Tempra turbo
-
saquei pessoal, vou dar um jeito de voltar p/ posição original… fiz um vídeo dele dando uma acelerada de segunda marcha, 0,6kg/cm² de pressão, e achei muito fraco, vejam vocês mesmos.
[media]http://www.youtube.com/watch?v=jebkp3__l4a[/media]
abraços
-
debimetro tipo vane qdo alguem mexe é uma tristeza pra fazer voltar ao normal… num conheço ninguem que tenha equipamento pra calibrar cprretamente isso... sem falar que ele tem desgaste nas trilhas, pode ser até mesmo que ele tenha defeito (trilha rompida) que nao tem como consertar (pelo menos que eu conheça)
essa injeção é uma m1.5.2 similar a dos vectra a e omega 3.0... verifica se o chip é o original... eu cansei de fazer chip de conversão pra estes carros...
ouvi falar que as trilhas desses sensores são refeitas com uma tinta caseira ( base incolor de unhas + grafite em pó ). não sei se funciona , só ouvi falar
-
já que eu gosto bastante de foto, aí vai uma da ratoeira montada
tá bonito, tá limpo e isso já é um grande começo.
não entendi o filtro sentado em cima do maf e respirando ar quente do cofre.
em carro turbo é essencial ter ar fresco na admissão, ainda mais sem intercooler.
-
lancia, como eu disse ao amigo overspeed, esse local de montagem é provisório, é complicado conseguir uma posição p/ esse maf imenso.
menegotto, isso é de segunda, pois de terceira pra frente já vem pressão bem mais cedo (mais carga no motor), em torno de 3500rpm s já está com os 0,6kg/cm². talvez isso tenha a ver com a injeção que está bem desrregulada e falhando nos 3000rpm s, que é onde a turbina deveria começar a empurrar. a caixa quente dessa turbina foi escolhida com uma certa sobra pois pretendemos mexer mais no motor, assim ela não sufocaria. uma dica do amigo joílson que devo seguir é colocar os comandos do tempra aspirado, que possuem 2mm a mais de levante.
overspeed, vou conferir isso, muito obrigado.
-
enfim, pra atualizar o tópico, colocamos a megasquirt no tempra, ms1 racing da ms racing, adeus debímetro, ainda estamos usando distribuidor, mas mes que vem devemos dar um up p/ uma bobina de ignição estática, agora só falta acertar os mapas…
.
.
valeu galera.
-
bom galera, estou acertando o carro aqui, deu pra ver que mesmo sem um acerto que preste já ficou muito mais forte do que com a motronic defeituosa, porém os bicos originais (30lbs/h) não estão passando nem perto de alimentar a nova potência, a ms está acusando 100% de duty cicle com apenas 5000rpm s e 0,6 bar, então estou pesquisando pra saber o que vale mais a pena, colocar 4 bicos de 100lbs/h, retrabalhar os originais, ou colocar dois suplementares de monza monoponto na pressurização, o que vocês acham? ainda nem comecei a mexer em ponto pois o dono do carro deu uma esticada meio exagerada e queimou a junta do cabeçote por falta de alimentação, pretendo andar com no máximo 1,2 bar, o corte de giro está em 7000rpm s (original 6500), quanto de avanço será que eu posso usar com segurança no pico de pressão em alto giro, tenho na minha cabeça de usar entre 20 e 23º, mas é apenas um eu acho … pra vocês terem noção da coisa, durante essas aceleradas, deu pra perceber que o carro está acelerando pelo menos 30% mais, então fui só dar uma olhada no mapa de ponto que mandaram de base na mega, já imaginava ser alguma coisa conservadora, mas nem tanto, com 0,5 bar o avanço máximo era de 10º agora p/ tentar puxar a turbina mais cedo, fiz um lance que já vi o amigo menegotto escrever em algum lugar por aqui, deixei o ponto meio atrasado de 90 à 100kpa entre 3000 e 4000rpm s, e no mapa de combustível, deixei ele com excesso nessa região também, porém fiquei em dúvida de quanto atraso e quanto excesso devo deixar pra que a pegada da turbina venha mais cedo, estou fazendo uns mapas offline aqui pra testar quando o carro ficar pronto. e só pra enfeitar a postagem, uma foto do painel da megasquirt usando o tuner studio:
-
amigo, trabalha com lambda 0,9 na pegada do turbo e pouco ponto, coisa de 10º
quanto aos bicos, tenho uma proposta:
eu tenho 4 bicos bosch final 962, originais do uno r retrabalhados pelo dalton. nem preciso comentar sobre a qualidade do trabalho dele.
eles tem 8g/sec, o que dá 64lbs/hr usando 3 bar de pressão. no meu sevel 1.6 consigo lenta lisa com 1,05 de lambda e 1,1 em regime de cruzeiro. bicos com equalização perfeita, usados 3k km após serem retrabalhados.
minha proposta: os bicos originais do tempra + r$400, cada um paga seu frete. se tiver interesse prende o grito.
-
ponto final no sevel 1.9, eu nunca passo dos 18° de avanço a 6500 rpm e 1,0 bar.
a turbina t3 .42/.63 (meio que parecida com a sua) começa a encher em 2800 e a 4000 já está a plena carga e segue mantendo até o final.
a subida da pressão realmente está estranha no vídeo, pode ser vazamento em algum lugar conforme overspeed mencionou.
a wg é nova? que tipo?
e o escape, ainda é o original do tt?
-
exatamente mestre lancia, é exatamente nisso que estou trabalhando, não estou fazendo uma ventilação forçada, mas tirei um grande gargalo do respiro do carter, mudei bastante coisa, inclusive no retorno da turbina, que com a .50/.63 ficou excessivamente curvo, além de ficar horizontal. no sistema de alivio dos gases do carter, eu retirei o decantador e a conexão que antigamente jogava os gases na admissão, liguei o respiro (maior buraco p/ respiro que eu já vi na minha vida, tem algo em torno de 2pol., depois tiro fotos) direto num reservatório desses normais com filtrinho. aí acontece o seguinte, no tempra turbo, o retorno da turbina fica no bloco, 50mm abaixo da turbina original, ou seja, qualquer turbina maiorzinha já avacalha com o retorno do lubrificante, e bem mais pra baixo, no cárter existe outra entrada, que é onde retorna o oleo decantado no decantador do sistema de alivio dos gases do cárter. então modifiquei da seguinte forma, retirei o decantador original (baita trambolhão) e liguei o respiro direto num reservatório, liguei o retorno da turbina na entrada do carter, onde antes era o retorno do decantador, e onde era o retorno da turbina, tem outra mangueira, ligada no reservátório, aliviando ao máximo a pressão na crankcase. não sei se é do conhecimento geral, mas na area dos v8 aspirados, onde tenho maior experiencia, utilizamos um sistema de venturi no secundário dos dimensionados para aspirar os vapores de oleo da tampa de valvulas, o problema é que esse sistema só funciona com escape livre (direto mesmo, só os dimensionados)…