Lada 1600 aspirado
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alô moçada,
tenho postado pouco aqui no fórum, mas tenho lido muito, então resolvi compartilhar meu projeto com vocês. aposto que metade do pessoal já se assustou com o título, e eu acho que as coisas devem piorar. tenho um lada laika 1994 jogado nos fundos de casa e resolvi fazer um carrinho só pra acelerar, apesar de que todos vão falar em colocar motor ap, fiat tc, duratec e etc. vou ficar com o motorzinho lada mesmo, a idéia é ser um projeto low budget desde o começo. o carro atualmente está só o bagaço, e com paciencia farei tudo nele. tenho uns amigos na hungria que aceleram de lada e eles tem pouco à reclamar do carrinho. já tem bastante joselito húngaro rodando de lada sr20det…rs
bom, posso adiantar que já desmontei o motore estou limpando tudo, tive sorte e tanto o bloco quanto o vira são std. pretendo usar os pistões do ap 1.6 std, diam. 81mm / pino 20mm / alt. compressão 38mm contra 79mm / 22mm / 38mm dos pistões originais do lada, então surgiu a primeira dúvida, os pinos dos pistões do lada são prensados, alguem sabe o diametro externo das buchas dos pinos dos apo seria uma boa já passar p/ flutuante com esses 2mm a mais. tendo o vira balanceado, nitretado, toda a parte de baixo montada com peças de qualidade e as folgas certas acredito que não terei problemas nessa parte. o cabeçote russo é de alumínio e lembra bastante os ap unilaterais, vai ser retrabalhado, o comando... bem, vou falar dele mais pra frente. cortei as flanges da admissão original (alum.) e comprei um throttle body (itb) de kawazaki zx6r (diam. 38mm) completo, com tps, bicos, fuel line e o escambau. pretendo rodar isso tudo com uma ms light da msracing, aposentar o distribuidor e passar p/ roda fonica e wasted spark. enfim, maiores detalhes do projeto devem rolar durante o (longo) processo de restauração e preparação.
pra não dizer que não tem foto...
bloco
cabeçote
pistões e bielas
o início do que um dia será um coletor (será será )
valeu pessoal.
p.s: só vai ter eu de ladeiro no fórum inteiro né? vamos rezar pros fieteiros simpatizarem com o manco
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cara, vc tem bolas. boa sorte
o motor do teu carro é essencialmente fiat, te facilita mto.
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linha fiat usada na europa, basta lembrar que o lada laika é um fiat 124.
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sim, mas você saberia me informar o nome da família do motor, pra que eu possa ler alguma coisa relacionada, a preparação que estou fazendo nesse motor tá sendo feita em cima de linhas gerais de preparação e de alguns relatos de quem já fez, porém eu queria alguma leitura sobre o assunto, sei lá, acho mais confiável. mas valeu pelas informações
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é, procurei em vão, todo mundo que prepara fiat 124 vai de twin cam, ainda não encontrei nenhuma literatura sobre o meu motorzinho que nao seja o manual de manutenção da lada…rs. tô achando que vou escrever um livro. logo na citação da introdução vou colocar os seguintes dizeres
corre bino, é uma cilada
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hanks seu safado, vc roubou o meu projeto kkkkkk brincadeira cara mas sempre tive vontade de faze um laika de corrida e ainda vou fazer… com motor fiat é claro
esse motor é derivado do sevel 1.6... a unica diferença é que é acionado por corrente e não correia.
quanto a admissão, as admissões mpi dos fiat sevel (uno, tipo, elba 1.6 mpi) é praticamente plug and play, só é necessário alguns retrabalhos no coletor. as admissões de carburado tb servem perfeitamente só é preciso avaliar o que vai usar no seu projeto.
lá fora é muito comum o motor de tempra nesse carro... é o que traz mais resultado com poucas modificações... esse motor original dele é mais voltado para o torque, então acaba ficando incoerente um motor 1.5 de alto torque ?????wtf???
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menegotto, os brothers hungaros usam o pistão dos 1.8t vag, mas não sei como, porque a altura de compressão deles é beeem mais baixa, só se tiver uma biela maior… sobre aumento de cilindrada, o negócio é conseguir o bloco/vira do niva 1.9 diesel legal saber que tem mais gente que gosta da baratinha, quanto à admissão, é essa aqui (ainda vai ser modificada)
![](http://i.ebayimg.com/t/09-zx6-zx6r-throttle-bodies-body-injector-zx-6-r-monster-st-/00/$(kgrhqn, ike2lkysvkobnqmfybq6w~~_3.jpg)
![](http://i.ebayimg.com/t/09-zx6-zx6r-throttle-bodies-body-injector-zx-6-r-monster-st-/00/$(kgrhqf, h0e2i8lnzzybnqmfkmqew~~_3.jpg)
É da kawasaki zx6r, as borboletas tem 38mm de diametro, vem com sensor tps e bicos injetores. essas borboletonas grandes do lado de fora são controladas pela ecu da moto, funcionam, como um atuador de lenta pelo que eu entendi, elas serão removidas e os furos serão tampados.
abraços
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aproveitando a visita do amigo menegotto aqui, queria tirar uma dúvida, os hungaros tem girado 8 mil rpm s com todo o valvetrain (exceto comando) original, apenas molas calçadas. assumindo que as travas e pratos de valvulas devem ser parecidos com as dos sevel, gostaria de saber quem fabrica pratos e travas p/ alta rotação p/ esses motores pretendo girar de 8 a 8,5k nesse motor com uma certa faixa de segurança.
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ué hanks, mas você não ia coloca ai dentro deste cofre um ohc 2.3 com uma 446?
até cheguei a ver um 2.3 rodando no mavekão, não sei se seria o mesmo que você iria usar no laika.
att
alessandro.
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mais uma pecinha que provavelmente vai entrar no samba do lada…
fiz um trampo p/ um amigo e o cara me pagou com um jogo de pistões forjados iapel com pino, só que para motor honda b16, eles tem 80,5mm de diametro, 30mm de altura de compressão e 20mm de pino. considerando que a r/l do lada é pedreira, se não me engano 0,301, penso em utilizar esses pistões com bielas mais longas p/ deixar na taxa necessária e melhorar a r/l. ou será que eu vendo os bixos e monto com os de ap 1.6 e bielas originais que eu tenho aqui?
ê duvida...