Ponto x injeção do bico
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ele grila em alta rotação 5000rpm pra cima.
não coloquei cai e nem termotape ainda.
o duro é isso, falta de dino, pra saber se realmente aumentar o ponto irei ganhar algo ou não.
mas o que vocês acham com máximo de 23,5º??? não é pouco?
consumo do carro tá bom, 5,5km/h
irei anota o novo mapa e passo pra vocês.
o que faço atualmente é o seguinte. tempo quente ou de dia, vou no ajuste rapido de ignição e diminuo. quando fica frio e a noite, volto la e aumento. claro, isso quando estou com o diabo no corpo. quando estou deboa, nem mexo e ando igual tiozão.
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já colocou a termotape no escape?
já fez o cai????
basicamente, pra aumentar o ponto sem grilar tem que dar mais combustível… porém mistura rica = menos potência, então chegamos a brilhante conclusão que nem sempre mais é melhor
se vc insistir em andar aspro atolado de ponto sem um cai descente, tudo bem... cada um com sua teimosia poste sua curva de avanço e as correções, pois fica muito vago dizer que aumenta 0,25º e grila e sem detalhar as correções ou a rotação em que grila
menegotto,
desculpe a ignorância, mas o que é cai é lembrando que tenho um 20v aspiradinho também .. .
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já colocou a termotape no escape?
já fez o cai????
basicamente, pra aumentar o ponto sem grilar tem que dar mais combustível… porém mistura rica = menos potência, então chegamos a brilhante conclusão que nem sempre mais é melhor
se vc insistir em andar aspro atolado de ponto sem um cai descente, tudo bem... cada um com sua teimosia poste sua curva de avanço e as correções, pois fica muito vago dizer que aumenta 0,25º e grila e sem detalhar as correções ou a rotação em que grila
menegotto,
desculpe a ignorância, mas o que é cai é lembrando que tenho um 20v aspiradinho também .. .
cool air intake,
é montar um sistema de tubulação pro motor pegar ar frio, na melhor condição vindo de fora do cofre.
normalmente o melhor lugar é na caixa do filtro original, no caso das adaptações dá pra puxar a tubulação com mangueira de piscina.
olha na imagem, onde tá circulado tem uma mangueira levando ar direto da grade frontal ao filtro.
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zorlac, coloca mais ponto na faixa entre 2k e 4,5k, entre 4,5 e 5,5k diminui um pouquinho (deve ser o pico de torque por isso que grila) e depois das 5,5k sobe bem de leve ou mantém igual
testa e nos diga
vc está alterando a curva toda, na correção rápida. sugiro vc deixar a correção rápida desativada e trabalhar na curva e nas correções
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já colocou a termotape no escape?
já fez o cai????
basicamente, pra aumentar o ponto sem grilar tem que dar mais combustível… porém mistura rica = menos potência, então chegamos a brilhante conclusão que nem sempre mais é melhor
se vc insistir em andar aspro atolado de ponto sem um cai descente, tudo bem... cada um com sua teimosia poste sua curva de avanço e as correções, pois fica muito vago dizer que aumenta 0,25º e grila e sem detalhar as correções ou a rotação em que grila
menegotto,
desculpe a ignorância, mas o que é cai é lembrando que tenho um 20v aspiradinho também .. .
cool air intake,
é montar um sistema de tubulação pro motor pegar ar frio, na melhor condição vindo de fora do cofre.
normalmente o melhor lugar é na caixa do filtro original, no caso das adaptações dá pra puxar a tubulação com mangueira de piscina.
olha na imagem, onde tá circulado tem uma mangueira levando ar direto da grade frontal ao filtro.
não mandei fotos nem video do meu 20v ainda por causa disso, se verem o meu feito ficaram putos comigo… kkkkk o filtro de ar está atráz do radiador... temporariamente... que fique bem claro kkkk, tenho que fazer uma tubulação para colocar o filtro em um lugar decente ...
mas valeu pela informação ... não conhecia o nome técnico disso
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zorlac, coloca mais ponto na faixa entre 2k e 4,5k, entre 4,5 e 5,5k diminui um pouquinho (deve ser o pico de torque por isso que grila) e depois das 5,5k sobe bem de leve ou mantém igual
testa e nos diga
vc está alterando a curva toda, na correção rápida. sugiro vc deixar a correção rápida desativada e trabalhar na curva e nas correções
isso, a faixa de torque do meu comando, de acordo com a samcams é de 4000 a 5500 ou 6500, mas começa acima de 4000rpm.
eu quero acertar pela rpm mesmo, quando altero no ajuste rapido é porque o resto ta legal e nao sinto tanta diferença, já que quando faço essa alteração eu busco melhoria em alto giro.
hoje eu deixei no 0 o ajuste rapido e mexi pela rpm. fiz isso, aumentei em baixa rotação. ficou melhor, deu mais força. até semana que vem devo ter algo mais concreto pra passar pra vocês, farei mais testes.
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é bem o que o menegotto falou no limite de avanço vc acaba distorcendo a curva, ao chegar antes do regime de torque máximo ela não mais aumenta ou dependendo das características do motor chega a diminuir e depois desta faixa, volta a subir ou em alguns casos se mantem quase constante.
o avanço é ligado ao rendimento volumétrico do motor, na faixa aonde ele é maior vc tem obviamente mais ar entrando por volta e portando com mais ar vc precisa de menos potno caso contrário ocorre detonação, por outro lado o avanço olhando a grosso modo é apenas uma forma de vc dar mais tempo à faísca pra que promova a queima da mistura, entaum tbm fortemente ligado à rotação do motor em algum instante é possivel que um anule o outro e vc tenha um valor de ponto constante a partir de determinada rotação (depende do motor em sí, e do acerto)
outra coisa é que no passado se falava que quanto mais ponto melhor desde que não ocorra detonação, hoje em dia as pesquisas dizem que não é bem assim, dois motores um com taxa alta e um com taxa baixa até certo avanço rendem igualmente…após este valor o taxado continua ganhando torque até que ocorra detonação, já o com taxa baixa pode chegar a detonar só depois de já perder torque... no seu caso se vc sente ganho usando mais ponto e só qdo odetona é que cessa é proque já esta no valor ideal para aquela rotação, alí vc não deve mexer mais, mas nao quer dizer que não pode mexer nas rotações inferiores ou superiores (no ultimo caso com bastante cautela), pra quem tem carro turbo destaxado fica a dica, nem sempre enfiar uma pancada de ponto ajuda, pode até atrapalhar.*
no seu caso especificamente o que eu buscaria se fosse uma injeção normal, de pé no fundo primeiro acertar com lambda 0,95~0,93 até aonde vc acredita ser torque máximo (lá pelos 4.500 pelo que vc disse) a partir dai ir enriquecendo e fechando aonde vem potência máxima com 0,86...daí pra cima pode dar mais uma enriquecida e fechar com 0,84 como algumas ferraris fazem...ai começa a reacertar o ponto de novo... se vc tiver digamos detonação apenas nos 5.000rpm experimente enriquecer até uns 0,86 apenas nesta região, vai atrasar a queima e a tendência é diminuir detonação, se mesmo assim ocorrer é porque vc já ultrapassou o limite mesmo e tem que diminuir.
o principal seria passar o carro num dina pra pelo menos vc ter noção dos regimes de potencia máxima e torque máximo, o valor em sí é discutivel ?..num interessante é saber se a curva esta dentro do esperado ou distorcida.
*a uns tempos peguei um marea turbo (já é ruim de baixa por natureza) com upgrade pra reacertar depois de fazer uma geral... o carro éra ruim de mais, a ponto de morrer numa subida com 2 pessoas dentro ...só saia se vc levantasse giro até uns 3.000 e fosse queimando embreagem (inviável no dia a dia por ser de cerâmica)... o dono comprou e só depois que andou em outra viu que éra muito pior do que a média... como o carro ja estava com chip feito por um carinha conhecido ai que faz chip de marea turbo pro povo do cdm o dono achou que era tudo menos chip, trocou bomba de combustivel, velas, sonda, maf e até bobinas e o carro ruim de andar... qdo abri o arquivo o ponto do carro estava em alguns casos mais de 18° avançado em relação ao original em meia carga...falei que aquilo éra um absurdo e ele disse que já havia andado com scanner no carro e num acontecia atraso de ponto pelo knock sensor por isso não desconfiou ser o chip (e tbm porque esse carinha ai vende uma pancada de chip devido ao preço baixo).... abaixei consideravelmente o avanço e o carro melhorou bastante na fase aspro, a pegada da turbina ficou melhor (esperado)... potência não mediu ainda, mas segundo ele não se alterou muito (curva de ponto em wot estava bem menos agressiva e não mudei muita coisa). agora o que surpreendeu foi o consumo... ele fazia 4,5 de alcool na cidade e passou a 5,5 aumento de mais de 20% praticamente só de abaixar o avanço excessivo e reacertar as curvas de injeção cm wideband
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noooooooooooooooooossa, valeu demais over, esse texto ajudou bastante.
ontem dei uma pisada e a sonda ficou em 0.84 a 0.86 acima de 4000 até 7000rpm wot. sinto que posso diminuir a mistura de alta. o ponto ficou em 23º, dei essa travada acima de 4000rpm pra sentir e depois ir alterando cada faixa pra chegar num ideal. lembrando que a ft racepro altera de 500rpm em 500rpm.
então posso tirar da cabeça que ponto demais é bom. pelo visto em certo caso o máximo será 23º ou 24º.
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opa… que bom que ajudou... é legal lembrar uma coisa, motor frio ou dias mais frios faz render bem mais... num tem jeito... é fisica, o a esta mais frio (ou meno quente no caso de motor frio) e mais denso... compensar enfiando mais ponto é um ajuste nas curvas de compensação e naum no ajuste básico...
qdo voltar pra ai (deve ser mês que vem) quero ver ese golleto andando e sem desculpas kkkkk
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over quando vier (vai acertar o s3 do adriano de novo?), é so entrar em contato. o gol tá andando bem.
vamos lá. hoje dia super quente e seco, aumentei mais o ponto em baixa e diminui em alta, diminui a injeção rapida que deixava super rico e dei uma diminuida na mistura através do rpm x map. agora é so afundar o pé que quando passa dos 2500rpm ele começa a destracionar, gostei.
uma coisa que me intrigou. em alta, 5000rpm a 6000rpm (mais ou menos) ele deu uma batida de pino de leve. agora que vem a dúvida: de 1ª e 2ª não dá a batida, ela ocorre em 3ª marcha em diante, sendo que os parâmetros são os mesmos em rpm, map e sonda com o pe no fundo. será que é por causa das primeiras marchas serem curtas e o giro subir tão rápido que não percebe a batida?
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estou acertando a distância o s3 dele (ele fez a cagada de usar o maestro7 qdo eu fui ai e num teve quem fez aquela merda funcionar direito) agora eu mando o arquivo e ele grava por ai mesmo… ontem enviei um chip que el emesmo classificou com 9,8... vou pra ai só pra dar um afinamento geral...
qto a vc sentir, acontece e principalmente em injeção por map que num estipule quantidade de ar admitido (no caso au funciona como uma tabela, se pegar as ecu de fabrica elas estimam quanto de ar em kg que esta entrando por unidade de volta - fica mais preciso) aliado ao fato de que em marcha curta a sua carga imposta nem sempre é a mesma (motivo pra se medir em dinamometro sempre em 3ª ou 4 marcha) e tbm pelo que vc falou, as vezes sobe tão rapido que passa pela rotação e vc num tem tempo de ouvir (mas ela acontece)
abaixa ai nessa rotação e vê se para
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buga nem tenta ponto de 20v é totalmente diferente de motor 8v
fala menegoto blz, mas era só para ter uma ideia, mas descobri que o meu problema dos pipocos na lenta era excesso de ponto, eu baixei o ponto para 16º em marcha lenta, ficou liso.. antes tava quase 24º .
eu queria ter uma ideia pois não tenho muito as manha para acertar o ponto. quero ver se no mes que vem agora sobra uns trocados para eu ir para o dino, ai acho que consigo deixar redondo, por enquanto o carro bacana de andar, tenho que colocar um solenoide para segurar a lenta quando liga farol + ventuinha pois a lenta morre legalcai de 950 para 700 rpm ai as vezes apaga mas é detalhe….
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over, valeu de novo, assim como os menegotto e outros que ajudam.
diminui o ponto e melhorou…
vou aumentar aos poucos em baixa, senti que da pra extrair muito ainda.
bugalaws, cara vá na sua ft na opção de voltagem (correção de injeção por voltagem, acho que é isso) coloque o cpu de bordo dela pra mostrar a voltagem e ligue o farol e espere a ventoinha armar e veja pra quanto cai os volts. va na opção e faça uma correção injetando +ms naquela voltagem.
meu motor costumava morrer fácil, principalmente quando ligava farol, porque o zé que tinha montado sequer regulou essa opção. com ajuda da ft, pp e novo preparador, peguei o jeito e fui testando, hoje a ventoinha arma, ligo os farois e a correção está perfeita, fica em 900rpm.
no começo meu carro tb dava uns pipocos em baixa, fiacava estralado, mas nao de pre ignição, era excesso de ponto mesmo, ficava muito acelerado, foi so diminuir que estabilizou. meu ponto em 1000rpm fica em 15º, em 500º fica com 20º pra não morrer, e em 1500rpm fica em 17º. marcha lenta estabiliza em 1050 a 1090 rpm
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over, valeu de novo, assim como os menegotto e outros que ajudam.
diminui o ponto e melhorou…
vou aumentar aos poucos em baixa, senti que da pra extrair muito ainda.
bugalaws, cara vá na sua ft na opção de voltagem (correção de injeção por voltagem, acho que é isso) coloque o cpu de bordo dela pra mostrar a voltagem e ligue o farol e espere a ventoinha armar e veja pra quanto cai os volts. va na opção e faça uma correção injetando +ms naquela voltagem.
meu motor costumava morrer fácil, principalmente quando ligava farol, porque o zé que tinha montado sequer regulou essa opção. com ajuda da ft, pp e novo preparador, peguei o jeito e fui testando, hoje a ventoinha arma, ligo os farois e a correção está perfeita, fica em 900rpm.
no começo meu carro tb dava uns pipocos em baixa, fiacava estralado, mas nao de pre ignição, era excesso de ponto mesmo, ficava muito acelerado, foi so diminuir que estabilizou. meu ponto em 1000rpm fica em 15º, em 500º fica com 20º pra não morrer, e em 1500rpm fica em 17º. marcha lenta estabiliza em 1050 a 1090 rpm
li obrigado pela ajuda irmao, desculpe ter desvirtuado seu tópico…
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e ai lee, conseguiu alguma melhora?
você ficou devendo o mapa e uns videos do desempenho do golzinho
você alguma vez botou pra virar mais de 8.000rpm e se fez teve algum problema com alternador?
pow posta o mapa ai pra gente comparar com o meu depois, ou então manda por m.p.
se vc tiver o programa ecu manager da ft pode mandar o arquivo do seu.
faz alguns vídeos ai pow saindo parado e retomadas
muita gente curiosa pra saber do resultado final da sua batalha .