Motor renault 1.6 16v
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cara, eu não deixo oportunidade escapar…
fuço em fiat, sou tarado por boxer mexido e me arriscaria com algum frances... porém na hora de comprar peça desmotiva...
na argentina, chove de peça... por isso a realidade é outra
to com vontade de montar um laika (fiat 128) com motor 2.0 act... calculei por cima e vou gastar 2 fuka com ap com o mesmo resultado na pista...
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opá. eu montei um k4m, como é conhecido o motor 1.6 16v renault, utilizado n clio etc.
um ótimo motor. rende bem mesmo com poucas modificações. o que eu fiz foi preparado conforme regulamento do brasileiro de marcas e pilotos de 2007. troquei pistão por modelo com dome, trabalho leve nos dutos, sedes e valvulas.usei comando com apenas 254º importado. coletor 4x2x1, admisão original conforme regulamento com borboleta tambem original. restante todo original.
levamos a 2 dinos de rolos, um deles bosch igual ao usados pelas fabricas. consegui 162 cv a 5900 /6000 rpm. (importante, tava com molas de valvulas originais, e elas suportam até 6200 rpm depois flutua). o limitador de potencia foi justamente as molas de valvulas, por este motivo tivemos que enquadrar o comando de forma que a potencia ocorrece antes dos 6000 rpm. mas o incrivel foi o torque, extremamente plano. o carro foi deixado de lado pois o campeonato furou e dono mudou de categoria.
esse motor na europa tem muita preparação desenvolvida. na categoria super 1600 chega a mais de 225 cv aspirado com 4 borboletas. com regulamento mais livre chega-se a mais. porem um argentino consegui 215 cv nesse motor mantendo o coletor de adm e borboleta originais, e para maior supresa, com filtro de ar original instalado. isso é verdade tanto que a promotora do campeonato na argentina teve que rever o regulamento para equiparar o desempenhos com outros carros.
ou seja um otimo motor , pouco explorado num pais que tem deus no cêu e ap na terra. heheheeh
e que pistoes são essesó onde se encontra?
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estes pistões são fornecidos pela iasa, iapel, wossner, acralite, entre outros, porem tem varios modelos de formato de cabeça, altura de compressão, profundidade de cavas de valvulas etc. em cima do original flex da para modificar um pouco a cabeça e aumentar a taxa ainda mais.
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tais precizando sow dessas resistencias ??? ou mais algum manual, algo assim??? no lugar do k4m colocaria um motor f4r esse sim eh encapetado hehhe pena que sow veio na argentina clio original com 200 e la vai lajota hehhe de cv
eu tb gosto de mexer com coisas diferentes, mas não rejeito os aps não. pra mim motor é motor, cada um com seus prós e contras
o motor é o 1.6 16v do clio mesmo que é o que estou trabalhando.
opa, seriam as resistências dos sensores de temperatura do ar e água em função da temperatura e tensão do sensor map em função da pressão (como é linear é o mínimo e o máximo mesmo )
se puder ajudar agradeceria muito
abraço
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estes pistões são fornecidos pela iasa, iapel, wossner, acralite, entre outros, porem tem varios modelos de formato de cabeça, altura de compressão, profundidade de cavas de valvulas etc. em cima do original flex da para modificar um pouco a cabeça e aumentar a taxa ainda mais.
acho que tem que ser os originais mesmo…
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bacana posts sobre coisas novas . lembro que aqui no rio(antes de eu sonhar em correr) gol e corsa eram apenas o que existia. ai apareceu o 206 (tu5jp4) e de forma impressionante, levou todo mundo na pista. infelizmente a cabeça do brasileiro é muito limitada em se tratar de automobilismo.
essa faixa de litragem tem muita coisa legal que deveria ser explorada. parabéns lost e real power.
abraço
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na argentina, chove de peça... por isso a realidade é outra
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menê…..temos q marcar uma viagem p/ lá hein?
te apresentar umas lujinhas de peças q vc vai chorar
daí agente aluga uma cx postal numa cidade q faça fronteira c/ o brasil e manda as peças de bs as p/ lá....daí agente atravessa p/ outro lado da rua e tá td certo....hehehehe.
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pipisca
sabes me dizer se os preços do mercadolibre.com.ar estão espressos em dólar ou pesos???
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es solo hablar con nosotros antes, economiza o $ da cx postal
ei, cadê os dados dos sensores é
rapá, blz ? nunca nos falamos por aqui, mas eu to trabalhando agora na fpt com o pierobom, ele comentou da tua injeção e aí que fui me ligar.. só tinha visto bem no começo do negócio, que evolução, arabéns
amanhã vou fazer uns contatos, vejo se consigo essas informações…
[]s
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rapá, blz ? nunca nos falamos por aqui, mas eu to trabalhando agora na fpt com o pierobom, ele comentou da tua injeção e aí que fui me ligar.. só tinha visto bem no começo do negócio, que evolução, arabéns
amanhã vou fazer uns contatos, vejo se consigo essas informações…
[]s
hahahahahahaahaha pqp cara nao acredito que bacana o pierobom é muito gente boa
ele está com uma versão ja um pouco desatualizada do software de gerenciamento, você chegou a ver? vou mandar a versão mais nova pra vocês…
você vai fazer exatamente o que? calibração mesmo?
por acaso não foi você quem entrou no projeto de inovação né? ele comentou que tinha entrado uma pessoa nova... se for você, logo nos veremos no banco dinamométrico
abraço ae cara
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pipisca
sabes me dizer se os preços do mercadolibre.com.ar estão espressos em dólar ou pesos???
pesos
divide p/ 2 e vc vai saber o preço em reais
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tá vendo?
a solução tá em casa…..
tinha q ser o uést
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2h de dinamometro de motor + 2h de dinamometro de rolo só pra confirmar e ta pronto pra pista.
152cv no motor. o motor foi comprado ja preparado. vamos testar ele como veio, depois testar outros enquadramentos dos comandos de valvulas.
o motor ta virando 7200rpm, mas a maior potencia vem aos 6200.
acho que ja está muito bom por apenas 4h trabalhadas em cima dele.
monitoramento e calibração feitos de fora da sala por wi-fi.