Turbinando o sevel 1.9
-
então lancia analisemos o seguinte:
-
na lenta, o motor trabalha com uma depressão de 0,65bar. logo, a mangueira da prioridade ligada na admissão aplica 0,65bar de pressão na mola, que em função da área da válvula vai gerar uma força xkg na mola. a mola deve suportar essa carga sem ceder.
-
pressurizado, temos 1 bar na admissão. logo, a mangueira aplica 1bar na mola, que gera uma força y + a força da mola para manter fechada. o que ocorre é que na pressurização sempre temos 0,2 ou 0,3bar a mais que o coletor. ou seja, 1 bar no coletor e 1,3bar na pressurização efetivamente.
-
em cutt-off, que é onde a prioridade deve aliviar o motor gera 0,8bar de depressão. ou seja, com 0,65bar a mola tem que estar fechada, e 0,8bar tem que abrir. é um delta de somente 0,15 bar.
aí que está o pulo do gato. temos apenas 0,15bar de variação na pressão entre aberto e fechado e até 0,3 bar de variação na pressão aplicada no pistão da valvula que fica pro lado da pressurização.
resumindo. se sua válvula veda na lenta, ela deve abrir somente com 0,3bar de diferença no vácuo da lenta e da desaceleração. ou então ela não vai vedar completamente.
eu hoje uso uma hks chinesa, cópia bem sem vergonha… o carro melhorou muito para a antiga prioridade, pois ela vaza menos e segura mais pressão na troca de marcha. porém em algumas trocas de marcha em baixo giro ela não alivia por causa do pouco vácuo
-
-
acho que compliquei demais a idéia… mas o que acontece é que pressão é uma coisa, e força é outra... e a mola só encherga força... logo se na lenta/cutt-off temos um delta de 0,15, e na pressurização/coletor um delta de 0,30, a área do corpo da válvula tem que ser o dobro da área do pistão, para assim as diferenças de pressões causar a mesma força na mola e com isso conseguir o acerto de vedar na lenta, vedar pressurizado e aliviar em cutt-off
com isso temos válvula com corpo monstro ou então pistão pequeno, o que não dá vazão suficiente e tb causa surge... logo a maioria de modelos nacionais que peguei na mão e avaliei, não seguem esse padrão... o padão do fabricante nacional é usar o maior pistão que couber, sem se preocupar com esse jogo de forças na mola
quem já viu uma tial na mão??? é um monstrinho né???? por isso funciona bem, obedece a relação pistão/corpo. no caso das hks, ela tem um sistema com duas molas e mais elaborado, por isso tb funciona bem.
-
-
menegotto concordo contigo nos números e explanações.
com certeza, o que me foi referido por telefone e por email supõe-se usando prioridades de boa qualidade e não as nossas.
bom, não quero comentar de todas as brasileiras mas por enquanto só a beepturbo que ainda estou usando porém com dupla mola para que não aspire sujeira na marcha-lenta (é mole?).
depois da chuvarada que caiu aqui em tere o que mais se vê nas ruas por aqui é pó de barro…
o que me chateia nesta história é que gostaria de saber das especificações delas antes de comprá-las de modo que, se não me conviesse, não a teria comprado e isso você não acha em site nenhum (talvez só na spa, ainda não vi).
realmente o delta da pressão é muito curto baseando-me nos seus números e só um sistema mecânico muito bem feito o atende.
o preço da hks, a original japonesa, que vocês comentaram não é nada assustador, meros 70 dólares mais frete.
outra coisa, menegotto, lembra-se daquela ideia que você me deu sobre o solenoide atuando na wg, logo no início deste tópico? e que me levou a comprar um gerenciador?
pois bem, gerenciar tal delta de 0,15 bar ou até menor eletronicamente é bem fácil. partir daí para controlar uma prioridade assim ficaria 100%.
-
com certeza, um gerenciador eletrônico pra prioridade ia ficar 10
jonas, eu uso uma bem pior do que essa… essa cópia é bem feita, a que eu uso custou 20 dólares um par no ebay kkkkk é muito sem vergonha a válvula mas até que funciona
kkkkkk, pelo menos o sequencial funciona?
eu estou para comprar uma dessa no dealextreme, só estou esperando eles expedirem outro pedido meu, para não fazerem caca e enviarem tudo no mesmo pacote e as chances de ser taxado subirem abruptamente.
-
eu uso no coletoria tial 41mm e na pressurizacao (antes do ic) uma nacional da macktech, não sei se a macktech veda igual vcs relataram, mas o produto e top.
-
o lambert usa macktech no gol que é recordista tração dianteira no otd em jacarepaguá. fala mto bem da válvula. ela só é meio granalhona.
-
lancia, será que a de 70 dólares é a genuina? no ebay está girando em torno de $350, mas também sabe-se lá se é a original.
jonas não é não, me enganei.
no ebay as originais rolam por us$150 ou mais. us$350 seria o preço de tabela no site da hks mas sabe-se que ninguém compra por este preço.
no câmbio atual e incluindo frete (sem contar eventual taxação) vale mais a pena comprar a hks original na spa com nota fiscal e garantia (conheço um dos donos) por r$350,00 + r$20,00 de frete.
vou partir para essa mas fiquei nesta dúvida: menegotto, hks só acima de 1,2 bar? é isso mesmo ou interpretei errado?
essa macktech em buscas no google.br não aparece à venda, só achei o reparo dela.
tial muito boa também mas é enorme e tenho que reservar espaço para a tubulação do intercooler. está quase chegando ao ponto de não caber nem um alfinete no cofre.
-
eu uso no coletoria tial 41mm e na pressurizacao (antes do ic) uma nacional da macktech, não sei se a macktech veda igual vcs relataram, mas o produto e top.
gustavo, você é de petrópolis?
sou não mas vivo na região, pois tenho um sítio em secretário/rj.
segue o link da blow off e wastegate da macktech.
[macktech - blow off](macktech - blow off)
[macktech - wastegate](macktech - wastegate)
-
eu uso no coletoria tial 41mm e na pressurizacao (antes do ic) uma nacional da macktech, não sei se a macktech veda igual vcs relataram, mas o produto e top.
gustavo, você é de petrópolis?
sou não mas vivo na região, pois tenho um sítio em secretário/rj.
segue o link da blow off e wastegate da macktech.
[macktech - blow off](macktech - blow off)
[macktech - wastegate](macktech - wastegate)
bem, já que andas pela região e quando vieres a teresópolis seria um prazer te conhecer.
quanto a macktek, gostei de tudo especialmente da mola proporcional que endurece na progressão do aumento da pressão mas, é cara para cacete.
mas o preço se justifica pois é toda usinada.
existe algum site da mackteck onde se possa ler mais detalhes sobre a mesma? gostaria de ver, preto no branco e oficialmente, que ela se mantém fechada em idle.
no site da hks eles garantem este detalhe importantíssimo, pelo menos para mim.
-
eu uso no coletoria tial 41mm e na pressurizacao (antes do ic) uma nacional da macktech, não sei se a macktech veda igual vcs relataram, mas o produto e top.
gustavo, você é de petrópolis?
sou não mas vivo na região, pois tenho um sítio em secretário/rj.
segue o link da blow off e wastegate da macktech.
[macktech - blow off](macktech - blow off)
[macktech - wastegate](macktech - wastegate)
bem, já que andas pela região e quando vieres a teresópolis seria um prazer te conhecer.
quanto a macktek, gostei de tudo especialmente da mola proporcional que endurece na progressão do aumento da pressão mas, é cara para cacete.
mas o preço se justifica pois é toda usinada.
existe algum site da mackteck onde se possa ler mais detalhes sobre a mesma? gostaria de ver, preto no branco e oficialmente, que ela se mantém fechada em idle.
no site da hks eles garantem este detalhe importantíssimo, pelo menos para mim.
**quando estiver na região aviso sim, estava esses dias.
o macktech não tem site, mas eu tenho 2 contatos aqui se lhe servir. além do produto dele ser muito bom, se por acaso quebrar algo (que nunca ocorreu comigo em 3 anos de uso), basta mandar pra ele que ele repara.
011.7840-8224
30*14596**
-
lancia, a hks trabalha bem com qualquer pressão, porém o espirro picotado ou sequencial somente com alto volume de ar…
exemplo: válvula normal faz tshiiiiiiiiiiiii e a hks com alto volume faz tshi tshi tshi thsiiiiiiiiiiiiiii o espirro é bem parecido com o do surge
-
lancia, a hks trabalha bem com qualquer pressão, porém o espirro picotado ou sequencial somente com alto volume de ar…
exemplo: válvula normal faz tshiiiiiiiiiiiii e a hks com alto volume faz tshi tshi tshi thsiiiiiiiiiiiiiii o espirro é bem parecido com o do surge
ah ok. o tamanho do espirro para mim pode ser qualquer um, o importante é que funcione corretamente. valeu a informação.
vou comprar uma na spa então mas só vou colocá-la assim que chegar o ic pois devo ter que mudar conexões de 2 1/4 para 2 1/2 e evito de soldá-la no tubo a ser substituído.
-
lancia, a hks trabalha bem com qualquer pressão, porém o espirro picotado ou sequencial somente com alto volume de ar…
exemplo: válvula normal faz tshiiiiiiiiiiiii e a hks com alto volume faz tshi tshi tshi thsiiiiiiiiiiiiiii o espirro é bem parecido com o do surge
ah ok. o tamanho do espirro para mim pode ser qualquer um, o importante é que funcione corretamente. valeu a informação.
vou comprar uma na spa então mas só vou colocá-la assim que chegar o ic pois devo ter que mudar conexões de 2 1/4 para 2 1/2 e evito de soldá-la no tubo a ser substituído.
lancia, mas o tshi tshi tshi da hks não é só estético, é funcional também, diminui o lag, em baixo fluxo abre apenas o diafragma primário, e em alto fluxo abre o primário e secundário.
um passarinho me contou que as da spa são réplicas.
sobre a regularização que você já mencionou que pretende fazê-la, hoje estive no detran e conversei com um amigo fonte segura porque é ele próprio o responsável pelo setor de veiculos, ele mesmo faz a alteração imprime o documento e blá blá blá… ele me disse que o que virá escrito no documento aumento de cilindrada, potencia, turbocompressor, etc, etc, etc. dependerá do que o engenheiro mecânico colocar no laudo no inmetro.
-
tudo na spa e ftx são cópias da china mas de qualidade razoável.