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Uso de óleos sintéticos em motores rodados

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  • S Offline
    S Offline
    samuel_mansano
    escreveu em última edição por
    #1

    senhores,

    gostaria de dicas e opiniões sobre utilizar óleos mais finos (10w30, 10w40) em motores rodados (acabei de adquirir um vectra 2.2 16v com 80mil rodados). o óleo especificado para este motor é 20w50 sj ou superior, é plausível o uso de óleo mais finos sem prejuízos ao motor?

    obrigado,

    um forte abraço.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #2

      bom primeiro vamos separar o tipo de base, mineral ou sintética:

      • se continuar na base mineral terá menos chances de problemas, mas é um óleo inferior e ultrapassado, ainda mais para um motor 16v.

      • se mudar pra base sintética, esses tipos de óleo contém uma carga de aditivos maior, o que resulta em mais limpeza… limpeza num motor sujo não é legal, lembra pescador entupindo e virabrequim indo embora

      viscosidade:

      • 20w50 aqui no sul nesses motores não rola. de manhã bate igual máquina de costura os tuchos. porém no norte a conversa já muda.

      minha sugestão:

      • instale um medidor de pressão de óleo e observe a pressão na lenta com o motor e óleo aquecidos (minimo de 30 minutos ligado na lenta) e observe também a pressão em 3k rpm

      • adicione ao óleo um flush bom, tem um alemão que custa quase 200 e limpa de verdade, não esses de 30 reais empurrados nos postos.

      • após fazer o flush, abra o carter e tampa de válvulas. retire toda e qualquer borra que tenha restado.

      • coloque um óleo 10w40 ou 15w40 baratinho, tem um mineral da br que custa 10 o litro.

      • observe a pressão de lenta e 3k rpm com motor aquecido. se subir a pressão ou manter o mesmo nível pode manter nesse tipo de óleo. se cair, escoe o óleo e volte ao 20w50.

      • rode 500km com este óleo e mude para um sintético. pronto, estará livre de borrar e com um bom reforço na lubrificação do seu motor

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        AnD_20V
        escreveu em última edição por
        #3

        bom primeiro vamos separar o tipo de base, mineral ou sintética:

        • se continuar na base mineral terá menos chances de problemas, mas é um óleo inferior e ultrapassado, ainda mais para um motor 16v.

        • se mudar pra base sintética, esses tipos de óleo contém uma carga de aditivos maior, o que resulta em mais limpeza… limpeza num motor sujo não é legal, lembra pescador entupindo e virabrequim indo embora

        viscosidade:

        • 20w50 aqui no sul nesses motores não rola. de manhã bate igual máquina de costura os tuchos. porém no norte a conversa já muda.

        minha sugestão:

        • instale um medidor de pressão de óleo e observe a pressão na lenta com o motor e óleo aquecidos (minimo de 30 minutos ligado na lenta) e observe também a pressão em 3k rpm

        • adicione ao óleo um flush bom, tem um alemão que custa quase 200 e limpa de verdade, não esses de 30 reais empurrados nos postos.

        • após fazer o flush, abra o carter e tampa de válvulas. retire toda e qualquer borra que tenha restado.

        • coloque um óleo 10w40 ou 15w40 baratinho, tem um mineral da br que custa 10 o litro.

        • observe a pressão de lenta e 3k rpm com motor aquecido. se subir a pressão ou manter o mesmo nível pode manter nesse tipo de óleo. se cair, escoe o óleo e volte ao 20w50.

        • rode 500km com este óleo e mude para um sintético. pronto, estará livre de borrar e com um bom reforço na lubrificação do seu motor

        por gentileza, disserte sobre esse produto.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pellegrino
          escreveu em última edição por
          #4

          menegotto deu a letra. uma coisa importante: o carro vai rodar mais cidade ou estrada? cidade pede um óleo mais grosso.

          1 Resposta Última resposta

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