Turbinando o sevel 1.9
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é lancia, ai se vê o compromisso da indústria nacional.
por isso que eu falo que fórum é um lugar de aprendizado, eu já tinha até me acostumado que achava normal a prioridade aberta na lenta.
pois é jonas, o problema que todos sabem como deve tocar a banda mas sem opção de qualidade nacional acaba-se colocando qualquer uma.
eu imaginei que a bt fosse plug-and-play e na hora de confrontar a prática com a teoria deu tudo errado. tive que acrescentar uma mola na bichinha e, mesmo assim, está sofrível.
me deram alternativas nacionais por aqui mas, gastar r$ 400,00 sem ter a certeza de que iria funcionar?
desconfiado eu tive que partir para a importada, infelizmente.
mas só irei soldar o encaixe da tial na pressurização nova assim que chegar o ic porque ao mesmo tempo vou fazer um upgrade para 2 ½ .
por enquanto continuo com a bt.
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está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.
antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.
já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).
portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?
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está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.
antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.
já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).
portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?
depois,
se vc usasse uma pop off, que funcionasse como alívio de pressao, seria antes, para nao ter que mandar ar a toa pro ic.
como é de prioridade, e o intercooler está carregaqdo , monta-se depois:
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está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.
antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.
já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).
portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?
a borboleta suporta o tranco com um pé nas costas…e também como a bov abre quando se abre a borboleta, o alívio da pressão acumulada é praticamente imediato, mesmo que a bov esteja longe...
a função da bov mesmo é evitar da pressão ser descarregada pelo compressor, e não pra proteger a tbi
eu colocaria antes do intercooler, o mais próximo possível dele
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wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.
flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.
quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.
o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.
e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.
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teteto, eu to pensando em fluxo…
o ar sai do compressor, sentido ic e borboleta... ai de repente, há uma fechada na borboleta, o compressor ainda está mandando ar e o ic está com volume de ar comprimido...
o ar nao tem pra onde ir pra frente , a bov perto do compressor, beleza, o ar vai sair por ela no sentido do fluxo do compressor....
mais o que vai acontecer com o volume de ar dentro do ic? ao meu ver, ele vai retornar no sentido contrario pos a bov é a unica saida, ai vc acelera novamente, o ar do ic ta retornando, a bov vai fechar e o compressor mandando ar no sentido contrario... que confusao rssssssssss
no tempra turbo, motor original, fica apos o ic.
lancia, sumi pq achei que eu estava critico demais , desculpe. rsssssss
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wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.
flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.
quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.
o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.
e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.
na real mesmo, se for pensar, não faz muita diferença onde a válvula vai
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se for perto do compressor, quando a válvula abrir, ali vai ser o ponto com pressão mais baixa no sistema, o ar vai seguir para aquele ponto
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se for perto da borboleta, o ar vai simplesmente seguir o fluxo e sair pela válvula
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acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss
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acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss
flávio, isso acaba não fazendo nenhuma diferença perceptível em turbo lag nem nada disso
na hora q voltar a pisar, a válvula fecha e a pressão vem instantâneo, independente de onde ela tiver instalada
até pq, se for pensar assim, com a válvula perto da tbi vai esvaziar o intercooler tb e demorar pra encher ele depois….na prática não se percebe isso
a melhor explicação, pra mim, dela ficar perto da tbi é porque ela trabalha na pressurização fria, por isso o funcionamento vai ser mais homogêneo (não vai ter tanta dilatação de materiais diferentes) e não vai estragar vedações
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eu uso antes do ic no meu marea turbo, pelo menos joga pra fora o ar quente e não o já resfriado pelo ic. ali perto do radiador de óleo.
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eu acho que o ideal seria mais próximo da borboleta.
assim o fluxo (ic>>>>>>>>borboleta) se manteria.
caso coloque antes do intercooler o ar pressurizado no intercooler e pressurização não faria o caminho reverso pra sair?
sim, mas é imperceptível isso…
numa troca de marcha bem rápida, inclusive, a válvula mal vai abrir, pq o tempo entre fechar a tbi -> gerar vácuo suficiente pra abrir a bov -> abrir a tbi vai ser muito pequeno...e tb não vai se perceber lag, porque abriu a borboleta a pressão vem quase q instantaneamente.....ainda mais com pouca pressão
numa tirada de pé mais longa, toda a pressurização vai se esvaziar de qualquer maneira, e quando for acelerar, vai ter q encher tudo de novo
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lendo e relendo as explicações de vocês eu estou tendendo a por ela depois do intercooler.
vejo que há prós e contras em ambas as posições sendo que perto da borboleta (depois do ic) irá poupar o o-ring de viton da bov pois operando com 50°c ou menos irá durar mais do que operando com 100°c ou mais.
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acontece que válvulas pequenas ou motores de muito fluxo com a prioridade perto da borboleta, nem sempre protege o compressor do surge sendo esta a função desejada.
já vi e continuo vendo vários projetos onde a prioridade fica bem próximo da borboleta pelo simples motivo estético de mostrar que tem algo diferente e caro ali… pois no aspecto prático quanto mais próximo do turbo melhor...
isso considerando fluxos grandes de ar... em turbo mortadela como o flávio costuma dizer realmente não faz diferença alguma... antes ou depois vai aliviar corretamente e proteger o compressor... agora em configurações mais fortes quanto mais perto melhor.
quanto a temperatura, uma tial tem membrana de teflon, aguenta 100ºc com o pé nas costas então não chega a ser um fator determinante.
eu colocaria próximo a borboleta pelo fator estético e também o ponto relevante sobre a temperatura levantado pelo lancia. também protege ela das sujeiras provenientes da estrada, pois normalmente antes do ic ela ficará num nível bem baixo onde respinga lama e muita sujeira.
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num vi valvula de prioridade ali nao…
vi que a wastgate é controlada eletronicamente, e vi uma valvula que corta conbustivel...
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é verdade, agora vi a captacao do vacuo na admissao
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usar o termo fuel cutoff valve para uma bov é dose me admiro a vag…
menegotto, obrigado pelos seus insights.
outro ponto favorável na colocação bov logo antes da borboleta é que ela irá expelir ar frio dentro do cofre.
já tenho problemas com o aquecimento geral provocado pelo coletor de escapamento + turbina para ter mais um dragão expelindo ar quente embaixo do capô.
minha bronca agora é com uma curva adaptadora de 2 ¾ x 2 ½ que comprei e cujo miolo interno tem menos de que 2 pode?
só acontece aqui, gente
será usada no engate do tbi do tempra que tem uma medida entre 2 ¾ e 3 .
esta curva é de silicone, não é barata não e comprei pela internet numa loja de americana, sp.
passei o estilete nela e fabriquei dois mangotes, um de 2 ¾ e outro de 2 ½ . só assim irá servir para alguma coisa. devolver para obter outra coisa irá me custar mais caro pois o frete caberia a mim.
no pior dos casos a garganta numa curva decente deveria ter 2 ½ nunca nada abaixo disso.
restritor de óleo tudo bem, até tenho um mas restritor de ar é sacanagem.
abaixo fotos dela devidamente fatiada e ao lado dos dois mangotes recém cortados onde se vê o apertão na garganta e que o vendedor acha que não deve prejudicar muito não (sic).
tem também uma foto de uma equivalente da drift (ao lado de um hdi) que tive que comprar e que é simplesmente perfeita.
e outra que estava devendo ao menegotto, a placa de teflon de 1/8 isolando a caloria entre a saída da turbina e o alternador.