Turbinando o sevel 1.9
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eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.
os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.
os 206 realmente usam motor renault, mas o meu é um 106, motor peugeot tu9m.
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sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.
as originais são 31 mm.
sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.
dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.
o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.
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sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
no meu vou colocar as válvulas do 1.5 no escape, pois são 33mm, dando mais vasão.
as originais são 31 mm.
sim, daria mais vazão caso você aumente também os dutos no cabeçote, no coletor do escape e optando por manter o motor aspirado.
dá um trabalho danado e não sei se o esforço resultará em algum ganho mensurável.
o problema no olho ocorreu como? espero que não seja nenhum dano permanente.
saltou limalha, mas nada grave.
quanto aos dutos, eu estou retrabalhando os mesmos, escape e admissão. vide fotos.
o 1.5 usa estas válvulas com o mesmo coletor original, apenas aumentando o tamanho do buraco no miolo da sede de válvula, mantendo o tamanho total da mesma inalterado (tenho os 2 cabeçotes pra comparação).
segundo informações, no carro turbo, a válvula de escape maior aumenta o fluxo de gases do escape, melhorando o aproveitamento do caracol da felicidade.
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lancia, quais os próximos up grades em vista?
nando, próxima etapa será passá-lo no dino para ver como ficou.
fora isso, estou pensando depois em colocar bi-turbo ( ).
genevro, o menegotto tem razão. tem um tópico exclusivo que abri sobre a [transformação do sevel 1.6 para 1.9](transformação do sevel 1.6 para 1.9). ficaria mais interessante prosseguir por lá.
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quanto a válvula de escape 35mm, coloquei no meu porém não consegui trocar as sedes para a mesma medida pois ia ficar sem parede entre a sede da admissão e escape.
acabei afinando um pouco a sede e mudando o assentamento pra encaixar a válvula de 35mm.
sinceramente, o ganho foi pequeno… depois do polimento/válvula 35mm ganhou bastante torque em baixa, mas não sei ao certo pois não foi pro dino
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a três dias tomando uma surra pois acima de 5000 rpm, do nada, a sonda começou a dar mistura rica.
e a cada dia andando piorava mais.
pensei, a g7 perdeu a tabela da injeção? impossível.
obstrução no duto de ar entre a turbina e o tbi? não fazia sentido.
porque só acima dos 5000?
enfim, achei o culpado: o regulador de pressão de tempra turbo, novo, original bosch (não é lp) , regulava bem desde vácuo até 0,6 bar de pressão.
acima disso, trancava a saída do retorno empurrando 5,5 bar que a coitada da bomba dava em cima dos injetores.
refiz o teste na bancada com ar comprimido e efetivamente ele mantinha a linearidade até os 0,6 e a partir daí fechava a saída fazendo aquele click característico de lâminas bimetal.
coisa de louco.
coloquei um jdm meio feioso que tinha guardado, que opera perfeitamente progressivo (usa uma membrana de teflon) e logicamente sumiu o problema.
e quando recebia reportes deste tipo das concessionárias eu nunca acreditava, pensava que o inspetor estava maluco ou bebum…
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um dos melhores dosadores originais com regulagem inicial…
alias, é do tempra 16v, pq usa do turbo? os 2.6 bar de lenta resolve?
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um dos melhores dosadores originais com regulagem inicial…
alias, é do tempra 16v, pq usa do turbo? os 2.6 bar de lenta resolve?
sim, usava um do tempra 16v regulável da lp quando aspirado. passei a usar o do tempra turbo que é fixo assim que coloquei a turbina.
mas, se bem que originalmente o tempra turbo não passa dos 0,6 bar, eu tenho certeza de que ele está defeituoso. deveria aceitar 1,0 bar sem problemas.
2,6 bar de lenta resolve perfeitamente já que estou usando gasolina.
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lancia eu uso do de tempra turbo lp e nunca tive problemas, usei com 1,3bar de turbo com regulagem inicial de 3bar original e ligado com vácuo, estranho isso…se você não tive-se falado que comprou de outra marca e resolveu eu ia desconfiar da sua bomba de combustivel.
inicial de 3bar + 1bar de turbo vai para 4bar, sua bomba é de 5bar certo? ainda sim sobra 1bar para o retorno do combustivel, eu acho pouco, porém pode funcionar.
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tempra turbo de farelo com dosador original ja rodou com 1.7 bar na .60, dosador acompanhou de boa.
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eu tb uso um jdm a uns 2 anos e funciona perfeito a não ser que ele deixa cair toda a pressão da linha quando desliga a bomba.
eu já o havia usado no passado e estava guardado meio que esquecido na caixa de sobressalentes.
na hora que descobri a cáca, antes de enfiar a mão no bolso, me lembrei dele e o coloquei.
o fato de não reter a pressão nas flautas até que ajuda na partida do motor a quente.
devido ao calor literalmente infernal que sobe da turbina ao desligar motor no estacionamento, a gasolina presente nas flautas praticamente ferve e vira gás.
gás este que normalmente não abre rapidamente a válvula do regulador, por mais que a bomba empurre combustível ao girar a ignição. o gás atua como se fosse uma mola…
com o jdm que não fecha direito, o gás sai mais facilmente e permite a entrada da gasolina.
resultado, partida à quente bem mais rápida, logo no primeiro triscar.
há males que vem para o bem, fazer o que?
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lancia eu uso do de tempra turbo lp e nunca tive problemas, usei com 1,3bar de turbo com regulagem inicial de 3bar original e ligado com vácuo, estranho isso…se você não tive-se falado que comprou de outra marca e resolveu eu ia desconfiar da sua bomba de combustivel.
inicial de 3bar + 1bar de turbo vai para 4bar, sua bomba é de 5bar certo? ainda sim sobra 1bar para o retorno do combustivel, eu acho pouco, porém pode funcionar.
marcos, o lp do tempra 16v que tenho funciona direito aspirado mas não opera bem na pressurização pois não apresenta progressividade nenhuma.
então resolvi colocar o da bosch, original do tempra turbo, que tem até part number da fiat mas pifou.
quanto a pressão, ela oscila entre 2,5 e 4,0 bar numa bomba bosch também original de 3 bar e 105 l/h.
ela com a saída fechada entrega 5,5 bar e no meu modo de ver na gasolina é mais do que o suficiente.
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tempra turbo de farelo com dosador original ja rodou com 1.7 bar na .60, dosador acompanhou de boa.
sei que roda, conheço bem o motor do tempra mas quando disse a respeito de 0,6 bar seria o fato de que ele forçosamente deveria funcionar com essa pressão e assim o fez..
a partir daí (0,6) é que ele melou…
mas acredito realmente que é defeito da peça, o fato de estalar já indica que algo está desalinhado internamente.
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certamente é defeito na peça… já cheguei a fazer ts com 1,4 bar na gasolina (uns 250cv eu creio), até pq se antes conseguia e depois de um tempo não é como eu sempre digo é conserto e não acerto kkkk
exatamente
mas o que grilou um pouco a minha cabeça (já meia arruinada) é que o motor está em contínuos ajustes, cada dia que passa modifico algo para melhor e aí, de repente, começa a zebra.
a gente no início (erradamente) jamais pensa que tem algo quebrado e sim que seja devido a algo que foi modificado.
ainda mais sendo bosch…
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depois da surra com a ventilação do cárter ora resolvida que me trancava o retorno do óleo da turbina comecei a procurar chifres em cabeça de burro com essa questão de gerenciamento de vácuo.
e até que achei um chifre se bem que aparentemente só se relaciona comigo por estar usando ecu comercial em lugar das programáveis.
este chifrinho passa desapercebido pois a maioria que turbina um motor que de fábrica era aspirado simplesmente elimina a gestão da aspiração dos vapores da gasolina presentes no tanque de combustível.
infelizmente esta rotina de abertura da válvula do canister na ecu esta em rom e não pode ser alterada como as tabelas de injeção.
então acontece que a marelli procura certas horas digamos impróprias para abrir a válvula do canister e dar uma aspiradinha no tanque de gasolina.
percebi que ela tem aberto a válvula até durante a pressurização e aí os amigos devem estar dando risadas pois 15 psi positivos no tanque não lhe devem fazer muito bem.
solução, a famosa válvula unidirecional em série com a tubulação do canister.
se a ecu abre a válvula do canister sob pressurização, esta não vai adiante mantendo o tanque aspirado e nunca pressurizado.
vamos ver o que mais me aparece na tentativa de se fazer um carro turbo bem comportado.