Turbinando o sevel 1.9
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sonda depois da turbina… uns 15 cm...
cara, ja vi muitas descargas serem unidas sem problema, ja tem até kit pronto... dependendo do isolamento acustico do carro, isso pode incomodor muito... no meu caso desci o canote até deposi da caixa e nunca incomodou...
no tempra de farelo a zuada é alta...
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da uma olhada nisso que explica um pouquinho de como posicionar a sonda lambda:
http://www.odginstruments.com.br/wideband.php
ah entes de montar seu coletor de escape abre um pouco mais na região das porcas de dentro pois no coletor de admissão 4 bicos sobre o mínimo de espaço para apertar o prisioneiro é uma luta toda vez que precisa desmontar eu aliviei no coletor de admissão mais ainda é osso.
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vou respondendo de trás pra frente… se k16 aguenta uns 300~320cv com excelente durabilidade (tenho cliente com mais de 80.000km com 1,5 caindo pra 1,2bar num 1.8) uma k24 aguenta bem mais... e isso que temos k16 e 24 de diversos tamanhos...
voltando ao caso... não tenho muita experiência em turbo com este pistão de 2,4 gm... olhando assim pelas fotos a canaleta de cima é bem protegida (bom sinal) mas a do meio não consigo na foto avaliar se é fina ou não... o que pode ser um complicador pra 10:1 de taxa mesmo na podium... apesar de diâmetros maiores pedirem um avanço maior eu teria bastante atenção com isso.
um 1,9 8v destes eu creio que deva ter lá seus 115~120cv (puro palpite)..pra atingir os 180cv creio que não precise de mais do que uns 0,5bar... a temperatura na saida do compressor deve ser ai de uns 60~70°c o que não é um problema (os audi só tem alguma redução de avanço acima deste valor)... acho que basta ser conservador no avanço e na alimentação que já consegue um acerto confiável... me palpite é começar limitando o ponto a uns 12° e mantendo lambda nuns 0,75 pra começar o acerto... vai medindo egt, escutando o knock sensor
uma preocupação ai seria usar um escape bem livre, não só pelo backpressure, mas principalmente para reduzir o egt, um escape muito restritivo segura os gases e dificulta a fase de lavagem (cruzamento) dos cilindros...
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pois eh… pra pressao e potencia que ele quer usar... uma k16 grandinha seria exelente...
agora, comecar acertar com 12 de ponto final?
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a minha vantagem (ou não) é começar já com a parte aspirada funcionando e gerida pela g7, ou seja, só a partir da compressão e situação esta que pode ser detectada facilmente é que irei ajustando os bicos extras bem paulatinamente de modo a nunca encostar com a famigerada mistura pobre.
desisti inclusive da digipulse optando pela his que é digital e que me pode fornecer o slope mandatório e necessário em vez da reta burra produzida pela analógica digipulse (valeu menegotto).
overspeed amigo, grato pela observação do pistão gm.
eu também apreciei o big reforço que ele tem em volta da cabeça, no topo.
outra coisa interessante é que o diâmetro dele é 87,52mm e os cilindros foram retificados com 87,56mm portanto o gap de cada lado está com 0,02mm
como os fiat usualmente andam com 0,03mm, com mais folga, acredito que os gm estando mais justinhos suportem melhor o esforço.
inclusive as canaletas são mais espaçadas do que o pistão original do tipo, afinal são um projeto mais recente.
quanto a potência estou devendo uma ida ao dino por falta de tempo mas a sensação de potência que ele dá ao dirigir comparado a outro carro que tenho de 106cv é desta ordem que mencionastes.
para o escape já separei um tubo inox de 2,5 , devo estar recebendo ainda esta semana um silencioso magnaflow modelo 13216 e colocarei um ou dois jk no meio do caminho.
já achei inclusive aqui na cidade uma loja que poderá curvar o tubo de acordo com o figurino.
marcos, grato pelo link mas minha dúvida recaia se colocava a sonda antes ou depois da turbina.
se puder colocar antes eu preferiria pela simplificação das conexões.
confesso que sou muito pragmático, quanto mais simples melhor.
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flavio… esqueceu que é gasolina e 10:1 de taxa sem intercooler ?... é isso ai...12° e escuta o sensor... não detonou empobrece a mistura pro que considerar seguro (uns 0,90 até torque máximo e dai enriquecendo até uns 0,82~0,84 em potencia máxima e dai pra cima enriquecendo pra proteger o motor até no máximo uns 0,80 - seria o ideal) e ai vai subindo o ponto e monitorando detonação...se eventualmente alguma faixa de rotação detonar, enriquece mais um pouco (faixa dos 0,85 de lambda) se cessar beleza..deixa assim...se num cessar abaixa o ponto nesa rotação.
lancia... se vc tiver interesse eu tenho um arquivo aqui usado nos formula uno -motor 1.4 turbo, taxa de 7,5:1 com podium 1,2bar de pressão, usando map positivo numa g7 de tempra 16v (só num sei a versão porque essa marelli são meio bagunçadas e assumidamente sou um fã das bosch)... da pra ter uma noção e até exprimentar um map positivo e fazer sem suplementar, mapeando tudo pela confiabilissima central original...
te passo o arquivo em troca de informações já que como disse meu forte é bosch...mas minha curiosidade é universal... hehehehe
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overspeed, interessantíssima a oferta e se o ano da g7 for de 95-97 interessa sim. muito obrigado.
na realidade houveram dois tipos para o tempra 16v 95-99: o g7.2abf e o g7.25a.jf01.05.
como tenho as duas pode ser que ajude muito para ficar só com uma gerenciando tudo.
mas, como eu sou fã das marelli e não tenho nada de bosch, não sei em que eu poderia lhe ajudar nesta área em que és master.
de qualquer maneira estou a disposição de todos no limite do meu conhecimento e só em fiat até 1990.
menegotto, vamos tentar sim em pedaços de sucata primeiro e preenchidos com areia. vamos ver no que dará.
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lancia, eu sei que é fácil falar pros outros gastarem dinheiro, mas não seria legal comprar um ou dois donuts de inox pra fazer as curvas necessárias?
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overspeed, interessantíssima a oferta e se o ano da g7 for de 95-97 interessa sim. muito obrigado.
na realidade houveram dois tipos para o tempra 16v 95-99: o g7.2abf e o g7.25a.jf01.05.
como tenho as duas pode ser que ajude muito para ficar só com uma gerenciando tudo.
mas, como eu sou fã das marelli e não tenho nada de bosch, não sei em que eu poderia lhe ajudar nesta área em que és master.
de qualquer maneira estou a disposição de todos no limite do meu conhecimento e só em fiat até 1990.
menegotto, vamos tentar sim em pedaços de sucata primeiro e preenchidos com areia. vamos ver no que dará.
como identifico o ano pelo arquivo (é uma coisa que tem na bosch, mas na marelli nunca saquei) ?
qualquer informação que vc tenha já me ajuda (documentação, endereço de mapas, estratégia de operação, etc) bosch vc consegue muita coisa de documentação… já marelli tudo oque sei é baseado em emulador e dedução lógica (que nem sempre é exatamente da forma que vc imagina)
me manda uma mp com seu email que te envio o arquivo...ai vc me diz o que souber
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marcos, grato pelo link mas minha dúvida recaia se colocava a sonda antes ou depois da turbina.
se puder colocar antes eu preferiria pela simplificação das conexões.
confesso que sou muito pragmático, quanto mais simples melhor.
depois da turbina uns 10cm depois da ultima curva ja na parte reta que vai para o final do carro, facil de fazer na loja de escape o cara ja faz o furo e solta a porca para a sonda lambda.
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lancia, eu sei que é fácil falar pros outros gastarem dinheiro, mas não seria legal comprar um ou dois donuts de inox pra fazer as curvas necessárias?
amigo, a $100 cada um, e como necessito de três, fica mais caro que o abafador magnaflow.
por isso vamos tentar destruir alguns pedacitos de cano no curvador até acertar…
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gente, perguntinha de quem não tem prática, algum problema de se montar a turbina com o seu eixo na vertical?
ou seja, fica a caixa quente por baixo e compressora em cima?
minha dúvida é se o eixo, os mancais e retentores podem funcionar deste jeito, na vertical.
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gente, perguntinha de quem não tem prática, algum problema de se montar a turbina com o seu eixo na vertical?
ou seja, fica a caixa quente por baixo e compressora em cima?
minha dúvida é se o eixo, os mancais e retentores podem funcionar deste jeito, na vertical.
não funciona, o óleo sai por gravidade, ou seja a saida de óleo deve ficar o mais pra baixo possivel em relação à entrada… se ficar de lado acho que empoça e vai ficar fumaçando..
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merda total…
entrara de oleo em cima... retorno em baixo e o eixo da turbina deve ficar 100% na horizontal
a rotatividade das carcaças quente e fria é livre... assim como a direção de onde vai apontar a boca da turbina... (efitar local quente)
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valeu é que se pudesse ficar com eixo vertical a zaida do escape teria uma curva restritiva eliminada.
lancia… isso seria taaaaaaaaaaaaaao bommmmmmmmm.....
neguinho iria por turbina fora do carro apontada pra baixo e escape pra cima... quarta xou