[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
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sigamos em frente.
como falei antes, a tensão não é necessária nesses patamares. mas segue o video de outro fabricante.
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antes de fazer meu motor, era gasolina totalmente original, eu instalei a plus com uma unica mudança, substitui a bur5etb original de 3 eletrodos por uma velha bpr5es que tinha em casa usada, abri o gap para 1,2 mm e depois de 4 abastecidas fui gradativamente colocando uma mistura maior de alcool. a 4 foi alcool puro , e o carro pegava facil pela manhã e andava sem falhas. estamos falando em economia, desempenho era quase igual, só perdeu um pouco de torque em baixa, mas ai é simples, cavalo que anda é cavalo que come.
overspeed, alguma modulo 1avp original é capaz de compensar os quase 40% a mais que o alcool precisa??
como é possível fazer o carro andar todo original gasolina com alcool puro no tanque??
vamos deixar de lado as magoas e frustrações e realmente fazer justiça a um produto que funciona e muito bem.
ao sr. jm não respondo mais…
no seu caso especifico:
1- adotou aos poucos alcool dando tempo de carregar o adaptativo da sonda, no caso dos marelli são permitidos +/- 128 passos totalizando 25% a mais de tempo de injeção.
2- o afr da nossa gasolina é de 20% de alcool podendo variar até 25% como em alguns anos no passado portanto:
afr = 14, 7 x 0,8 + 9 x 0,2 = 13,56:1 até 14,7 x 0,75 + 9 x 0,25 = 13,275, na média algo perto de 13,41...adotaremos 13,5:1 como a maioria dos autores
o enriquecimento necessário é em massa de 13,5/9 = 1,50 ou seja 50% em massa, porém a densidade do alcool é de cerca de 0,807~0,810g/cm³ contra algo na casa dos 0,720 ~0,739g/cm³ da gasolina ou que nos da um coeficiente de 0,916 o enriquecimento em termos de volume é de cerca de 37,3%
pois bem, já temos a grosso modo 25% devido ao adaptativo portanto falta: 1,37/1,25 = 1,096 ou se vc pensar já proporcionalmente aonde vc tinha fator lambda de 1 terá de aproximadamente 1,1 como foi visto ai nos graficos com 1,1 vc tem uma perda de torque que pode ser sentida (como vc relatou e cito o torque era quase igual ) e o aparato que melhora faíscas pode contribuir pois como foi dito a mistura esta formada erroneamente e tem dificuldade em queimar. outro ponto importante é se vc alterou o avanço inicial (no distribuidor) pois assim vc modifica a fase de injeção (momento em que os injetores são acionados em relação a abertura das valvulas) o posicionamento é feito de acordo com a latencia dos bicos e o melhor momento podendo ser ligeiramente antes da valvula abrir - assim o combustivel ao bater nas costas da valvula quente vaporiza e melhora a explosão ou antes da valvula abrir em giros mais altos dependendo do caso) e isso tbm contribui para o funcionamento pois a fase é mapeada para mistura proxima a lambda 1, com mistura pobre a velocidade da queima é diferente
ou seja é o famoso funcionar - funciona ...mas com consumo nem sempre ideal, emissões nem sempre dentor do melho e como vc mesmo ideintificou com perda de desempenho de forma sensivel e isso que o alcool libera estequimétricamente cerca de 3 a 5% a mais de energia (só fazer o balanço energético)
faz uma experiência... pega um dia de manha que esteja perto dos 17°c (acima ainda de onde é o ponto de fulgor do alcool) com o motor totalmetne frio (cerca de 8~10horas desligado) e desligue os cabos da bateria por uns 10 minutos e tente ligar com 100% no alcool, vai ser bem dificil ligar (se conseguir) e se ligar vai ser dificil mante-lo acelerado tempo suficiente para que a sonda consiga aquecer, ter valores validos (não lembro 1avp ao certo, ams delco precisa estar a temperatura do motor acima de um certo valor e a sonda oscilar entre rico e pobre pelo menos um certo numero de vezes, num lembro se 3 ou 5 vezes) pra que possa corrigir.
qdo estive em curitiba ano passado um amigo foi fazer ochip de uma saveiro que ele tinha acostumado com alcool e usava bicos 10% maiores... como ficou tarde falei pra ele voltar no dia seguinte, mas ele já havia tirado o modulo enquanto eu terminava outros carros que estavam na frente... nesse interim apagou o adaptativo e o motro que não estava quente (ele morava perto eu acho) esfriou... para ligar foi bem dificil..e para manter ligado mais ainda pois só bombando o acelerador é que era possivel o que impedia da sonda sequer iniciar a adaptação mesmo a gente tendo mantido o motor ligado com esse artificio mais de 15 minutos (bombando o acelerador)
eu não adiantei o ponto de ignição, o motor era 2.0 original a gasolina, bicos, regulador de pressão,bomba, com todos os ajustes da gasolina, 9° de ponto, enfim, como relatei, a unica coisa que fiz foi trocar as velas de 3 eletrodos por uma de 1 simples com gap de 1,2 mm e ignição cm plus.
o parametros auto adaptativos de uma simples magnetti marelli 1avp consegue compensar até 25% de combustivel??
ela por pouco não é uma flex.
meio off-topic, se ela consegue compensar sem nenhum artificio, voce confirma então o que tanto debatemos uns tempos atraz sobre trocar o comando de uma carro por outro original vw não precisava de chip.lembra dos graficos que o 027.7 precisava de 10% a menos na baixa e 8% a mais na alta, então realmente não precisa. obrigado pela informação.
qualquer carro que voce der reset no modulo, volta torto durante uns 2 ou 3 minutos.
o relato que fez sobre curitiba, não posso afirmar pois nunca fiz o reset com o motor naquela epoca e situação, depois de 3 ou 4 meses, vieram bicos alcool, pistão alcool, comando, taxa e velas mais frias, não posso afirmar o que acontece pois não tive essa experiência.
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os creditos são do sr. tadeu cavalcanti cordeiro de melo. o trabalho chama-se modelagem termodinamica de um motor ciclo otto, do tipo flex fuel, funcionando com gasolina, àlcool e gás natural , o trabalho é de fevereiro de 2007.
como eu vinha falando, as variações entre os ciclos são grandes, a busca do sistema de ignição mais forte é justamente diminuir as variações entre os ciclos. se perceberem no grafico, existem linhas brancas na area em cinza, e isso sugere que essas combustões não tiveram pressão mensuravel, possivelmente foram perdidas. isso dificulta o empobrecimento da afr, pq se empobrecer essa taxa de perda aumenta. é daí que, diminuir a irregularidade do ciclo e estimular todas a acontecerem vai trazer economia de omcbutsivel em carga parcial, e ganho de potencia a plena carga.
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eu nao ia mais comentar nada, mas nao posso deixar passar em branco, que se cada uma dessas linhas em branco é uma queima que nao gerou pressao (falha, misfire ou seja la como chamarem), esse motor nao estava funcionando corretamente e isso não é normal, e que cada uma dessas queimas que nao deram certo sao percebidas, sentidas e ouvidas em um motor. se 1 ignição falhar entre 1.000.000, se percebe perfeitamente.
nesse caso entao pegaram um motor que estava trabalhando muito mal ai sim se tem grande ganho.
agora, com relacao as variações de pressao, uma linha cinza mais alta, outra mais baixa, aí sim concordo que se conseguir nivelar melhor as linhas onde se teve queima, se ganha em tudo. cade o grafico com alguma alteração pra gente ver uma comparação com e sem abertura de gap ou amplificador ou os 2? eu nao duvido de nada, mas tb não acredito em qualquer coisa de qualquer jeito.
outra coisa é que se falando em um motor saldavel, que está com tudo em cima, originalzinho que seja, não terá ganhos com alteração de gap ou amplificador ou os 2, pois se os ganhos veem em carga parcial como foi dito e rodando pobre, com lambda em 1,1 ou 1,2, em um motor com i.e. original voce irá instalar o aplificador e abrir o gap e só terá algum misero ganho devido a uma possivel queima melhor da mistura que fará a i.e. tirar tempo de injeção, mas ela sempre buscará rodar com lambda 1 e nao 1,1 ou 1,2, entao apenas com o amplificador, levando em consideração as aulas que foram dadas pelo jmvieira, eu concluo que os ganhos são miseros e que nao valem a pena.
ja em um motor antigo, carburado, sei la, onde se possa forçar rodar pobre, ai pode ser sim diferente, mas será que vale a pena? eu acho que nao.
outra coisa é que os sistemas atuais de faisca perdida suportam muito bem gaps de 1, 1,2mm sem qualquer problema, mas, o que acontece? a durabilidade da bobina, velas e cabos é diminuida. será que instalando um amplificador a durabilidade nao seria mais comprometida ainda?
o que concluí com tudo o que foi dito neste tópico é que a potencia da faisca nao tras ganhos, quem tras é o gap, e para se ter mais gap é necessario mais potencia ai se justifica o amplificador, mas e se nao for necessario o amplificador? entao quer dizer que uma melhora de consumo e potencia está disponível de graça pra todos que tiverem motores com bobinas capazes de faiscar perfeitamente sem falhas mesmo com 1,2 de gapo
esse é o resumo que eu estava esperando. é a maneira como eu estou entendendo a questao, nao uma verdade absoluta. alguem mais concorda? ou se discorda, em que e porque?
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eu não adiantei o ponto de ignição, o motor era 2.0 original a gasolina, bicos, regulador de pressão,bomba, com todos os ajustes da gasolina, 9° de ponto, enfim, como relatei, a unica coisa que fiz foi trocar as velas de 3 eletrodos por uma de 1 simples com gap de 1,2 mm e ignição cm plus.
o parametros auto adaptativos de uma simples magnetti marelli 1avp consegue compensar até 25% de combustivel??
ela por pouco não é uma flex.
mesmo original ainda ocorre, a alteração de ponto no distribuidor traz mais uma variável apenas.
qualquer injeção eletrônica tem no minimo 20% de adaptativo antes de lançar dtc de mistura pobre ou defeito na sonda, a maioria fica ns 25% e algumas 25+2,5% (até 25 não lança o código, o próximo passo pra cima ainda enriquece, porém lança o dtc)
esta longe de ser flex porque ela corre atrás do prejuízo, em outras palavras, ela espera a mistura ficar pobre, indica na sonda, aumenta o tempo de injeção e não tem condições de corrigir pequenos desvios que sempre existem entre o mapas e a realidade (até proque os mapas são finitos, de 24x12 ou 16 x61 na maioria dos casos e a realidade tem infinitas combinações de rotações e carga) pois já está saturada nos 25%.
a injeção flex no sistema stf inventado pela marelli é uam extensão deste pensamento, porém com gatilhos para que seja determinado o fator k, assim que determinado o sistema adota aquele ponto como padrão e trabalho o desvio em +/- 25% não correndo atrás da mistura queimada, porém antenvendo a situação.
correr atrás da mistura queimada traz lentidão pois o sistema tem que ir integrando (o termo paa corrigir) em passos, como expliquei em giros e cargas baixas (stft) é aditivo portanto leva um tempo sensível entre a mistura sair no escape e ser corrigida, mesmo no caso de já estar com 25% ainda existem desvios que fazem a necessidade de combustivel ser acima do que calculei ou abaixo (os calculos são teóricos para combustiveis ditos ideais) então em algum momento pode-se ter o blm diminuido de 25% para um valor menor (digamos uma situaçao proxima a freio motor, com carga baixissima), no instante seguinte a acelerar a sond terá que integrar novamente o valor para tenta atignir a meta desejada. outra coisa é que nestas injeções mais antigas o blm é apenas por rotação, e as correções por carga mudam a necessidade de combustivel (como disse em certas regiões pode-se trabalhar até com lambda 1,1 (por isso entre outras coisas adota-se o catalisador)
meio off-topic, se ela consegue compensar sem nenhum artificio, voce confirma então o que tanto debatemos uns tempos atraz sobre trocar o comando de uma carro por outro original vw não precisava de chip.lembra dos graficos que o 027.7 precisava de 10% a menos na baixa e 8% a mais na alta, então realmente não precisa. obrigado pela informação.
você esta asusmindo uma meia-verdade… esta correção do blm é feita em carga constante, e a necessidade de combustivel para misturas em velocidade (lei plena carga) são diferentes... outra coisa, o enriquecimento em wot é dado por somatória e não multiplicação, ou seja não basta corrigir apenas em meia carga , precisaria coorrigir tbm em wot, e apenas injeções que usam wideband conseguem ter esse efeito ( e mesmo assim se ultrapassar 10% vc sendo o pid trabalhando e o carro da o que se chama comumente lá fora de hesitations)
o que interpretou erroneamente é que funcionar, funciona porque a injeção tenta corrigir o que estiver fora da sua realidade (fator lambda =1 em carga constante, fora de wot)... mas não é o correto, nem o que traz a maior performance
tenho um cliente daki mesmo de uns 8 anos atras... tinha um polo 1.8 a gasolina, instalou um comando 280° tirou 112cv na gasolina dos 99 originais medidos no dina, após eu refazer o chip e andando extremanente rico pois o uso dele éra pegar estrada e andar de final acima do limitador original rendeu 123cv, com escape original, tudo exceto comando e um filtro tabajara cônico preso ao duto de entrada de ar original.
qualquer carro que voce der reset no modulo, volta torto durante uns 2 ou 3 minutos.
errado, só volta torto carro que estiver fora da especificação original… minha marea eu desligo o maf e a marcja lenta não se altera, desligo a bateria e religo e funciona absolutamente normal e igual a sempre, e isso que usa bicos de 60lbs e alcool
o relato que fez sobre curitiba, não posso afirmar pois nunca fiz o reset com o motor naquela epoca e situação, depois de 3 ou 4 meses, vieram bicos alcool, pistão alcool, comando, taxa e velas mais frias, não posso afirmar o que acontece pois não tive essa experiência.
bom, eu não diria pra vc fazer se eu já não tivesse passado a experiência pessoalmente… qualquer um que queira fazer o teste vai encotnrar resultados semelhantes
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lost, vc está fazendo uma avalição precipitada. sejamos mais criteriosos, o nivel do forum está bom pra ficarmos somente no achismo. vamos refutar as coisas embasados, ok?
vamos lá:
vc atribuiu que o ensaio do dinamometro estava ruim, mistura errada ou outro parametro errado, ou seja, já começou invalidando um trabalho academico baseado no seu entendimento. não é assim que se analisa as coisas. antes de concluir que o trabalho não presta , vc deveria tomar conhecimento de algumas novidades:
1-vc sabia que os motores otto perdem milhares de combustoes por minuto, e essas não são percebidasó não que a perda da combustão seja completa, mas sim que a propagação se apaga durante a expansão, e não gera pressão dentro dos valores da faixa onde ele varia normalmente, é um ponto fora da curva , algumas podem não ter pressão palpavel, tendendo a zero e aí sim seriam percebidas. faz parte da irregularidade do ciclo.
2-pode não ser zero, e é possivel que abaixo de 500kpa, ou de 1mpa que a pressão não tenha sido o suficiente para sensibilizar o medidor de pressão, estava abaixo do limite de razoabilidade do transdutor, e ele não tenha registrado esse valores.
recortei o texto que digitei no outro post. quando eu falei:
existem linhas brancas na area em cinza, e isso sugere que essas combustões não tiveram pressão mensuravel, possivelmente foram perdidas. é porque não dá pra ter certeza.
se foi isso que aconteceu e as queimas foram parciais com pouca pressão, é o que é chamado de auto-extinção da mistura, durante o processo de combustão.
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lost,
agora vou falar do seu comentário sobre a central vai tentar trabalhar sempre em lambda 1
vamos lá:
eu já digitei umas 2 vezes falando assim: mas a leitura de lambda é indireta … é feita pelo o2 livre no escape , ninguem peguntou, ninguem questionou.
então vale ressaltar que o que chamamos de lambda 1 não é a contagem das moleculas de o2 e hc que entraram na camara, mas sim uma leitura indireta atraves do o2 livre no escapamento.
imagine o seguinte exemplo: num motor 4 cilindros girando lá pelos seus 3mil rpm 50% de carga num dinamometro de bancada…. ai vc desligue um bico injetor, qualquer um, usando no lugar do bico, um emulador de bico pra carro gnv, pra nao dar erro na ie... o que acontece? o carro começa a falhar, perder aquela combustão, né? pois é, o oxigenio entra na camara e é comprimido, mas como nao tem combustivel, ele não reage e passa diretamente para o escape.
o que vai acontecerá a unidade de comando vai ver mistura pobre , pois tem o2 sobrando no escape e a tensão da sonda vai cair, e a ie vai enriquecer os outros 3 cilindros, buscando encontrar lambda 1 no escape. os outros 3 cilindros estão no estequiométrico? claro que não mas a central pode corrigir e encontrar lambda 1 na sonda, e achar tudo muito bonitinho…
o mesmo acontece quando eu tenho irregularidade no ciclo quando a combustão não é completa (vc viu as variações do grafico) significa que passa o2 livre que não reagiu, isso faz a sonda ler pobre e pedir mais combustivel. se eu reduzo as variações do ciclo, eu promovo mais combustões completas e com isso ocorre o sumiço desse o2 livre no escape, então a sonda lê rica e manda empobrecer, até o motor atingir novo ponto de equilibrio de o2, ou seja, o fator lambda 1 mudou de lugar
lembra quando eu falei do multispark??? é por isso que eu falei que era melhor ter uma combustao atrasada que não ter, pq a combustão atrasada vai consumir o o2. não é o ideal, é claro, mas serve pra evitar as correções da ie com uma economia menor do que se poderia. ao se estabelecer o novo ponto de equilibrio, a unidade está trabalhando buscando o lambda 1 como sempre o fez toda a vida, só que com um tempo base de injeção mais curto.
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e agora a ficha caiu: o over 1º falou que o ensaio da abertura da vela era antigo (1941) e por isso não servia pros carros atuais por causa da tecnologia da epoca (coletor umido, platinado, etc…), depois pegou carona no argumento do marcatto (q achei até mais embasado, pq ele foi no grafico no a + b, etc....) e tb se danou a fazer conta, como se todo carro fosse igual.... provando que a economia, se existisse, era pequena ué over? mas o ensaio não era questionavel? de que adiantava fazer conta se o ensaoi não serve? deixa pra lá....
prosseguindo: vamos em frente.
o grafico abaixo mostra uma correlação entre os niveis de ruido de cada configuração de velas e cabos: velas diretas ou resistivas, cabos diretos ou resistivos. antes eu friso que esse grafico é genérico... foi o erro que cometi falando do ensaio da abertura das velas, esqueci de dizer que o ensaio era só pra mostrar a tendencia...
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eu sei como funciona uma sonda, afinal, não estaria aqui se não soubesse.
eu nao invalidei nada, leia melhor o que eu escrevi antes de invalidar a minha opiniao distorcendo o que eu disse.
tenho mais o que fazer e nao vou ficar aqui escrevendo biblias como você, mas na questao do lambda, você postou graficos falando em grande economia em queimas que resultam em lambda 1,1 ou 1,2. o que eu disse, afirmo, assino embaixo e protocolo da forma como você quiser, é que nenhuma i.e. original permitirá o motor trabalhar com resultante de lambda 1,1 ou 1,2, então a teoria de ter ganhos de economia rodando com esse fator lambda são fantasiosos no mundo real.
melhorar a queima significa gastar menos combustivel para reagir na queima e resultar na concentração de oxigenio, que é o que tanto as sondas narrow quanto as sondas wide leem
melhorando a queima atraves da ignição, fará com que sobre menos oxigenio, a sonda aumentará de valor (no caso + de 450mv que é o limite entre o 0 e 1 que as sondas narrow leem <450mv = 0 ou pobre, > 450mv = 1 ou rico) sobrando menos oxigenio a ecu irá diminuir o tempo de injeção, apenas até que a sonda alterne para o valor 0 ou pobre, o que ocorre em lambda 1,001. a ecu nao irá rodar com lambda 1,2 de forma alguma a nao ser que seja wide parametrizada pra isso ou uma narrow com closed loop desativado pois o sensor (sonda) nao le essa mistura (1,2)
você digitou 2x que a leitura da sonda é indireta e ninguem questionou nada professor? porque será? será porque todos que estão postando nesta porcaria de tópico sabem como funciona uma sonda muito bem, será por isso que ninguem questionou? preste atenção pois você é quem está fazendo papel de bobo por não entender os argumentos dos outros, simplemente porque você está fechado no seu mundinho. acha que sabe tudo porque lê livros, mas cuidado, pois apenas lendo, você corre o risco de interpretar erroneamente e por se fechar no seu mundinho, você perde a chance de aprender muita coisa por aí.
**lost, vc está fazendo uma avalição precipitada. sejamos mais criteriosos, o nivel do forum está bom pra ficarmos somente no achismo. vamos refutar as coisas embasados, ok?
vamos lá:**
o nivel do forum está bom? voce quer dizer que o seu nivel está bom né? porque discussão não tem aqui já faz tempo, como eu disse, se trata de um monólogo.
eu tenho embasamento teórico e prático. você pelo jeito só tem teórico, só fica nos livros. quantos motores ja calibrou em equipamento de verdade?
eu nao atribui que porcaria nenhuma estava ruim. só disse que queimas que não aparecem no gráfico absolutamente nada seriam percebidas. pra mim a oscilação do ciclo otto se trata da oscilação vista no grafico em cinza. a parte branca (queimas com nada de pressao) seria percebidas como falha do motor. não desqualifiquei nada e nao venha colocar palavras na minha boca.
estou tentando resumir, pois a pergunta do tópico é bem clara e você com seus super embasamentos está dando voltas como um perú degolado já há algum tempo. prefiro resumir e continuo resumindo que se vc tem alguma deficiencia, pode valer a pena, mas no geral nao serve pra porcaria nenhuma (custo x beneficio).
já se vc quiser montar uma solução de super economia de potência, levando em consideração a alteração do gerenciamento pra poder rodar com lambda 1,2, pode valer a pena, mas não é tao simples, seria um projeto todo voltado a isso.
em resumo é como o pessoal das montadoras dizem: se vc quiser um motor super economico, nós sabemos fazer, se quiser um motor super potente, nós sabemos fazer, se quiser um motor super ecológico, nós sabemos fazer, se quer um motor com respostas ótimas e uma super dirigibilidade, tambem. o problema é juntar e balancear tudo isso junto.
não acredito em milagres.
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eu sei como funciona uma sonda, afinal, não estaria aqui se não soubesse.
eu nao invalidei nada, leia melhor o que eu escrevi antes de invalidar a minha opiniao distorcendo o que eu disse.
tenho mais o que fazer e nao vou ficar aqui escrevendo biblias como você, mas na questao do lambda, você postou graficos falando em grande economia em queimas que resultam em lambda 1,1 ou 1,2. o que eu disse, afirmo, assino embaixo e protocolo da forma como você quiser, é que nenhuma i.e. original permitirá o motor trabalhar com resultante de lambda 1,1 ou 1,2, então a teoria de ter ganhos de economia rodando com esse fator lambda são fantasiosos no mundo real.
melhorar a queima significa gastar menos combustivel para reagir na queima e resultar na concentração de oxigenio, que é o que tanto as sondas narrow quanto as sondas wide leem
melhorando a queima atraves da ignição, fará com que sobre menos oxigenio, a sonda aumentará de valor (no caso + de 450mv que é o limite entre o 0 e 1 que as sondas narrow leem <450mv = 0 ou pobre, > 450mv = 1 ou rico) sobrando menos oxigenio a ecu irá diminuir o tempo de injeção, apenas até que a sonda alterne para o valor 0 ou pobre, o que ocorre em lambda 1,001. a ecu nao irá rodar com lambda 1,2 de forma alguma a nao ser que seja wide parametrizada pra isso ou uma narrow com closed loop desativado pois o sensor (sonda) nao le essa mistura (1,2)
você digitou 2x que a leitura da sonda é indireta e ninguem questionou nada professor? porque será? será porque todos que estão postando nesta porcaria de tópico sabem como funciona uma sonda muito bem, será por isso que ninguem questionou? preste atenção pois você é quem está fazendo papel de bobo por não entender os argumentos dos outros, simplemente porque você está fechado no seu mundinho. acha que sabe tudo porque lê livros, mas cuidado, pois apenas lendo, você corre o risco de interpretar erroneamente e por se fechar no seu mundinho, você perde a chance de aprender muita coisa por aí.
**lost, vc está fazendo uma avalição precipitada. sejamos mais criteriosos, o nivel do forum está bom pra ficarmos somente no achismo. vamos refutar as coisas embasados, ok?
vamos lá:**
o nivel do forum está bom? voce quer dizer que o seu nivel está bom né? porque discussão não tem aqui já faz tempo, como eu disse, se trata de um monólogo.
eu tenho embasamento teórico e prático. você pelo jeito só tem teórico, só fica nos livros. quantos motores ja calibrou em equipamento de verdade?
eu nao atribui que porcaria nenhuma estava ruim. só disse que queimas que não aparecem no gráfico absolutamente nada seriam percebidas. pra mim a oscilação do ciclo otto se trata da oscilação vista no grafico em cinza. a parte branca (queimas com nada de pressao) seria percebidas como falha do motor. não desqualifiquei nada e nao venha colocar palavras na minha boca.
estou tentando resumir, pois a pergunta do tópico é bem clara e você com seus super embasamentos está dando voltas como um perú degolado já há algum tempo. prefiro resumir e continuo resumindo que se vc tem alguma deficiencia, pode valer a pena, mas no geral nao serve pra porcaria nenhuma (custo x beneficio).
já se vc quiser montar uma solução de super economia de potência, levando em consideração a alteração do gerenciamento pra poder rodar com lambda 1,2, pode valer a pena, mas não é tao simples, seria um projeto todo voltado a isso.
em resumo é como o pessoal das montadoras dizem: se vc quiser um motor super economico, nós sabemos fazer, se quiser um motor super potente, nós sabemos fazer, se quiser um motor super ecológico, nós sabemos fazer, se quer um motor com respostas ótimas e uma super dirigibilidade, tambem. o problema é juntar e balancear tudo isso junto.
não acredito em milagres.
mais um baba ovo cm plus num dá né? com toda educação, se pega a ignição dele, enfia no c… e ai faz o teste de combustão do metano que tem lá veja se queima bem sua r........ pqp desculpe as palavras
lost e overspeed nem percam tempo com este tipo de gente
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eu sei como funciona uma sonda, afinal, não estaria aqui se não soubesse.
eu nao invalidei nada, leia melhor o que eu escrevi antes de invalidar a minha opiniao distorcendo o que eu disse.
tenho mais o que fazer e nao vou ficar aqui escrevendo biblias como você, mas na questao do lambda, você postou graficos falando em grande economia em queimas que resultam em lambda 1,1 ou 1,2. o que eu disse, afirmo, assino embaixo e protocolo da forma como você quiser, é que nenhuma i.e. original permitirá o motor trabalhar com resultante de lambda 1,1 ou 1,2, então a teoria de ter ganhos de economia rodando com esse fator lambda são fantasiosos no mundo real.
melhorar a queima significa gastar menos combustivel para reagir na queima e resultar na concentração de oxigenio, que é o que tanto as sondas narrow quanto as sondas wide leem
nós sabemos bem como funciona um sistema de gerenciamento de injeção né lost ?
melhorando a queima atraves da ignição, fará com que sobre menos oxigenio, a sonda aumentará de valor (no caso + de 450mv que é o limite entre o 0 e 1 que as sondas narrow leem <450mv = 0 ou pobre, > 450mv = 1 ou rico) sobrando menos oxigenio a ecu irá diminuir o tempo de injeção, apenas até que a sonda alterne para o valor 0 ou pobre, o que ocorre em lambda 1,001. a ecu nao irá rodar com lambda 1,2 de forma alguma a nao ser que seja wide parametrizada pra isso ou uma narrow com closed loop desativado pois o sensor (sonda) nao le essa mistura (1,2)
exato, toda vez que esta acima do valor tido como limite (cabe ai uma correção, nem todas as centrais usam 450mv, por exemplo centrais que usam sonda não aquecida em marcha lenta a temperatura de escape pode em algumas circunstãncias cair a ponto de mascar o resultado, já vi algumas com 380mv como threshold) que é o sinal de referencia que a central injeta no canal de leitura da sonda - aposto que tem gente que nem sabia disso- assim quando a tensao é superior ao valor de referencia é gerado um valor interpretado como sendo 1 (ou zero em algumas centrais) e o tempo de injeção sobre o decréscimo de um passo de sonda, toda vez que o sinal esta abaixo da referencia o tempo de injeção é acrescido de um passo de sonda.
só que este processo só ocorre em cargas constantes (obvio pois ao mudar a posição da borboleta deve existir um enriquecimento/empobrecimento dependenod das condiçoes de controle). só que até este momento a central esta apenas adaptando instantaneamente, para que esta correção seja gravada em definitivo precisa se repetir um certo numero de vezes consecutivas.
posto isto a luz, sabe-se que a central semrpe irá buscar lambda = 1 em carga constante, exceto se for uma injeção com mapas de meta de afr e com adoção de wideband, neste caso existe uma curva que é a meta de fator lambda (nas me7 chamada de kennfeld bei taillast ) que dita qual o fator lambda que deve ser resultante dos mapeamentos existentes (ou seja segue o mapa padrão, e ai verifica com a sonda wide se o valor foi obtido, se não foi vai corrigindo, tbm em passos como a narrow e adaptando a mistura, da mesma forma não instantanea)
o maior passo antes das gdi foi a me7 não pelo gerenciamenteo orientado a torque, mas sim pela sacada de fazer enriquecimento baseado no egt, porém não pela temperatura medida no escape (que pode levar a erros pois detonação derrubaria a temperatura) mas sim por um modelo teórico baseado em diversos sensores como maf, rpm, iat, angulo da borboleta… assim mesmo com o pedal totalmente pressionado e mesmo que a borboleta se abra totalmente, só sai de lambda =1 quanto atinge uma temperatura chamada tabgbts enriquecendo,
qualquer coisa fora disso é completamente nonsense e de longe num reflete a realidade da injeção...
eu tenho embasamento teórico e prático. você pelo jeito só tem teórico, só fica nos livros. quantos motores ja calibrou em equipamento de verdade?
não se ensina a não quer aprender… e nem aprende aquele que acha que só tem a ensinar...
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mais um baba ovo cm plus num dá né? com toda educação, se pega a ignição dele, enfia no c… e ai faz o teste de combustão do metano que tem lá veja se queima bem sua r........ pqp desculpe as palavras
lost e overspeed nem percam tempo com este tipo de gente
leia as 34 paginas sobre qual a real vantagem de usar um amplificador de faisca , e vai ver um dos melhores tópicos a respeito desse assunto já visto, inclusive com uma combinação muito rica fazendo referência ao funcionamento de um simples motor ciclo otto.
quando se fala em ignição foram citadas varias opções, inclusive a cm plus, portanto ninguem aqui esta defendendo ninguem, ou vendendo um ou outro produto.é só troca de conhecimento. se tem alguma coisa pra somar ao assunto, sempre conhecimento é bem vindo, se não tem preserve seu direito de lêr e acompanhar o assunto.
por muito menos, um dia desses perguntei ao overspeed se entendia de bicicleta e meu post foi deletado e minha conta foi bloqueada por 30 dias, qual é a providência do administrador do forum quanto a essas agressões nas entrelinhas?? o recado do forum , é valido para todos ou só para alguns??
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darknight, agora quem está invertendo o ônus da prova?
jaguaribe novamente a sua interpretação de texto passa longe da razoável, veja que eu como cliente posso sim inverter o ônus da prova contra o fabricante da caixinha mágica tao defendida por você.
a obrigação de provar que a gambiarra funciona é dele e com testes científicos normatizados e controlados.
portanto ele tentou aproveitar a publicação do eng bruno goulart de carona e o que ele conseguiu? apenas o que todos já falamos aqui que a ignição dele simplesmente não cumpre o que promete. sacou? preciso desenhar? quer argumentar defender mais alguma coisa?
não queira me ofender me chamando de novato, medíocre e iludido , me chamar de leva-e-traz, ironizar, me chamando de seu filho , filhote , louco … isto sim é ofensa pessoal, proibida no fórum.
novato = veja a sua data de filiação aqui no fórum?
medíocre = veja o dicionário e saberá o que quer dizer.
iludido = mais um que cai feito bobo no papinho mole e mágicas do cara maluco.
veja o contexto das palavras citas seu filho , filhote , louco … e irá perceber que não é ofensa, mas se encara a sua realidade descrita aqui como ofensa o problema é apenas seu.
o que disse de vc. foi, e repito: duvido que tenha o mesmo rigor científico com outros foristas. se vc tem, para todos que postam seus resultados em dinamômetro…. mostre vc (lembra do que falou para mim sobre inversão do ônus da prova....não faça o mesmo) eu me desculparei.
tenho certeza absoluta que você esta gravemente doente e sofrendo das alucinações e contradições criadas na lavagem cerebral do cara maluco.
a inversão do ônus da prova cabe em caso de empresa x consumidor e o nosso caso aqui é entre dois participantes de fóruns sendo assim uma realidade completamente diferente e você me acusou de algo que jamais fiz e deveria provar para que não ficasse com cara de fofoqueiro idiota intrigueiro portanto quem abriu a boca para bostejar foi você e cabe a você provar o que bosteja caso contrario fica aqui provado que você é apenas um bostejador treinado pelo cara maluco.
detalhe que não tenho como provar algo que não faço e sim você provar o que eu fiz e o que alega em suas letras bostejadas ao vento.
interessante, não utiliza dinamômetro para aferições, utiliza a matemática hum, interessante, mas realmente, não entendí sua resposta
claramente que não iria entender a minha resposta, pois a sua capacidade de raciocínio e interpretação de texto esta comprometida…............
quando digo que não uso dinamômetro para aferições é porque não uso dinamômetro de rolo para aferições..... esta difícil entender o português?
quando perguntei se você entende de matemática, foi pelas asneiras que falou desenfreadamente pelo tópico pelo fato de achar interessantíssimo você concluir que o erro de determinado equipamento seja um valor fixo....... volte para escola e de enfase a matemática e a normas para execução de um teste confiável.
(sou médico, não engenheiro).
e o que tenta fazer, argumentar e contradizer os técnicos e engenheiros neste fórum e neste tópico?
sabidamente mal sabe a matemática básica e seu português é péssimo, sem falar da sua interpretação de texto ser de baixo padrão…. já sei bostejar as asneiras que ouviu falar sobre as teorias do cara maluco....... tenho que rir para não chorar pelo tempo que estou perdendo aqui te respondendo......
quer dizer que todas as empresas automobilísticas lançam seus produtos apenas baseadas em fórmulas matemáticas… hum, as horas de pista, dinamômetro, túnel de vento são perda de tempo? poderia me explicar?
sr. novato e medíocre, nunca falei o que você descreve, mas posso te explicar, eles estudam, fazem testes e projetam tudo em ambiente controlado e no final vão a pista para comprovar, bem diferente do que o seu fabricante faz veja qual foi o teste que o cara maluco fez até hoje, nenhum, apenas o do eng. bruno goulart e que comprovou apenas o que todos já sabem aqui e repetindo não cumpre o que promete.
seu rigor científico utiliza a mesma frase citada pelos mexicanos: a los amigos plata, a los inimigos plomo … como não gosta do cm, tudo é ruim, mesmo que não seja.
simples sujeito medíocre e iludido, prove o que afirma. caso contrário já sabe.
como pode ver, tanto neste post, quanto em outro, duvidei do seu rigor científico em posts não relacionados ao cm, não o ofendí. não perca a linha e não me ofenda… e gostaria que provasse e não invertesse o ônus da prova.
1- o eng. bruno goulart já provou que o produto do cara maluco não cumpre o que promete. quer mais o que?????
2- não te ofendi, apenas retratei a sua realidade.
agora cabe a você provar o contrário.
se não tiver provas, retrate-se… se tiver retratarei-me.
já esta provado e agora??? estou aguardando ou melhor cale-se
…agora, vamos voltar ao fórum:
nas outras medições do anderson, os ganhos obtidos foram maiores que as demonstradas nesta última, e não foram feitas todas as alterações que ele poderia ter feito.
já li em outro local que a ecu, não corrige todas as variáveis de imediato, ela precisa de um tempo para estabilizar (tanto que, algumas vezes, para as modificações surtirem efeito, resetam a ecu…), havia lido que estas modificações demorariam por volta de meia hora de uso. alguém ja leu algo semelhante?
seu estado de ilusão esta em um grau muito elevado, já foi dito e provado cientificamente que simplesmente não funciona, o que mais quer??????
o teste do anderson não tem valor científico pois é influenciado por muitas variáveis.
mas mesmo o teste dele provou que o ganho de potência é nulo e nem sai do erro do dinamômetro.
pare com este papo mole de turminha do cara maluco.
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dark, seu ceticismo está exagerado. pare, pense e analise.
anderson, não sou cético, para mim tem o certo e o errado, o 0 e o 1 e etc o mais ou menos é apenas para os leigos sonhadores.
se eu tivesse comentado do resultado do meu outro carro, o voyage que usa ft, 8 bicos, cabeçote preparado (pouca coisa é verdade), comandão e ignição mallory, que neste mesmo dino atingiu 424,6 hp nas rodas com 2 kg e de 3ª marcha ainda, esse resultado seria questionável.
ou se comentasse o resultado de outro dino, onde o carro chegou a 567 cv no motor também com 2 kg (aí já de 4ª marcha), dino este que o over também usa para acerto dos carro que ele faz e na data em questão ele mesmo estava lá. e esse resultado seria questionável.
sim claro e muito questionável, fale com o seu amigo o cara maluco e ele vai te explicar.
anderson a engenharia tem procedimentos e o que esta fora do procedimento não tem validade e certamente não irei perder o meu tempo explicando sobre isto, quem duvidar que ingresse em uma faculdade de engenharia.
não estou dizendo que a ignição que eu uso é a melhor coisa do mundo e nem estou incentivando todos a comprarem.
ainda bem, pois sabe que teria várias pessoas te aborrecendo sobre o produto do cara maluco.
apenas estou dividindo com o fórum as experiências que estou tendo com ela. só isso.
experiencias sem valor científico é apenas experiencia para um bate papo, apenas isto.
agora se o santana tem ou não os estimados 150~155 cv não posso afirmar com certeza,nem tenho como comprovar, mas posso afirmar que ele anda bem mais que um astra 140 cv, bem mais que um brava hgt, bem mais que gol mil turbo chipado, bem mais que um new civic, sendo os dois últimos carros de conhecidos.
acelerar com desconhecidos é complicado, pois você nunca sabe se o cara esta realmente no limite e disposto a isso e acelerar com amigos é menos pior porem você nunca saberá se ele realmente tirou o melhor desempenho possível do carro e etc e sempre são muitas variáveis.
o carro do meu irmão, que supostamente tem 111 hp nas rodas (bem o carro do meu irmão usa um chip do over, então esses 111 hp devem ser reais), andou junto com o new cívic.
concordo que 2 hp é pouca diferença, mas no ponto que estava, onde a variação de potência estava variando no máximo 1 hp, ou para mais ou para menos, esses 2 hp surpreendeu até o dono do dino, pois segundo as experiências anteriores que ele tinha, módulo de ignição somente auxilia a queima de misturas muito ricas, mas não gera aumento de potência.
continuo te informando que nem saiu da faixa de erro do dino.
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dark knight
não leva a mau não, mas o que o cesar fez pra voce que te magoa tanto??
supera isso ai, ódio, rancor não vai levar você a lugar nenhum amigo.
conselho de amigo, dá um pulo numa dessas igrejas que tiram encostos, desfazem macumba, as vezes é isso que está perturbando e você nem está percebendo.
por causa desse sentimento ruim que tem contra a cm racing, sai agredindo tudo e todos, e todos esses só disseram que usam um modulo de ignição de um cara que você já deixou bem claro que não gosta.
manda um e-mail para ele e resolva as diferenças que tem com ele, aqui só estamos tentando aprender um pouco mais de ignição.
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eu não sou contra o cetiscismo, a desconfiança, desde que ela tenha fundamento. ceticismo sem fundamento é igual a superstição, tal como cobrir os espelhos nas tempestades por causa dos raios, ou comer bolo quente ou morno dá dor de barriga,
jm, concordo com muita coisa que você fala e demonstra, porem o seu teste o do anderson e etc não são cientificamente válidos.
suas experiencias são interessantes, porem falta a confirmação e na engenharia você sabe que as coisas não funcionam desta forma.
acredito na economia de combustível sim e algum ganho de potencia em sistemas mais antigos e que não tem os avanços já citados, porem o teste científico do eng. bruno goulart que foi feito por um longo período e em laboratório confirma tudo o que já falamos aqui e certamente não é a maravilha em ganho de potência pregado pelo cara maluco.
podemos concluir também que com o avanço das tecnologias e limites de emissões e etc o caminho adotado pela industria automotiva foi pela adoção do catalizador e investimento em injeção e a ignição ficou onde esta sem ganhos expressivos como o dos amplificadores de centelha por algum motivo.
vejo também que o melhor benefício nos amplificadores de centelha se obtem em giros inferiores para a melhor economia de combustível e não para ganhos expressivos de potência pelo simples fato de se conseguir diminuir as falhas de ignição.
nao se pode dizer que nao gosta de comer tomate pq teve um vizinho de um cunhado de um primo do pai de um amigo meu que comeu, e não gostou. esse mundo pre-historico de crendices populares
jm este realmente é o ponto correto e você definiu muito bem o que penso, qualquer teste que não seja normatizado e em um ambiente controlado fica como crendice popular.
é um consenso geral, pq a maioria nao entende o suficiente pra ter o senso critico necessario, fazer julgamentos e observações pertinentes, avaliações sensatas. então ao ver o raio, pensam no deus trovao e saem correndo pra cobrirem os espelhos com medo, e a desculpa pra não dizer que não entende, é que aquilo nao presta e não funciona.
os resultados apresentados sem uma base cinetífica e exatamente onde se enquadra a maioria dos testes feitos pelos entusiastas.
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todas essas dúvidas que voces tem, eu tambem tive e sinceramente da até medo de lêr o depoimento de alguns. parece que o cm é um marginal,
só parece ou foi e é? já deu uma olhada na fac.
vamos deixar de lado as magoas e frustrações e realmente fazer justiça a um produto que funciona e muito bem.
tem algum teste valido que comprove esta sua impressão?
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caras sabem o que é pior???? meu carro no alcool tem um consumo péssimo, coisa de 6/lt contra 10/lt na gasolina… acredito que seja em função da geometria do motor, pois ambos combustíveis acertados com lambda 1-1,05 em cruzeiro.
estou quase comprando uma bagaga dessas que solta xispa mais forte pra testar.... mas sabe qual o problema??? se meu teste não der resultado positivo, é pq não sei instalar daí é brabo, essa discussão está num sentido onde mitos superam as verdades