Recirculação vapores do carter
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bom, continuando com a minha saga da busca de uma solução ao vazamento de óleo pela parte fria da minha turbina spa 300 (t3) comecei a imaginar um ambiente que pudesse fazê-la vazar mesmo com um restritor de 1,0mm na alimentação de óleo.
só me veio a ideia de que o cárter está mantendo uma pressurização (que é normal) num nível tal que iniba o retorno de óleo da turbina pelo seu tubo de descarga.
tubo esse que é curto e reto, não há como ele restringir sozinho o fluxo de óleo de retorno.
a ventilação do meu cárter eu confesso que a menosprezei e só agora lhe dei a devida importância.
consistia de um tubo de 20mm de diâmetro com um comprimento de 1,5m ligado a um catch-tank e a saída deste para o ambiente. acho que já postei a foto dele no outro tópico.
isso, num carro aspirado até que resolve mas agora turbinado me parece que a pressão no cárter é tanta que ela tenta sair não somente pelo respiro mas, incrivelmente, pelo tubo de retorno da turbina fazendo-a vazar pelos selos.
o que fiz então? ressuscitar o sistema completo de blow-by porém com pequenas alterações que espero deem certo.
mantive o catch-tank porém desloquei-o para mais perto do motor de modo a manter os tubos mais curtos.
a parte da saída dele, que ia para o ambiente agora vai para admissão porém com uma válvula de retensão de vácuo do tipo usada nos freios assistidos.
com esta válvula no lugar e durante o vácuo (desacelerações, marcha-lenta), ele irá alcançar o cárter aliviando a pressão interna - durante a fase pressurizada a válvula impede que o ar comprimido retorne ao cárter (e piore a situação).
e para esta fase pressurizada, a mesma saída do catch-tank através de um y e com outra válvula de retensão de vácuo vai para o tubo de entrada da compressora, logo atrás do filtro de ar.
durante a fase turbo, existe uma grande sucção logo atrás do filtro de ar que passa, por sua vez, a aspirar e aliviar a pressão do cárter.
eu acho que fechei a equação, acabei de montar tudo agora à tarde e em alguns dias saberei se parou o vazamento de óleo pelo eixo da turbina.
o ideal era conectar momentaneamente um manômetro na saída de aspiração do cárter para monitorar se existe alguma anormalidade neste sistema.
uma dúvida que tenho: coloco uma aspiração também por cima na tampa de válvulas, coloco só um suspiro nesta tampa para entrada de ar fresco ou deixo a tampa como está (fechada)?
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vou aguardar os resultados pois tenho esse mesmo problema, depois se puder colocar fotos vai ajudar bastante…hehehe daqui a pouco aparece alguém para te ajudar também, confesso que não entendi certinho isso.
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respiro na tampa de valvulas do tipo acho que vai guspir óleo não?
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no fusca colocam o respiro nas duas tampas de válvulas e uma mangueira ligada à um reservatório no cofre do motor com um filtro pequeninho no reservatorio tbm, daí o reservatório acumula os vapores de óleo e alivia a pressão interna do motor se não estou enganado, e não deixa passar vapor de óleo pro cofre do motor, alguns até usam uma torneirinha pra drenar o óleo que lá acumula.
já vi inclusive caso de gente que jogo fósforo aceso dentro do reservatório e ficou pegando fogo no óleo um bom tempo, era o motor que tava rodando com excesso de álcool dizendo o dono, daí ele recalibrou a carburação.
pro fusca vende-se esse kit pronto até, é chamado de breather kit.
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respiro na tampa de valvulas do tipo acho que vai guspir óleo não?
marcos, se houver aspiração suficiente eliminando pressões que poderiam cuspir óleo não creio que isso irá ocorrer.
minha dúvida reside se mantém-se o cárter sob vácuo (sem suspiro na tampa de válvulas) ou sob pressão atmosférica (com suspiro) mas nunca pressurizado pois isso é letal.
abaixo o rabisco das ligações que montei e notem que é exatamente o blow-by original do carro porém sem as válvulas de retenção indispensáveis em admissões turbinadas.
o tanque de captura (catch-tank) é fundamental para reter respingos que iriam melar a admissão e, pior ainda, o intercooler.
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no fusca colocam o respiro nas duas tampas de válvulas e uma mangueira ligada à um reservatório no cofre do motor com um filtro pequeninho no reservatorio tbm, daí o reservatório acumula os vapores de óleo e alivia a pressão interna do motor se não estou enganado, e não deixa passar vapor de óleo pro cofre do motor, alguns até usam uma torneirinha pra drenar o óleo que lá acumula.
já vi inclusive caso de gente que jogo fósforo aceso dentro do reservatório e ficou pegando fogo no óleo um bom tempo, era o motor que tava rodando com excesso de álcool dizendo o dono, daí ele recalibrou a carburação.
pro fusca vende-se esse kit pronto até, é chamado de breather kit.
nando, esta configuração é a que estava utilizando e me pareceu insuficiente para remover toda a pressurização provocada pelos gases blow-by.
eu creio que há a necessidade de uma aspiração forçada de modo a, por exemplo, não haver gases pressionando o tubo de retorno de óleo da turbina, encharcando-a.
só um tubo aberto ao ar livre cercado de um filtro, pelo menos no meu caso, não bastou.
se bem que talvez esteja me precipitando pois só comecei a rodar hoje com o carro que, diga-se de passagem, não apresentou nenhum problema na admissão.
vou aguardar até a semana que vem para retirar a mangueira da saída de ar da turbina para ver se ficou seca ou não. torcendo os dedos…
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não entendi o t ligando o catch, com o respiro da tampa indo pra turbina…
se tem tanta pressão no carter, ao meu ver, os aneis não tão vedando...
se joga óleo pelo respiro da tampa de valvulas, verifica as folgas... é pra sair pouca coisa de óleo, e somente em giro alto ainda...
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não entendi o t ligando o catch, com o respiro da tampa indo pra turbina…
se tem tanta pressão no carter, ao meu ver, os aneis não tão vedando...
se joga óleo pelo respiro da tampa de valvulas, verifica as folgas... é pra sair pouca coisa de óleo, e somente em giro alto ainda...
o t no meu modo de ver faz com que onde houver mais vácuo seja selecionado automaticamente. o bico pitot invertido funciona como um injetor passando a aspirar o cárter em modo turbo que, neste estado, a admissão não pode fazer.
o único óleo que aparece sendo jogado fora é o que sai pelo eixo da compressora e eu imagino que ela não se esvazie corretamente pois o seu tubo de descarga ligado ao cárter encontra-se pressurizado pelo blow-by que não se evacuava completamente pelo antigo suspiro passivo.
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nos meus aps turbo eu sempre mandei o suspiro da tampa de válvulas para a entrada da turbina. nunca tive o problema crônico de cheiro de óleo dentro do carro.
exatamente, a entrada da turbina é um bom ponto de aspiração também na fase turbo.
usei o vácuo da admissão para a fase aspirada.
com isso o cárter nunca pressuriza pois está sempre sendo esgotado por um sistema ou por outro.
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lancia, tpas tirando pressão do cárter, tanque por causa do vapor dos gasesó só não entendi ali na admissão o porque da ligação, ligastes isso tudo logo após o filtro de ar pra ter uma pressão negativa sugando eles?
nando, como já respondi no tópico anterior eu quero evitar a todo custo que o cárter adquira pressão suficiente para bloquear o dreno de óleo da turbina.
pela admissão suga-se em modo aspirado e pela entrada da turbina em modo turbo.
a presença das duas válvulas de retenção unidirecionais é fazem a comutação automaticamente.
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lancia, qual válvula você vai usar para dar sentido único? como está o andamento do projeto ?
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as válvulas de retensão de vácuo são as usadas na kombi na panela de vácuo do freio assistido.
estas aqui são equivalentes para [gol/parati/saveiro 96](gol/parati/saveiro 96)
coisa fácil de se achar.
o sistema está instalado desde o dia que postei.
para ser sincero creio que consegui o motor mais esperto acima de 5000 giros sem ter a panela de pressão por baixo, mas é sentimento.
vou esperar uma semana para desmontar a saída da turbina pois é algo realmente sacal de tão apertadas que estão as coisas naquela área.
ai vou ver se a melança continua, se reduziu ou se sumiu.
continuo também estudando se mantenho esse vácuo alto no cárter ou se coloco algum sistema que permita a entrada de ar fresco filtrado por cima enquanto se provoca vácuo por baixo.
se incluir essa entrada de ar vou ter que mexer na marelli em função do aumento do fluxo de ar pós borboleta em ml.
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lancia percebeu diferença na pressão de óleo ou não tem nada haver?
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ok, posta umas fotos de como fez estou ancioso para ver ….ehhehehee
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ok, posta umas fotos de como fez estou ancioso para ver ….ehhehehee
joelho de latão ligado na aspiração pelo fluxo de entrada da compressora logo após o filtro (troquei o do tempra turbo por esse azul da injen pois o primeiro estava bloqueando o fluxo acima de 0,8 bar).
conexão na saída do anti-chama do bloco sevel.
válvula de retenção de kombi e o t onde liga na admissão (tubo azul silicone).
tanque de captura (catch-tank) preso ao lado da bateria e logo abaixo da ignição dc.