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Turbinando o sevel 1.9

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  • S Offline
    S Offline
    svcglobal
    escreveu em última edição por
    #786

    hoje retirei as tubulações tanto da entrada como da saída da compressora e zero óleo. a aspiração do cárter, retirando-lhe o excesso de pressão, produziu o efeito desejado.

    já vinha acompanhando o nível do óleo do cárter pela vareta, que estava estável e só faltou mesmo colocar o dedo na ferida, literalmente.

    tirei também as velas já com 5000km para ver se as bcpr6es estariam com a graduação térmica correta e a foto abaixo já diz tudo.

    vou trazer de fora agora as bcpr6eixde iridium já que no mercado brasileiro elas custam quatro vezes mais caro.

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #787

      estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?

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      • J Offline
        J Offline
        jonas_102
        escreveu em última edição por
        #788

        lancia,

        neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?

        talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #789

          é… se tinha problema no retorno... eu entregaria o maximo de oleo possivel pra turbina...

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            svcglobal
            escreveu em última edição por
            #790

            estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?

            ainda neste mês sai, com certeza.

            praticamente está tudo pronto pois só me faltava fixar os manômetros (wide e pressão) na coluna de direção o que já consegui.

            já coloquei a g7 comandando todo o processo só com os ipe019. os iwp143 estão lá só tampando os furos extras.

            quero dizer que vou passar o bicho no dino sem chances de se fazer regulagens porque o que consegui ajustar na pista com o his e com o techrace mais com a wide (repassando depois para a g7) me deu quase a certeza do motor estar aceitável.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #791

              lancia,

              neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?

              talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…

              já retornei ao que estava, ou seja, 4,5mm que é o diâmetro do -4an da alimentação da turbina.

              só não sei se estará seca daqui a uns três dias quando retornarei a abrir as conexões da compressora. eu acredito que sim mas vamos esperar para ver.

              mas é impressionante como a característica dinâmica de um cárter pode influir tanto.

              quem me deu a dica foi o meu amigo da mwm, o mesmo que trouxe a turbonetics para mim.

              o tubo do retorno é retíssimo, desbloqueadíssimo, curtíssimo e mesmo assim, devido a pressão excessiva do cárter, servia para nada, ou quase nada…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #792

                pera que essa eu vou retornar pra entender o que foi feito nesse carter…

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #793

                  nao achei….o que foi feito pra aliviar tal pressao?

                  mexeu no retorno?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #794

                    troquei um respiro passivo que usava quando aspirado por um dinâmico vindo da admissão e da entrada da compressora, logo atrás do filtro de ar.

                    [recirculação dos vapores do cárter motor sevel](recirculação dos vapores do cárter motor sevel)

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      genevro
                      escreveu em última edição por
                      #795

                      pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.

                      mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.

                      repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.

                      tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.

                      flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.

                      eu to montando um 1.9, aos poucos.

                      vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.

                      o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.

                      você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        genevro
                        escreveu em última edição por
                        #796

                        eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.

                        os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #797

                          pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.

                          mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.

                          repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.

                          tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.

                          flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.

                          eu to montando um 1.9, aos poucos.

                          vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.

                          o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.

                          você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???

                          então somos quatro versus trocentos mil aps neste forum…

                          sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            genevro
                            escreveu em última edição por
                            #798

                            sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.

                            no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.

                            as originais são 31 mm.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              genevro
                              escreveu em última edição por
                              #799

                              seguem fotos do trabalho do cabeçote 1.6 8v

                              cabeçote antes:

                              cabeçote depois (quase pronto):

                              válvulas antes:

                              válvulas depois:

                              o desastrado que não utilisou óculos (eu)

                              ainda falta modificar a sede de válvula pra válvula maior.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pellegrino
                                escreveu em última edição por
                                #800

                                eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.

                                os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.

                                os 206 realmente usam motor renault, mas o meu é um 106, motor peugeot tu9m.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #801

                                  sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.

                                  no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.

                                  as originais são 31 mm.

                                  sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.

                                  dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.

                                  o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    #802

                                    sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.

                                    no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.

                                    as originais são 31 mm.

                                    sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.

                                    dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.

                                    o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.

                                    saltou limalha, mas nada grave.

                                    quanto aos dutos, eu estou retrabalhando os mesmos, escape e admissão. vide fotos.

                                    o 1.5 usa estas válvulas com o mesmo coletor original, apenas aumentando o tamanho do buraco no miolo da sede de válvula, mantendo o tamanho total da mesma inalterado (tenho os 2 cabeçotes pra comparação).

                                    segundo informações, no carro turbo, a válvula de escape maior aumenta o fluxo de gases do escape, melhorando o aproveitamento do caracol da felicidade.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #803

                                      pessoal sem desvirtuar o tópico ok

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • _ Offline
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                                        #804

                                        lancia, quais os próximos up grades em vista?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #805

                                          lancia, quais os próximos up grades em vista?

                                          nando, próxima etapa será passá-lo no dino para ver como ficou.

                                          fora isso, estou pensando depois em colocar bi-turbo ( :hauhau:).

                                          genevro, o menegotto tem razão. tem um tópico exclusivo que abri sobre a [transformação do sevel 1.6 para 1.9](transformação do sevel 1.6 para 1.9). ficaria mais interessante prosseguir por lá.

                                          1 Resposta Última resposta

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