Uso de óleos sintéticos em motores rodados
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senhores,
gostaria de dicas e opiniões sobre utilizar óleos mais finos (10w30, 10w40) em motores rodados (acabei de adquirir um vectra 2.2 16v com 80mil rodados). o óleo especificado para este motor é 20w50 sj ou superior, é plausível o uso de óleo mais finos sem prejuízos ao motor?
obrigado,
um forte abraço.
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bom primeiro vamos separar o tipo de base, mineral ou sintética:
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se continuar na base mineral terá menos chances de problemas, mas é um óleo inferior e ultrapassado, ainda mais para um motor 16v.
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se mudar pra base sintética, esses tipos de óleo contém uma carga de aditivos maior, o que resulta em mais limpeza… limpeza num motor sujo não é legal, lembra pescador entupindo e virabrequim indo embora
viscosidade:
- 20w50 aqui no sul nesses motores não rola. de manhã bate igual máquina de costura os tuchos. porém no norte a conversa já muda.
minha sugestão:
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instale um medidor de pressão de óleo e observe a pressão na lenta com o motor e óleo aquecidos (minimo de 30 minutos ligado na lenta) e observe também a pressão em 3k rpm
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adicione ao óleo um flush bom, tem um alemão que custa quase 200 e limpa de verdade, não esses de 30 reais empurrados nos postos.
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após fazer o flush, abra o carter e tampa de válvulas. retire toda e qualquer borra que tenha restado.
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coloque um óleo 10w40 ou 15w40 baratinho, tem um mineral da br que custa 10 o litro.
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observe a pressão de lenta e 3k rpm com motor aquecido. se subir a pressão ou manter o mesmo nível pode manter nesse tipo de óleo. se cair, escoe o óleo e volte ao 20w50.
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rode 500km com este óleo e mude para um sintético. pronto, estará livre de borrar e com um bom reforço na lubrificação do seu motor
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bom primeiro vamos separar o tipo de base, mineral ou sintética:
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se continuar na base mineral terá menos chances de problemas, mas é um óleo inferior e ultrapassado, ainda mais para um motor 16v.
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se mudar pra base sintética, esses tipos de óleo contém uma carga de aditivos maior, o que resulta em mais limpeza… limpeza num motor sujo não é legal, lembra pescador entupindo e virabrequim indo embora
viscosidade:
- 20w50 aqui no sul nesses motores não rola. de manhã bate igual máquina de costura os tuchos. porém no norte a conversa já muda.
minha sugestão:
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instale um medidor de pressão de óleo e observe a pressão na lenta com o motor e óleo aquecidos (minimo de 30 minutos ligado na lenta) e observe também a pressão em 3k rpm
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adicione ao óleo um flush bom, tem um alemão que custa quase 200 e limpa de verdade, não esses de 30 reais empurrados nos postos.
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após fazer o flush, abra o carter e tampa de válvulas. retire toda e qualquer borra que tenha restado.
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coloque um óleo 10w40 ou 15w40 baratinho, tem um mineral da br que custa 10 o litro.
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observe a pressão de lenta e 3k rpm com motor aquecido. se subir a pressão ou manter o mesmo nível pode manter nesse tipo de óleo. se cair, escoe o óleo e volte ao 20w50.
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rode 500km com este óleo e mude para um sintético. pronto, estará livre de borrar e com um bom reforço na lubrificação do seu motor
por gentileza, disserte sobre esse produto.
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menegotto deu a letra. uma coisa importante: o carro vai rodar mais cidade ou estrada? cidade pede um óleo mais grosso.