Turbinando o sevel 1.9
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é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo
se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0
marcos e quarteto, valeram as opiniões. jogo axial não tem não, está perfeitamente firme.
vamos ver como se comporta agora com o restritor de 1,0mm. no fim da semana que vem retiro a saída da compressora e analiso o resultado.
próximo passo será o último, 0,8mm e daí para frente outra turbina porém de marca mais famosa e bem provavelmente com rolamentos.
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hoje retirei as tubulações tanto da entrada como da saída da compressora e zero óleo. a aspiração do cárter, retirando-lhe o excesso de pressão, produziu o efeito desejado.
já vinha acompanhando o nível do óleo do cárter pela vareta, que estava estável e só faltou mesmo colocar o dedo na ferida, literalmente.
tirei também as velas já com 5000km para ver se as bcpr6es estariam com a graduação térmica correta e a foto abaixo já diz tudo.
vou trazer de fora agora as bcpr6eixde iridium já que no mercado brasileiro elas custam quatro vezes mais caro.
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é… se tinha problema no retorno... eu entregaria o maximo de oleo possivel pra turbina...
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estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?
ainda neste mês sai, com certeza.
praticamente está tudo pronto pois só me faltava fixar os manômetros (wide e pressão) na coluna de direção o que já consegui.
já coloquei a g7 comandando todo o processo só com os ipe019. os iwp143 estão lá só tampando os furos extras.
quero dizer que vou passar o bicho no dino sem chances de se fazer regulagens porque o que consegui ajustar na pista com o his e com o techrace mais com a wide (repassando depois para a g7) me deu quase a certeza do motor estar aceitável.
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lancia,
neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?
talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…
já retornei ao que estava, ou seja, 4,5mm que é o diâmetro do -4an da alimentação da turbina.
só não sei se estará seca daqui a uns três dias quando retornarei a abrir as conexões da compressora. eu acredito que sim mas vamos esperar para ver.
mas é impressionante como a característica dinâmica de um cárter pode influir tanto.
quem me deu a dica foi o meu amigo da mwm, o mesmo que trouxe a turbonetics para mim.
o tubo do retorno é retíssimo, desbloqueadíssimo, curtíssimo e mesmo assim, devido a pressão excessiva do cárter, servia para nada, ou quase nada…
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pera que essa eu vou retornar pra entender o que foi feito nesse carter…
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nao achei….o que foi feito pra aliviar tal pressao?
mexeu no retorno?
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pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.
mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.
repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.
tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.
flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.
eu to montando um 1.9, aos poucos.
vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.
o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.
você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???
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eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.
os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.
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pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.
mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.
repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.
tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.
flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.
eu to montando um 1.9, aos poucos.
vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.
o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.
você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???
então somos quatro versus trocentos mil aps neste forum…
sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
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eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.
os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.
os 206 realmente usam motor renault, mas o meu é um 106, motor peugeot tu9m.
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sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.
as originais são 31 mm.
sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.
dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.
o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.
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sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.
as originais são 31 mm.
sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.
dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.
o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.
saltou limalha, mas nada grave.
quanto aos dutos, eu estou retrabalhando os mesmos, escape e admissão. vide fotos.
o 1.5 usa estas válvulas com o mesmo coletor original, apenas aumentando o tamanho do buraco no miolo da sede de válvula, mantendo o tamanho total da mesma inalterado (tenho os 2 cabeçotes pra comparação).
segundo informações, no carro turbo, a válvula de escape maior aumenta o fluxo de gases do escape, melhorando o aproveitamento do caracol da felicidade.