Motor 2.016v tempra aspirado
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acompanhando
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na realidade o sevel seria melhor até por conta do baixo peso em relação ao do tempra.
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o motor do tempra é uma boa base para preparação. no brasil ele tem uma fama de ruim, mas é muito bom. o motor foi projetoado para sempre ser utilizado em medias e altas rotações, por isso aqui não deu certo, o povo usava sempre na baixa. carbonizava muito, e não lubrificava. e anida usavam oleos inferiores. coisa de brasileiro, comprar o tenpra novo e querer que le tivesse consumo de uno.
mas em si o motor pode dar muitas alegrias.
por ser sub quadrado , masi curso que diametro não é o problema, pois até a vw usava nos motores de corrida a configuração 90.5 x 84 mmm. o motor do tenpra usa 90 x 84 mm.
cabeçote com tuchos mecanicos e molas que suportam comandos bem bravos sem ter que torcar.
bloco que suporta diametros de 85,00 , 86,00 mm sem problema.
da para usar bielas mais ongas com pistões mais baixos e melhorar o r/l
ou seja apenas se dedicar.
abraços
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um sevel cursado pra 1.9 fica com o mesmo r/l, curso de 78.4 x 86mm de pistão o que é um motor melhor no papel, não tem problema de lubrificação no eixo (tempra tem nesse livro o guy recomenda várias alterações na parte de lubrificação)e tem peças muito fácil na argentina.
a unica vantagem que vejo no tempra é o potencial do cabeçote 16v, que rende mais que o 16v do sevel…
hoje seu eu fosse montar algo pra pista, seria sevel 1.9 aspirado...
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sevel é tambem um bom motor. o cabeçote 16v do sevel tambem acho menos eficiente do que o do tempra, o cabeçote sevel possui as valvulas muito ao centro do camara, ao contrario dos demais cabeçotes 16v, pelo fato que foi projetado para ser usado com diametros de pistão de diametros menores que de 86,00 mm, no caso do 1.9 87,5 mm. o cabeçote tempra é melhor com certeza, até pela facilidade de fazer grandes modificações. problema de lubrificação do virabrequim do tempra . sim pode ser que tenha alguma deficiencia, mas o maior problema estava na sua utilização. pois a pressão de oleo desse motor é bem baixa em rotação baixas, como todo motor de alto giro ou que tenha sido projetado para ser esmerilhado. (motores cummins (diesel) são projetados para andar com pé no fundo o tempo todo)
em motores modificados para competição aconselho sempre fazer modificações no sistema de lubrificação. o maior problema do virabrequim do tempra são as trincas, provinientes de vibrações oriundas geralmente de utilização sempre em baixa rotação.
no tempra da para usar bielas de 154 mm, pistões de 25 de altura de compressão, etc etc.tem que pensar em todas as possibilidades e ver os pros e contras do tempra e do sevel. uma coisa é certa, diversão com qualquer um deles.
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só me vem algo na cabeça qndo falam desse motor…
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tem esse aqui que é sevel cursado… nem vira....
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pow mano, conheco sim, mas pensei que era outro motor, conheco apenas de nome vendo o povo falar step a, step b, sevel 1.6 e etc…
então se eu colocar um motor completo de palio 1.6 16v step a já é um sevel com cabeçote 16v e coletor de alumínio? quanto sai comandos e coletores pra 4 borboletas pra um sevel 16v então? meu palio copa ta começando a dar bronca demaise o fiasa ta ficando cansado, quando chegar outro novo na casa ele receberá up grades.
aqui vendem caro demais os 1.6 16v, porém os 1.6 de tipo vendem por micharia.