Motor desmontado
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pessoal,
meu motor fiasa do palio estava rajando, foi desmontado e o mecânico fez um orçamento de 2000 reais só de peças, queria pistões, bielas e virabrequim novos, fui olhar o mesmo e achei tudo bem zeradinho com excessão do virabrequim.
achei os pistões praticamente zerados, tem pequenos riscos nas laterais apenas e a ponta das saias parecem até originais ainda sem arredondamento algum, os anéis parecem estar inteiros.
as bielas parecem zeradas, internamente vê-se a inscrição de fábrica ainda, apenas as bronzinas tinham crateras na superfície.
o vira já era 0,75 em todo ele, precisa verificar se dá passe pra 1mm com folgas próximas das originais.
estou pensando em passar pra 1mm e usar assim mesmo, já que é um motor 1.0 de baixa potência, apesar de eu levar ele a 6500 rpm com frequência.
também estou pensando em encamisar o bloco e continuar usando o mesmo pistão com anéis, como faço pra saber se os anéis estão bonsó medindo o entre-pontas e/ou espessura dos mesmosó alguém tem as medidas?
outra dúvida paira em minha cabeça, olhem a foto do cabeçote como estão 3 válvulas de escape, brancas que diacho é isso?
o que acham que devo fazer?
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se os pistões estão riscados, sinal que as camisas também estão.
neste caso, provavelmente tem que retificar camisas, e trocar pistão.
encamisando também pode, mas tem que ver se teus pistões não estão ovalisados.
biela pra ver se ta boa, somente com aparelhos, ou seja, na retífica.
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nando, encamise e troque os anéis. sempre que se acerta os cilindros eliminando a ovalização deles, os anéis precisam ser novos com circunferência perfeita.
dar meia-sola é babaquice.
bielas e pistões efetivamente não sofrem muito e podes reusá-los se estiverem bons mas o vira com 1mm é dose para leão, hein?
se o vira de sevel 1.6 servisse eu poderia te mandar um, ainda std.
válvula clarinha assim pode ser excesso de temperatura da mistura, que poderia estar pobre demais.
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não me leve a mal, mas ou vc confia no mecânico ou faz vc mesmo
se o cara pediu, compre as peças… não vai querer montar tudo peça velha e depois reclamar que bate saia certo?????
pistão costuma ovalizar, ainda mais quando o motor já sofreu sobre-aquecimentos (bem comum em carros com muita vida). camisas tb desgastam bastante, ai vc encamisa e usa pistão velho ou coloca novo sobre-medida... o preço é próximo, pois um kit pistão está por volta de 300 e o serviço de encamisamento bem feito fica próximo disto.
bielas só necessitam trocar caso tenham perdido o alojamento, caso contrário se não virou bronzina e não andou assim por muito tempo é só refazer o alojamento dela na retifica (r$30)
anél, nem preciso comentar né.... e virabrequim 1mm é puta falta de sacanagem, coloca ao menos um 0,25mm se quer virar 6k rpm
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pro cara ter me pedido bielas novas com elas estando perfeitas sem ter virado bronzina eu prefiro eu mesmo montar então menegotto.
o problema é comprar tudo novo, o orçamento deu mais de 2000 só de peças, fora o câmbio que tá precisando ser feito pois a terceira não fica mais no lugar.
pistão ovalizar deixando folga original no bloco deve ficar numa folga boa pra rodar 24h no cacete, mas realmente tava olhando e os pistões tão baratos na nafil.
o que seria refazer alojamento da da biela? seriam as buchas onde vão os pinos dos pistões?
o virabrequim vocês acham realmente ruim usar 1mm? sinceramente pra um motor de 61cv acho tranquilo até demais, o povo usa em turbo de 350 cv porai vira 0.25 0.50
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o virabrequim vocês acham realmente ruim usar 1mm? sinceramente pra um motor de 61cv acho tranquilo até demais, o povo usa em turbo de 350 cv porai vira 0.25 0.50
nando, usar até se usa mas queres um aval nosso? tenho certeza que tem dois que são contra mas, fazer o que? o conselho é que não faça, não é tecnicamente correto usar tal medida em viras, mesmo sendo fiat.
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pessoal, revivendo o tópico.
comprei um vira std e mandei retificar pra 0,25
desmontei o motor e o bloco parece estar zerado, não tem nem calombo nos cilindros, a parte onde fica a luz do pistão tem apenas um pouco de carbonização leve que sai passando a unha, ainda se vê um pouco do brunimento antigo, apesar de o bloco já estar bem espelhado.
1- vou mandar medir o bloco e se a folga não estiver grande acho que vou trocar apenas os anéis dos pistões originais. o que acham?
2- as bielas estão com alojamento das bronzinas zerados, preciso mandar embuchar o local onde vão os pinos ou deixo do jeito que estão mesmo?
3- outra dúvida que tenho, queria mandar limpar quimicamente todo o motor (cabeçote, bloco, bielas e pistões), pois quero montar todo certinho e limpinho o motor. porém um amigo meu mecânico disse que peças de alumínio sofrem ataque no banho químico, a não ser que seja um produto específico pro alumínio. é verdade isso? nunca ouvi falar nada disso. tem algo bom e bastaaante eficaz pra limpar peças em casa?
espero que possam me ajudar
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outra coisa que percebi agora apenas, um dos cilindros é encamisado, apenas o mais perto do câmbio, os outros são orignais.
porém essa camisa não tem o comprimento todo do cilindro, ela é mais curta uns 4mm na parte de baixo do bloco, tem problema isso?
medindo porcamente no paquímetro todos parecem ter um pouco mais que 76mm originais, será que dá pra usar os pistões originais?
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nando desmonta o bloco e manda encamisar todos os cilindros e coloca anéis novos.
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1 - nunca troque anéis em cilindros ovais, ponto todo cilindro começa a ovalizar assim que se liga o motor na primeira vez. mas se ambos, o cilindro e os anéis, começam a se desgastar juntos, não há problema pois se tudo for oval permanece a estanqueidade. se tirou o bloco refaça a geometria dos cilindros e aí logicamente troque todos os anéis.
2 - veja com um profissional de retífica se efetivamente as bielas estão zeradas. no olhômetro não funciona.
3 - se estiver contratando uma serviço de limpeza numa retífica, por exemplo, deixe que os caras decidam como e que devem lavar. se preocupe em pensar mais como vais curtir o carro com o motor novo em folha.
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valeu lancia obrigado
então uso os pistões originais com anéis novos e bloco emcamisado mesmo né? as camisas precisam ficar com o tamanho exatado do cilindro do bloco? pois como eu comentei acima desta página o único cilindro encamisado tem 3,5mm a menos de altura que o cilindro do bloco.
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nando se a camisa não chegar ao fim no sentido de cima para baixo ou seja está mais não perto do vira-brequim não tem problema desde que esse encurtamento não encontre os anéis quando estiver em pmi entendeu? ja do outro normalmente tem a cabeça e faz um rebaixo no bloco assim trava a camisa no bloco e o cabeçote depois de assentado trava a camisa no outro sentido.
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marcos, entendi perfeitamente obrigado pela explicação
vo mandar encamisar o bloco todo e comprar anéis novos obrigado a todos
outra dúvida, alguém sabe fazer câmbio? o meu não segurava mais a terceira quando eu pisava no acelerador e a quarta estava começando a fazer o mesmo de vez em quando, eu mesmo queria ajeitar isso também.