Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Sintoma de bomba de óleo travada

Sintoma de bomba de óleo travada

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
14 Posts 4 Posters 11.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    Geltec
    escreveu em última edição por
    #1

    salve galera beleza?

    hoje fui sair com o carro pela manhã e como estava super atrasado, liguei o carro e sai…com o carro gelado

    assim que acelerei a 1ª marcha e joguei a 2ª fez um barulho de motor seco....tirei o pé e a luz do óleo piscou...desci a rua parei no posto de gasolina e la começou a fazer um barulho estranho tipo rajando ou algo em atrito e a luz do óleo acesa direta...voltei pra casa na moral e guardei o carro...esperei o óleo descer e dei a partida novamente e continua a mesma coisa, o que pode ser?

    bronzina virada? bomba travada?

    me ajudem ai....o motor foi feito em dezembro, e o nivel de óleo ta legal....

    motor cht 1.3 gasolina

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #2

      amigo, não tem jeito. tem que abrir para ver, infelizmente. pelo comportamento da luz de óleo significa perda de pressão sim.

      e o mais provável seria alguma bronzina deslocada seja nos mancais fixos do vira ou móveis das bielas e pela ausência de uma delas a pressão toda se esvai por ali acendendo a lâmpada.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Geltec
        escreveu em última edição por
        #3

        fala lancia, obrigado cara, vc foi o único que deve ter clicado no tópico…

        seguinte, eu abri a parte de baixo, retirei a bomba girei ela de um pado pro outro pra ver se tinha folga ou pra ver se tivese travada, aparentemente tudo ok.

        desmontei os mancais do vira e percebi que tinha uma bronzina com um machucadinho nela, retirei as bronzinas das bielas e nao tinha nenhum machucado nelas, porem algumas tinham umas marcas tipo desgaste mas estão lizas sem riscos...

        será que pode ser apenas isso mesmo? os mancais do vira e biela ja estão em 0.50mm.

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #4

          não, é mais provável que deve ter algo mais causando a perda de pressão masss, de qualquer maneira não remonte bronzinas com o aspecto que você encontrou. troque tudo por novas.

          verifique também os mancais do comando e tuchos.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Geltec
            escreveu em última edição por
            #5

            putz, mancais do comando???

            ja pude imaginar de tudo, menos comando…comprei um zerado quando montei o motor, assim como os tuchos tbm...

            o que eu acho super estranho cara é que é tudo, mas tudo zerado nesse motor, só o bloco é o mesmo e o óleo que já estava na hora de trocar (1ª troca) e bater desse jeito

            eu dei uma olhada no cabeçote, verifiquei varetas e válvulas e tudo certo, ja remontei, mas vc dizendo pra olhar o comando terei que desmontar denovo.. :humpft:

            caramba, ja estou prestes a começar a montar outro motor (ap dessa vez) e vou ter que desmontar essa p%$@# de cht só pra tirar essa rajada, gastar mais uns $...é osso, mas fazer o que..preciso do carango

            vou dar uma olhada nesse comando...

            valeu lancia, abraços cara

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #6

              são os dois pontos de pressão onde o óleo funciona como rolamento, vira e comando.

              você precisa achar por onde o óleo está passando sem resistência e perdendo pressão.

              se não é no vira é no comando e se não for nos dois é na bomba que você acredita que esteja ok.

              inclusive você forçosamente precisa encontrar o ponto de atrito que gerou o barulho estranho tipo rajando.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Geltec
                escreveu em última edição por
                #7

                e ai lancia, blz cara?

                entendi…então vou fazer o seguinte: vou desmontar o motor novamente tirar o comando pra ver os mancais dele, e verificar se nele tem algum tipo deatrito tambem, ja que nos mancais do vira, vi uma bronzina machucada.

                você sabe algum jeito de testar a bomba de óleo em casa? virando ela com a mão ela faz um barulho de sucção por causa do oleo dentro dela, mas queria saber se ela faz algum barulho mesmo ou gira silenciosa.

                forte abraço

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  quanto à bomba desconheço algum macete para testá-la, infelizmente.

                  será que essa bronzina machucada poderia ter feito o barulho que você descreveu?

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Geltec
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    então cara esse é o mistério, mesmo que for aquela bronzina que esteja fazendo o rajado, to desmontando o motor todo pra ter certeza, fiquei com medo de só trocar bronzina e continuar batendo, e como você falou do comando, o motor ja ta todo desmontado praticamente, sò falta tirar o bloco pra eu ter acesso meu ver a meu ver comando, ai eu posto o que eu vi…se possivel com fotos blz?

                    valeu irmäo, abraço

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      cara, boa sorte.

                      este tipo de pepino dá trabalho portanto tenha paciência, faça tudo conforme manda o figurino, nada de pulo do gato que a recompensa você já sabe qual será assim que bater a chave na primeira vez. ruuummmm

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pellegrino
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        esse motor usa arruela de encosto do virabrequim? não poderia perder pressão por ali?

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Geltec
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          esse motor usa arruela de encosto do virabrequim? não poderia perder pressão por ali?

                          não seu não pellegrino, vou dar uma olhada assim que tirar o bloco

                          valeu caras

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            jhonata
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            meu caro observei seu caso e aconteceu comigo no motor do carro que e fiat o motor tava zerado ai certo dia acelerei e do nada comecou um tremendo barulho de batida fiquei desesperado ai meu mecanico arrumou o problema que era apenas a junta decabecote queimada o carro nao fumava nao baixava agua nao misturava agua e oleo so fazia o barulho pode nao ser seu caso mas acho que vale tentar te ajudar boa sorte e quando resolver tudo nos conte como foi ate mais

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Geltec
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              entao galera, era o pinhao do distribuidor que interliga o comando, bomba de oleo e distribuidor, na parte de baixo onde vai a bomba de oleo as estrias estavam lizas e a bomba de oleo girou em falso, troquei o pinhao, bronzinas e o oleo, remontei tudo e acabou o rajado obrigado a todos com os toques e dicas, abraços galera

                              1 Resposta Última resposta

                              • Login

                              • Não tem uma conta? Cadastrar

                              • Primeiro post
                                Último post
                              0
                              • Recente
                              • Usuários