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Bateria no porta-malas

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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #8

    a bateria vc liga o negativo na lata, lixe bem o local e use terminal de cobre estanhado.

    obviamente, use cabos tb de 35mm2 para o terra, tanto na bateria quanto lá no cofre para o motor.

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lee
      escreveu em última edição por
      #9

      o gus tem a bateria no porta malas do passat.

      nos modelos caixa acho legal, deixa um visual clean.

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      • S Offline
        S Offline
        spidddd
        escreveu em última edição por
        #10

        olha tem uma marca de fio ( eu uso para o som) que ele é 21 mm tiaflex que aguenta muito bem ate pq aqui a gente instala som que funciona a 240v com esse cab,o o fuzivel ideal e um porta faca ( ele nao da mau contato ) aqueles tipo dijuntor nao presta

        e só faze uma instalaçao decente que nao tem problema

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          jmvieira Banido
          escreveu em última edição por
          #11

          cabo 50mm² no positivo, 25mm² no negativo direto até o bloco do motor. outro cabo de 25mm² do motor pra lata e outro de 25mm² tb aterrando na lata perto de onde a bateria ficar. motivo: queda de tensão durante a partida.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #12

            bateria no porta-malas melhora a distribuição de massa.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              realz
              escreveu em última edição por
              #13

              vamos lá… passo a passo:

              1. como vai aumentar a distância do cabo a perda por efeito joule (potência dissipada em forma de calor pela maior resitência do cabo) será maior

              r = k x l/a, onde k ( rô ) depende do material elétrico, como manteremos o mesmo tipo de condutor temos que para manter a mesma resistência teremos que fazer l1/a1 = l2/a2

              vou considerar que o comprimento do cabo ficará 4x maior (melhor mais do que menos) temos que a área obrigatoriamente será 4x maior tambem.

              não sei qual a bitola do cabo original, mas creio que deva ser algo como 10 awg... vc pode usar cabos de 25mm² pra ter uma folga a mais se a instalação permitir use 35mm² (espaço aonde vai passar, caminho, curvas, etc) que diminui mais a resistência e cai no que vou descrever abaixo:

              1. o cca de uma bateria de 65ah (considerando uma bateria maior do que a que normalmente usa) é de uns 400a... mas esta condição (-18°c e com tensão chegando ao limite de 7,2v) nunca é encontrada na pratica então o mais pratico é ver a pot~encia do motor de arranque...deve ser algo em torno de 1,2kw

              ou seja na condição de partida normal a tensão cai até no máximo 10,5v, o que vai nos dar uma corrente de uns 115a

              cabo de 25mm² suportam corrente de 89a em regime constante, ou seja como a partida é em apenas uns instantes não terá problemas com isso pois não tem tempo de aquecer o cabo (a menos que vc tenha alguma dificuldade e fique insistindo na partida)

              por outro lado se vc usar cabos de 35mm² eles suportam 111a segundo a tabela e mesmo numa condição bem adversa de partida (dias extremamente frios, algum defeito que faça a partida não ser nas primeiras vezes) vc tem a segurança de que o cabo irá suportar esse esforço extra

              1. usar uma proteção é algo legal, porém o dimensionamento é sempre dado pelo que o cabo suporta e não pela corrente de consumo... mas cai num truque, como a corrente não será por mais do que alguns instantes se vc usar um disjuntor que proteja o cabo pode em algumas condições desarmar pois a corrente pode ser superior aos 115a calculados (em tese até cerca de uns 135a levando em consideração uma tensão na bateria de uns 9v) então procure um que seja ligeiramente superior a estes 135a paa que apenas em caso de curto franco ele desarme

              então o ideral seria cabos de 35mm e um disjuntor/fusivel pouco maior que 135ah ?

              a bateria vc liga o negativo na lata, lixe bem o local e use terminal de cobre estanhado.

              obviamente, use cabos tb de 35mm2 para o terra, tanto na bateria quanto lá no cofre para o motor.

              olha tem uma marca de fio ( eu uso para o som) que ele é 21 mm tiaflex que aguenta muito bem ate pq aqui a gente instala som que funciona a 240v com esse cab,o o fuzivel ideal e um porta faca ( ele nao da mau contato ) aqueles tipo dijuntor nao presta

              e só faze uma instalaçao decente que nao tem problema

              do tipo disjuntor que usam para som automotivo não rola ?

              cabo 50mm² no positivo, 25mm² no negativo direto até o bloco do motor. outro cabo de 25mm² do motor pra lata e outro de 25mm² tb aterrando na lata perto de onde a bateria ficar. motivo: queda de tensão durante a partida.

              vejamos se entendi:

              • cabo 50mm vindo do positivo pra frente do carro.

              • cabo 25mm da bateria pra lata

              • cabo 25mm vindo do negativo pra frente do carro e ligado no bloco do motor

              • cabo 25mm do bloco pra lata

              se eu puxar somente o positivo, e aterrar o negativo na lata perto da bateria, e o bloco também na lata, não daria na mesma?

              outra coisa, vou ter que ver por onde passar o cabo, já que as mangueiras de combustivel já estão passando pelo lado do passageiro.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                realz
                escreveu em última edição por
                #14

                vamos lá… passo a passo:

                1. como vai aumentar a distância do cabo a perda por efeito joule (potência dissipada em forma de calor pela maior resitência do cabo) será maior

                r = k x l/a, onde k ( rô ) depende do material elétrico, como manteremos o mesmo tipo de condutor temos que para manter a mesma resistência teremos que fazer l1/a1 = l2/a2

                vou considerar que o comprimento do cabo ficará 4x maior (melhor mais do que menos) temos que a área obrigatoriamente será 4x maior tambem.

                não sei qual a bitola do cabo original, mas creio que deva ser algo como 10 awg... vc pode usar cabos de 25mm² pra ter uma folga a mais se a instalação permitir use 35mm² (espaço aonde vai passar, caminho, curvas, etc) que diminui mais a resistência e cai no que vou descrever abaixo:

                1. o cca de uma bateria de 65ah (considerando uma bateria maior do que a que normalmente usa) é de uns 400a... mas esta condição (-18°c e com tensão chegando ao limite de 7,2v) nunca é encontrada na pratica então o mais pratico é ver a pot~encia do motor de arranque...deve ser algo em torno de 1,2kw

                ou seja na condição de partida normal a tensão cai até no máximo 10,5v, o que vai nos dar uma corrente de uns 115a

                cabo de 25mm² suportam corrente de 89a em regime constante, ou seja como a partida é em apenas uns instantes não terá problemas com isso pois não tem tempo de aquecer o cabo (a menos que vc tenha alguma dificuldade e fique insistindo na partida)

                por outro lado se vc usar cabos de 35mm² eles suportam 111a segundo a tabela e mesmo numa condição bem adversa de partida (dias extremamente frios, algum defeito que faça a partida não ser nas primeiras vezes) vc tem a segurança de que o cabo irá suportar esse esforço extra

                1. usar uma proteção é algo legal, porém o dimensionamento é sempre dado pelo que o cabo suporta e não pela corrente de consumo... mas cai num truque, como a corrente não será por mais do que alguns instantes se vc usar um disjuntor que proteja o cabo pode em algumas condições desarmar pois a corrente pode ser superior aos 115a calculados (em tese até cerca de uns 135a levando em consideração uma tensão na bateria de uns 9v) então procure um que seja ligeiramente superior a estes 135a paa que apenas em caso de curto franco ele desarme

                então o ideral seria cabos de 35mm e um disjuntor/fusivel pouco maior que 135ah ?

                a bateria vc liga o negativo na lata, lixe bem o local e use terminal de cobre estanhado.

                obviamente, use cabos tb de 35mm2 para o terra, tanto na bateria quanto lá no cofre para o motor.

                olha tem uma marca de fio ( eu uso para o som) que ele é 21 mm tiaflex que aguenta muito bem ate pq aqui a gente instala som que funciona a 240v com esse cab,o o fuzivel ideal e um porta faca ( ele nao da mau contato ) aqueles tipo dijuntor nao presta

                e só faze uma instalaçao decente que nao tem problema

                do tipo disjuntor que usam para som automotivo não rola ?

                cabo 50mm² no positivo, 25mm² no negativo direto até o bloco do motor. outro cabo de 25mm² do motor pra lata e outro de 25mm² tb aterrando na lata perto de onde a bateria ficar. motivo: queda de tensão durante a partida.

                vejamos se entendi:

                • cabo 50mm vindo do positivo pra frente do carro.

                • cabo 25mm da bateria pra lata

                • cabo 25mm vindo do negativo pra frente do carro e ligado no bloco do motor

                • cabo 25mm do bloco pra lata

                se eu puxar somente o positivo, e aterrar o negativo na lata perto da bateria, e o bloco também na lata, não daria na mesma?

                outra coisa, vou ter que ver por onde passar o cabo, já que as mangueiras de combustivel já estão passando pelo lado do passageiro.

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  jmvieira Banido
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  se vc usar tudo 50mm2, sim,

                  mas nessa configuração que lhe passei vc fica com 2 pontos de massa tanto no motor como na carroceria e reduz a bitola do negativo ao mesmo tempo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    coisa_triste
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    vamos lá… passo a passo:

                    1. como vai aumentar a distância do cabo a perda por efeito joule (potência dissipada em forma de calor pela maior resitência do cabo) será maior

                    r = k x l/a, onde k ( rô ) depende do material elétrico, como manteremos o mesmo tipo de condutor temos que para manter a mesma resistência teremos que fazer l1/a1 = l2/a2

                    vou considerar que o comprimento do cabo ficará 4x maior (melhor mais do que menos) temos que a área obrigatoriamente será 4x maior tambem.

                    não sei qual a bitola do cabo original, mas creio que deva ser algo como 10 awg... vc pode usar cabos de 25mm² pra ter uma folga a mais se a instalação permitir use 35mm² (espaço aonde vai passar, caminho, curvas, etc) que diminui mais a resistência e cai no que vou descrever abaixo:

                    1. o cca de uma bateria de 65ah (considerando uma bateria maior do que a que normalmente usa) é de uns 400a... mas esta condição (-18°c e com tensão chegando ao limite de 7,2v) nunca é encontrada na pratica então o mais pratico é ver a pot~encia do motor de arranque...deve ser algo em torno de 1,2kw

                    ou seja na condição de partida normal a tensão cai até no máximo 10,5v, o que vai nos dar uma corrente de uns 115a

                    cabo de 25mm² suportam corrente de 89a em regime constante, ou seja como a partida é em apenas uns instantes não terá problemas com isso pois não tem tempo de aquecer o cabo (a menos que vc tenha alguma dificuldade e fique insistindo na partida)

                    por outro lado se vc usar cabos de 35mm² eles suportam 111a segundo a tabela e mesmo numa condição bem adversa de partida (dias extremamente frios, algum defeito que faça a partida não ser nas primeiras vezes) vc tem a segurança de que o cabo irá suportar esse esforço extra

                    1. usar uma proteção é algo legal, porém o dimensionamento é sempre dado pelo que o cabo suporta e não pela corrente de consumo... mas cai num truque, como a corrente não será por mais do que alguns instantes se vc usar um disjuntor que proteja o cabo pode em algumas condições desarmar pois a corrente pode ser superior aos 115a calculados (em tese até cerca de uns 135a levando em consideração uma tensão na bateria de uns 9v) então procure um que seja ligeiramente superior a estes 135a paa que apenas em caso de curto franco ele desarme

                    então o ideral seria cabos de 35mm e um disjuntor/fusivel pouco maior que 135ah ?

                    a bateria vc liga o negativo na lata, lixe bem o local e use terminal de cobre estanhado.

                    obviamente, use cabos tb de 35mm2 para o terra, tanto na bateria quanto lá no cofre para o motor.

                    olha tem uma marca de fio ( eu uso para o som) que ele é 21 mm tiaflex que aguenta muito bem ate pq aqui a gente instala som que funciona a 240v com esse cab,o o fuzivel ideal e um porta faca ( ele nao da mau contato ) aqueles tipo dijuntor nao presta

                    e só faze uma instalaçao decente que nao tem problema

                    do tipo disjuntor que usam para som automotivo não rola ?

                    cabo 50mm² no positivo, 25mm² no negativo direto até o bloco do motor. outro cabo de 25mm² do motor pra lata e outro de 25mm² tb aterrando na lata perto de onde a bateria ficar. motivo: queda de tensão durante a partida.

                    vejamos se entendi:

                    • cabo 50mm vindo do positivo pra frente do carro.

                    • cabo 25mm da bateria pra lata

                    • cabo 25mm vindo do negativo pra frente do carro e ligado no bloco do motor

                    • cabo 25mm do bloco pra lata

                    se eu puxar somente o positivo, e aterrar o negativo na lata perto da bateria, e o bloco também na lata, não daria na mesma?

                    outra coisa, vou ter que ver por onde passar o cabo, já que as mangueiras de combustivel já estão passando pelo lado do passageiro.

                    sempre li q tem q ter somente um ponto de aterramento..e bem feito..

                    se fizer mais de um pode dar interferência na ie…

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      jmvieira Banido
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      loop de terra? tem problema não. o segredo é ter a menor ddp possivel, se vc amarra em mais pontos bem amarrado, vc diminui a ddp entre a bateria e a carroceria e tudo q esta ligado a ela.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        goiano
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        discordo.

                        muito fric-fric e o caldo vai sair mais caro que o peixe.

                        eu nem mecheria em mudar a bateria, mas se for vital pro projeto, faça da forma mais simples possivel.

                        como diz a carol: na prática a teoria é outra :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta

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