Turbinando o sevel 1.9
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pois eh… pra pressao e potencia que ele quer usar... uma k16 grandinha seria exelente...
agora, comecar acertar com 12 de ponto final?
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a minha vantagem (ou não) é começar já com a parte aspirada funcionando e gerida pela g7, ou seja, só a partir da compressão e situação esta que pode ser detectada facilmente é que irei ajustando os bicos extras bem paulatinamente de modo a nunca encostar com a famigerada mistura pobre.
desisti inclusive da digipulse optando pela his que é digital e que me pode fornecer o slope mandatório e necessário em vez da reta burra produzida pela analógica digipulse (valeu menegotto).
overspeed amigo, grato pela observação do pistão gm.
eu também apreciei o big reforço que ele tem em volta da cabeça, no topo.
outra coisa interessante é que o diâmetro dele é 87,52mm e os cilindros foram retificados com 87,56mm portanto o gap de cada lado está com 0,02mm
como os fiat usualmente andam com 0,03mm, com mais folga, acredito que os gm estando mais justinhos suportem melhor o esforço.
inclusive as canaletas são mais espaçadas do que o pistão original do tipo, afinal são um projeto mais recente.
quanto a potência estou devendo uma ida ao dino por falta de tempo mas a sensação de potência que ele dá ao dirigir comparado a outro carro que tenho de 106cv é desta ordem que mencionastes.
para o escape já separei um tubo inox de 2,5 , devo estar recebendo ainda esta semana um silencioso magnaflow modelo 13216 e colocarei um ou dois jk no meio do caminho.
já achei inclusive aqui na cidade uma loja que poderá curvar o tubo de acordo com o figurino.
marcos, grato pelo link mas minha dúvida recaia se colocava a sonda antes ou depois da turbina.
se puder colocar antes eu preferiria pela simplificação das conexões.
confesso que sou muito pragmático, quanto mais simples melhor.
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flavio… esqueceu que é gasolina e 10:1 de taxa sem intercooler ?... é isso ai...12° e escuta o sensor... não detonou empobrece a mistura pro que considerar seguro (uns 0,90 até torque máximo e dai enriquecendo até uns 0,82~0,84 em potencia máxima e dai pra cima enriquecendo pra proteger o motor até no máximo uns 0,80 - seria o ideal) e ai vai subindo o ponto e monitorando detonação...se eventualmente alguma faixa de rotação detonar, enriquece mais um pouco (faixa dos 0,85 de lambda) se cessar beleza..deixa assim...se num cessar abaixa o ponto nesa rotação.
lancia... se vc tiver interesse eu tenho um arquivo aqui usado nos formula uno -motor 1.4 turbo, taxa de 7,5:1 com podium 1,2bar de pressão, usando map positivo numa g7 de tempra 16v (só num sei a versão porque essa marelli são meio bagunçadas e assumidamente sou um fã das bosch)... da pra ter uma noção e até exprimentar um map positivo e fazer sem suplementar, mapeando tudo pela confiabilissima central original...
te passo o arquivo em troca de informações já que como disse meu forte é bosch...mas minha curiosidade é universal... hehehehe
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overspeed, interessantíssima a oferta e se o ano da g7 for de 95-97 interessa sim. muito obrigado.
na realidade houveram dois tipos para o tempra 16v 95-99: o g7.2abf e o g7.25a.jf01.05.
como tenho as duas pode ser que ajude muito para ficar só com uma gerenciando tudo.
mas, como eu sou fã das marelli e não tenho nada de bosch, não sei em que eu poderia lhe ajudar nesta área em que és master.
de qualquer maneira estou a disposição de todos no limite do meu conhecimento e só em fiat até 1990.
menegotto, vamos tentar sim em pedaços de sucata primeiro e preenchidos com areia. vamos ver no que dará.
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lancia, eu sei que é fácil falar pros outros gastarem dinheiro, mas não seria legal comprar um ou dois donuts de inox pra fazer as curvas necessárias?
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overspeed, interessantíssima a oferta e se o ano da g7 for de 95-97 interessa sim. muito obrigado.
na realidade houveram dois tipos para o tempra 16v 95-99: o g7.2abf e o g7.25a.jf01.05.
como tenho as duas pode ser que ajude muito para ficar só com uma gerenciando tudo.
mas, como eu sou fã das marelli e não tenho nada de bosch, não sei em que eu poderia lhe ajudar nesta área em que és master.
de qualquer maneira estou a disposição de todos no limite do meu conhecimento e só em fiat até 1990.
menegotto, vamos tentar sim em pedaços de sucata primeiro e preenchidos com areia. vamos ver no que dará.
como identifico o ano pelo arquivo (é uma coisa que tem na bosch, mas na marelli nunca saquei) ?
qualquer informação que vc tenha já me ajuda (documentação, endereço de mapas, estratégia de operação, etc) bosch vc consegue muita coisa de documentação… já marelli tudo oque sei é baseado em emulador e dedução lógica (que nem sempre é exatamente da forma que vc imagina)
me manda uma mp com seu email que te envio o arquivo...ai vc me diz o que souber
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marcos, grato pelo link mas minha dúvida recaia se colocava a sonda antes ou depois da turbina.
se puder colocar antes eu preferiria pela simplificação das conexões.
confesso que sou muito pragmático, quanto mais simples melhor.
depois da turbina uns 10cm depois da ultima curva ja na parte reta que vai para o final do carro, facil de fazer na loja de escape o cara ja faz o furo e solta a porca para a sonda lambda.
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lancia, eu sei que é fácil falar pros outros gastarem dinheiro, mas não seria legal comprar um ou dois donuts de inox pra fazer as curvas necessárias?
amigo, a $100 cada um, e como necessito de três, fica mais caro que o abafador magnaflow.
por isso vamos tentar destruir alguns pedacitos de cano no curvador até acertar…
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gente, perguntinha de quem não tem prática, algum problema de se montar a turbina com o seu eixo na vertical?
ou seja, fica a caixa quente por baixo e compressora em cima?
minha dúvida é se o eixo, os mancais e retentores podem funcionar deste jeito, na vertical.
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gente, perguntinha de quem não tem prática, algum problema de se montar a turbina com o seu eixo na vertical?
ou seja, fica a caixa quente por baixo e compressora em cima?
minha dúvida é se o eixo, os mancais e retentores podem funcionar deste jeito, na vertical.
não funciona, o óleo sai por gravidade, ou seja a saida de óleo deve ficar o mais pra baixo possivel em relação à entrada… se ficar de lado acho que empoça e vai ficar fumaçando..
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merda total…
entrara de oleo em cima... retorno em baixo e o eixo da turbina deve ficar 100% na horizontal
a rotatividade das carcaças quente e fria é livre... assim como a direção de onde vai apontar a boca da turbina... (efitar local quente)
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valeu é que se pudesse ficar com eixo vertical a zaida do escape teria uma curva restritiva eliminada.
lancia… isso seria taaaaaaaaaaaaaao bommmmmmmmm.....
neguinho iria por turbina fora do carro apontada pra baixo e escape pra cima... quarta xou
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estou acompanhando o projeto
eu compartilho de um problema parecido… a saida do escape fica uns 3mm do alternador. já perdi um assim. para mim a única saída é fazer outro coletor.
você ja usa manta termica? se não usa poderia usar mais 3mm não cabe, no meu sobra bem pouco espaço também mais consegui colocar a manta termica e ainda sobrou um espaço de 1cm para o alternador.
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é, também acho que a solução para evitar cozimento do alternador seria fazer um coletor tubular deslocando a fixação da turbina.
antigamente vendia-se placas de amianto de 5mm de espessura e seria o ideal pois ela impede 90% de transferência de calor.
mas o amianto foi banido então estou pensando em usar uma placa de teflon.
overspeed, não consigo mandar mp para ti. parece que a caixa postal sua está bloqueada ou completa.
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é, também acho que a solução para evitar cozimento do alternador seria fazer um coletor tubular deslocando a fixação da turbina.
antigamente vendia-se placas de amianto de 5mm de espessura e seria o ideal pois ela impede 90% de transferência de calor.
mas o amianto foi banido então estou pensando em usar uma placa de teflon.
overspeed, não consigo mandar mp para ti. parece que a caixa postal sua está bloqueada ou completa.
realmente estava cheia, já apaguei todas as mensagens
qto a transmissão de calor, manda dar banho de cerâmica no coletor, caixa quente esida de escape melhora bastante, e se puder usar um defletor (uma chapa parafusada de aço entre o alternador e a turbina melhora muito… só num pode ficar encostando em nenhum dos dois, pois ai o ar entre as duas peças é mau condutor de calor e diminui a temperatura