Tempra turbo
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que vespeiro hein hanksó caraca.
não foi você que disse que iria tirar a injeção original e colocar uma msó é a melhor coisa a se fazer. eu não perderia mais tempo no estado que está.
e é exatamente deste maf que tenho comentado por aí, já novo era ruim imaginem depois de fuçado. tristeza pois não tem recuperação. só comprando um novo na itália por uns meros 800 euros.
trocar esse maf por um hot wire não é simples não. o que você teria de acrescentar de hardware não compensa. vai de map com a ms, ft ou até pandoo que irá dar tudo certo.
outra coisa, 4 bar de pressão de óleo quente para um virabrequim de um motor que se diz recém retificado é muito pouco. qual óleo estão usando
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scanner pega sua injeção ou teste manual com multimetro (resistência)
o ajuste do maf vc precisa de um bom hallmetter pra fazer, se possível uma wide-band… carros originais eu acerto no analisador de gás, mas como aí já tem turbina maior e tal é mais arriscado
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vou no scanner mesmo quanto à utilização de wide, só tenho um conjunto de sonda/leitor odg x2 que está instalado no meu carro, e tirar todo o chicote do meu carro não está em cogitação alguem tem sobrando um chicote de odg x2 p/ sonda lsu 4.2? será que a odg vende separado?
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falando em maf vane, vulgo debimetro, só pra constar, não acho que o problema seja ele, esse carro já teve problema com esse sensor e ele foi trocado, à uns 2 anos atrás por outro, usado também, mas em ótimo estado, inclusive as trilhas da agulha não tem nem sinal…
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nem é defeito, é erro de calibragem mesmo… e as vezes essa jakka prende a portinhola por oxidação no eixo, desgaste dos rolamentos, etc etc etc
é uma peça muito problemática.
quanto aos mv de sonda, na lenta e carga baixa ela deve variar entre 200 e 800mv, e carga alta e boost não deve ficar abaixo de 860mv
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lancia, a troca para uma programavel será feita, mas como o dono do bólido não tem dispo$ição agora, pensei em fazer algo que deixasse o carro mais andavel … ele está dando 4 bar na lenta você acha pouco? oleo mineral 20w50.
abraços
eu entendi 4 bar máxima a quente, sorry. e qual é a pressão a quente em 3000 rpm? só curiosidade.
mas não pensem que não vão gastar nada para conseguir ele mais andável . investir na nova me pareceria prioridade.
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hanks, ja verificou o sensor de detonação? se ele estiver com defeito pode estar detectando batida de pino e atrasando o ponto de ignição.
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menegotto, ao meu olhar, a jakka tá firmeza, portinholha abrindo e fechando suave e sem querer agarrar em nada, anyway, vou conferir minunciosamente depois.
lancia, ok, vou conferir o valor p/ vc. a idéia é realmente injetar na ms, mas mesmo assim vou tentar tirar algum leite de pedra nessa bosch, no mínimo eu tiro algum aprendizado.
marcos, é uma boa pedida, esse sensor caso esteja zicado acusa falha na luz da injeção? acusa no scanner? devo desconecta-lo e ver como fica?
obrigado
abraços
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moçada, o lance da fumaça no escapamento, estou muito desconfiado da mangueira de retorno de oleo da turbina, além de ficar praticamente reta horizontalmente, tem uma curva de 90º, esse retorno original do tt é uma bela porcaria, estou pensando em tampar o furo original e usar o retorno do respiro de oleo, que vai direto p/ o cárter. também pensei que o respiro de oleo poderia ter uma válvula de vácuo, mas originalmente ele vai conectado na mangueira que fica entre o debímetro e a entrada da turbina, então não deve ter válvula. digo isso da valvula pois a maioria dos motores que possui respiro ligado direto na admissão possuem uma valvula que só abre a circulação dos gases mediante a presença de vácuo, reparei isso na f-1000 4.9i que montei p/ um amigo, desligamos o respiro da admissão que vai atrás na tampa de válvulas pra deixar os gases mais frios , e então a caminhonete começou a supitar oleo pelo respiro da frente, foi só retirar a válvula que o problema se resolveu. anyway, assim que achar o cabo do meu celular eu posto aqui a foto do retorno.
abraços
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hanks, essa aspiração dos vapores de óleo é sensacional para a ecologia pois os queima antes de chegar à atmosfera mas é uma droga para a admissão.
suja tudo, entope tomadas de vácuo, mesmo estando situada depois emporcalha o debímetro e por ai vai.
eu redirecionei o meu para um recipiente que decanta estes vapores e a cada semestre faço a purga do óleo que se acumulou.
no tempra ela não tem válvula mas teria que ter uma esponja corta-fogo que, se não cuidada, também entope que nem uma rolha.
agora, tentar retornar o óleo da turbina no mesmo tubo que pulsa no sentido inverso também não seria muito recomendável.
um caninho soldado numa lateral do cárter, bem perto do topo dele e próximo à turbina é o certo. tem para vender por merreca de real.
já que desconfias do original faça um exclusivo para este fim não esquecendo de tampar o outro.
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menegotto, ao meu olhar, a jakka tá firmeza, portinholha abrindo e fechando suave e sem querer agarrar em nada, anyway, vou conferir minunciosamente depois.
lancia, ok, vou conferir o valor p/ vc. a idéia é realmente injetar na ms, mas mesmo assim vou tentar tirar algum leite de pedra nessa bosch, no mínimo eu tiro algum aprendizado.
marcos, é uma boa pedida, esse sensor caso esteja zicado acusa falha na luz da injeção? acusa no scanner? devo desconecta-lo e ver como fica?
obrigado
abraços
como testa eu não sei ainda, estou começando a mexer com isso agora, vou deixar para o pessoal te ajudar nisso ok, mas uma coisa é certa pode estar atrasando o ponto de ignição ai o carro mucha.
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menegotto, ao meu olhar, a jakka tá firmeza, portinholha abrindo e fechando suave e sem querer agarrar em nada, anyway, vou conferir minunciosamente depois.
lancia, ok, vou conferir o valor p/ vc. a idéia é realmente injetar na ms, mas mesmo assim vou tentar tirar algum leite de pedra nessa bosch, no mínimo eu tiro algum aprendizado.
marcos, é uma boa pedida, esse sensor caso esteja zicado acusa falha na luz da injeção? acusa no scanner? devo desconecta-lo e ver como fica?
obrigado
abraços
como testa eu não sei ainda, estou começando a mexer com isso agora, vou deixar para o pessoal te ajudar nisso ok, mas uma coisa é certa pode estar atrasando o ponto de ignição ai o carro mucha.
eu sempre testei o sensor de detonação infelizmente só com scanner.
scanner ligado, motor ligado e rodando em 3000 rpm.
coloca-se o scanner para medir os graus avanço e com um martelo de ferro pequeno, dá-se golpes secos na cabeça do parafuso de fixação do sensor de detonação.
só na cabeça do parafuso e nem pensem de golpear o envoltório plástico do sensor.
e tampouco deve-se magoar a tal cabeça do parafuso, bem de leve.
se ele estiver funcionando o scanner indicará uma sensível redução no grau do avanço sincronizado com os golpes.
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lancia, sim, é exatamente o que eu estou fazendo no respiro de oleo, redirecionando para um reservatório com um filtrinho (ainda será colocado), sobre o retorno de oleo da turbina, vou colocar uma foto do carter dele aqui p/ vocês opinarem onde seria o melhor local. quanto ao sensor de detonação vou testar-lo dessa maneira que você recomendou e lhe contarei o resultado, só não sei quando terei tempo, pois eu e meu amigo estamos em época de provas, aí fica difícil
marcos, mesmo assim, muito obrigado
jonas, vou ligar na odg hoje p/ ver o preço