de um ap de rua com muito sacrifício...parâmetros completamente diferentes para tentar justificar estimativas surreais
fora que ficar vomitando que estuda [projetos de cabeçotes e ler sobre velocidade de fluxo e cfm em motores](projetos de cabeçotes e ler sobre velocidade de fluxo e cfm em motores) não quer dizer absolutamente nada….se quer realmente aprender a teoria, vai estudar termodinâmica, cinemática de fluidos compressíveis, máquinas térmicas, etc....mas depois volta pra oficina pra ver como a coisa funciona no mundo real
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agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….
eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato...
ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo...
agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?
como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra
**estou aqui, só olhando de longe…
vira cursado e com pistões de monza? fica um trator , de tanto torque...e com turbo então...um amigo daqui pertinho que o diga, na sua parati 86 tbo...
virabrequim deslocado? qdo escutei sobre isso (a uns 15/20 anos atrás) eu achei que era loucura...mas vi ao vivo o resultado do trabalho...e foi em motores de circuito.
as vezes é só assim para se acreditar.
com o tempo certas coisas mudam, e as vezes (mas nem sempre) é para melhor **
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agora permitam eu ser um pouco preconceituoso: esse tipo de topico e suas respostas negativas ao projeto so podem mesmo ser coisa de gente nova ….
eu já ví dezenas e dezenas de motores ap tanto com vira 1.8 como 2.0 e até vira cursado usando o famoso pistão de monza 86mm ...........pelamordedeus galera.....isso é mais antigo que cagar no mato...
ja vi configuração de rua....autodromo.....arrancada....com pistão mahle original, cortado e até com pistão 0,50 (86,5mm) que o cara abriu os cilindros cortando descentralizado.... coisa de ninja mesmo...
agora não consigo entender pq um motor com os mesmo materiais/ligas de bloco, pistão, etc, teria a vida reduzinda a menos de 10% só pq abriu o cilindro ?
como dizem aqui: (cade carol?) na prática, a teoria é outra
**estou aqui, só olhando de longe…
vira cursado e com pistões de monza? fica um trator , de tanto torque...e com turbo então...um amigo daqui pertinho que o diga, na sua parati 86 tbo...
virabrequim deslocado? qdo escutei sobre isso (a uns 15/20 anos atrás) eu achei que era loucura...mas vi ao vivo o resultado do trabalho...e foi em motores de circuito.
as vezes é só assim para se acreditar.
com o tempo certas coisas mudam, e as vezes (mas nem sempre) é para melhor **
hahahaha…
só me lembro daquele passeio em santos numa certa saveiro com um certo motor que era pra vibrar tanto que os parafusos internos afrouxariam todos, com bielas tão curtas que era pra ovalizar os cilindros no amaciamento, que teria durabilidade estimada de 10 km, que mal passaria de 5000 rpm e nessa rotação o turbo, gigante, não teria sequer dado sinal de vida
tudo errado mesmo
aliás, esse papo de teoria e cousa e lousa me lembrou o vicente sprint, o professor de deus