Brainstorming - escolha de veiculo
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falando em turbo, montar 1.9 em fiat 8v ou 16v é besteira para tirar só 250 cvs
sevel 8v ou torque 16v aguentam no máximo 1 bar de pressão com pistão original, o resto (vira e bielas) suportam sem problemas 350cvs…
se for partir pro 16v, somente pistão forjado, turbo com baixa pressão, alimentação e gerenciamento de injeção já chegam fácil nessa potência pretendida de 250cvs.
agora pra deixar a caixinha com os 3,5kg/cv (700kg/200cvs) com turbo vc vai ter um fiat com motor que não quebra nunca...
cambio de fiat só não aceita erro... em 7 anos de turbo com meu carro foram só 2 cambios sendo 1 deles o original (varão) e depois um de tipo tb original mas com acionamentos por cabo... mas eu tb moia o cambio sem miséria... somente arrancava de segunda marcha e cada arrancada era uma média de 25 a 40 puxadas. oque zoa no cambio é o pino do diferencial que se gasta e acaba fazendo as engrenagens da planetária quebrarem.
se for de sp fica mais fácil pq aqui temos um bom especialista em fiat e em motor sevel\torque...
lembra que é um carro para track days tripazzzz, o uso é bem diferente de um carro de rua. seria interessante forjar e dar um up em alimentação e lubrificação. mesmo para usar com pressão/potencia baixos.
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bom pessoal…
pensei um pouco hoje e acho que vou seguir na direcao do turbo mesmo...
pode mudar alguma coisa, mas a principio acho que a base sera essa:
bloco sevel 1.6 cabecote 8v com retrabalho pra chegar nos 8k (estou exagerando?)
turbo bw s2a 204 (de acordo?)
pistoes forjados a escolher, pois ja vi que nao da pra escapar
vira e volante aliviados ate onde for possivel..
talvez um sistema de carter seco se nao for inviavel ($$$)...
nao quero, em hipotese alguma, abrir mao dos 3.5 kg/cv...e o minimo que espero...e a regra numero 1, heheh
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achei que voce queria coisa barata…. turbo em carro de corrida........ sei náo......... muita coisa pra dar errado.......
turbina, lubrificacao, pressurizacao, embreagem........( carter seco $$$$$ ?????) .......... é tanta coisa pra dar errado e ainda vai ter um carro temperamental......
cabeçote 16v só se comprasse um motor completo 16v ...........sei lá mas acho que as opinioes tao sendo muito complicadas mas disfarçadas de é moleza sacou ?
na pratica o buraco é beeem mais embaixo....
quer montar um carro bbb pra andar logo e se divertr? voyage com motor 2.0l 8v com preparação feita por quem entende de circuito/endurance rende 220cv pra dar porrete o dia todo sem nem esquentar.....usa cambio e homocineticas originais.....coisa linda de deus....
agora pra gastar com sevel, fiasa, 16v hi-bósta, sei la mais o que.....kkkkkkkk........ compra um 147 e picota ele até a alma. aproveita e faz um regime tambem. passa fome, se vira, mas vamo baixar o peso do conjunto.....uahuahuaaa......
ok.....tudo devidamente aliviado, vai atrás de alguma superbike batida, pt,
roubadadado baixa ou só o motor no desmanche pra vender e seja felizum motor 1300 de hayabusa num 147 de 600kg vai dar proximo de 3,0kg/cv girando 13000rpm o dia inteiro sem quebrar e com um barulho que te deixa de pau duro a subida da montanha inteira
dái modafóckas
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guari, a comparação com o cht foi pelo mesmo motivo que vc finalizou seu post.
o fiasa girador dos infernos, no maximo o 1.3, que sem os contrabalanços do vira, não fazem milagre nenhum. 7k rpm suado, não tem cabeçote pra render em altos giros… ja andei em uno de pista com motor fiasa, bem fraca, mas era um motor indestrutível. girar 10k rpm é uma coisa, render em 10k rpm é outra.
quanto ao cambio, sempre soube que eram incompatíveis.
matt, como vc disse, cambios de sevel e fiasa são incompativeis sim somente as peças internas são compativeis mas as carcaças não quero ver alguem montar um cambio de fiasa em um sevel e colocar o motor de partida atras do motor junto com o coletor de escape… rsrs
o forjar que vc diz é colocar bielas tb ?? pra 200cvs, mesmo que pra uso soviético, não precisa... agora um ponto bom que vc tocou foi a parte de lubrificação... sevel tem um sério problema em curva acentuada a direita por causa da posição da bomba de óleo...
quantas vezes eu brincando e a pressão do manometro ia lá pra 0,5 bar quando o normal era estar com 2,5, 3 bar. nunca participei de track days com meu carro mas nunca tive problemas com as curvas da fernão dias aqui em sampa indo para nazaré paulista... pé na grade sem miséria.
sobre o fiasa para preparação...
alguém já viu o premio prata fiasa turbo que saiu na superspeed ????
alí foi investido muito dinheiro e vou falar que o meu sevel andou na frente quando ainda tinha w40 e tinha injeção direta de agua no cilindro por causa da junta queimada... detalhe... 1.2 bar de pressão no sevel e 2 bar de pressão no fiasa... rsrs motor muito limitado. conheço o roberto dono do carro e mesmo na época que ele falava que tinha uma potencia x sem acerto mas... só achei estranho não ter colocado os dados de potencia e torque do motor... foda é que confundem com o meu esse ae...
sobre o carro para subir montanha..
se for de fiat -> [racer preparações](racer preparações)
fale com o fernando e ele pode te tirar as dúvidas. quem se lembra do 147 amarelo que corria na copa classic em interlagos ?? ele que montou e acertou o motor 1.4 aspirado… rendeu 140cvs...
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para a finalidade que o amigo pretende, sem dúvida eu montaria um sevel aspro (com cambio de palio 1.6 16v) ou até mesmo uma mecânica 1.6 16v completa.
sobre o fiasa, um 1.300 turbo para um 147 de rua é mais que suficiente, vcs não tem noção do que é um 147 com um pouco mais de 200 cavalos, muito divertido.
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pessoal, e pra eu que tenho um palio 1.0 98 modelo copa e queria dar uma apimentada legal? to pensando aqui em comprar um palio ou weekend 1.6 16v, brava hgt ou tempra 2.0 16v em leilao e jogar o motor e cambio no palio, o que vcs me recomendariam mais?
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pessoal, e pra eu que tenho um palio 1.0 98 modelo copa e queria dar uma apimentada legal? to pensando aqui em comprar um palio ou weekend 1.6 16v, brava hgt ou tempra 2.0 16v em leilao e jogar o motor e cambio no palio, o que vcs me recomendariam mais?
melhor vender o seu e já comprar um 1.6 16v original muito trabalho para legalização…
já aproveitando sem desvirtuar o topico...
[media]http://www.youtube.com/watch?v=erschm6wfjg&feature=related[/media]
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tripazzzz, esse e o espirito da coisa…dentro de uma certa realidade, heheh
lendo outro topico por aqui, vi um post do gaucho que me atentou sobre os pug 205 (pelo que vi, 850 kg), que tem suspensao independente na traseira tambem. porem, pelo que entendi, aceitam sem maiores problemas um 2 litros no cofre. realmente estao bem baratos, mesma faixa de preco dos 147, e alguns ainda com dh....e ate por ser mais moderno, acredito que tenha uma estrutura melhor que o 147...
gostaria que ele aparecesse aqui pra dissertar um pouco sobre os psa
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tripazzzz, esse e o espirito da coisa…dentro de uma certa realidade, heheh
lendo outro topico por aqui, vi um post do gaucho que me atentou sobre os pug 205 (pelo que vi, 850 kg), que tem suspensao independente na traseira tambem. porem, pelo que entendi, aceitam sem maiores problemas um 2 litros no cofre. realmente estao bem baratos, mesma faixa de preco dos 147, e alguns ainda com dh....e ate por ser mais moderno, acredito que tenha uma estrutura melhor que o 147...
gostaria que ele aparecesse aqui pra dissertar um pouco sobre os psa
olha cara, eu tenho um 106, que tem a mecânica extremamente semelhante aos 205 vendidos oficialmente aqui (1.0, 1.1 e 1.4).
o 205 aceita nativamente os motores da linha xu (1.8 e 2.0) da linha psa, tanto que a oficina mk em sp já montou dois 205 com mecânica de xsara vts. os suportes são nativos, td como se fosse um original nessa parte.
eu sou suspeito pra falar (amo meu 106 de paixão) mas eu acho os peugeotzinhos fantásticos…
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pellegrino, valeu por essas infos…esses tais xu sairam em quais carros/ano (tanto peugeot como citroen), saberia me informar?
os xu que valem a pena são os 1.8 16v (xu7jp4) dos 306 e os 2.0 16v 167cv dos xsara vts e zx dakar (xu10j4rs). os zx coupé 16v possuem outro motor, de 155cv que é bom, mas não tem um custo benefício bom pra mexer, os dakar/vts são bem melhores de se futucar, tanto em resistência qto resultados.
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compensa mais pegar uma mecanica 1.6 16v completa, é tirar uma e colocar outra.
pensei nisso, mas acredito eu que o câmbio do brava hgt seja igual dos 1.6 16v, seria um motor mais forte aspirado ainda, só a mecânica 1.6 16v não me deixaria satisfeito, já um motor aspro de 132cv como o 1.8 16v e os 2.0 16v de tempra me deixariam satisfeitos por um bom tempo.
pessoal, e pra eu que tenho um palio 1.0 98 modelo copa e queria dar uma apimentada legal? to pensando aqui em comprar um palio ou weekend 1.6 16v, brava hgt ou tempra 2.0 16v em leilao e jogar o motor e cambio no palio, o que vcs me recomendariam mais?
melhor vender o seu e já comprar um 1.6 16v original muito trabalho para legalização…
o carro ta na família desde 99, aprendi a dirigir nele praticamente, não da pra se desfazer assim.. hehehe
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xu no brasil são os motores da linha citroen acima de 1.8, até 2001. o motor do zx coupe tbm é xu.
xu7 - xsara, zx e 306, todos 1.8, tanto 8v(xu7jp) ou 16v(xu7jp4).
xu8t - rarissimo no br, motor 1.8 16v, só existiu no 205 t16.
xu9 - 405, zx e bx, todos 1.9, em sua maioria 8v e com rarissimos exemplares 16v oriundos do bx 16 soupapes e 405 mi16.
xu10 - 306, 406, zx, xantia, xm, xsara, tendo varias variações sendo a mais famosa o xu10j4rs (167hp), famoso nos 306 gti, xsara vts e zx dakar.
o motor dos 306 s16 e zx coupe ( xu10j4-155hp) é um belo motor, muito complexo e consequentemente muito problemático, é um motor que requer um razoavel investimento para se tornar confiável, principalmente na parte de arrefecimento, seu coletor de adm de 8 borboletas com 2 estágios requer cuidado e atenção tbm. ao mesmo tempo que o xu7 é bem similar ao xu10j4rs o xu10j4 é similar ao xu9, com algumas peculiaridades e injeção complicada.
alguns up s de fabrica para o xu7 é usar coletores e comandos do xurs (vamos abreviar). alguns exemplares chegam a bater 160hp depois de acerto e escape completo feito. o xu10j4 fica interessantissimo com o virabrequim do xu9 16v (indo a 2.2l) e lhe caem bem tbm os coletores do xurs.
tem muita coisa pra se falar desses motores, mas eu to com preguiça, depois escrevo mais.
uma curiosidade: os xurs usam os mesmos tuchos do motor gm 1.0 16v, até mesmo part number compartilham…
abraço
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perae, era pra ser coisa barata ???? acho que psa não se enquadra nesse quesito…
tenho um amigo que tem um zx dakar... eh o demonio pra andar mas foi pra revisão e voltou com um orçamentinho de 12k
acho que não precisa ser necessariamente um 147... um uno de leilão acima de 94 já vem com uns reforços a mais na carroceria e nem precisa falar da parte de suspensão...
outro exemplo bem aqui... [uno furgão](uno furgão)
mesmo dono do gol 4x4 com motor vr6, hellbrügge.
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nando…...vc ta complicando demais..... pq comprar um brava hgt inteiro pra transplantar motor se voce pode apenas comprar um virabrequim e fazer um 1.9 ???
quanto aos custo$ do peugeot, um 205 com um motor vts nao ficaria tão caro não, e se tanto o carro como o motor possuirem documentos, seria uma maquina muuuuuuito interessante pra passear na rua final de semana.....hehehheee.....
mas voltando às minhas ideias de motor de moto:
clica aqui e chora: http://wn.com/fiat_126_suzuki_hayabusa_engine