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Turbinando o sevel 1.9

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  • Q Offline
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    quarteto
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    #357

    pra evitar dano tem q usar o mínimo de giro possível….dizem que o ideal é não passar de 2000 rpm, mas eu acho isso meio chutômetro demais....evite ao máximo ficar acelerando o carro

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    • O Offline
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      overspeed
      escreveu em última edição por
      #358

      só para manobrar não há problema algum, alguns poucos minutos nesta condição não serão criticos…imagine que a pressurização se solte (ja ocorreu comigo) o turbocompressor n]ao se estraga assim tão facilmente...

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      • M Offline
        M Offline
        marcossilvass
        escreveu em última edição por
        #359

        acrescentando que é bom colocar o filtro na carcaça fria (rotor) e na boca também para evitar de entrar sujeira, se entrar sujeira corre sérios riscos de estragar a turbina.

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        • M Offline
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          marcossilvass
          escreveu em última edição por
          #360

          a g7 lê sonda widebandá ou vai ligar em paralelo? parabéns com a wb fica muito melhor o acerto e se usar para corrigir também fica bem melhor.

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          • S Offline
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            svcglobal
            escreveu em última edição por
            #361

            ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.

            marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.

            ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.

            acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).

            essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.

            e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.

            caraca, tomara que o soquete aguente…

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            • M Offline
              M Offline
              marcossilvass
              escreveu em última edição por
              #362

              o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

              estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

              estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

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              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #363

                prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

                no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #364

                  eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

                  duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

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                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #365

                    eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

                    duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

                    não é o caso do lancia.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #366

                      prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

                      no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

                      ó flávio, eu disse em ambas as entradas, ou seja, no tbi e na entrada da compressora.

                      na saída da compressora posso tentar usar o que o menegotto fez, uma restrição de 20mm.

                      bom, eu acho que amanhã dará para tacar fogo no treco em aspro.

                      muitas mudanças devido à nova admissão, flautas batendo com suporte da dh e outras maravilhas como essas para serem descascadas.

                      até a mangueira de radiador tive que refazer para permitir a passagem do ínfino, minúsculo dutinho de 3 da entrada da compressora.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #367

                        o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

                        estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

                        estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

                        marcos, a raven tem uma ferramenta 141005 de apertar os parafusos de trás do cabeçote então não precisa desmontar a gaiola não.

                        eu fiz uma, é bem simples. se quiser dicas mando a foto dela para você levar num torneiro e fazê-la.

                        inclusive os meus tuchos já entraram calibrados desde a bancada, como podes ver nas fotos.

                        a junta não se faz mais necessária já que montei a mls, mas agradeço muito o seu interesse.

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                        • M Offline
                          M Offline
                          marcossilvass
                          escreveu em última edição por
                          #368

                          valeu lancia, posta a foto por favor pois trabalho com usinagem e vou desmontar o cabeçote semana que vem, eu tenho aquele jogo de chaves de soquete que vem uma ferramenta que dobra/gira mais como é muita força para fazer acredito que não da certo.

                          justamente esse aqui:

                          http://www.google.com.br/imgres?q=jogo+de+soquetes&hl=pt-br&sa=x&biw=1152&bih=725&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=antzdz5nx72rem:&imgrefurl=http://cidadesaopaulo.olx.com.br/jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-iid-51971240&docid=8bc0mkh-ekkwgm&imgurl=http://images01.olx.com.br/ui/11/12/40/1301767054_51971240_3-jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-outros-produtos.jpg&w=625&h=469&ei=ihrjt9xtkogetgegyaceca&zoom=1&iact=hc&vpx=274&vpy=401&dur=908&hovh=194&hovw=259&tx=179&ty=160&sig=115652127893025003322&page=1&tbnh=157&tbnw=207&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:11,s:0

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                          • M Offline
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                            marcossilvass
                            escreveu em última edição por
                            #369

                            achei lancia, entendi vou fazer uma pra mim…ehehe

                            http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/16/5655/141005-raven-chave-15-mm-para-parafuso-do-cabe-ote-do-tipo

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #370

                              marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

                              de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

                              quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marcossilvass
                                escreveu em última edição por
                                #371

                                é vero lancia.

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #372

                                  marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

                                  de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

                                  quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

                                  meu amigo/mecanico/preparador tem uma dessas, segundo ele o seu finado pai a coseguiu quando ainda trabalhava na fiat.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #373

                                    eu também tinha as originais 1850172001/2 (são duas uma para os cantos e outra para o meio) mas emprestei para uma oficina poder fazer as cópias alguns anos atrás e já viram, né? sumiram…

                                    hoje ainda não consegui o motor ligar pois faltaram muitos pequenos detalhes mas que tomam muito tempo.

                                    algumas fotos do progresso:

                                    aqui o dissipador da sonda ainda torto (foi o único jeito dele descer) mas amanhã preciso levantar o carro para encaixar o tubo de retorno da turbina e acerto ele na mão.

                                    mais uma colisão: entre a flauta 2 (extra) e o sensor de temperatura do ar. amanhã reposiciono o sensor.

                                    teste de pressão com as duas flautas. estão estanques a 24 horas, já as dei como ok. o manômetro fica definitivo.

                                    **meu filho viu esta foto e não entendeu como a turbina e a compressora conseguiram entrar nesta confusão.

                                    estou mantendo o ar quente e ar condicionado no lugar e funcionando.

                                    a curva de silicone azul está na entrada da compressora.

                                    o cabo verde é o do motor de passo da lenta que também preciso aumentar uns 50mm.**

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #374

                                      o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.

                                      quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)

                                      estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #375

                                        o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.

                                        quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)

                                        estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço

                                        meu amigo, quanto ao sensor de temperatura de ar vou ter que fabricar um específico para este motor, conforme a sua sugestão.

                                        efetivamente o ntc do tempra 16v que estou usando, fica meio que solto dentro de um tubinho plástico mas o que me irrita mais é o tamanho da rosca de latão do encaixe. parece uma m18 ou um pouco menor nunca entendi isso pois é uma trolha e tanto…

                                        vou pegar um tarugo de latão e rosqueá-lo com 1/8 npt e com ele fazer um mini sensor que não atravanque o caminho de encaixe da flauta 2.

                                        o filtro de ar que estou e vou continuar usando é também o enorme do tempra. porém, neste caso, tamanho é documento pois ele é muito eficiente.

                                        encaixei ele na vertical colado a mangueira de água que tive que refazer também.

                                        é mais ou menos por aí que o filtro está instalado no tempra.

                                        prendi ele com uma vara de aço cromado naqueles dois parafusos que existem no suporte da bateria (originalmente usados para prender bobina de ignição quando o motor tem ignição não estática).

                                        puxar um tubo de 2 3/4 da compressora até o filtro será fácil (pelo menos para mim) pois a minha bobina não está mais pendurada na ponta do comando.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          marcossilvass
                                          escreveu em última edição por
                                          #376

                                          o que fez esse fim de semana no carro lancia?

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